Futebol
Francisco Trincão faz sensação por Inglaterra: craque do Sporting tem três gigantes à perna
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na edição desta terça-feira, dia 22 de dezembro, o jornal desportivo Record, lançou uma entrevista exclusiva a Marius Niculae, ex-jogador dos leões, que fez parte da época 2001/2002, última em que o Sporting CP se sagrou campeão e… também a última vez que passaram a quadra natalícia no primeiro lugar, à semelhança desta Liga NOS. O Leonino leva, até si, os tópicos desta conversa.
Sporting CP e síndrome de Natal
"19 anos sem passar o Natal em primeiro lugar é muito tempo. É impressionante porque o Sporting sempre teve bons jogadores, boas equipas, mas não tem conseguido conquistar o título, nunca conseguiu lá chegar. Tem sido sempre uma luta entre Benfica e FC Porto, mas agora espero que isso tenha acabado e que o Sporting seja campeão. O Benfica está muito próximo, só tem menos dois pontos. O FC Porto também está próximo, só tem menos quatro pontos. Vai ser uma luta entre os três grandes, mas espero que, desta vez, sem jogos nas competições europeias, com mais frescura, o Sporting possa focar-se só no campeonato e ganhá-lo”.
"Ser líder no Natal dá muita confiança. É uma boa forma de estar preparado para defrontar os grandes nos jogos que aí vêm. No nosso tempo a luta era com o Boavista, não era com o Benfica ou FC Porto. Naquela altura o Boavista tinha uma grande equipa, foi uma luta mesmo até ao fim. Mas estar em primeiro nesta altura dá muita confiança. Tens de trabalhar mais porque toda a gente quer tirar-te do lugar, todos querem ganhar ao primeiro. E é preciso manter a concentração".
Niculae e o Natal há 19 anos
"Em 2001 lesionei-me no dia 22 de dezembro, no último jogo antes do Natal (frente ao V. Setúbal). Então, fui para casa com um olho a sorrir e o outro a chorar. Contente porque o Sporting estava em primeiro lugar, a fazer uma grande época, mas triste porque sabia que a lesão era grave e que não iria poder ajudar mais a equipa. Estava por um lado feliz, mas por outro destroçado. A lesão foi muito má para mim porque não pude ajudar mais a equipa. Não voltei a jogar mais naquela época. Só voltei na Supertaça do ano seguinte. O Sporting CP contratou o Nalitzis para o meu lugar".
"A nossa equipa tinha muita experiência naquela altura e esta é uma equipa muito jovem, com jogadores muito novos. Nós tínhamos duas gerações. Uma com jogadores como o Pedro Barbosa, o João Pinto, o Jardel. Outra com jogadores mais jovens, como eu, o Quaresma, o Hugo Viana. Era uma combinação perfeita porque tinhas experiência e também irreverência. Os mais novos queriam mostrar que mereciam um lugar naquele Sporting e acho que essa foi a chave do sucesso que tivemos. Aquela equipa dava espetáculo, a nossa ideia era marcar mais um golo que o adversário", revive.
Os elogios a João Mário, o seu jogador de eleição do plantel
"Conheço o João Mário, é um craque, é um grande jogador. Está emprestado pelo Inter. Acho que é um jogador que faz a diferença. Acho que o Sporting CP está também com confiança na defesa, mas só conheço o Coates".
"Também já me falaram sobre o Rúben Amorim e dizem-me que está a fazer um grande trabalho. Espero que consiga manter-se assim até ao fim para que o Sporting possa ser campeão. Há muito tempo que o Sporting não ganha o título e acho que já está na altura. É um grande problema que o Sporting fique tanto tempo sem ganhar. Há muitos miúdos que não veem o Sporting CP campeão e o Sporting CP pode perdê-los".
Jovem central português tem sido baixa no plantel de Rúben Amorim nos últimos encontros dos verdes e brancos, devido a lesão
|
0Rúben Amorim revelou que, tal como Gonçalo Inácio, também Eduardo Quaresma fará parte dos convocados para o Estoril - Sporting. De resto, o técnico também deu as más notícias: Pedro Gonçalves e Marcus Edwards ainda não estão aptos e deverão ficar de fora mais umas semanas.
No caso, o internacional português já havia sido novidade no treino desta quarta-feira e, por isso, era expectável que entrasse nas contas do técnico verde e branco para a deslocação à Amoreira. Sobre Quaresma, Amorim ressalvou que a sua recuperação aconteceu de forma mais acelerada do que era inicialmente avaliado.
"O Gonçalo Inácio recuperou. O Eduardo Quaresma também. Integra a convocatória. O Marcus Edwards e o Pedro Gonçalves dificilmente vão estar aptos antes da paragem de seleções. Os dois devem estar fora até ao recomeço do campeonato nessa altura", atirou o treinador dos leões.
O Sporting volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do emblema canarinho jogar-se-á às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota.
De momento, os leões ocupam o primeiro lugar da tabela na Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, em seis jogos. Porto (15) e Benfica (13) fecham o pódio da prova, com o mesmo número de encontros disputados. O Estoril, adversário desta ronda, é o 13.º classificado, com seis pontos.
Internacional belga chegou ao Clube de Alvalade neste mercado de transferências, tornando-se reforço da turma de Rúben Amorim
|
0Zeno Debast ainda agora chegou ao Sporting, mas tem sido o foco de conversa. Agora, Jean Kindermans, responsável por levar o jogador para o Anderlecht, falou do preço que o Clube de Alvalade pagou pela contratação do jogador, deixando várias garantias aos responsáveis leoninos.
"16 milhões de euros? Foi um presente. Tenho a certeza que daqui a duas ou três épocas, o Sporting vai conseguir vendê-lo por duas ou três vezes mais", começou por dizer, em declarações ao jornal O Jogo, sobre o valor da contratação do jogador leonino, que ouviu das boas no início da temporada.
"Críticas? Isto é futebol profissional, do mais alto nível, na seleção belga, no clube. Ele tem de fazer o melhor jogo possível. Tem de ultrapassar as dificuldades. Já não é sobre evoluir. É sobre apresentar qualidade em todos os jogos. Ele é inteligente o suficiente para analisar os erros cometidos e rapidamente corrigi-los. Aos 21 anos não é um jogador feito. Tem de ultrapassar os pequenos erros que tem cometido", continuou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu o total de sete encontros. Nos 411 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional, e um golo frente ao Lille - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Internacional sueco continua a colecionar pretendentes, mas leões estão confiantes em segurar o jogador em Alvalade em janeiro
|
0É notícia em Itália que a Juventus está bastante atenta a Viktor Gyokeres. O internacional sueco, uma das principais figuras do Sporting, vai colecionando pretendentes, mas continua a existir um grande problema para a maioria dos clubes: o valor pedido pelos leões, que está fixado na sua cláusula de rescisão (100M).
Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o diário italiano Tuttosport, acabou por dedicar um longo artigo ao internacional sueco de nome "impronunciável" e que é considerado um dos maiores interesses de boa parte dos tubarões europeus. De resto, a mesma fonte destaca a palavra "explosivo" para adjetivar o 'camisola 9'.
Ainda assim, apesar do interesse do emblema italiano, o Sporting pode estar descansado, visto que o valor é considerado incomportável para a Juventus. Na verdade, esse é um dos grandes motivos para o Clube de Alvalade ter conseguido assegurar a sua continuidade no último verão.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em sete encontros (750 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.