Futebol
Thiago Silva deixa "boca" ao Sporting depois do Clássico: "A equipa que tinha obrigação..."
10 Fev 2026 | 11:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2020 | 11:20 |
A 13 de agosto de 1955, Travassos, um dos Cinco Violinos da história do Sporting CP, tornou-se o primeiro português a ingressar e a atuar numa Seleção da Europa. Desta forma, o jogador dos leões recebeu a alcunha de ‘Zé da Europa’.
Neste mesmo dia, há 65 anos, em Belfast (Irlanda do Norte), Travassos participou no jogo comemorativo dos 75 anos da Federação Irlandesa.
Por curiosidade, no momento em que o jogador leonino recebeu a convocatória para esta partida, este já se encontrava de férias na Costa de Caparica, onde teve de voltar a treinar por conta própria, levando o jogo e a sua chamada com a maior seriedade.
Na partida em questão, em que a sua equipa venceu por 4-1 à Inglaterra, Travassos chegou mesmo a ser considerado um dos melhores em campo, depois de ter tido influência direta em dois dos golos que deram origem à vitória, o que deu origem a agradecimentos especiais por parte da UEFA à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Depois disso, ainda em 1955, o ‘Zé da Europa’ foi galardoado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito Desportivo.
Guardião internacional português foi titular no clássico e ajudou a equipa orientada por Rui Borges a alcançar um ponto no Estádio do Dragão
10 Fev 2026 | 13:16 |
Durante o clássico entre Porto e Sporting, que terminou com um empate a um golo (1-1), acabou por acontecer mais um caso insólito envolvendo os apanha - bolas do Porto. Desta vez, a história tem mais um elemento: Rui Silva, guardião do emblema verde e branco.
Segundo informações do jornal Record, Rui Silva acabou por regressar ao balneário sem as toalhas que estavam junto à baliza que defendia, roubadas pelos apanha-bolas - que, nos minutos finais, fizeram também "desaparecer as bolas" para atrasar o reatamento do jogo.
De acordo com a mesma fonte, após o apito final de Luís Godinho, no Estádio do Dragão, os jogadores do Sporting encontraram o balneário repleto de capas de jornais que recordavam feitos e vitórias do clube da cidade invicta do passado.
Para além disso, os atletas do Clube de Alvalade encontraram o ar condicionado que estava no interior do balneário ligado com a temperatura no máximo e sem possibilidade de desligá-lo ou alterá-lo, algo que faz lembrar o caso da televisão de Fábio Veríssimo.
Com este empate, alcançado nos instantes finais com tento de Luis Suárez na marca dos 11 metros, os comandados de Rui Borges têm agora 52 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (56) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 49.
Antigo jogador do Clube de Alvalade fez de 'intermediário' para a transferências dos verdes e brancos e explicou tudo sobre o caso
10 Fev 2026 | 13:01 |
O Sporting reforçou o plantel no último mercado de inverno com as contratações de Luís Guilherme e Souleymane Faye, apostas feitas para integrar o grupo às ordens de Rui Borges. No processo de negociação do extremo brasileiro, os leões contaram com um aliado de peso: Mateus Fernandes. O médio português, então companheiro de equipa no West Ham, desempenhou um papel ativo no aconselhamento e na adaptação do jogador a Portugal.
"Ele, na altura, falou-me do interesse do Sporting. Óbvio que ficou super entusiasmado. Tentei logo orientá-lo em termos de casa, de como é que era o dia a dia em Portugal. Mesmo sobre a pressão dos adeptos e como era a Liga", começou por revelar Mateus Fernandes, em declarações à DAZN Portugal.
"Como lhe disse, acho que a Liga portuguesa é o melhor campeonato na Europa para um jovem que precisa de confiança ou precisa de minutos. A jogar num Sporting, ou num grande, vais estar sempre com bola, vais ter muitos momentos de finalização e muitos momentos de ataque. É algo que podes vir a ganhar. Ele também nunca tinha feito um golo. Vai ajudar muito em termos de confiança", acrescentou, apontando as vantagens da mudança de Inglaterra para Portugal.
"Depois também é a língua. É uma língua que ele conhece, a cultura é praticamente a mesma. O balneário é fantástico. O Clube, neste momento, tem todas as condições para os jogadores. Portanto, disse-lhe que se tivesse essa oportunidade em cima da mesa, que nem pensasse duas vezes. Ele não pensou e agora está lá", concluiu Mateus Fernandes, sorridente.
Com contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros, Luís Guilherme surge apontado internamente como o sucessor de Geovany Quenda. O jovem português já foi adquirido pelo Chelsea por 50 milhões de euros, mas permanece emprestado ao Sporting até ao final da temporada, encontrando-se atualmente lesionado, com regresso previsto apenas para março.
Confira as declarações na íntegra:
Internacional moçambicano foi titular no Clássico diante do porto, mas agora dá más notícias a Rui Borges no Clube de Alvalade
10 Fev 2026 | 12:36 |
Rui Borges poderá enfrentar mais um contratempo nos próximos dias. Geny Catamo saiu com queixas musculares do encontro frente ao Porto, na última segunda-feira, 9 de fevereiro, e poderá vir a ser alvo de uma gestão física cuidada no imediato.
Os primeiros sinais de preocupação surgiram ainda durante a reta final da partida no Estádio do Dragão. Aos 82 minutos, o extremo acusou desconforto muscular e Rui Borges não hesitou em proceder à substituição, chamando Daniel Bragança para os últimos instantes do jogo.
Já no banco de suplentes, foram visíveis as lágrimas do internacional moçambicano, que permaneceu com uma toalha sobre a cabeça enquanto era confortado por vários colegas de equipa. Nesta fase, ainda não é possível determinar a gravidade da situação. Geny Catamo será reavaliado ainda esta tarde, em Alcochete, mas é certo que o seu estado físico obrigará a cuidados acrescidos, sobretudo tendo em conta a elevada utilização e influência que tem tido nos últimos jogos do leão.
Caso se confirme a indisponibilidade do extremo, Luís Guilherme surge como principal candidato à titularidade. O reforço brasileiro, já utilizado em várias ocasiões pelo corredor esquerdo, poderá agora ser opção para o lado direito, posição onde tem apresentado argumentos consistentes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 27 partidas. Nos 1.620 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.