Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MEMÓRIA LEONINA: TRAVASSOS, O ‘ZÉ DA EUROPA’

Em 1955, o leão tornava-se o primeiro português a fazer parte da Seleção da Europa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A 13 de agosto de 1955, Travassos, um dos Cinco Violinos da história do Sporting CP, tornou-se o primeiro português a ingressar e a atuar numa Seleção da Europa. Desta forma, o jogador dos leões recebeu a alcunha de ‘Zé da Europa’.


Neste mesmo dia, há 65 anos, em Belfast (Irlanda do Norte), Travassos participou no jogo comemorativo dos 75 anos da Federação Irlandesa.


Por curiosidade, no momento em que o jogador leonino recebeu a convocatória para esta partida, este já se encontrava de férias na Costa de Caparica, onde teve de voltar a treinar por conta própria, levando o jogo e a sua chamada com a maior seriedade.


Na partida em questão, em que a sua equipa venceu por 4-1 à Inglaterra, Travassos chegou mesmo a ser considerado um dos melhores em campo, depois de ter tido influência direta em dois dos golos que deram origem à vitória, o que deu origem a agradecimentos especiais por parte da UEFA à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Depois disso, ainda em 1955, o ‘Zé da Europa’ foi galardoado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito Desportivo.


Futebol

Exclusivo Leonino - Não há conversas para ninguém; Sporting recusa negociar diamante de Amorim

Futebolista tem crescido a olhos vistos no plantel verde e branco; Direção não está interessada em ouvir propostas pelo jogador

Sporting recusa negociar Quenda, pupilo de Amorim
Sporting recusa negociar Quenda, pupilo de Amorim

  |

Icon Comentário0

O Sporting não está disponível para ouvir propostas por Geovany Quenda, sabe o Leonino. O jogador tem sido um dos destaques neste início de temporada do Sporting, assumindo o posto de titular nas opções de Rúben Amorim e, assim sendo, a Direção liderada por Frederico Varandas não tem interesse em transferir o jogador num futuro próximo.


Ao que o nosso Jornal apurou, a nova coqueluche verde e branca convenceu de imediato os responsáveis leoninos, que anteveem um futuro brilhante ao atleta e acreditam que o mesmo ainda vai brilhar de Leão ao peito. No início de 2024/25, era expectável que o jogador fizesse a ponte entre a equipa B e A, mas, neste momento, está de pedra e cal na equipa principal.


As boas prestações demonstradas, bem como a chamada à Seleção Nacional A por parte de Roberto Martínez, já lhe valeram a cobiça por parte de alguns emblemas europeus, como Manchester City e Leipzig, contudo os leões não só não pretendem entrar em conversações com nenhum outro emblema como pensam em renovar contrato com o jogador que tem uma cláusula de apenas 45 milhões de euros (Recorde AQUI).


Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas.

Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.



Futebol

Varandas diz que título do Sporting em 2023/24 foi diferente do de 2020/21 e explica porquê

Palavras do Presidente do Sporting no documentário 'Lado a Lado; Líder máximo dos verdes e brancos falou de Benfica e Porto

Varandas fala do título do Sporting de 2023/24
Varandas fala do título do Sporting de 2023/24

  |

Icon Comentário0

O Sporting publicou, esta terça-feira, dia 10 de setembro, o documentário 'Lado a Lado', que mostra os principais momentos da época passada que culminou com a conquista do título nacional. O filme conta com vários depoimentos de jogadores que contribuíram para o título. Frederico Varandas, presidente do Sporting, e Rúben Amorim também aceitaram participar.


O líder máximo dos verdes e brancos deixou uma forte mensagem dirigida aos grandes rivais, Benfica e Porto e explica que o título de 2023/24 foi diferente do de 2020/21, uma vez que este último permitiu acabar com o "bipolarização" que existia no futebol português.


"Acima de tudo, este título foi diferente do de há três anos porque foi a confirmação de que o Sporting está de volta, a confirmação do fim da bipolarização do futebol português, da qual o Sporting esteve afastado. Este título foi a prova de que o Sporting está de volta, forte e ambicioso. We are back", atirou Frederico Varandas.


Neste momento, o Clube de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão, também com nove pontos somados.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Futebol

SPORTING 7 - 1 BENFICA: DÉRBI HISTÓRICO FOI HÁ 36 ANOS (COM VÍDEO)

Manuel Fernandes (4), Mário Jorge (2) e Ralph Meade apontaram os golos da goleada dos leões frente às águias. Recorde aqui

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

14 de dezembro de 1986. Uma tarde que os adeptos do Sporting nunca irão esquecer, faz esta quarta-feira 36 anos. Nesse dia, leões e águias mediram forças e, curiosamente, até eram os encarnados que se apresentavam em melhor forma. Porém, o que se passou nesse dia no Estádio José Alvalade ficará, para sempre, na histórica do Clube verde e branco, com o mítico resultado de 7-1 a ecoar nas páginas leoninas.


Aos 15 minutos, o conjunto leonino, orientado por Manuel José, inaugurou o marcador, por intermédio de Mário Jorge. Seria esse o resultado com que as equipas acabariam por recolher aos balneários. No arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, Manuel Fernandes ampliou a vantagem do Sporting (2-0). Na resposta, pelos 59 minutos, Wando fez o 2-1. Por esta altura, chegou a temer-se que os encarnados reentrassem no jogo e Vítor Damas, mítico guardião verde e branco, até foi obrigado a fazer uma tremenda intervenção.


No entanto, isso não aconteceu e o que se passou daí em diante é história. Aos 65', Ralph Meade fez o 3-1 e, logo de seguida, Mário Jorge e Manuel Fernandes fizeram o quarto e quinto golos do Sporting, respetivamente. Já nos dez minutos finais, aos 82 e 86 minutos, Manuel Fernandes fez o gosto ao pé por mais duas vezes e fixou o resultado em 7-1.


Aproveite este dia para recordar a partida:

https://youtu.be/pmGrSK9d8Q8



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Para apontar na agenda! Sporting recebe Real Madrid no final de setembro
Futebol

Para apontar na agenda! Sporting recebe Real Madrid no final de setembro

 

Icon Comentário0
Oficialíssimo! Varandas contrata 'menino de ouro' do Real Madrid; Sporting com reforço de peso
Futebol

Oficialíssimo! Varandas contrata 'menino de ouro' do Real Madrid; Sporting com reforço de peso

 

Icon Comentário0
João Mário pisgou-se do Benfica, mas ainda pode ter de pagar vários milhões ao Sporting
Futebol

João Mário pisgou-se do Benfica, mas ainda pode ter de pagar vários milhões ao Sporting

 

Icon Comentário0