Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Miguel Sousa Tavares sobre jogo com o City: "Sporting foi completamente esmagado"

Escritor e jornalista português assinou, na sua coluna de opinião no jornal Record, um artigo sobre a vitória dos leões e a figura do seu treinador

Miguel Sousa Tavares comenta Sporting e Amorim
Miguel Sousa Tavares comenta Sporting e Amorim

06 Nov 2024 | 12:11 |

Icon Comentário0

Miguel Sousa Tavares assinou o seu mais recente artigo de opinião no jornal Record sobre o momento do Sporting, depois do jogo contra o Manchester City, dando algum ênfase ao encontro e, ainda, à saída de Rúben Amorim para a Premier League, para treinar o United.


“Rúben Amorim para a eternidade! Um jovem e grandessíssimo treinador, um cavalheiro do futebol, saiu de Alvalade como qualquer um de nós gostaria de sair de qualquer sítio onde fomos felizes (...) E, todavia, ele que é sério, sabe que o resultado foi bem mais sortudo do que o decurso do jogo faria prever: 33% de posse de bola contra 66%; 9 remates contra 20; 1 canto contra 11. E uma primeira parte onde o Sporting foi completamente esmagado”, começou por escrever.


De seguida, explicou como, na sua óptica, o Sporting conseguiu dar a volta ao jogo: “A solução: bola para a frente para o Gyokeres - falhou à primeira, acertou à segunda. Não foram dois ataques da equipa, foram duas correrias a solo desse para-fenómeno. Depois, três minutos encantados que valeram dois golos e deixaram o City à deriva (...) Eu vibrei, como se fosse sportinguista: pelo futebol português, pelo Rúben Amorim, que merecia uma despedida como esta, e pela humilhação do City, um dos maiores batoteiros do suposto fair-play europeu”, não deixando de destacar as exibições de Pote, Israel, Araújo, Quenda, Trincão, Matheus Nunes – e Bernardo Silva, pela negativa.


O escritor e jornalista guardou, depois, palavras para a situação com Rúben Amorim: “Já tudo se disse e escreveu sobre a deserção de Amorim do Sporting para o Manchester United, após quatro anos e meio em que, mais do que os dois títulos de campeão obtidos, revolucionou por completo o futebol, a organização e a atitude dos leões. Entre a gratidão e a revolta, os sportinguistas vivem agora o que já muitos outros viveram antes. No futebol a única fidelidade garantida é a dos adeptos”, atirou.

“No caso de Rúben Amorim, poucos conquistaram como ele o direito de se fazerem a mais altos voos, uma vez cumprida de forma brilhante a sua missão em Alvalade e firmado, por mérito próprio, o seu prestígio além fronteiras”, continuou, partilhando, no entanto, um lamento: “Pessoalmente, só lamento que vá para o United, um clube snob vendido ao novo-riquismo do dinheiro americano e inglês”, atitude que, segundo Sousa Tavares, Amorim também terá de mudar.


Por fim, Sousa Tavares destacou o jogador que pode substituir Amorim como grande referência do Clube: “No caso do Sporting, que vai abandonar em posição privilegiadíssima para renovar o título de campeão e em posição magnífica para seguir para os ‘oitavos’ da Champions, será também interessante ver até que ponto a parte de mérito dele, que é indiscutível, é dissociável dos feitos desse jogador quase para-humano que é Gyokeres”. 

Confira aqui os golos da goleada histórica do Sporting frente ao Manchester City:


Futebol

Próximo reforço do Sporting comparado a João Neves: "É um jogador diferenciado"

Team manager considera que jogador partilha várias qualidades com médio do PSG, sobretudo pela intensidade e capacidade de ocupar diferentes zonas do campo

Bruno Relvas, team manager dos sub-19 do Atlético, acredita que Catarino Pascoal, próximo reforço do Sporting, reúne parecenças com João Neves
Bruno Relvas, team manager dos sub-19 do Atlético, acredita que Catarino Pascoal, próximo reforço do Sporting, reúne parecenças com João Neves

20 Jun 2026 | 17:21 |

Icon Comentário0

Bruno Relvas, team manager dos sub-19 do Atlético, acredita que Catarino Pascoal reúne características que o aproximam de João Neves. Embora faça questão de ressalvar as diferenças entre ambos, considera que o próximo reforço do Sporting partilha várias qualidades com o médio do PSG, sobretudo pela intensidade e capacidade de ocupar diferentes zonas do terreno.


“Com as devidas distâncias, estamos a falar de um perfil de jogador muito na linha do de João Neves”, disse ao jornal 'Record', descrevendo-o ainda como “um jogador muito rotativo” e “um ‘box-to-box’ de trabalho”. O dirigente do clube de Alcântara entende que a mudança para o Sporting representa uma oportunidade importante.


B. Relvas: “Rui Borges pode olhar para ele como um jogador diferenciado"


“Rui Borges pode olhar para ele como um jogador diferenciado, dependendo das soluções que tenha à disposição”, refere Relvas, recordando também que o atleta já esteve presente em dois estágios da Seleção Nacional de sub-19. Na sua perspetiva, a transferência poderá abrir novas portas, até porque “com esta mudança”, acredita que o futebolista de 18 anos “entre no lote de elegíveis para convocatórias finais das seleções nacionais”.

Além do mais, destaca sobretudo a sua personalidade e capacidade de superação: “Aquilo que o distingue é, sem dúvida, a parte mental. É um miúdo resiliente, focado e com uma capacidade de resposta à adversidade fora do normal”.


O team manager do Atlético sublinha a evolução da maturidade e do profissionalismo do jogador nos últimos anos: “Senti uma diferença muito grande quando passou para a Liga 3. Passou a resguardar-se muito mais nessa vertente”. Atualmente, acredita que o médio está totalmente comprometido com a carreira, chegando mesmo a considerar que “se prive, inclusive, daquilo que é, a nível social, a vida de um jovem adulto, para se focar estritamente na vertente profissional. Acredito muito que possa vir a brilhar noutros patamares”.

Highlights de Catarino Pascoal:


Futebol

Enquanto não decide futuro, Eric Dier é notícia fora dos relvados; Ex Sporting está a tirar um curso

Aos 32 anos, defesa foi recentemente destacado pela própria associação através de algumas fotografias publicadas nas redes sociais

Eric Dier começou a preparar o futuro além dos relvados; Antigo jogador do Sporting encontra-se a frequentar o curso da licença B da UEFA
Eric Dier começou a preparar o futuro além dos relvados; Antigo jogador do Sporting encontra-se a frequentar o curso da licença B da UEFA

20 Jun 2026 | 15:49 |

Icon Comentário0

Eric Dier está a aproveitar o período de férias para começar a preparar o futuro além dos relvados. O antigo jogador do Sporting encontra-se a frequentar o curso da licença B da UEFA, integrado num programa promovido pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA), dando os primeiros passos na carreira de treinador.


Aos 32 anos, o defesa inglês foi recentemente destacado pela própria PFA através de uma publicação nas redes sociais, onde surge a trabalhar com jovens jogadores. A iniciativa incluiu várias fotografias e um vídeo que mostram o futebolista em contexto de formação durante o curso.


Atualmente ao serviço do Mónaco, o internacional inglês continua focado na carreira de jogador, mas já começa a olhar para o que poderá fazer quando terminar a atividade profissional. A ausência da convocatória de Inglaterra para o Mundial de 2026 permitiu-lhe aproveitar este verão para investir na sua formação técnica.


Apesar de ter contrato até junho de 2028, o seu futuro ainda gera algumas dúvidas. A possível entrada de Filipe Luís no comando técnico da equipa poderá trazer alterações ao plantel e influenciar o papel do defesa nas próximas temporadas.

Depois de uma época marcada por vários problemas físicos, o ex atleta do Sporting - que comparou os leões aos monegascos - procura agora recuperar a melhor forma e preparar-se para os desafios que se seguem, tanto dentro como fora das quatro linhas.


Veja a publicação:


Futebol

Negócio entre Bayern de Munique e Sporting por João Palhinha... caiu

Médio internacional português de 30 anos era visto como uma solução ideal para colmatar uma eventual saída de Morten Hjulmand

Sporting terá desistido da contratação de João Palhinha junto do Bayern de Munique e concentra agora atenções em Sergi Altimira para reforçar o meio-campo
Sporting terá desistido da contratação de João Palhinha junto do Bayern de Munique e concentra agora atenções em Sergi Altimira para reforçar o meio-campo

20 Jun 2026 | 12:15 |

Icon Comentário0

O Sporting terá desistido da contratação de João Palhinha e concentra agora atenções em Sergi Altimira para reforçar o meio-campo. A direção leonina considerou demasiado elevado o valor exigido pelo Bayern Munique para libertar o internacional português neste mercado de verão.


Segundo o 'Correio da Manha', o clube alemão manteve-se inflexível nas negociações, recusando baixar a fasquia dos 25 milhões de euros. Perante este cenário, deverá continuar ligado ao Tottenham, equipa onde atuou por empréstimo na última temporada e cujo treinador, Roberto De Zerbi, terá sido decisivo para a permanência do médio.


Em Alvalade, João Palhinha era visto como uma solução ideal para colmatar uma eventual saída de Morten Hjulmand. O capitão dos leões continua a ser apontado a uma transferência durante este defeso, com o Atlético de Madrid a surgir entre os principais interessados.


Sem margem para avançar pelo internacional português, o Sporting voltou-se para Sergi Altimira. O médio do Bétis é atualmente a prioridade dos verdes e brancos, que negoceiam uma operação na ordem dos 18 milhões de euros, acrescidos de três milhões por objetivos. Apesar da concorrência de clubes como Leipzig e Milan, os leões mantêm confiança na concretização do negócio.

Nesta temporada, com a camisola do Tottenham, João Palhinha - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 45 jogos: 33 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga Inglesa, um na FA Cup e outro na Supertaça Europeia. Em 2.917 minutos dentro de campo, o trinco marcou sete golos e fez duas assistências



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bayern de Munique define valor para aceitar vender João Palhinha ao Sporting
Futebol

Bayern de Munique define valor para aceitar vender João Palhinha ao Sporting

20 Jun 2026 | 11:51

Icon Comentário0
Bronca entre Rui Borges e scouting do Sporting; Divergências criam tensão em Alvalade
Futebol

Bronca entre Rui Borges e scouting do Sporting; Divergências criam tensão em Alvalade

20 Jun 2026 | 11:19

Icon Comentário0
Oficial! Braga contrata alvo do Sporting por 3,5M de euros; Vicens antecipa-se a Rui Borges
Futebol

Oficial! Braga contrata alvo do Sporting por 3,5M de euros; Vicens antecipa-se a Rui Borges

20 Jun 2026 | 10:49

Icon Comentário0