Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“NO AEROPORTO, ANDÁVAMOS A COMPRAR FRANGOS PARA NÃO TERMOS FOME NA VIAGEM”

Em declarações ao Leonino, Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP que conquistou a Taça Challenge, em 2010, contou algumas das peripécias do percurso europeu dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Foi sem espinhas”, é desta forma que Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP ao longo de 13 temporadas, recorda o triunfo na final da Taça Challenge diante do MMTS Kwidzyn, da Polónia, em 2010.

“Não foi fácil. Tivemos de ganhar a equipas bastante boas. É importante recordar que nunca uma equipa portuguesa tinha vencido uma competição europeia e, na altura, o nosso andebol ainda não estava tão evoluído em termos de competitividade como está hoje”, destacou o guardião.


Sobre a final, que se jogou a duas mãos, Ricardo Correia considerou que a excelente exibição dos leões na Polónia foi decisiva para o triunfo final: “O jogo da primeira volta correu-nos muito bem. Levávamos a lição muito bem estudada e aproveitámos algum cansaço deles”. Quanto ao jogo da segunda mão, em casa, o guarda-redes lembrou que a equipa conseguiu “uma vantagem inicial de sete ou oito golos” e que isso acabou por ser decisivo para o triunfo verde e branco.


“Jogo mais difícil foi nos quartos de final, com o Bacau”

Ricardo Correia confidenciou ao Leonino que a equipa do Dedeman Bacau, da Roménia, com que o Sporting CP jogou nos quartos de final, foi a que mais dificuldades causou aos leões: “Em casa, ganhámos por seis golos (30-24), mas sabíamos que, na Roménia, íamos passar muitas dificuldades até pelo ambiente terrível que íamos enfrentar. Acabámos por ter muita sorte no fim. Terminámos o jogo com quatro jogadores de campo e o Humberto (Gomes) na baliza”.


Sobre essa partida em particular, o guardião lembrou os segundos finais do encontro e a forma algo caricata como os leões acabaram por vencer: “Na última bola do jogo, quando faltavam pouco mais de cinco ou seis segundos para o fim, eles, de forma algo estranha, meteram a bola fora. Ficámos a olhar uns para os outros sem perceber muito bem o que tinha acabado de acontecer (risos), mas a verdade é que conseguimos seguir em frente”.

Ricardo Correia contou ainda ao Leonino algumas das peripécias aquando da deslocação dos leões à Roménia: “Fomos de autocarro de Bucareste até Bacau e são oito ou nove horas de viagem. Foi uma eternidade para lá chegarmos. No aeroporto, andávamos a comprar frangos para não termos fome até chegarmos a Bacau (risos)”.

“Dizíamos ao Carlos Galambas que ele era a mão fria”

O guarda-redes português não tem dúvidas de que a experiência dos jogadores mais velhos (Petric, Pedro Solha ou Carlos Galambas) aliada à juventude de nomes como Pedro Seabra Marques ou Pedro Portela, foi “muito importante para o triunfo final porque os mais velhos transmitiam muita segurança para os mais novos".

Por fim, Ricardo Correia revelou algumas das brincadeiras com Carlos Galambas: “Dizíamos ao Galambas que ele era a mão fria porque já tinha jogado duas finais (risos), mas que ia ser desta. Acabou por ser e foi um momento muito feliz para todos”.


Modalidades

CAMPEÕES NACIONAIS! PRODÍGIO DO SPORTING FAZ CINCO GOLOS E LEÕES FICAM EM PRIMEIRO LUGAR

Clube de Alvalade volta a vencer Campeonato seis anos depois da última conquista na competição

  |

Icon Comentário0

A equipa de sub-20 do Sporting conquistou, este domingo, dia 16 de junho, o Campeonato Nacional de sub-20, ao bater (24-21) o ABC no Pavilhão João Rocha, na sexta e última ronda da fase final e erguem um troféu que não venciam há seis anos.

Rafael Vasconcelos foi o maior marcador dos leões, com cinco golos, juntamente com Guilherme Silva, O jogo foi muito equilibrado do início ao fim, com o ABC a bastar-lhe o empate, depois de vencer na primeira volta em Braga, por 23-22. Os leões estiveram quase sempre na frente, partindo para a segunda parte com um golo de diferença (12-11).

No tempo complementar, o ABC não conseguiu resistir, terminando com o mesmo número de pontos do Sporting, que foi melhor no confronto direto (14 pontos). O Benfica, anterior campeão ficou no terceiro lugar com 13 pontos. O Águas Santas terminou no quatro posto com sete.


Rafael Vasconcelos, ponta de 17 anos, chegou aos leões no verão de 2023.. O internacional sub-18 por Portugal é um dos grandes prodígios do andebol luso e promete ser um caso sério em Alvalade. Os responsáveis leoninos depositam grandes esperanças no jovem atleta, mas não querem apressar o desenvolvimento da nova coqueluche do Clube de Alvalade.

De recordar que a equipa A do Clube de Alvalade terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.


A equipa de andebol do Sporting prepara-se agora para passar por algumas mudanças, depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. De resto, os pupilos de Ricardo Costa ainda atingiram os quartos-de-final da EHF European League.


Modalidades

BONITO SERVIÇO! RUI COSTA QUER PASSAR A PERNA A VARANDAS E BENFICA TENTA ROUBAR REFORÇO AO SPORTING

Presidente dos encarnados em missão para desviar jogador que estava praticamente certo em Alvalade

  |

Icon Comentário0

O Benfica intrometeu-se na corrida por William Hoghielm. O pivô do Nantes estava praticamente fechado no Sporting, mas Rui Costa está a tentar desviar o sueco para a Luz, havendo, de momento, uma incerteza quanto ao destino do andebolista, apesar da confiança existente na Direção liderada por Frederico Varandas.

A necessidade da contratação de mais um jogador para a posição acontece depois da garantia da saída de Espen Vag. O atleta de 29 anos despediu-se de Alvalade depois de cumprir a sua segunda época de leão ao peito, em que nem sempre foi opção regular por parte do técnico do Sporting. Edy Silva esteve em grande plano esta temporada e Christian Moga, contratado depois da saída de Benjamin Jakobsen, deverá permanecer no plantel. Desta forma, os verdes e brancos irão continuar com três pivôs.


Além de Vag, o Sporting também se despediu de Leo Maciel, Edmilson Araújo e Étienne Mocquais. Para já, o Clube de Alvalade já terá garantido, pelo menos, dois reforços:  Mohamed Aly (guarda-redes, Bietigheim,) e Pedro Martínez (central, Al Arabi), sendo que Hoghielm é, de momento, uma incógnita.


Na última temporada, William Hoghielm realizou 45 partidas ao serviço do Nantes: 29 no campeonato francês, 12 na EHF European League, três na Taça de França e um no Troféu dos Campeões. Ao longo dos encontros disputados pelo emblema que terminou a Lidl Starligue na segunda posição, o sueco de 24 anos apontou 25 remates certeiros.

A equipa de andebol Sporting prepara-se agora para passar por algumas mudanças, depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça. De resto, os pupilos de Ricardo Costa ainda atingiram os quartos-de-final da EHF European League.


Confira o que esperar de Hoghielm e a publicação:

https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1801386161849455027

 


Modalidades

MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR

Craques do emblema verde e branco têm muitos motivos para celebrar depois de época arrasadora

  |

Icon Comentário0

A EHF anunciou esta terça-feira, dia 11 de junho, a lista de nomeados a 'Melhor Jogador do Ano'. Martim Costa e Francisco Costa, dupla do andebol do Sporting, realizaram uma temporada de grande nível e integram o lote de candidatos à vitória.

Os prémios EHF Excellence Awards distinguem os melhores jogadores do ano, sete em cada posto específico, tendo sido selecionados os masculinos por um painel com antigos jogadores, entre os quais Alfred Gislason, atual selecionador da Alemanha.


As votações começaram esta terça-feira, dia 11 de junho, e estão abertas a jogadores, treinadores, órgãos de comunicação social e adeptos. Todos podem participar na votação, sendo que os votos de cada um destes grupos representam 25% do resultado global de cada posição. A votação dos adeptos deverá ser realizada através da app da "Home of Handball" até domingo, 23 de junho. Luís Frade, antigo pivô dos leões atualmente no Barcelona, também é um dos nomes na corrida ao galardão.


Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com Frederico Varandas a pagar as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa - Francisco - realizou 144 encontros e marcou 856 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho - Martim - participou em 140 jogos e conseguiu 727 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram cinco títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).

De recordar que o Clube de Alvalade terminou uma época de sonho, vencendo o 'triplete'. Depois de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, o Sporting não deu hipóteses ao Porto e bateu os azuis e brancos em dois jogos decisivos, sagrando-se Campeão Nacional pela 22.ª vez e 'arrecadando' a 18.ª Taça de Portugal da história leonina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR
Modalidades

MARTIM E FRANCISCO COSTA A VIVER UM SONHO; JOIAS DO SPORTING NUMA LISTA ONDE TODOS QUEREM ESTAR

 

Icon Comentário0
BRUTAL! DUPLA DO SPORTING NA CORRIDA AO PRÉMIO DE 'MELHOR JOGADOR DO ANO'
Modalidades

BRUTAL! DUPLA DO SPORTING NA CORRIDA AO PRÉMIO DE 'MELHOR JOGADOR DO ANO'

 

Icon Comentário0
TELMO FERREIRA A CAMINHO DO SPORTING; VARANDAS CONTRATA TÉCNICO PARA 2024/25
Modalidades

TELMO FERREIRA A CAMINHO DO SPORTING; VARANDAS CONTRATA TÉCNICO PARA 2024/25

 

Icon Comentário0