Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MUNDIAL DO QATAR: HÁ TRÊS JOGADORES DO SPORTING 'MELHORES' DO QUE OS CONVOCADOS POR FERNANDO SANTOS

Confira os números em questão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há três jogadores do Sporting que, segundo os dados da ‘GoalPoint’, poderiam caber nos 26 convocados de Fernando Santos, dado o seu rendimento nas duas últimas temporadas. Eles são Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Nuno Santos.

A empresa de análise estatística de futebol apresentou o rating geral dos convocados em 2021/22 e 2022/23, comparando com aqueles que não foram selecionados para o Mundial do Qatar.


Entre os defesas, Gonçalo Inácio não aparece destacado. Porém, nos médios, Nuno Santos aparece na sétima posição, com uma média superior a seis pontos nas duas temporadas. E não é caso para menos – o atleta que atua a ala esquerdo no Sporting leva cinco golos e duas assistências em 17 partidas. O ano passado, fez dez golos e sete assistências em 50 jogos.


No ataque, há dois atletas leoninos destacados: Pedro Gonçalves e Trincão aparecem no top-5 de avançados portugueses com melhor rating esta temporada. Juntos, contabilizam 15 contribuições diretas para golo no conjunto liderado por Rúben Amorim.

No entanto, nenhum jogador do Sporting foi convocado pelo selecionador nacional para as partidas do Mundial do Qatar.


Antes das paragens para seleções, os leões têm mais um desafio. Deslocam-se a Famalicão, este domingo, às 20h30, em jogo a contar para a jornada 13 da Liga Portugal.

 

Futebol

ROBERTO MARTÍNEZ ELOGIA CRAQUE EX SPORTING: "DEVIA SER MOSTRADO EM CADA ACADEMIA"

Selecionador Nacional feliz com vitória da equipa das quinas por 3-0 frente à Turquia

Roberto Martínez elogia Cristiano Ronaldo
Roberto Martínez elogia Cristiano Ronaldo

  |

Icon Comentário0

Roberto Martínez, selecionador de Portugal, não se conteve nos adjetivos para elogiar Cristiano Ronaldo (ex Sporting) no lance do 3-0, quando o atacante do Al Nassr ofereceu o golo a Bruno Fernandes em vez de visar a baliza: "Vimos algo para mim extraordinário, em frente ao guarda-redes deu para Bruno Fernandes. É um exemplo que deveria ser mostrado em cada academia em Portugal e no Mundo do futebol, mostrou que a equipa é o mais importante", observou Martínez.

A vitória e a vantagem de ser primeiro do grupo também foram temas para o selecionador. "Jogo ao mesmo nível do primeiro, marcar primeiro mudou o que Turquia poderia fazer, tivemos bom foco defensivo e controlámos melhor o jogo. Ser o primeiro do grupo é muito importante, há muitos jogadores no balneário que merecem jogar, podemos ver a competitividade deles durante o torneio. Estamos a crescer jogo a jogo, mas não foi um jogo fácil", sublinhou.


Roberto Martínez ainda falou do regresso da linha de quatro defesas — "É importante dar equilíbrio ao nosso talento individual, ter flexibilidade tática. Flexibilidade tática com sincronização, algo difícil no futebol de seleções» — e do apoio de 10 mil portugueses contra cerca de 50 mil turcos.


"Incrível! O ambiente na fase de preparação em Portugal foi espetacular, mas com a Chéquia e hoje... Jogadores estavam orgulhosos e com força durante o intervalo, sabiam que não poderiam perder perante a força que vinha das bancadas. Obrigado pela força e vamos dar tudo", concluiu Roberto Martínez.

Cristiano Ronaldo e companhia enfrentam a Geórgia na terceira ronda da competição. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 26 de junho e tem pontapé de saída agendado para as 20h00, na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, casa do Schalke.

Futebol

FUTURO REFORÇO DO SPORTING AJUDA A DERROTAR ROMÉNIA POR 2-0 NO EURO 2024

Próxima aquisição do Clube de Alvalade entrou na partida no decorrer do encontro e festejou no final

Debast ajuda Bélgica a vencer Roménia
Debast ajuda Bélgica a vencer Roménia

  |

Icon Comentário0

A Bélgica venceu Roménia, por 2-0, este sábado, dia 22 de junho, num encontro disputado no Rhein Energia, por 1-0. Zeno Debast, futuro reforço do Sporting, começou a partida no banco, mas entrou no decorrer do encontro - à passagem dos 77 minutos para o lugar de Arthur Theate, que saiu do encontro com queixas físicas.

O resultado começou a ser construído aos 73 segundos, quando Youri Tielemans colocou a bola no fundo das redes à guarda de Florin Nita, com um remate colocado à entrada da grande área, a passe de Romelu Lukaku (que, mais tarde, marcou, mas viu o lance invalidado, por posição irregular).


Os Diabos Vermelhos dominaram o jogo por completo, mas desperdiçaram oportunidade atrás de oportunidade para garantir a tranquilidade, que só chegaria aos 80 minutos, por intermédio do capitão, Kevin de Bruyne. Feitas as contas, com este resultado, a Bélgica instala a confusão no Grupo E do Euro'2024, uma vez que, com dois jogos disputados, soma três pontos, tantos quanto Roménia, Eslováquia e Ucrânia, ou seja, todas as outras equipas. Na derradeira ronda, agendada para as 17h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira, haverá um Ucrânia-Bélgica e um Eslováquia-Roménia.


Recorde-se que, para já, o Sporting vai pagar ao Anderlecht 15,5 milhões de euros, aos quais podem acrescer 5,5 mediante objetivos pessoais e coletivos, sendo que o clube vai manter uma percentagem de uma venda futura. O jovem defesa central de 20 anos vai assinar um vínculo válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2029.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debastavaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.



Futebol

SURPRESA! EX TREINADOR DO SPORTING OFICIALIZADO COMO NOVO SELECIONADOR DO AZERBAIJÃO

Antigo técnico do Clube de Alvalade está assim de regresso ao ativo e abraça novo projeto desportivo

  |

Icon Comentário0

É oficial: Fernando Santos, antigo treinador do Sporting, é o novo selecionador nacional do Azerbaijão, anunciou esta quarta-feira, dia 12 de junho, a federação daquele país. Depois de deixar o Besiktas em abril, o ex-leão tem um novo projeto, desta vez novamente numa seleção, a quarta da carreira.

"Durante as discussões [sobre o novo treinador], foi mencionada a necessidade de formar uma seleção nacional forte, competitiva e de sucesso, bem como o desenvolvimento do futebol jovem no nosso país", pode ler-se no comunicado.


"Neste sentido, foi decidido nomear Fernando Santos como treinador principal da seleção do Azerbaijão, tendo em conta a sua rica experiência como um dos mais conhecidos especialistas do futebol mundial, os seus sucessos ao longo da sua carreira profissional, incluindo o campeonato europeu com a seleção portuguesa", está lavrado no documento.


"Tendo em conta que o processo não será de curta duração e que abrangerá um determinado período, foi traçado ao especialista português o objetivo de formar uma equipa competitiva e de uma campanha de sucesso na fase de qualificação do Euro 2028", acrescentou ainda a Federação azeri.

O Azerbaijão procura ainda a sua primeira presença na fase final das grandes competições, mas está atualmente integrado na Liga C da Liga das Nações. Os primeiros desafios do técnico português serão em setembro, com jogos diante da Suécia, Eslováquia e da Estónia. A duração de contrato não foi divulgada, mas de acordo com o comunicado, é expectável que o vínculo seja válido até ao próximo Europeu, em 2028.


Fernando Santos foi treinador do Sporting na época 2003/04. Em 40 jogos, o técnico venceu 26, empatou cinco e perdeu por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro).

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
OFICIAL: NUNO SANTOS MUDA DE VIDA; ALA DO SPORTING VIVE DIA MAIS FELIZ DA CARREIRA
Futebol

OFICIAL: NUNO SANTOS MUDA DE VIDA; ALA DO SPORTING VIVE DIA MAIS FELIZ DA CARREIRA

 

Icon Comentário0
TRIO DO SPORTING FICOU DE FORA DAS OPÇÕES DE MARTÍNEZ, MAS ADEPTOS LEONINOS NÃO ESQUECERAM CRAQUES
Futebol

TRIO DO SPORTING FICOU DE FORA DAS OPÇÕES DE MARTÍNEZ, MAS ADEPTOS LEONINOS NÃO ESQUECERAM CRAQUES

 

Icon Comentário0
EX BENFICA E PORTO CONTRATADO POR AMORIM RECORDA SPORTING: "SABIA QUE IA TER POUCAS OPORTUNIDADES"
Futebol

EX BENFICA E PORTO CONTRATADO POR AMORIM RECORDA SPORTING: "SABIA QUE IA TER POUCAS OPORTUNIDADES"

 

Icon Comentário0