Futebol
Alarmes para Rui Borges! Jogador do Sporting com queixas físicas na seleção
29 Set 2026 | 09:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Abr 2024 | 08:32 |
Geny Catamo será titular contra o Vitória de Guimarães (este domingo, às 20h30). Embora se tenha falado, durante e semana, na possibilidade de o ala do Sporting não ir sequer a jogo, o futebolista conseguiu recuperar da mazela contraída em Famalicão e está totalmente apto.
Rúben Amorim, treinador dos leões, confirmou na conferência de antevisão que o canhoto seria opção, mas não revelou se o iria colocar na equipa inicial. De acordo com o Record, Geny irá ocupar o lugar 'de sempre', atuando como homem mais aberto no corredor direito.
Na eventualidade da ausência do moçambicano, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste iriam lutar por um lugar. Uma vez que o espanhol não está na melhor forma, um dos dois centrais mencionados, provavelmente, jogaria adaptado graças à elevada velocidade. De recordar que Ricardo Esgaio está suspenso por acumulação de cartões amarelos e, portanto, está fora das opções do técnico.
Esta temporada, relembre-se, Geny Catamo – avaliado em 8 milhões de euros – leva 37 jogos pelo Sporting: 24 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.132 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos (Olivais e Moscavide, Boavista, Casa Pia, Arouca e Benfica, por duas ocasiões), e fez cinco assistências.
Geny Catamo, que tem sido cobiçado no estrangeiro, renovou o seu contrato com o Sporting no passado mês de dezembro, estendendo o seu vínculo com os leões até 2028, com uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros.
Treinador dos verdes e brancos encontra-se com algumas dificuldades no que a opções diz respeito e pode agitar as águas no próximo onze
29 Set 2026 | 11:08 |
Flávio Gonçalves pode voltar ao onze do Sporting na deslocação ao terreno do Braga, marcada para a oitava jornada do campeonato. O jovem atacante perdeu algum espaço nas últimas partidas, mas continua totalmente inserido nas contas de Rui Borges.
A utilização do jogador de 19 anos estará diretamente ligada à condição física de Rodrigo Zalazar. O médio uruguaio só deverá regressar a Lisboa depois do encontro da seleção frente à Índia, em Calcutá, no dia 6 de outubro, ficando com pouco tempo para recuperar antes da partida na Pedreira.
Zalazar já somou alguns minutos na derrota do Uruguai diante do Japão, por 3-1, e Coreia do Sul (4-1) e deverá voltar a ser utilizado nos próximos compromissos da seleção. O desgaste acumulado, aliado às viagens longas, poderá levar Rui Borges a gerir o jogador e abrir novamente espaço a Flávio Gonçalves.
O jovem formado no Sporting teve um início de temporada de grande impacto. Soma sete jogos, seis deles como titular, três golos e uma assistência, números que o colocaram entre os elementos em maior destaque no arranque da época leonina.
No empate frente ao Arouca, porém, Flávio Gonçalves não saiu do banco de suplentes. Ainda assim, essa opção não significa uma perda de confiança por parte de Rui Borges, que poderá voltar a recorrer ao atacante num dos encontros mais exigentes deste início de campeonato.
Antigo treinador dos dragões recorreu às redes sociais para se dirigir ao emblema do norte, numa altura em que tem sido associado ao lugar de Rui Borges
29 Set 2026 | 10:39 |
Sérgio Conceição, um dos nomes que têm sido associados ao Sporting perante a pressão existente em torno de Rui Borges, recorreu às redes sociais para assinalar uma data especial do Porto, clube que orientou durante sete temporadas.
O treinador português partilhou uma publicação alusiva ao 133.º aniversário dos dragões na última segunda-feira e deixou uma mensagem curta aos antigos adeptos. “Parabéns, FC Porto!”, escreveu Sérgio Conceição numa ‘story’.
A publicação ganha particular relevância devido à forte ligação do técnico ao Porto. Conceição comandou os azuis e brancos durante sete épocas e saiu em 2024, depois de um final de ciclo marcado por tensão, numa altura em que tinha renovado contrato ainda durante a presidência de Pinto da Costa.
Nos últimos tempos, o nome de Sérgio Conceição voltou a surgir associado ao futebol português, desta vez por uma eventual sucessão a Rui Borges no Sporting. O técnico está livre e foi colocado entre as hipóteses avançadas para o banco leonino caso a administração venha a promover uma mudança.
Ainda assim, como o Leonino já revelou em Exclusivo, Sérgio Conceição não é uma opção para Frederico Varandas, mesmo perante uma eventual saída de Rui Borges. As ligações públicas entre o treinador e o Sporting não alteraram, até ao momento, a posição da administração verde e branca.
Jogador encontra-se lesionado e afastado das opções dos leões, mas o seu regresso deverá estar para breve nesta fase da recuperação
29 Set 2026 | 10:11 |
Ibrahima Ba está cada vez mais perto de regressar às opções do Sporting e pode mesmo assumir um papel importante na deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro. O central senegalês recupera de problemas no joelho direito e é candidato a entrar diretamente no onze de Rui Borges.
Segundo o jornal Record, os leões acreditam que Ba estará totalmente integrado nos próximos dias. O defesa foi operado ao joelho direito em maio e, apesar de já ter regressado à competição diante do Alverca, voltou depois a apresentar queixas, levando o Sporting a adotar uma postura de máxima cautela.
A pausa para os compromissos das seleções acabou por permitir ao central ganhar tempo precioso na recuperação. Ba apontará agora ao encontro com o Braga, numa altura em que Rui Borges não poderá contar com Zeno Debast, expulso frente ao Arouca.
Perante esse cenário, o internacional senegalês poderá mesmo formar uma dupla inédita com Gonçalo Inácio no centro da defesa do Sporting. Eduardo Quaresma surge como a outra alternativa disponível para o treinador leonino.
Também Moncef Zekri continua a evoluir no processo de recuperação. O lateral-esquerdo tem realizado apenas trabalho específico, mas deverá estar disponível a curto prazo. Ainda assim, caso Maxi Araújo não esteja em condições de atuar em Braga, Rodrigo Dias parte neste momento à frente do marroquino, que ainda não se estreou oficialmente pelos verdes e brancos.
O plantel do Sporting regressa entretanto aos trabalhos ainda bastante desfalcado, devido à ausência de 17 internacionais. Entre os jogadores já utilizados por Rui Borges, apenas Sergi Altimira, Eduardo Quaresma, Pedro Lima, Luís Guilherme e Rodrigo Dias estarão disponíveis, abrindo também espaço para vários jovens mostrarem serviço na Academia.
Alarmes para Rui Borges! Jogador do Sporting com queixas físicas na seleção
29 Set 2026 | 09:24
Empresário diz que Doumbia podia não ter chegado ao Sporting: “Estivemos perto de uma negociação”
29 Set 2026 | 09:12
Exclusivo Leonino - Varandas já decidiu o que acontece a Rui Borges se perder Braga - Sporting
28 Set 2026 | 13:09