
Futebol
Rui Borges com grandes notícias no último treino antes do Napoli - Sporting
30 Set 2025 | 11:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jun 2025 | 19:14 |
A Seleção nacional está fora do Europeu sub-21, depois de cair nos quartos de final da competição. A equipa das quinas foi derrotada por 1-0 no Portugal sub-21 - Holanda sub-21, num jogo que até contou com uma grande penalidade desperdiçada por Geovany Quenda, jovem prodígio do Sporting.
Começar por destacar, em primeira instância, a presença de muitos elementos com passagem pelo Sporting em campo no Portugal sub-21 - Holanda sub-21. A titulares, começaram João Muniz e Geovany Quenda do plantel verde e branco. Para além da dupla leonina, também iniciaram a partida Flávio Nazinho, Chico Lamba, Mateus Fernandes e Tiago Tomás, todos eles jogadores formados na Academia de Alcochete.
Em relação ao jogo, a partida até começou com melhores indicações da Seleção nacional. A equipa das quinas entrou muito perigosa, e Geovany Quenda conseguiu, aos 21 minutos, arrancar o segundo cartão amarelo a Van Bommel. Portugal ficava com mais um jogador, e iria beneficiar de um penálti aos 31 minutos, que o extremo do Sporting não conseguiu concretizar. A partida saiu para o descanso com o nulo no marcador.
Na etapa complementar, a Seleção nacional sub-21 manteve a toada ofensiva, à procura de explorar a inferioridade numérica da Holanda. No entanto, foram os neerlandeses que, depois de muito defender, conseguiram chegar ao golo inaugural do encontro, já aos 84 minutos, por intermédio de Poku. Os lusos tentaram a reação mas não chegaram ao empate, e a partida terminou com vitória neerlandesa, por 1-0, no Portugal sub-21 - Holanda sub-21.
Este encontro marca, assim, a despedida de Portugal do Europeu sub-21. Depois de uma fase de grupos praticamente irrepreensível, com duas vitórias, um empate, e sem qualquer golo sofrido, a equipa das quinas não consegue ir para além dos quartos-de-final no campeonato da Europa.
Confira, aqui, um grande momento de Geovany Quenda na partida:
Equipa orientada por Rui Borges entra em cena na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Nápoles, com o jogo a disputar-se em Itália
30 Set 2025 | 13:06 |
Apesar de não ir entrar no onze inicial do Sporting para o jogo frente ao Nápoles, Ousmane Diomande já tem uma tarefa bem definida em mãos. Quando entrar, o costa-marfinense será o responsável por anular Hojlund no jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões.
Apesar de ficar fora do onze inicial dos leões, o mais expectável é que acabe por ser lançado por Rui Borges no decorrer da partida em Itália, uma vez que o treinador dos verdes e brancos vê o defesa como uma peça determinante para a equipa do Sporting, sobretudo pela sua capacidade física - isto em comparação com Gonçalo Inácio, Zeno Debast ou Eduardo Quaresma.
O costa-marfinense acabou mesmo por ficar à espera deste encontro para regressar, depois de ser poupado frente ao Estoril - estava apto, mas Rui Borges não quis arriscar já a pensar na partida diante do Nápoles. Diomande e Hojlund vão encontrar-se em campo e, se tudo correr como previsto, estar frente a frente em várias ocasiões.
De resto, Ousmane Diomande deverá ser um dos próximos jogadores a renovar com o Sporting, mas, para isso, os leões sabem que deverão ter de dobrar o salário do costa-marfinense. Os agentes do central já estiveram em Lisboa para discutirem todas as nuances do mesmo.
O pupilo de Rui Borges encontra-se no patamar dos 400 mil euros limpos anuais - ou seja, 800 mil com impostos. Com o aumento salarial, o Sporting pretende segurar o jogador, que esteve muito perto de sair de Alvalade para o Crystal Palace no último mercado de transferências. Ainda assim, a cláusula de rescisão deverá manter-se nos 80M.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.
Jogador brasileiro tem sido um dos nomes mais falados neste arranque de temporada dos verdes e brancos, algo que está a ser reconhecido
30 Set 2025 | 12:49 |
Rui Borges deverá dar uma verdadeira 'prenda' a Alisson Santos e já sabe quando: na Taça de Portugal. Se continuar a apresentar-se como nas últimas oportunidades, o jogador brasileiro terá a oportunidade de se estrear no onze inicial do Sporting frente ao Paços de Ferreira.
Por esta altura, o extremo conta com três jogos consecutivos em que fez a diferença no jogo dos leões assim que saltou do banco, daí que, após a próxima pausa para seleções, o treinador verde e branco pode vir a dar este 'prémio' ao jogador que chegou a Alvalade no último verão. Rui Borges está agradado com a entrega e atitude que o mesmo tem mostrado nos treinos.
Para já, o jogador entrou em ação nos últimos cinco jogos do Sporting - Porto, Famalicão, Kairat, Moreirense e Estoril -, sendo que, em dois deles, até se estreou a marcar e a assistir com a Listada verde e branca. Agora, o técnico tem como objetivo trabalhar a vertente tática com o canarinho.
De resto, vale lembrar que o jovem avançado quer jogar pela seleção brasileira. O jogador tem o sonho de ser chamado para representar a canarinha e o golo diante dos cazaques do Kairat, na estreia na Liga dos Campeões, dá alento a essa possibilidade.
Apesar de ser uma aposta regular nas convocatórias de Rui Borges, Alisson Santos - avaliado em 1,5 milhões de euros - ainda não tem somado muito tempo de jogo neste início de temporada. Desde a sua chegada ao Sporting, o extremo brasileiro soma apenas 49 minutos, em seis partidas de utilização, com um golo marcado e uma assistência.
Jogador que fez parte dos quadros dos verdes e brancos durante vários anos da sua carreira tem passado por momento menos positivo no Brasil
30 Set 2025 | 11:44 |
O São Paulo perdeu, na madrugada de 29 para 30 de setembro, com o Ceará, por 1-0, em encontro válido para a 25.ª jornada do Brasileirão e soma, agora, a quarta derrota consecutiva. Cédric Soares, jogador formado no Sporting, foi titular.
Logo após ter sido eliminada da Libertadores, pelo LDU Quito, a formação onde atua o campeão da Europa por Portugal foi alvo de vários protestos nos arredores do Morumbi, com o estádio a registar o pior público dos últimos anos - qualquer coisa como 12 mil adeptos, que viram o São Paulo perder em casa pela primeira vez frente a este adversário no primeiro escalão do futebol brasileiro.
O golo da vitória para o Ceará surgiu aos 56 minutos, pelo pé de Pedro Henrique, que acabaria por ser o único marcado da partida. Por seu turno, Cédric Soares acabou por ser substituído aos 70 minutos, com J. Dinenno a entrar para o seu lugar.
Cédric Soares – avaliado em 1,2 milhões de euros – somou apenas cinco jogos pela equipa principal do Arsenal na temporada transata. O português acabou um contrato de curta duração com o São Paulo e acabou por renovar devido às boas exibições. No Brasil, leva 39 encontros e duas assistências.
Cédric Soares foi formado nos verdes e brancos e representou os vários escalões leoninos durante 17 anos. Pela equipa principal do Sporting, o jogador português fez 94 jogos, marcou dois golos e fez nove assistências, tendo vencido uma Taça de Portugal, em 2014/15.