
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira, 25 de novembro, segundo estão a avançar os jornais argentinos Clarín e Diário Olé. A lenda do futebol mundial tinha 60 anos e, de acordo com os primeiros relatos, terá sofrido uma descompensação. Três ambulâncias ter-se-ão deslocado de imediato a casa do jogador para o tentar acudir, mas sem sucesso.
Nas redes sociais, o Sporting CP já manifestou o seu pesar pela perda do astro argentino.
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1331639516277432327
´El Pibe de Oro´ viveu os melhores momentos da carreira ao serviço dos italianos do Napoli no final da década de 1980, onde ganhou os dois únicos títulos em Itália. Um dos seus momentos mais marcantes aconteceu durante a partida do Mundial de 1986 contra a seleção de Inglaterra. Maradona usou a mão esquerda - que viria a ser alcunhada de 'mão de deus' - para marcar o golo que viria a derrotar os ingleses. Nessa mesma partida, o argentino assinou um tento do outro mundo, considerado por muitos um dos melhores golos de todos os tempos.
A 14 de fevereiro de 1989, Maradona passou pelo antigo Estádio José Alvalade para o jogo da primeira mão da ronda inaugural da Taça UEFA entre Sporting CP e Nápoles. Depois de um nulo em Alvalade, os napolitanos acabariam por eliminar os leões no Estádio de S. Paolo na marcação de grandes penalidades. Recorde as imagens de Maradona com a listada verde e branca.
Triunfo frente ao Vitória de Guimarães (2-0) na 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic rendeu bem mais do que o 25.º título de campeão nacional
|
O Sporting garantiu a entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões da próxima edição de 2025/26, fruto do título conquistado na Liga portuguesa, ou seja 18,62 milhões de euros, correspondentes ao prémio de entrada na competição, valor a que se podem somar outros valores e assim ultrapassar os 30 milhões.
Além dos 18,62M iniciais, os verdes e brancos vão receber uma quantia entre os 5,88 e os 7,26 M, decorrente da ‘Non-European Part’ do denominado ‘Value Pillar’. O valor concreto depende da classificação do Clube de Alvalade no ranking da UEFA a 10 anos, que se fixará entre o 16.º e o 20.º lugar. Na temporada passada, por exemplo, o Sporting arrecadou 7,26M, dado o 16.º lugar neste ranking.
Já a parcela ‘European Part’ do ‘Value Pillar’ é calculada a partir de dois fatores – o ranking da UEFA a cinco anos e o do ‘Media Value’ (relativo ao mercado televisivo). No primeiro fator, o Sporting ficará classificado entre o 18.º e os 25.º lugar, enquanto, no segundo, os leões estarão colocados entre a 25.ª e 32.ª posição. Calculando a média entre os dois rankings, o mais provável é o Clube de Alvalade ocupar o 25.º ou 26.º lugar, o que permitiria um encaixe entre os 10,28 e os 11,22 milhões de euros.
Contas feitas, o valor total que entrará nos cofres do Sporting vai se fixar entre os 34,78 e os 37,1 M. Para a quantia se aproximar do limite máximo, há um conjunto de fatores que pode beneficiar os leões. Um deles é o Bolonha ficar em quarto lugar na Serie A italiana e, consequentemente, garantir presença direta na Liga dos Campeões. De resto, também interessa ao Clube de Alvalade que Aston Villa, Newcastle e Nottingham Forest garantam as última cinco vagas da Premier League, além de Benfica, Club Brugge, Rangers, Feyenoord e Nice sejam eliminados nas pré-eliminatórias.
No que diz respeito ao ranking do ‘Media Value’, o Sporting também espera que os clubes da Polónia, Noruega (Bodo/Glimt e Brann ), Escócia (Celtic e Rangers), Suécia (Malmo), Dinamarca, Áustria e Suíça (Basileia) falhem o apuramento, nas eliminatórias que antecedem a fase de liga da Liga dos Campeões.
Jornalista especialista no mercado de transferências garante que jogador e Direção têm acordo para que futebolista abandone Alvalade no verão
|
Viktor Gyokeres está a viver os últimos dias com a camisola do Sporting. O avançado sueco vai mesmo deixar o Clube leonino no final da temporada. Um pacote a rondar os 65 milhões de euros podem ser suficientes para que o goleador diga adeus ao emblema verde e branco.
Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, garante que o Sporting e Viktor Gyokeres estão acordados há meses para a saída do jogador. Ainda assim, não é certo o destino do ainda pupilo de Rui Borges, sendo que o Arsenal e o Manchester United são os maiores interessados.
"Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído"
"Gyokeres está de saída do Sporting e abandonar de certeza e por bem menos do que os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão. A minha informação é de que sairá por valores a rondar os 65 milhões de euros. Podem ser 60 mais bónus. Podem ser 65 com bónus incluído", disse na rede social 'X'.
Sobre o destino, Fabrizio Romano diz que o mesmo ainda não está definido: "O Manchester United ainda está na corrida, segundo as minhas informações. Sabemos que também há interesse do Arsenal. Há vários clubes interessados no jogador, mas esses dois emblemas mantêm-se como os principais interessados na sua contratação", revelou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 51 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências. Após o triunfo frente aos vimaranense, o jogador abordou uma possível saída.
Decisão foi anunciada pelo clube e pelo ex-leão, em mútuo acordo, e conhecida num comunicado publicado no site oficial do emblema arsenalista
|
É oficial. Carlos Carvalhal, ex técnico do Sporting, já não é treinador do Braga. A decisão foi anunciada pelo clube e conhecida num comunicado publicado no site oficial. Além disso, deixam também os arsenalistas os adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires.
Recorde-se que Carlos Carvalhal é o treinador com mais vitórias ao serviço dos bracarenses, tendo assumido o comando técnico da equipa principal em três ocasiões (2006/07, 2020/21 até 2021/22 e 2024/25). "O Braga informa que Carlos Carvalhal cessa funções enquanto treinador da equipa principal, numa decisão por mútuo acordo. Com ele deixam também o clube os treinadores-adjuntos João Mário, Filipe Antunes, João Meireles e Tiago Pires", pode ler-se no comunicado.
"Técnico com mais vitórias ao serviço do clube (92 triunfos em 167 jogos oficiais), Carlos Carvalhal tem o seu nome escrito a letras de ouro na história do Braga, com a conquista da Taça de Portugal (2020/21), em pleno ano de Centenário", escreve o emblema liderado por António Salvador.
Francesco Farioli é uma forte possibilidade para suceder a Carlos Carvalhal. O treinador italiano está livre, depois de ter rescindido esta segunda-feira, dia 19 de maio, o contrato com o Ajax. Carlos Vincens (adjunto no Man City) e Raúl González (Real Madrid Castilla) são outros nomes equacionados pela SAD arsenalista
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira - que foi mencionado por Rui Borges - ou Liedson.