Futebol
Afonso Moreira marca no Lille - Lyon e avança para os 'oitavos' da Taça de França (Vídeo)
12 Jan 2026 | 12:06
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jan 2024 | 14:43 |
O Observatório do Futebol (CIES) divulgou esta semana uma lista dos 50 clubes que mais lucraram com a venda de jogadores não formados nas suas academias entre 2014 e 2023, com o Sporting a figurar no top 10. O líder é o Lille, com um montante de 386 milhões de euros.
O topo da lista é liderado pelos franceses, com um impressionante montante de 386 milhões de euros positivos. Seguem-se o Ajax, dos Países Baixos, com 317 milhões, e o Salzburgo, da Áustria, com 233 milhões. O Benfica consta na sétima posição, com um ganho de 200 milhões de euros, enquanto o Sporting ocupa o décimo lugar, acumulando 169 milhões.
Ainda no contexto nacional, o Braga surge na 19.ª posição do ranking, depois segue-se o Portimonense na 28.ª, o Porto mais atrás na 35.ª e, logo colado na posição seguinte o Guimarães, por fim, na 47.ª posição está a turma do Estoril.
Por outro lado, entre os clubes que apresentam um saldo negativo entre a compra e a venda de futebolistas, o Barcelona é o clube com os piores resultados, acumulando perdas de 631 milhões de euros, à frente do Chelsea, que apresenta um saldo negativo de 482 milhões.
Nessa mesma lista consta na quarta posição o PSG dos ex-Sporting, Nuno Mendes e Manuel Ugarte com 410 milhões negativos, em quinto o Manchester United de Bruno Fernandes com perdas de 328 milhões, segue-se o Milan de Rafael Leão com -298 milhões.
Dirigente assegurou que há uma grande confiança de todas as partes no desfecho positivo da operação, que deverá ser oficializada nos próximos dias
12 Jan 2026 | 16:17 |
O Sporting está cada vez mais perto de oficializar Souleymane Faye, com a transferência a estar praticamente acertada, mas ainda pendente de alguns detalhes finais. O diretor desportivo do Granada, Miguel Melgar, confirmou que as conversações com os leões estão bastante adiantadas.
“Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas”, disse, em declarações à Antena 1. O dirigente assegurou que há grande confiança no desfecho positivo da operação, que ronda os 6,5 milhões de euros mais 10% de uma futura mais-valia.
M. Melgar: "Parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting"
Melgar elogiou a antecipação da estrutura do Clube de Alvalade: “Posso dizer que me parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora”. O diretor desportivo explicou ainda que Faye tem despertado interesse em várias equipas da primeira divisão espanhola, mas que as equipas que tentaram contactá-lo agora “já vão tarde…”.
M. Melgar: "É um futebolista que vai gostar muito de Portugal"
Falando sobre o perfil do jogador, o diretor sublinhou que o atleta está pronto para se adaptar ao futebol português: “É o ideal para ele, vai mostrar o jogador que é. É um futebolista que vai gostar muito de Portugal. É muito jovem, muito rápido, tem golo, pode jogar pelos dois corredores, trabalha muito e é intenso", explicou.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Principais defesa do Clube de Alvalade não foi usada muitas vezes esta época, mas regressa agora para o duelo frente ao Casa Pia
12 Jan 2026 | 15:45 |
O Sporting tem vivido uma temporada marcada por constantes contrariedades no setor defensivo, especialmente no eixo central. Rui Borges idealizou desde cedo a dupla formada por Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio como base da sua linha defensiva, mas os problemas físicos e ausências prolongadas impediram a consolidação dessa parceria ao longo da época.
Os números ajudam a explicar a instabilidade: em 29 jogos oficiais já disputados pelos leões, a dupla alinhou junta de início em apenas nove ocasiões, menos de um terço dos encontros. Um dado revelador das dificuldades enfrentadas pela equipa técnica, obrigada a reformular constantemente o setor mais recuado.
Desde o arranque da temporada, Rui Borges já lançou mão de cinco duplas centrais diferentes. Além da principal, passaram pelo eixo defensivo combinações como Debast/Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma/Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma/Matheus Reis e ainda Eduardo Quaresma/Diomande, numa clara tentativa de colmatar ausências e manter o equilíbrio competitivo.
O primeiro sinal de alerta surgiu logo no início da época. Após a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, disputada a 31 de julho no Estádio Algarve, a dupla foi desfeita logo na jornada inaugural do campeonato. Em Rio Maior, frente ao Casa Pia, Diomande saiu lesionado aos 58 minutos, com um problema muscular na coxa direita que o afastou dos relvados durante mais de dois meses.
A este contratempo juntou-se ainda a participação do defesa central marfinense na Taça das Nações Africanas, reduzindo ainda mais as opções do treinador leonino. Gonçalo Inácio também não escapou a pequenos problemas físicos e castigos, contribuindo para a irregularidade das escolhas defensivas.
Agora, com ambos novamente disponíveis, Rui Borges prepara o reencontro da dupla, precisamente frente ao Casa Pia, no dia 16 de janeiro. Um regresso que pode trazer maior estabilidade defensiva a um Sporting que procura ganhar consistência numa época em que os problemas têm sido tantos quanto as soluções improvisadas.
Defesa-central brasileiro de 21 anos somou minutos na equipa principal, mas acabou ser alvo de algumas críticas sobre o tempo que passou em campo
12 Jan 2026 | 12:48 |
A última semana foi marcada por fortes contrastes para Rômulo Júnior, jovem defesa-central brasileiro de 21 anos que viveu sensações opostas no universo leonino. Perante a vaga de lesões que tem afetado o plantel principal, Rui Borges chamou o central ao plantel principal, lançando-o em jogos de elevada exigência competitiva. Ainda assim, o percurso recente do jogador ficou também marcado por decisões menos animadoras no contexto da equipa B.
Rômulo foi utilizado na partida frente ao Gil Vicente, a contar para a Liga, e voltou a somar minutos na final four da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães - decisão que foi alvo de críticas. O brasileiro entrou para o lugar de Eduardo Quaresma, que saiu lesionado, num encontro particularmente exigente para os leões. Apesar da confiança demonstrada por Rui Borges, a noite acabou por não ser feliz, com o Sporting a ser eliminado da competição.
Apesar da aposta na equipa principal, Rômulo Júnior continua integrado na dinâmica da equipa B, orientada por João Gião. No entanto, nem sempre com o protagonismo desejado. Na derrota frente ao Porto B, por 2-1, no passado domingo, o defesa-central acabou por não sair do banco de suplentes, numa decisão que surpreendeu, tendo em conta o seu recente percurso e utilização regular ao longo da temporada.
Recorde-se que o jovem brasileiro soma sete jogos como titular na equipa B, sendo visto como uma das peças com maior margem de progressão no setor defensivo. A gestão do seu tempo de jogo reflete também a tentativa do clube em equilibrar as necessidades imediatas da equipa principal com o desenvolvimento sustentado do atleta.
Com contrato ligado ao Atlético Mineiro, Rômulo Júnior procura aproveitar cada oportunidade para convencer os responsáveis leoninos a avançarem para a aquisição do seu passe. Os próximos meses serão decisivos para o central, que continua a trabalhar entre dois contextos competitivos distintos, mas com o mesmo objetivo: afirmar-se de leão ao peito.