
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim perspetivou, esta quarta-feira, 25 de outubro, o duelo do Sporting diante do Raków, na Polónia. Na antevisão da partida, o técnico leonino alertou os seus jogadores para a qualidade do adversário, de forma a que os verdes e brancos não facilitem.
“O objetivo é passar sempre em primeiro lugar, não muda porque perdemos com a Atalanta e tornou tudo mais difícil, enquanto matematicamente for possível, nós queremos o primeiro lugar depois pensar no resto com o desenrolar do grupo", defendeu.
“São jogos perigosos porque são equipas que não são conhecidas, nós temos a mentalidade que os clubes grandes têm de ganhar sempre os jogos e temos essa responsabilidade, pois a meu ver, o nosso campeonato é melhor. É uma equipa com internacionais, muito bem treinada, jogam no mesmo sistema que nós, temos de fazer a diferença na qualidade dos jogadores, é isso que vamos tentar fazer neste jogo”, completou.
Os verdes e brancos defrontam, esta quinta-feira, o Raków, para a terceira jornada do Grupo D da Liga Europa, pelas 17h45. O conjunto liderado por Rúben Amorim encontra-se atualmente no segundo posto do grupo com três pontos conquistados, a par da formação austríaca do Sturm Graz. Já o Atalanta, surge em primeiro lugar com seis pontos conquistados – venceram na deslocação ao Estádio José Alvalade (2-1). (SAIBA mais AQUI)
A nível nacional, o emblema polaco encontra-se na quarta posição do campeonato com 22 pontos conquistados em 11 jogos. Na jornada passada foram derrotados pelo Górnik Zabrze por 2-1. Recorde-se que o adversário do Sporting da Liga Europa sagrou-se campeão da Polónia na época transata, pela primeira vez na sua história.
Já o Sporting é atualmente líder isolado da Liga Portuguesa com 22 pontos conquistados em oito partidas. Depois do duelo europeu, os verdes e brancos irão deslocar-se ao Bessa para defrontar a equipa do Boavista para a nona jornada do Campeonato Nacional. O jogo tem data marcada para dia 30 de outubro (segunda-feira) pelas 20h15.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro da oitava e última jornada da prova milionária da UEFA entre os verdes e brancos e emblema italiano
|
0' - Onze do Sporting: Franco Israel, Iván Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Zeno Debast, Dani Bragança; Harder, Geny Catamo e Trincão.
0' - Este será o quinto encontro entre ambas as equipas. Os leões venceram por apenas ocasião contra duas vitórias da turma transalpina. Regista-se ainda um empate.
0' - Já a turma italiana oitava classificada da Serie A - vem de um empate na casa do Empoli (1-1).
0' - Na última partida, os verdes e brancos bateram o Nacional por 2-0.
0' - Já a turma adversária é 28.º classificada, com cinco pontos somados, e está matematicamente eliminada da competição.
0' - Um empate é suficiente para os leões garantiram passaporte para a próxima fase.
0' - Neste momento, os leões ocupam o 23.º lugar da fase de liga, com 10 pontos, estando em lugar de acesso ao playoff que dá acesso à próxima ronda.
0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do jogo a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões.
0’ – O Sporting defronta o Bolonha, esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 20h00, em Alvalade.
Treinador que comandou leões na temporada 2009/2010 abordou um encontro de grande importância na Liga Europa e aproveitou para deixar muitos elogios ao adversário
|
Carlos Carvalhal, antigo treinador do Sporting, deu uma conferência de imprensa onde fez uma ampla antevisão do encontro entre o Braga e a Lazio, relativo à oitava e última jornada da Liga Europa. O técnico abordou não apenas o embate em si, mas também a situação atual da sua equipa e outros temas pertinentes.
Na sua análise à partida, Carvalhal foi claro ao reconhecer a qualidade do adversário: "Vamos defrontar a melhor equipa desta competição, em 21 pontos possíveis, fez 19, marcou sempre mais de dois golos fora de casa, é uma equipa muito forte, temos consciência disso, como também temos consciência que, para seguir em frente, temos que vencer".
Carvalhal, que comandou o Sporting em 2009-2010, sublinhou ainda a importância de manter o foco no essencial e não se distrair com outros resultados: "Não adianta fazer contas e olhar para os outros adversários, o foco total está em tentar vencer, passar à fase seguinte e também, muito importante para nós, equipa técnica, tentar manter os níveis de coesão na tarefa, o espírito de grupo e a solidariedade que têm existido particularmente desde o jogo com o Benfica (vitória por 2-1, na Luz, para o campeonato), tirando o jogo da Taça da Liga com o Benfica (derrota por 3-0) e incluo aqui o jogo na Bélgica frente ao Union Saint-Gilloise, derrota por 2-1)".
Relativamente à gestão do plantel para esta partida decisiva, Carvalhal revelou que não prevê grandes alterações, até porque não tem muitas opções disponíveis: "Não me parece que vá haver muita rotatividade porque o plantel não é muito extenso, vão jogar onze jogadores que habitualmente jogam no campeonato italiano, tem duas ou três ausências por castigo. Mas, nós também temos e, se calhar, as nossas fazem-se sentir mais". Com um plantel reduzido, a gestão das ausências torna-se um desafio adicional para o treinador e a sua equipa técnica.
O treinador lamentou, por fim, a indisponibilidade de alguns jogadores-chave: "Gostaríamos muito de contar com o Bruma, o Vítor Carvalho [castigados] e o Zalazar [lesionado] porque são grandes jogadores e muito importantes para nós, mas vamos com tudo com os jogadores que temos". Apesar destas baixas de peso, Carvalhal mostrou confiança na capacidade do seu plantel para enfrentar o desafio e lutar pelo apuramento.
Emblema lisboeta e clube italiano vão defrontar-se na oitava jornada da Liga dos Campeões; Recorde os atletas que representaram ambos os emblemas
|
O Sporting joga hoje, dia 29 de janeiro, contra o Bolonha na oitava e última jornada da Liga dos Campeões. A equipa comandada por Rui Borges precisa apenas de um empate para garantir um lugar nos playoffs. No entanto, a possibilidade de eliminação continua em aberto.
Na longa história dos dois clubes, apenas três jogadores representaram tanto o Sporting como os italianos do Bolonha. Curiosamente, todos eles jogaram no clube português nos últimos dez anos, o que demonstra uma certa ligação entre os emblemas.
O primeiro nome a ter representado ambos os clubes foi o defesa-central Naldo. O jogador brasileiro chegou ao Sporting no verão de 2015, mas permaneceu apenas uma temporada, saindo em 2016. Durante a sua passagem pelo clube lisboeta, realizou 27 jogos. Antes disso, havia jogado pelo Bolonha na época 2012/2013, onde participou em apenas cinco partidas.
Outro jogador que passou pelos dois clubes foi Emiliano Viviano. O guarda-redes italiano foi contratado pelo Sporting no verão de 2018, mas nunca chegou a disputar qualquer jogo oficial com a camisola verde e branca. No Bolonha, no entanto, teve uma passagem mais marcante, somando 73 jogos entre as épocas 2009/2010 e 2010/2011, sendo uma peça importante da equipa italiana nesse período.
O terceiro e último nome da lista é o de Diogo Macedo, um jogador menos conhecido. Atualmente, atua na terceira divisão portuguesa, ao serviço do Negrais. O jogador passou pelas camadas jovens tanto do Sporting como do Bolonha, mas nunca se estreou pelas equipas principais de nenhum dos clubes.