Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
014 de dezembro de 1986. Uma tarde que os adeptos do Sporting, desde os mais jovens aos mais graúdos, nunca irão esquecer, faz esta terça-feira 35 anos. Nesse dia, leões e águias mediram forças e, curiosamente, até eram os encarnados que se apresentavam em melhor forma. Porém, o que se passou nesse dia no Estádio José Alvalade ficará, para sempre, na histórica do Clube verde e branco.
Aos 15 minutos, o conjunto leonino, orientado por Manuel José, inaugurou o marcador, por intermédio de Mário Jorge. Seria esse o resultado com que as equipas haviam de recolher aos balneários. No arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, Manuel Fernandes ampliou a vantagem do Sporting (2-0). Na resposta, aos 59 minutos, Wando fez o 2-1. Por esta altura, chegou a temer-se que os encarnados reentrassem no jogo e Vítor Damas, mítico guardião verde e branco, foi até obrigado a fazer uma tremenda intervenção.
No entanto, o que se passou daí em diante é história. Aos 65, Ralph Meade fez o 3-1 e, logo de seguida, Mário Jorge e Manuel Fernandes fizeram o quarto e quinto golo do Sporting, respetivamente. Já nos dez minutos finais, aos 82 e 86 minutos, Manuel Fernandes fez o gosto ao pé por duas vezes e fixou o resultado em 7-1.
Recorde-se que, no último dérbi, os leões de Rúben Amorim venceram por 3-1, no Estádio da Luz.
Nas redes sociais, o Sporting já fez questão de relembrar o momento:
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1470800762330484741?s=20
Recorde o jogo:
https://youtu.be/pmGrSK9d8Q8
Em antevisão ao duelo contra o Tottenham, o técnico português deparou-se com questões acerca dos recentes assuntos que envolvem o jogador
|
0Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, realizou esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, a antevisão ao jogo referente aos quartos de final da Taça da Liga, entre o Manchester United e o Tottenham. Contudo, a conferência de imprensa foi também palco de conversa acerca da situação de Marcus Rashford e Alejandro Garnacho.
Vale a pena relembrar que ambos os jogadores não têm sido opção para o treinador português, desde que assumiu o comando técnico em novembro, nem no dérbi contra o Manchester City em que os red devils triunfaram por 2-1.
"Se estiverem bem nos treinos, teremos de tomar uma decisão. Espero o melhor de cada jogador, todos os dias. Veremos, depois do treino desta manhã", assegurou ao Manchester Evening News, mostrando que, apesar das convocatórias que não tem feito, continua a contar com os internacionais. Além disso, sublinhou: "Estamos numa situação difícil, e eu já disse que este é um dos maiores clubes do mundo. Este é um novo desafio, e o maior. Espero que todos estejam preparados".
"Nós estamos melhor com Marcus Rashford, isso é simples, e vamos tentar coisas diferentes para levar o Marcus aos melhores níveis que demonstrou no passado... Este tipo de clube precisa de grandes talentos, e ele é um grande talento", disse, por fim.
Vale a pena recordar que a estrela, que em tempos brilhou nos red devils, tem a porta de saída aberta pelo co-proprietário do Manchester United - Jim Ratcliffe - que admite que a saída do internacional inglês é fundamental neste momento, dada a quebra de ritmo que o atleta tem apresentado desde a temporada 2023/24.
Na presente temporada, 2024/25, Marcus Rashford – avaliado em 55 milhões de euros – leva 24 jogos disputados ao serviço do Manchester United. Ao longo dos 1.500 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o inglês fez um total de sete finalizações e três assistências.
Consultor de comunicação aproveitou a sua coluna de opinião no jornal Record para abordar o estado atual do Clube, com atenção aos rivais
|
0André Pinotes Batista, consultor de comunicação e conhecido adepto do Sporting, assinou o seu espaço de opinião 'Porta 10-A', no jornal Record, para abordar o momento do Sporting, com enfoque na troca de treinadores que ocorreu a meio de novembro.
"No futebol, como na vida, a mudança é a única constante. 2024 demonstra-o de forma mais clara que qualquer outro ano. Ainda em agosto a época se iniciava com o campeão Ruben Amorim à frente do Sporting, o contestado ex-campeão Roger Schmidt ao comando do Benfica e num Porto, em revolução, sob a liderança de Vítor Bruno para que, de subitamente, tudo se transformasse, comprovando a natureza imprevisível com que a bola se mexe em todos os tabuleiro", começou por escrever.
Prosseguiu, lembrando a "hegemonia inédita nos últimos tempos" conseguida pelos leões: "Este domínio inesperado e sufocante encheu os Sportinguistas de uma esperança inaudita, tanto mais que o Benfica mergulhava numa crise profunda e o Porto surpreendia com desempenhos além das expectativas. Se as feridas adversárias sangravam e pareciam longe de estancar, a decisão de Amorim em dizer adeus ao Sporting e olá a si mesmo, amputaram a estabilidade de que o Sporting se vinha a alimentar".
De seguida, Pinotes Batista lembrou que a decisão de colocar João Pereira ao leme dos leões foi "forçadamente antecipada" e "um feito que até ao momento não logrou. Com a primeira volta a aproximar-se do fim, há mais pela frente do que para trás e todos os grandes clubes, independentemente dos sobressaltos, mantêm viva a ambição de conquistar o título".
"Em todos eles, onde antes corria bem, num ou noutro momento, surgiram adversidades. No entanto, contas feitas, o Sporting não trocaria o seu lugar com nenhum outro. Se a esperança é o sal do quotidiano, saibamos temperar o que foi delícia e virou ensosso", rematou Pinotes Batista.
Estatísticas colocam futebolistas do emblema verde e branco num lugar de foco entre os jogadores do Benfica e do Porto
|
0Os centrais do Sporting, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Matheus Reis, estão entre os melhores da Liga no que toca à percentagem de lances ganhos em duelos aéreos defensivos, de acordo com o ranking elaborado pela ‘GoalPoint’. A maioria dos integrantes do plantel leonino destaca-se no top 5.
Entre os colegas de posição do Sporting, Benfica e Porto, surgem respetivamente, na lista: Diomande, com uma taxa de 80% de lances ganhos; Zé Pedro, do Porto, com 72%; Tomás Araújo, do Benfica, com 68%; Gonçalo Inácio, com os mesmos 68%; Zeno Debast, com 67%; Matheus Reis, com igualmente 67%; Nicolas Otamendi, das águias, com 63%; Nehuén Perez, dos dragões, com um registo de 59%; António Silva, do Benfica, com 58%; e, em último lugar, Otávio Ataíde do Porto, com 31%.
Diomande, uma das figuras em destaque no plantel leonino esta temporada, participou em 18 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, um na Supertaça e cinco na Liga dos Campeões, o defesa tem sido peça fundamental na estratégia do plantel. Já Gonçalo Inácio, soma 20 partidas e 1.396 minutos jogados, tendo contribuído com três golos e três assistências.
Outro nome de relevo é Zeno Debast, central que contabiliza 19 jogos oficiais ao serviço do Sporting. Nos 1.251 minutos disputados, o belga somou duas assistências e marcou um golo na Liga dos Campeões – o primeiro da sua carreira, marcando um momento especial na época. Por fim, Matheus Reis também tem deixado a sua marca, nos 1.026 minutos disputados em 19 partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.