
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Niko Kovac, nascido em Berlim a 15 de outubro de 1971, é um ex-jogador croata e atual treinador do Borussia Dortmund. Durante a sua carreira como médio, foi capitão da seleção croata, entre 2004 e 2009, tendo participado nos Mundiais de 2002 e 2006 e nos Europeus de 2004 e 2008.
No papel de treinador, Kovac começou precisamente na seleção do seu país, no Mundial de 2014, e em seguida assumiu o comando técnico do Eintracht Frankfurt, onde esteve entre 2016 e 2018. Neste último ano, foi contratado pelo Bayern de Munique e conquistou a Bundesliga, a Supertaça e a Taça da Alemanha. No entanto, após uma goleada por 5-1 frente ao seu antigo clube, o Frankfurt, em novembro de 2019, acabou dispensado.
Em 2020, aceitou treinar o Monaco, mas deixou o clube no final do ano seguinte, devido aos resultados irregulares. Seguiu para o Wolfsburgo, em 2022, de onde foi afastado em março de 2024. No início de 2025, tornou-se treinador do Borussia Dortmund, substituindo Nuri Şahin, e fez sua estreia com uma derrota contra o Stuttgart.
Agora, a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões coloca frente a frente o Borussia Dortmund e o Sporting. Apesar da vantagem de 3-0 conquistada na primeira mão, Niko Kovac, treinador dos alemães, não subestima os leões e exige concentração total da sua equipa. O croata até alertou para a necessidade da equipa entrar em campo com intensidade e dedicação máxima para evitar surpresas.
"Não podemos encarar este jogo como algo garantido. O futebol é imprevisível e o Sporting vai lutar até ao fim. Temos de dar 100% e reduzir ao máximo as suas oportunidades", afirmou Kovac, na conferência de imprensa de antevisão.
A equipa portuguesa viajou para a Alemanha sem algumas das suas principais peças, incluindo Pedro Gonçalves, Morita, Nuno Santos, St. Juste, Daniel Bragança e Geny Catamo, além de Francisco Trincão e Gyokeres, que também estão fora da convocatória.
O jogo entre Borussia Dortmund e Sporting está agendado para esta quarta-feira, às 17h45 (horário de Lisboa). Com uma desvantagem considerável, os leões vão precisar de uma exibição memorável para sonhar com a reviravolta na eliminatória.
Vice-Presidente do emblema verde e branco projetou o próximo mercado de transferências dos bicampeões nacionais e revela ambição para 2025/26
|
Francisco Salgado Zenha falou sobre o plano do Sporting para a próxima temporada no que ao mercado diz respeito. O dirigente reforçou a vontade dos bicampeões nacionais em reter as suas peças fundamentais do plantel, nomeadamente Viktor Gyokeres, garantindo não existirem propostas pelo jogador que tem sido muito cobiçado.
Francisco Salgado Zenha:"Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas"
Em declarações à conferência Bola Branca, realizada pela Rádio Renascença, Francisco Salgado Zenha lembrou que conta com os serviços de Viktor Gyokeres: “Gyokeres tem mais três anos de contrato e não há propostas. O nosso plano é manter os melhores jogadores e reter talento porque queremos continuar a ser campeões”.
“O sucesso desportivo, financeiro e da área do negócio estão sempre de braço dado. Isso acontece agora. Estamos muito melhor do que estávamos há uns anos”, acrescentou o Francisco Salgado Zenha, em relação ao estado financeiro do Clube de Alvalade.
Salgado Zenha ainda abordou ainda um dos temas mais badalados em torno da Liga Portugal, o dos direitos de transmissão televisiva: “Não pode haver acerto por baixo, sem conhecermos a proposta não podemos pôr restrições a nada. Da parte do Sporting há total abertura para sentar com os outros clubes”.
Para terminar, o dirigente do Clube de Alvalade deixou o seu desejo, ainda sobre o tema dos direitos de transmissão de partidas: “O Sporting precisa de rivais fortes e mais competitivos. Queremos melhorar experiência de adeptos no estádio e fora do estádio”, completou.
Jogador do Clube de Alvalade afirmou que a jogada foi muito rápida e com muito contacto, acrescentando que se tratou de um desequilíbrio do corpo
|
André Lima, antigo treinador de futsal do Benfica, reagiu ao post de Matheus Reis que se defendeu das críticas na rede social Instagram e explicou que simplesmente tentou disputar a jogada. O ex-treinador das águias interpretou o texto de forma diferente e diz que o pupilo de Rui Borges chamou "burro" a todos.
André Lima: " Uma reação que não é mais do que a cereja em cima do bolo"
"Chegou a reação de Matheus Reis. Uma reação que não é mais do que a cereja em cima do bolo. Além das agressões ainda chama burro a todos", escreveu o português de 54 anos na noite desta terça-feira, dia 27 de maio, na rede social 'X' (antigo Twitter).
Através das suas redes sociais oficiais, o jogador do Sporting afirmou que não teve qualquer intenção de agredir o adversário, acrescentando que se tratou de um lance muito rápido e com muito contacto. Sobre o pisão, o brasileiro afirmou que se tratou de um desequilíbrio do seu corpo.
Recorde-se que, no final do encontro, Rui Costa - presidente do Benfica - dirigiu-se à comunicação social com vastas queixas sobre a arbitragem e, na última segunda-feira, as águias emitiram um comunicado onde garantem que a "verdade desportiva" não foi preservada e reiteram ainda a vontade de agir disciplinarmente contra Matheus Reis e Maxi Araújo.
Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o Sporting entende que a celeuma em torno do caso de Matheus Reis é uma tentativa por parte do emblema liderado por Rui Costa de desviar as atenções para o facto de o Benfica ter vencido apenas um título dos quatro disputados na temporada desportiva de 2025/26 e de já não vencer qualquer jogo frente ao Sporting desde novembro de 2023.
Veja a publicação de André Lima:
Numa publicação na rede social Instagram, defesa colocou ponto nos is e abordou jogada com o avançado italiano da turma de Bruno Lage
|
Matheus Reis, jogador do Sporting, reagiu ao polémico lance com Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, afirmando que não teve qualquer intenção de agredir o avançado do Benfica. Numa publicação no Instagram, o atleta defendeu-se e explica que tentou simplesmente disputar a jogada.
Matheus Reis: "Sem qualquer intenção de agressão"
"Gostaria de esclarecer os factos ocorridos durante um lance no último jogo que disputei. Em momento algum houve a intenção de agressão ou de qualquer conduta desleal da minha parte. Entrei em campo com um único objetivo: jogar e vencer. A jogada em questão foi disputada com muito contacto e rapidez, porém de forma legítima, sem qualquer intenção de agressão".
Matheus Reis: "Foi um desequilíbrio do corpo"
O jogador explica que o vídeo polémico aconteceu num "contexto de festa" e sem intuito de lesar ninguém: "Foi um desequilíbrio do corpo, facto inclusive confirmado pela continuidade do jogo e pela continuidade do adversário em campo. Tudo o que sucedeu após o jogo surge num contexto de festa e não pode transformar um lance numa arma de arremesso contra mim e contra o Sporting", escreveu o defesa, que ouviu críticas de Rui Costa.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, o defesa canarinho já realizou 202 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O pupilo de Rui Borges é tido como um exemplo de trabalho em Alvalade, além de ser um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.