
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Niko Kovac, nascido em Berlim a 15 de outubro de 1971, é um ex-jogador croata e atual treinador do Borussia Dortmund. Durante a sua carreira como médio, foi capitão da seleção croata, entre 2004 e 2009, tendo participado nos Mundiais de 2002 e 2006 e nos Europeus de 2004 e 2008.
No papel de treinador, Kovac começou precisamente na seleção do seu país, no Mundial de 2014, e em seguida assumiu o comando técnico do Eintracht Frankfurt, onde esteve entre 2016 e 2018. Neste último ano, foi contratado pelo Bayern de Munique e conquistou a Bundesliga, a Supertaça e a Taça da Alemanha. No entanto, após uma goleada por 5-1 frente ao seu antigo clube, o Frankfurt, em novembro de 2019, acabou dispensado.
Em 2020, aceitou treinar o Monaco, mas deixou o clube no final do ano seguinte, devido aos resultados irregulares. Seguiu para o Wolfsburgo, em 2022, de onde foi afastado em março de 2024. No início de 2025, tornou-se treinador do Borussia Dortmund, substituindo Nuri Şahin, e fez sua estreia com uma derrota contra o Stuttgart.
Agora, a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões coloca frente a frente o Borussia Dortmund e o Sporting. Apesar da vantagem de 3-0 conquistada na primeira mão, Niko Kovac, treinador dos alemães, não subestima os leões e exige concentração total da sua equipa. O croata até alertou para a necessidade da equipa entrar em campo com intensidade e dedicação máxima para evitar surpresas.
"Não podemos encarar este jogo como algo garantido. O futebol é imprevisível e o Sporting vai lutar até ao fim. Temos de dar 100% e reduzir ao máximo as suas oportunidades", afirmou Kovac, na conferência de imprensa de antevisão.
A equipa portuguesa viajou para a Alemanha sem algumas das suas principais peças, incluindo Pedro Gonçalves, Morita, Nuno Santos, St. Juste, Daniel Bragança e Geny Catamo, além de Francisco Trincão e Gyokeres, que também estão fora da convocatória.
O jogo entre Borussia Dortmund e Sporting está agendado para esta quarta-feira, às 17h45 (horário de Lisboa). Com uma desvantagem considerável, os leões vão precisar de uma exibição memorável para sonhar com a reviravolta na eliminatória.
Antiga treinadora do Clube de Alvalade regressa ao ativo, depois de ter abandonado comando técnico das leoas no passado mês de outubro
|
É oficial. Mariana Cabral está de regresso ao ativo e tem um novo desafio na carreira. A antiga treinadora do Sporting foi apresentada, esta terça-feira, dia 19 de fevereiro, como adjunta do Utah Royals, clube que compete na NWSL, considerada por muitos a melhor liga feminina do mundo.
Com 37 anos, Mariana Cabral passou pelos escalões de formação do Sporting antes de assumir a equipa principal feminina, cargo que ocupou durante três épocas completas. Durante esse período, recolocou as leoas na luta pelo título, tendo conquistado a Taça da Liga 2021/22.
A treinadora portuguesa terminou o vínculo com o Clube leonino em outubro de 2024, após a derrota por 2-0 frente ao Benfica. Agora, dá um novo passo na carreira, integrando o staff técnico da equipa que, na última época, ficou na 12.ª posição. A nova temporada arranca dentro de cerca de um mês.
Em comunicado publicado no site oficial, o clube norte-americano destacou o percurso da antiga técnica do emblema verde e branco, referindo-se não só à sua experiência como treinadora, mas também ao seu passado enquanto jogadora de futebol e jornalista.
Micael Sequeira - que venceu a última partida frente ao Marítimo - foi o substituto de Mariana Cabral no Sporting. O próximo duelo das verdes e brancas está agendado para dia 2 de março (domingo) diante do Damaiense. A partida, válida para a 17.ª jornada do campeonato nacional tem pontapé de saída marcado para as 11h00, em Alcochete.
Veja a publicação:
Jornalista português crê que Clube de Alvalade não reagiu bem a tema sensível e explica o que faria caso estivesse do lado verde e branco
|
O Sporting tem sido muito criticado por não ter manifestado qualquer lamento ou pesar pela morte de Pinto da Costa. Desta feita, Bernardo Ribeiro, diretor do jornal Record, admite que, caso estivesse do lado verde e branco, teria
"Entendo todas as posições, provavelmente não teria feito o mesmo mas entendo. Entendo a dor do Porto, parece- me mais do que legítima, porque Pinto da Costa foi quem colocou o clube no topo, foi ele que fez do Porto aquilo que é hoje", disse, no NOW.
Continuando o seu raciocínio sobre a não reação dos rivais, o jornalista explica que "o problema de Benfica de de Sporting e o que ele(Pinto da Costa) fez com é que fez o Porto grande como é hoje, que meios utilizou. Da parte do Sporting não nos podemos esquecer que o atual Presidente chamou bandido e havia ou há um processo em tribunal entre Frederico Varandas com Pinto da Costa".
Para terminar o seu argumento Bernardo Ribeiro esclareceu que "do ponto de vista institucional dos presidentes, está mais ou menos evidente que não podia haver qualquer comunicação. Isto para dizer que não são guerrilhas do passado, aliás a noticia de ontem era a dizer que Porto de Pinto da Costa a ser novamente condenado a pagar 700 mil euros ao Benfica por causa do caso dos emails, portanto não estamos a falar do passado, estamos a falar do presente".
Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, explica a ausência de reação dos leões à morte de Pinto da Costa com o facto de o Clube de Alvalade não querer “ser hipócrita”. O Presidente do Grupo Stromp não esquece o passado controverso do ex-lider do Porto e sublinha que os “valores” por que se regia o antigo presidente dos dragões não são os mesmos dos do Clube de Alvalade (Recorde AQUI).
Médio formado em Alcochete rumou ao Basileia na temporada 2023/24, assinou com o Chelsea no verão e poderá trocar de clube para a próxima época
|
A Juventus quer contratar Renato Veiga a título definitivo. Emprestado pelo Chelsea até ao fim da temporada, o médio formado na Academia do Sporting tem dado uma excelente resposta à confiança depositada pela vecchia signora, mesmo jogando como defesa-central.
O conjunto de Thiago Motta venceu todos os encontros em que Veiga participou, com o jogador a apresentar os melhores números defensivos da equipa, com média de cinco cortes e 2,3 interceções por jogo. A imprensa transalpina apelida o formado no Sporting de "muro de Turim".
No entanto, apesar do grande interesse da Juventus, o jornal O Jogo revela que será preciso uma proposta bastante choruda para fazer Renato Veiga deixar o Chelsea a título definitivo, uma vez que o atleta "sentiu-se cómodo, não apenas com o clube e toda a sua envolvência, mas também com a própria cidade de Londres".
Renato Veiga - avaliado em 10 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos. Em 2024/25, soma 18 jogos pelo Chelsea, com dois golos e uma assistência, e quatro encontros pela Juventus.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Ruben Amorim para alguns jogos da equipa principal, mas nunca foi aposta para o agora treinador do Manchester United.