
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Depois de uma prestação impecável no Europeu, onde garantiram a medalha de prata, alguns jovens leões que estiveram ao serviço da Seleção Nacional de sub-17, no Chipre, ainda não podem descansar. Trata-se de Gabriel Silva, João Simões, Rafael Mota e Miguel Gouveia, quatro jogadores do Sporting, residentes na academia de Alcochete, que se encontram no período de exames referentes ao 11.º ano de escolaridade.Recorde-se que um dos jovens da equipa sub-17 dos leões foi considerado o jogador com mais dribles progressivos na competição europeia, conseguindo cerca de 24 corridas. A estatística revelada por Jacek Kulig, especialista na análise de jovens atletas, revelou na rede social X, que Geonvany Quenda, extremo do Sporting, de apenas 17 anos foi o grande vencedor.
A lista divulgada é composta por: Neo Jönsson (17, Suécia), Mikey Moore (17, Inglaterra), Cristian Cama (18, Itália), Rodrigo Mora (18, Portugal), Cardoso Varela (19, Portugal), Genesis Antwi (19, Suécia) e Geovany Quenda (24). Neste sentido, também o extremo do Sporting Cardoso Varela esteve em grande destaque na estatística.
Importa recordar que Portugal sagrou-se vice-campeão desta edição da prova, perdendo para a Itália na final, por 3-0, na passada quarta-feira, dia 5 de junho. Os autores dos golos italianos foram: Federico Coletta (7′) e Francesco Camarda (16′, 50′). Para chegar à final da prova o conjunto treinado por João Santos ultrapassou a Espanha, a Inglaterra e a França na fase de grupos, a Polónia nos quartos de final e Sérvia nas meias-finais.
Nesta temporada, Geovany Quenda marcou nove golos e fez cinco assistências em 24 jogos (3.142 minutos) pelos sub-23 do Sporting na Liga Revelação; e dois golos e duas assistências em nove partidas com a equipa B (398 minutos). Somando estes números aos dados anteriores, o jovem contribuiu com golos e assistências em todas as competições em que participou, totalizando 23 contribuições para golo em 42 jogos.
Avançado disse estar muito agradecido por poder assinar contrato e promete que vai dar sempre o seu melhor para honrar a camisola leonina
|
É oficial. José Mendes assinou um contrato profissional com o Sporting, este domingo, dia 29 de junho. O atacante, que na época 2024/2025 apontou cinco golos e somou mais três assistências ao serviço dos juvenis dos leões, é encarado como uma das grandes promessas da Academia.
José Mendes: “Fico bastante agradecido ao Clube"
Em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, José Mendes, que também viu um outro colega rubricar novo vínculo, diz-se muito feliz pela confiança depositada no seu trabalho: “Fico bastante agradecido ao Clube, mostra a confiança que têm em mim e é também uma grande oportunidade para mostrar o meu potencial e valor”.
Conrad Harder é a grande inspiração para o avançado: “A minha referência na equipa principal é o Harder, porque sempre que entra no jogo transmite bastante energia para a equipa, gosta de fazer golos, não desiste de nenhuma bola, seja no chão, seja aérea e isso faz-me ter como referência o Harder”.
José Mendes lembrou o seu percurso no mundo do futebol: “Comecei o meu trajecto no ADCEO, onde acompanhava os treinos dos meus irmãos, comecei a treinar com o escalão da minha idade do clube, o ADCEO, mais tarde vim para o Sporting, ainda no Pólo EUL e neste momento estou na Academia, após nove anos no Clube”.
José Mendes: "O meu maior sonho dentro do Sporting é poder estrear-me pela equipa principal"
O atleta tem o sonho de chegar à equipa A. “O meu maior sonho dentro do Sporting é poder estrear-me pela equipa principal, porque é algo para o qual ando a trabalhar desde que entrei. É um grande Clube de Portugal e é um sonho de criança”, referiu, deixando uma última mensagem: "Sportinguistas, estou muito agradecido por poder assinar este contrato, vou dar sempre o meu melhor para honrar a camisola e em breve podermos ver-nos em Alvalade”, terminou.
Frederico Varandas goza com empresário de Viktor Gyokeres:
Futebolista, que realizou 26 jogos na última temporada, somando seis golos pelo emblema verde e branco, diz-se muito feliz pela nova etapa
|
É oficial. Manuel Lamúria, ponta de lança de 17 anos que na última temporada fez 26 jogos e apontou seis golos pela equipa de juvenis do do Sporting assinou contrato profissional com o Clube de Alvalade, tal como um outro colega de equipa. O atacante diz estar feliz pelo novo passo na carreira.
Manuel Lamúria: "Só tenho a agradecer às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui"
“Estou muito feliz por ter assinado contrato profissional pelo Sporting. É algo que ambicionava já há bastante tempo. Só tenho a agradecer às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui e principalmente à minha família. Também não deixar de agradecer ao Sporting pelo voto de confiança, mais uma vez, o que me motiva mais a trabalhar para outras conquistas maiores”.
Manuel Lamúria: "Aos 13 anos dei entrada na Academia Cristiano Ronaldo”
Manuel Lamúria recordou o seu percurso: “Comecei a jogar futebol aos seis anos, no clube da minha terra, o Futebol Clube de Serpa. Aos 10 anos transferi-me para a AFS do Algarve e aos 13 anos dei entrada na Academia Cristiano Ronaldo”, referiu o atleta.
O jogador falou nas suas referências no plantel A e apontou Conrad Harder como grande inspiração: “A minha referência da equipa é o Harder, porque gosto muito da ‘fome de golo’ que ele tem e um avançado acho que tem de viver disso e também aprecio muito a entrada dele no jogo”.
O futebolista falou no seu maior sonho: “Estrear-me pela equipa A, porque o Sporting sempre depositou muita confiança em mim". Em jeito de conclusão, o atleta deixou ainda uma mensagem aos adeptos: “Estou muito contente por assinar o meu primeiro contrato profissional e prometo dar tudo dentro do campo para honrar esta camisola”.
Veja a publicação do Sporting:
Futebolista, que realizou 23 jogos na última temporada, somando um golo e quatro assistências pelo emblema verde e branco, diz-se muito feliz pelo novo passo
|
É oficial. Martim Almeida assinou contrato profissional com o Sporting, esta sexta-feira, dia 27 de junho. O médio de 16 anos, que é internacional jovem por Portugal, realizou 23 jogos na última temporada, somando um golo e quatro assistências nas camadas jovens dos leões.
O atleta começou por integrar as equipas do Pólo EUL, em 2015, após uma breve passagem pelo Comércio e Indústria. Há cerca de três anos, transitou para a Academia Cristiano Ronaldo, dando agora um novo passo na sua carreira ao rubricar um novo vínculo pelo Clube de Alvalade, tal como um outro colega.
Martim Almeida: "São onze anos de Sporting e estou muito feliz"
"É um orgulho, trabalho para isto há muito tempo. São onze anos de Sporting e estou muito feliz”, afirmou o jovem jogador aos meios de comunicação do emblema verde e branco. O jovem apontou Morten Hjulmand e Daniel Bragança como as suas principais referências.
Martim Almeida: "Referências: Hjulmand e Bragança"
“O Morten Hjulmand por ter espírito de capitão, e o Daniel Bragança porque veio da formação. Gostava de seguir-lhes os passos”, explicou. Daí que o seu maior sonho seja precisamente dar o máximo nos treinos e estrear-se pela equipa principal num futuro próximo.
Em jeito de conclusão, o médio terminou com um apelo aos adeptos. “Sportinguistas, venham apoiar-nos porque há muito talento na formação do Sporting”, garantiu. Em 2025/26, Martim Almeida deverá ser aposta efetiva na equipa de juvenis do Clube de Alvalade.
Veja a publicação do Sporting: