
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Milan - Bologna terminou com derrota para Rafael Leão - que pode render alguns milhões ao Sporting - e companhia, por 1-0. Os comandados de Sérgio Conceição falharam a conquista da Taça de Itália e foi confirmado que o avançado irá ficar sem o treinador português no final da temporada.
A informação foi avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que o ex Porto vai deixar o comando técnico dos rossoneri, após o final da temporada desportiva, não sendo conhecido ainda o futuro.
Quanto ao encontro, o Milan começou melhor, procurando marcar desde cedo. Lukasz Skorupski, guardião adversário, negou algumas oportunidades e o Bologna acabou os primeiros 45 minutos por cima da partida, de forma algo surpreendente.
O segundo tempo começou com o conjunto de Vincenzo Italiano decidido em dar continuidade ao bom momento antes do intervalo e Dan Ndoye - antigo alvo do Sporting - abriu o ativo aos 53 minutos. O Milan tomou as rédeas do duelo, mas não conseguiu marcar e acabou por perder 1-0.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Rui Borges e Bruno Lage voltam a medir forças, num encontro que marca o final da temporada e tem pontapé de saída agendado para as 17h15 de dia 25 de maio
|
É notícia de última hora: Fredrik Aursnes está lesionado, é baixa em Braga e pode ainda falhar a final da Taça de Portugal diante do Sporting. O médio do Benfica será observado ao longo da próxima semana, mas há possibilidade de desfalcar os encarnados no Jamor.
Sporting e Benfica medirão forças pela terceira vez esta temporada, num encontro que coloca um ponto final na época 2024/25. Para o campeonato, os leões de Rui Borges venceram 1-0 no Estádio José Alvalade e empataram 1-1, na jornada 33, no reduto adversário.
A final da Taça de Portugal irá ser, como habitual, de emoções fortes, com ambos os emblemas a esgotarem os respetivos bilhetes atribuídos. O local do derradeiro encontro da prova rainha do futebol português esteve em equação, devido à falta de segurança do Jamor, mas será disputado no Estádio Nacional.
A confirmar-se, Aursnes será uma grande baixa na equipa adversária, visto ser top-3 dos jogadores com mais jogos esta temporada (48), a par de Álvaro Carreras e Nicolás Otamendi. Melhor, apenas Orkun Kokçu (49) e Vangelis Pavlidis, o mais utilizado (51).
A grande final da Taça de Portugal joga-se a partir das 17h15 de dia 25 de maio, domingo. O Sporting de Rui Borges tem como objetivo a conquista do troféu, que poderá ser o 18.º do palmarés verde e branco. A prova rainha foge aos leões desde a temporada 2018/19.
Seleção canarinha anunciou convocatória para os próximos compromissos e atleta que já representou o Clube de Alvalade está entre os nomes escolhidos
|
Fátima Dutra é um nome conhecido dos adeptos do Sporting. A lateral-esquerdo representou a equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade entre 2022 e 2024, tendo saído em final de contrato. Agora, ao serviço do Ferroviária, a atleta de 25 anos foi convocada, pela primeira vez, para a seleção do Brasil.
A ex Sporting é uma das 23 jogadoras chamadas pelo selecionador Arthur Elias - numa lista em que o Corinthians é o emblema mais representado -, para os dois jogos amigáveis frente ao Japão, marcados para os próximos dias 31 de maio e 3 de junho. Estes encontros de preparação antecedem a participação do ‘escrete’ na Copa América Feminina, que se disputa no Chile, em julho. O Brasil está inserido no grupo B da competição, com Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela.
A representar o Ferroviária desde julho do ano passado, Fátima Dutra soma, na presente temporada, nove jogos, um golo e uma assistência. O clube de São Paulo está, atualmente, no segundo lugar do campeonato feminino brasileiro, com 21 pontos - menos cinco que o líder Cruzeiro -, ao cabo das primeiras dez jornadas da competição.
Em duas temporadas ao serviço do Sporting, Fátima Dutra participou em 49 jogos, dos quais 37 como titular, num total de 3.358 minutos de competição. A lateral-esquerdo assinou quatro golos e sete assistências. No final da época passada, a jogadora deixou o Clube de Alvalade, depois de não ter sido convidada a renovar contrato. Em Portugal, representou também o Torreense, entre 2019 e 2022.
Vale lembrar que, em 2024/25, a equipa feminina do Sporting disputou um total de 36 jogos, com o saldo de 26 vitórias, três empates e sete derrotas, tendo conquistado a Supertaça. A formação leonina terminou o campeonato no segundo lugar, com 54 pontos – menos oito do que o campeão Benfica. A falta de títulos leva a uma remodelação completa do plantel, com várias saídas de peso.
Árbitro da Associação de Futebol de Leiria foi nomeado para o encontro frente ao Vitória de Guimarães e já dirigiu muitas partidas da equipa verde e branca
|
Fábio Veríssimo foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, no próximo sábado. Será o sexto encontro dos leões, na presente temporada, dirigido pelo árbitro da Associação de Futebol de Leiria. No total, o juiz já arbitrou 35 partidas do Clube de Alvalade e os leões viram mais cartões vermelhos do que os adversários.
Analisando os registos, verifica-se que o Sporting somou 24 vitórias, cinco empates e seis derrotas, em jogos dirigidos por Fábio Veríssimo. O saldo de golos é de 67 marcados e 36 sofridos. Em termos disciplinares, o árbitro de 42 anos exibiu cinco cartões vermelhos a jogadores leoninos e expulsou quatro atletas adversários. No que diz respeito a grandes penalidades, foram oito assinaladas a favor dos verdes e brancos e três contra.
Em 2024/25, na primeira volta do campeonato, Fábio Veríssimo arbitrou a vitória do Sporting em Famalicão (3-0) - na qual os verdes e brancos reclamaram um penálti não assinalado por falta sobre Viktor Gyokeres - e os triunfos caseiros frente a Boavista (3-2) e Benfica (1-0). Já na segunda volta, o juiz da Associação de Futebol de Leiria dirigiu o empate 2-2 na deslocação ao reduto do AVS. Este jogo ficou marcado pela expulsão polémica de Ousmane Diomande, aos 78 minutos, com os verdes e brancos em vantagem no marcador (2-1). No mês passado, o juiz também apitou a vitória do Sporting diante do Moreirense (3-1), em Alvalade.
Vale lembrar que, no jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, a equipa de arbitragem, liderada por Fábio Veríssimo, contará ainda com os assistentes Pedro Martins e Hugo Marques e com o quarto árbitro Pedro Ramalho. O VAR estará a cargo de Rui Costa, enquanto André Dias será AVAR.
O duelo entre leões e vimaranenses – para o qual Hidemasa Morita está disponível - está agendado para as 18h do próximo sábado, dia 17 de maio, no Estádio José Alvalade. Em caso de vitória, o Clube de Alvalade sagra-se bicampeão nacional. Os verdes e brancos estão na liderança da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 79 pontos.