
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eduardo Quaresma esteve presente no programa As Três da Manhã, da Rádio Renascença, e revelou alguns dos melhores momentos da temporada. Não esquecendo o golo ao Gil Vicente, o 'camisola 72' do Sporting recorda o "medo" que tinha de não regressar dos sucessivos empréstimos em épocas anteriores.
"(Bom momento do Clube) Vejo com alguma naturalidade, o Sporting não ganhou 19 anos, mas nos últimos cinco anos tornámos o Sporting numa cultura ganhadora, estou muito feliz. Só sei ser campeão no Sporting. Ainda não perdi um campeonato que disputei pelo Sporting", atirou.
Questionado sobre os empréstimos a Tondela e Hoffenheim - com a aventura na Alemanha a não correr da melhor forma - Quaresma não escondeu que sentiu alguma ansiedade: "Bué, tinha muito medo de não conseguir afirmar-me no Clube do meu coração, queria ser peça importante no campeonato. Houve clique no jogo com o Porto e aí já fiquei bastante realizado, este ano foi a consagração".
"(Gil Vicente) Podia ser golo do campeonato - recorde AQUI - e eu durante uma semana fui ao meu Instagram ver o vídeo e arrepio-me de cada vez que vejo. Tínhamos tido dois cantos e a bola tinha caído ali e eu não estava perto. E disse, quando acontecer outra vez, vou estar mais perto e chutar. O Trincão disse-me ‘Mano, quando atrais positividade, as coisas acontecem'", disse.
O central foi um dos jogadores mais animados nos festejos do bicampeonato e revelou que "não dá para explicar por palavras" a sensação. "Foi o caminho todo a cantar, olhamos para trás e são milhares de pessoas atrás do autocarro, duas horas a andar, sempre a dar", admitiu.
Ainda com 23 anos e uma longa carreira pela frente, Eduardo Quaresma viu-se confrontado com o que o futuro poderá reservar. Num ambiente descontraído, o defesa do Sporting revelou uma paixão 'secreta': "Depois do futebol venho para a rádio, adoro isto".
Seleção das quinas alinha para dar continuidade à competição e há quem possa surpreender no encontro decisivo e chegar ao campeonato alemão
|
Esta quinta-feira, dia 22 de maio, está repleta de jogos interessantes para acompanhar atentamente. O Euro sub-17 está ao rubro e Portugal prepara-se para enfrentar a França num daqueles duelos que podem ser os mais difíceis para a seleção jovem que se encontra no Grupo A.
Ainda no mesmo grupo da equipa das quinas, Albânia e Alemanha também protagonizam grande confronto para definir quem vai pontuar primeiro. Portugal e França estão, para já, empatados em primeiro lugar, ambos com três pontos.
Na Bundesliga disputa-se o encontro de despromoção para saber quem estará no primeiro patamar alemão da próxima época. Em caso de derrota do Heidenheim, a equipa do Elversberg conseguirá a chegada surpreendente à principal divisão da Alemanha, depois de acabar a segunda liga em terceiro lugar.
Confira, abaixo, os jogos agendados para esta quinta-feira, dia 22 de maio:
• Albânia - Alemanha: 17h00, Euro Sub-17, Canal11;
• França - Portugal: 19h30, Euro Sub-17, Canal11;
• Heidenheim - Elversberg: 19h30, Bundesliga Despromoção, DAZN 2;
• Twente - NEC: 20h00, Eredivisie, SportTV 1;
Carregue aqui e tome nota da restante programação semanal.
Comentador desportivo garante que Rui Borges está interessado em futebolista que é o mais valioso do clube que representa no campeonato nacional
|
O Sporting poderá fechar a contratação de Tomás Handel, médio do Vitória de Guimarães. As boas exibições no D. Afonso Henriques despertaram cobiça dos responsáveis leoninos, que acabaram por não avançar. No entanto, Luís Pinto Coelho revela que o jovem pode acabar em Alvalade.
Segundo o comentador desportivo, a condição para a SAD tentar fechar Handel com os Minhotos era Rui Borges manter-se no comando técnico. O treinador do Sporting assinou contrato até 2026, tendo renovação automática em caso de se sagrar campeão - situação que se verificou.
Assim sendo, o Sporting poderá então avançar para a contratação do jogador mais valioso do plantel vimaranense, de forma a juntar mais uma arma ao meio-campo. Hidemasa Morita deverá deixar Alvalade e, para já, os leões oficializaram a contratação de Giorgi Kochorashvili.
Vale recordar que Tomás Handel foi associado também a Benfica e Porto, com os dragões muito próximos de contratar o jovem no último mercado de inverno. No entanto, o futebolista acabou por renovar contrato com o Vitória de Guimarães, até junho de 2029.
Esta temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas.
Avançado desequilibrador será orientado por Rui Borges, mas só ficará em Avalade durante a próxima temporada, já tendo destino definido
|
Geovany Quenda foi um dos protagonistas da histórica temporada do Sporting, o que lhe valeu uma mudança para o Chelsea, mas apenas em 2026/27. O jovem fica emprestado aos leões na próxima temporada e garante que o Clube de Alvalade é o único foco, não tendo ainda esquecido a festa de bicampeão.
"Ainda não senti isso (final da Taça), mas o sábado vai ficar na minha memória. Ainda estou a viver um sonho. Este momento foi muito importante para mim e para a minha família. As melhores recordações foram na saída do Estádio, quando a minha família me foi abraçar, mas o Marquês [de Pombal] vai ser inesquecível. Já esperava há muito tempo e foi importante", recordou, à agência Lusa.
"Próxima época? Tenho é de ajudar o Sporting a ganhar títulos"
"Vai ser igual, da mesma forma como o primeiro dia em que aqui cheguei. Representar o Sporting tem de ser sempre um orgulho, vai ser sempre assim, todos os dias. Eu tenho é de ajudar o Sporting, onde for, até a guarda-redes faço, se for preciso. Tenho é de ajudar o Sporting a ganhar jogos e a ganhar títulos", admitiu.
Apesar de ainda ficar mais uma temporada em Alvalade, Quenda não esconde que vai "sentir saudades". "Foi o Clube que me recebeu quando eu tinha 12 anos. Trataram-me sempre desta forma e só tenho a agradecer", terminou o jovem 'camisola 57' dos leões
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 51 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.582 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.