
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O treinador do Borussia de Dortmund, Niko Kovac - que teve duas novidades no treino - alerta para a importância de encarar de forma séria o Sporting, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, apesar da vantagem de 3-0 que os alemães obtiveram em Alvalade, e diz que a sua equipa "não é estúpida" ao achar que tem a eliminatória na mão.
"Sou treinador de futebol… A eliminatória não acabou, estamos a meio. Estou à espera de um jogo difícil, vamos lá para dentro dar 100%, sem calculismos. Estamos aqui para ganhar o jogo e podem ter a certeza que não vamos mudar muito (na equipa). Nesta fase da época com jogos de três em três dias não há tempo para treinar por isso prefiro aproveitar os jogos para ajudar a minha equipa a criar automatismos", começou por dizer Kovac, esta tarde, em conferência de imprensa, no Signal Iduna Park.
O técnico croata refere que as lesões no Sporting não vão influenciar: "Vimos que há muitos jogadores lesionados mas o treinador saberá exatamente como substituí-los. É uma grande oportunidade para outros mostrarem valor e qualidade, o que significa que nós temos de estar acautelados para isso. É verdade que está 3-0 para nós mas estamos a meio da eliminatória e não somos estúpidos ao ponto de dizer que está resolvido".
O treinador dos germânicos quer a sua equipa totalmente focada: "Estamos muito concentrados. Precisamos dos jogadores no máximo da intensidade, não podemos jogar só a 50%, isso não pode acontecer na Liga dos Campeões ou na Bundesliga. Vamos tentar dar o melhor e esperamos passar aos oitavos-de-final", acrescentou o técnico.
Baixa certa para o treinador é o médio Felix Nmecha, ausente desde o final de janeiro, devido a lesão. O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Niko Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45.
Emblema verde e branco enfrenta problemas físicos desde o início da atual temporada desportiva e foram já vários os atletas a ficar de fora das convocatórias
|
O Sporting continua a enfrentar uma grave crise de lesões. Dados os problemas físicos que atormentam a equipa leonina, Francisco Trincão é o jogador quem 'paga' a fatura e já leva 38 jogos oficiais (3.290 minutos), os mesmos da equipa verde e branca.
O extremo somente não alinhou de início nos quartos-de-final da Taça da Liga, frente ao Nacional, no Estádio José Alvalade. Francisco Trincão tem sido a clara exceção não tendo até ao momento ficado de fora das opções dos vários técnicos leoninos uma única vez. O esquerdino não tem tido gestão, à semelhança de outros jogadores que apresentam queixas musculares.
Francisco Trincão revelou aos adeptos leoninos os seus segredos sobre a sua condição física, no mais recente episódio de 'Um dia com', no qual o internacional português revela os seus hábitos saudáveis, trabalho de força muscular que faz para obter mais resistência, corrida em passadeira e ginásio à margem do treinos do Sporting, sob orientação especializada. O 'camisola 17' junta tudo a uma alimentação regrada e sono regulado acompanhado sempre por um personal trainer.
No episódio, o extremo leonino revelou aos adeptos do Sporting o que o ajuda a manter a sua condição física. "Temos psicólogos, nutricionistas, optometristas desportivos, treinadores de ginásio e de campo, tudo conta, mas, claro, de nada vale se depois o jogador não descansar adequadamente, não se alimentar bem ou não treinar bem. É o melhor dos dois mundos, ter um treinador de performance individual, só que em Portugal ainda estamos um bocadinho atrasados", disse.
Terminou o seu raciocínio revelando quem é o seu maior exemplo: "É por isso que o Ronaldo é uma máquina. Tem 40 anos e continua a marcar golos atrás de golos. Pode-se questionar muita coisa acerca do nível técnico, mas a nível de fisionomia, a nível de atleta, não há nada a dizer. Foi-se construindo. Os jogadores têm de perceber que no mundo atual cada vez mais são atletas, não são só jogadores de futebol. Antigamente é que depois do jogo íamos sair à noite, comer o que nos apetecesse, agora não", disse.
Com já referido em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 11 assistências na conta pessoal, ao longo de 38 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.290 minutos
Emblema verde e branco prepara deslocação a Dortmund, onde irá enfrentar turma germânica que venceu jogo da primeira mão por 3-0 em Alvalade
|
O Sporting já está em solo alemão para disputar a segunda mão do playoff da Liga dos Campeões. O Clube de Alvalade chega à Alemanha com uma desvantagem na eliminatória (3-0), além de que o técnico Rui Borges não poderá contar com vários jogadores devido a lesão no Signal Iduna Park.
Viktor Gyokeres e Francisco Trincão não viajaram com a turma leonina e não vão poder dar o seu contributo à turma verde e branca no jogo no Signal Iduna Park, num encontro em que os pupilos de Rui Borges já tem poucas esperanças de seguir em frente na Liga dos Campeões.
O extremo internacional português e camisola 17 dos leões já tinha falhado o treino matinal desta terça-feira, tendo feito apenas trabalho de ginásio, ao contrário do avançado sueco e camisola 9 que, apesar de ter participado na sessão, também não viajou com a restante equipa para a Alemanha.
A Trincão e a Gyokeres juntam-se à lista dos indisponíveis para a deslocação a Dortmund, Daniel Bragança, St. Juste, Morita e os lesionados de longa data, Pedro Gonçalves e Nuno Santos. O treinador natural de Mirandela viu se forçado a ter uma convocatória repleta de jovens que habitualmente jogam nas turmas secundárias do Sporting.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, às 17h45, no terreno do Borussia Dortmund. O jogo diz respeito à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, isto depois do triunfo dos alemães em Alvalade, por 3-0
Extremo brasileiro de 23 anos chegou a Alvalade no mercado de transferências de janeiro e foi lançado em duas partidas dos verdes e brancos
|
Sporting e Borussia Dortmund medem forças na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, às 17h45 de quarta-feira, dia 19 de fevereiro. De partida para a Alemanha, Biel revelou que tem tido muito apoio de Rui Borges, com o treinador a transmitir "confiança" ao jogador.
"Infelizmente temos um placard adverso e sabemos da dificuldade que será o jogo. Preparámo-nos bastante. Vai ser difícil, mas temos chances de reverter [a desvantagem]. Vamos para o jogo com o foco total", disse o 'camisola 30' dos verdes e brancos, em declarações à Sporting TV.
Chegado a Alvalade no mercado de janeiro, o avançado explica que tem tido um grande apoio de Rui Borges nestes primeiros tempos: "Fala comigo e diz-me para estar sempre a tentar, dá-me muita confiança para jogar. Sinto-me mais leve. O grupo também me recebeu muito bem, o que facilitou. A adaptação tem sido muito boa, é muito importante para mim. Espero estar sempre à disposição para ajudar o míster e o Sporting".
Estreando-se com a Listada verde e branca precisamente frente aos alemães, o jogador de 23 anos explica: "O Sporting é um Clube que me ajuda a evoluir. Espero melhorar a parte tática e física. Só quero ajudar o Sporting", terminou o futebolista, que deverá ser titular no Signal Iduna Park.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. Pelo Sporting, o extremo brasileiro de 23 anos foi lançado em duas partidas: na primeira mão diante dos alemães (17 minutos) e no empate frente ao Arouca (cinco minutos).