Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MEMÓRIA LEONINA: CAMPEONATO DE 2001/2002

Laszlo Bölöni orientava equipa onde figuravam nomes como Mário Jardel, André Cruz, Pedro Barbosa, entre outros. Nessa temporada, leões venceram Campeonato Nacional e Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Estávamos na entrada do novo milénio e o Sporting CP tinha-se sagrado campeão nacional, em 1999/2000, 18 anos depois. Na época seguinte, seria a vez do Boavista conquistar o título, tendo os leões ficado em terceiro lugar, com apenas 62 pontos, a uns impressionantes 15 pontos da equipa nortenha.


Augusto Inácio, que era o treinador na época do título, deu o lugar a Laszlo Bölöni, que trouxe consigo Marius Niculae. Em sentido contrário, Peter Schmeichel, uma lenda das balizas, rumou a Inglaterra após duas temporadas de leão ao peito. Já com a temporada a decorrer, um reforço de peso: Mário Jardel. Em pleno verão, o brasileiro aterrou em Lisboa, vindo do Galatasaray, onde tinha marcado 33 golos em 43 jogos. Anteriormente, Jardel tinha representado o FC Porto por quatro temporadas. Em 175 jogos, marcou 168 golos. Era um reforço no verdadeiro sentido da palavra.


Contudo, Bölöni percebeu a qualidade existente na formação leonina e lançou nomes como Hugo Viana ou Ricardo Quaresma, que realizaram 35 e 36 jogos, respetivamente. Para lá da juventude, muita experiência, nomeadamente com André Cruz, Rui Jorge, Phil Babb, o maestro Pedro Barbosa ou ainda Paulo Bento.


A época até começou da melhor maneira com os leões venceram o FC Porto, por 1-0, logo na primeira jornada. Todavia, nas duas partidas seguintes, desaire pesado, por 3-0, diante do Belenenses e derrota caseira, por 1-0, com o Alverca. O cenário ficou ainda pior após o empate, a uma bola, na deslocação ao terreno do Leiria. Desta forma, ao acabo de quatro jornadas, o Sporting CP já estava a cinco pontos do FC Porto e Boavista.

No entanto, depois de um começo de temporada algo desastrado, o conjunto de Bölöni somou cinco vitórias consecutivas, três para o campeonato e duas para a Taça UEFA, com destaque para a goleada, por 5-0, sobre o Vitória de Guimarães, com bis de Mário Jardel. Porém, as coisas voltariam a piorar e os leões perderam, por 2-1, com o SC Braga, e empataram a zero, em casa, com o Santa Clara.


A chegada ao primeiro lugar só aconteceu em dezembro. Os leões golearam o Varzim, por 4-0, com o inevitável Mário Jardel a marcar o ponto por duas vezes. Assim sendo, o Sporting CP chegava ao topo da classificação, com 29 pontos, mas apenas com um ponto de vantagem sobre os dragões (28) e dois sobre as águias (27).

A luta pelo título foi renhida até final e, contrariamente ao que se podia esperar, o grande rival foi o Boavista. Com quatro jogos para o final do campeonato, os leões tinham apenas um ponto de vantagem sobre os boavisteiros, mas haveriam de aproveitar os deslizes da turma de Jaime Pacheco. A confirmação chegou apenas na penúltima jornada e o Sporting CP nem precisou de vencer. A turma de Alvalade deslocou-se a Setúbal e empatou a duas bolas com os sadinos, mas os axadrezados foram derrotados, no Estádio da Luz, pelo SL Benfica, por 2-1. Consequentemente, o Sporting CP sagrava-se, assim, campeão nacional pela 18.ª vez na sua história.

Nesta temporada, destaque para Mário Jardel, que contabilizou um total de 55 golos marcados, tendo conquistado a bota de ouro, com 42 finalizações certeiras apenas no campeonato. João Vieira Pinto e Marius Niculae, com 12 e 10 golos, respetivamente, foram outras das figuras em destaque. Porém, nota também para os mais velhos, como Paulo Bento, Rui Jorge, André Cruz, Phil Babb ou Pedro Barbosa, tendo todos eles somado mais de 35 jogos na época em causa.

Para lá do título, o Sporting CP conquistou também a Taça de Portugal, tendo vencido o Leixões, por 1-0, na final do Jamor com um golo solitário de (quem mais poderia ser?) Mário Jardel.

Uma temporada para recordar e em que o mítico bloco de notas de Laszlo Bölöni ficou para a história.


Futebol

EQUIPAMENTO DO SPORTING CAUSA REVOLTA E VARANDAS APONTA DEDO À NIKE: "NEGOCIADO EM EXCLUSIVIDADE"

Situação não foi do agrado dos adeptos e Clube de Alvalade já veio a público esclarecer a situação

Sporting de Frederico Varandas atira responsabilidades para cima da Nike
Sporting de Frederico Varandas atira responsabilidades para cima da Nike

  |

Icon Comentário0

O Vorskla Poltava anunciou, esta segunda-feira, a camisola principal para a nova temporada e esse facto causou a revolta dos adeptos do… Sporting. Confuso? É que o equipamento do emblema ucraniano é bastante parecido com a primeira pele dos leões para 24/25.


Na sequência da revolta de alguns adeptos do Sporting perante esta situação, fonte oficial do Clube de Alvalade esclareceu a situação, numa nota enviada às redações.


“O equipamento principal foi negociado em exclusividade com a Nike. Esta questão já tinha sido reportada e está a ser tratada ao mais alto nível junto da marca”, refere o Clube de Alvalade.


De resto, o Sporting não terá sido a única ‘vítima’ dos equipamentos do Vorskla Poltava, dado que o Atlético de Madrid também já terá apresentado uma reclamação junto da NIKE, estando em causa a segunda camisola da equipa ucraniana.

No meio de tudo isto, o Sporting continua a preparar a nova temporada a todo o gás, tendo esta segunda-feira realizado mais uma sessão de trabalho. Amanhã (terça-feira) a turma de Rúben Amorim medirá forças com o Farense (10h00) e com o Sevilha (20h30). Já no próximo sábado, às 19h30, os verdes e brancos terão pela frente o Athletic Bilbao, no troféu Cinco Violinos.


Confira o equipamento principal o Vorskla Poltava:


Futebol

COM SPORTING NO HORIZONTE, FENERBAHÇE DE JOSÉ MOURINHO RECEBE NOTÍCIA NADA POSITIVA

Técnico português lidera emblema turco e procura ter sucesso nas competições europeias, mas não terá tarefa fácil

Fenerbahçe de José Mourinho já sabe quem terá pela frente na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, competição para a qual o Sporting já se apurou
Fenerbahçe de José Mourinho já sabe quem terá pela frente na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, competição para a qual o Sporting já se apurou

  |

Icon Comentário0

O Fenerbahçe de José Mourinho, que recentemente anunciou um reforço bomba, enfrentará os franceses do Lille na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, caso vença os suíços do Lugano. O sorteio que determinou os confrontos teve lugar esta segunda-feira na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.


A equipa onde joga o médio português Miguel Crespo – que já esteve na rota do Sporting – terá primeiro de ultrapassar o Lugano na segunda ronda de qualificação do Caminho das Ligas para a Champions de 2024/25, em jogos agendados para os dias 23 e 30 de julho.


Se conseguir apurar-se, a formação orientada por José Mourinho vai defrontar o Lille, que conta com os portugueses Tiago Santos, Rafael Fernandes e Tiago Morais no plantel, também em duas mãos, cujas datas e horários serão anunciados pela UEFA brevemente.


 O apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões – onde já está o Sporting – é um dos grandes objetivos do Fenerbahçe de José Mourinho. Todavia, caso elimine o Lugano, o Lille será um adversário bem mais duro de roer e que pode complicar a vida ao técnico português.

Em 2023/24, José Mourinho esteve ao comando da Roma, mas acabou por não ser bem-sucedido, tendo sido despedido a meio da temporada. O técnico português registou apenas 13 vitórias em 28 encontros e procura, agora, relançar a sua carreira no Fenerbahçe.



Futebol

SPORTING 7 - 1 BENFICA: DÉRBI HISTÓRICO FOI HÁ 36 ANOS (COM VÍDEO)

Manuel Fernandes (4), Mário Jorge (2) e Ralph Meade apontaram os golos da goleada dos leões frente às águias. Recorde aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

14 de dezembro de 1986. Uma tarde que os adeptos do Sporting nunca irão esquecer, faz esta quarta-feira 36 anos. Nesse dia, leões e águias mediram forças e, curiosamente, até eram os encarnados que se apresentavam em melhor forma. Porém, o que se passou nesse dia no Estádio José Alvalade ficará, para sempre, na histórica do Clube verde e branco, com o mítico resultado de 7-1 a ecoar nas páginas leoninas.


Aos 15 minutos, o conjunto leonino, orientado por Manuel José, inaugurou o marcador, por intermédio de Mário Jorge. Seria esse o resultado com que as equipas acabariam por recolher aos balneários. No arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, Manuel Fernandes ampliou a vantagem do Sporting (2-0). Na resposta, pelos 59 minutos, Wando fez o 2-1. Por esta altura, chegou a temer-se que os encarnados reentrassem no jogo e Vítor Damas, mítico guardião verde e branco, até foi obrigado a fazer uma tremenda intervenção.


No entanto, isso não aconteceu e o que se passou daí em diante é história. Aos 65', Ralph Meade fez o 3-1 e, logo de seguida, Mário Jorge e Manuel Fernandes fizeram o quarto e quinto golos do Sporting, respetivamente. Já nos dez minutos finais, aos 82 e 86 minutos, Manuel Fernandes fez o gosto ao pé por mais duas vezes e fixou o resultado em 7-1.


Aproveite este dia para recordar a partida:

https://youtu.be/pmGrSK9d8Q8



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


ANTIGO COMPANHEIRO DE CRISTIANO RONALDO RECUSA AL NASSR E RUMA A ITÁLIA
Futebol

ANTIGO COMPANHEIRO DE CRISTIANO RONALDO RECUSA AL NASSR E RUMA A ITÁLIA

 

Icon Comentário0
HJULMAND A CAPITÃO? PEÇA FUNDAMENTAL DO SPORTING LEMBRA COATES: “ACREDITO QUE…” (COM VÍDEO)
Futebol

HJULMAND A CAPITÃO? PEÇA FUNDAMENTAL DO SPORTING LEMBRA COATES: “ACREDITO QUE…” (COM VÍDEO)

 

Icon Comentário0
INTERNACIONAL MAIS PERTO DO SPORTING? EMPRESÁRIO DÁ LUZ VERDE: "TODOS NÓS AJUDAREMOS"
Futebol

INTERNACIONAL MAIS PERTO DO SPORTING? EMPRESÁRIO DÁ LUZ VERDE: "TODOS NÓS AJUDAREMOS"

 

Icon Comentário0