EXTREMO DO SPORTING É O JOGADOR COM MAIS DRIBLES PROGRESSIVOS EM PROVA EUROPEIA
Atleta é dotado de uma qualidade técnica superlativa
Redação Leonino
Texto
9 de Junho 2024, 12:22
Sporting, Casa Pia, Sporting Adeptos

O jovem extremo do Sporting, Geovany Quenda, de apenas 17 anos, foi o jogador com mais dribles progressivos no EURO sub-17, conseguindo 24 corridas. A estatística foi revelada por Jacek Kulig, especialista na análise de jovens atletas, através da rede social X.

O irreverente jogador foi opção do selecionador João Santos como principal desequilibrador e os resultados são visíveis a olho nu. Quenda faz da sua velocidade e qualidade técnica a principal arma das suas qualidades, sendo um género de extremo que existe cada vez menos no panorama do futebol mundial.

A lista total é composta por: Neo Jönsson (17, Suécia), Mikey Moore (17, Inglaterra), Cristian Cama (18, Itália), Rodrigo Mora (18, Portugal),  Cardoso Varela (19, Portugal),  Genesis Antwi (19, Suécia) e Geovany Quenda (24). Posto isto, o extremo do Sporting Cardoso Varela também esteve em grande destaque na estatística.

Importa recordar que Portugal sagrou-se vice-campeão desta edição da prova, perdendo para a Itália na final, por 3-0, na passada quarta-feira, dia 5 de junho. Os autores dos golos italianos foram: Federico Coletta (7′) e Francesco Camarda (16′, 50′). Para chegar à final da prova o conjunto treinado por João Santos ultrapassou a Espanha, a Inglaterra e a França na fase de grupos, a Polónia nos quartos de final e Sérvia nas meias finais.

Nesta temporada, Geovany Quenda marcou nove golos e fez cinco assistências em 24 jogos  (3.142 minutos) pelos sub-23 do Sporting na Liga Revelação; e dois golos e duas assistências em nove partidas com a equipa B (398 minutos). Somando estes números aos dados anteriores, o jovem contribuiu com golos e assistências em todas as competições em que participou, totalizando 23 contribuições para golo em 42 jogos.

No EURO sub-17 Geovany Quenda marcou presença em seis partidas, onde totalizou 506 minutos realizados. O jovem do Sporting não marcou qualquer golo ou fez assistências, mas foi fulcral na equipa nacional, sendo a estrela de vários lances cruciais nos duelos.

  Comentários