Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“NO AEROPORTO, ANDÁVAMOS A COMPRAR FRANGOS PARA NÃO TERMOS FOME NA VIAGEM”

Em declarações ao Leonino, Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP que conquistou a Taça Challenge, em 2010, contou algumas das peripécias do percurso europeu dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Foi sem espinhas”, é desta forma que Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP ao longo de 13 temporadas, recorda o triunfo na final da Taça Challenge diante do MMTS Kwidzyn, da Polónia, em 2010.


“Não foi fácil. Tivemos de ganhar a equipas bastante boas. É importante recordar que nunca uma equipa portuguesa tinha vencido uma competição europeia e, na altura, o nosso andebol ainda não estava tão evoluído em termos de competitividade como está hoje”, destacou o guardião.


Sobre a final, que se jogou a duas mãos, Ricardo Correia considerou que a excelente exibição dos leões na Polónia foi decisiva para o triunfo final: “O jogo da primeira volta correu-nos muito bem. Levávamos a lição muito bem estudada e aproveitámos algum cansaço deles”. Quanto ao jogo da segunda mão, em casa, o guarda-redes lembrou que a equipa conseguiu “uma vantagem inicial de sete ou oito golos” e que isso acabou por ser decisivo para o triunfo verde e branco.


“Jogo mais difícil foi nos quartos de final, com o Bacau”

Ricardo Correia confidenciou ao Leonino que a equipa do Dedeman Bacau, da Roménia, com que o Sporting CP jogou nos quartos de final, foi a que mais dificuldades causou aos leões: “Em casa, ganhámos por seis golos (30-24), mas sabíamos que, na Roménia, íamos passar muitas dificuldades até pelo ambiente terrível que íamos enfrentar. Acabámos por ter muita sorte no fim. Terminámos o jogo com quatro jogadores de campo e o Humberto (Gomes) na baliza”.


Sobre essa partida em particular, o guardião lembrou os segundos finais do encontro e a forma algo caricata como os leões acabaram por vencer: “Na última bola do jogo, quando faltavam pouco mais de cinco ou seis segundos para o fim, eles, de forma algo estranha, meteram a bola fora. Ficámos a olhar uns para os outros sem perceber muito bem o que tinha acabado de acontecer (risos), mas a verdade é que conseguimos seguir em frente”.

Ricardo Correia contou ainda ao Leonino algumas das peripécias aquando da deslocação dos leões à Roménia: “Fomos de autocarro de Bucareste até Bacau e são oito ou nove horas de viagem. Foi uma eternidade para lá chegarmos. No aeroporto, andávamos a comprar frangos para não termos fome até chegarmos a Bacau (risos)”.

“Dizíamos ao Carlos Galambas que ele era a mão fria”

O guarda-redes português não tem dúvidas de que a experiência dos jogadores mais velhos (Petric, Pedro Solha ou Carlos Galambas) aliada à juventude de nomes como Pedro Seabra Marques ou Pedro Portela, foi “muito importante para o triunfo final porque os mais velhos transmitiam muita segurança para os mais novos".

Por fim, Ricardo Correia revelou algumas das brincadeiras com Carlos Galambas: “Dizíamos ao Galambas que ele era a mão fria porque já tinha jogado duas finais (risos), mas que ia ser desta. Acabou por ser e foi um momento muito feliz para todos”.


Modalidades

Tito Arantes Fontes eufórico com humilhação imposta pelo Sporting frente ao Benfica: "Coitados"

Antigo presidente do Grupo Stromp deixou rasgados elogios à turma verde e branca após resultado esmagador no dérbi eterno

Tito Arantes Fontes eufórico com vitória do Sporting no dérbi
Tito Arantes Fontes eufórico com vitória do Sporting no dérbi

  |

Icon Comentário0

Tito Arantes Fontes fez, esta quinta-feira, dia 26 de setembro uso do espaço de opinião que assina no Jornal Sporting, para tecer rasgados elogios à exibição assinada pela equipa de andebol do Clube de Alvalade, que triunfou sobre o Benfica de forma expressiva por 38-22 no último fim de semana.


"Temos um ‘equipaço’ extraordinário! E vamos de goleada em goleada… na Liga dos Campeões, no Campeonato Nacional...", começou por escrever, antes de tecer uma série de provocações ao eterno rival: "Neste último, fim de semana, 16 golos de diferença com os rivais do SLB, que - coitados - atónitos só ansiavam mesmo pelo apito final para se livrarem do pesadelo que a nossa máquina trituradora lhes causava", acrescentou, falando também na vitória no dérbi de voleibol.


"Excelente vitória também no domingo na Taça Ibérica, vencendo categoricamente os campeões de Espanha e – de seguida - os campeões nacionais (SLB)! Temos equipa! E muita esperança em conquistar já neste próximo fim-de-semana a Supertaça contra esse mesmo rival do SLB", apontou.


Após a vitória no dérbi, os comandados de Ricardo Costa voltaram a brilhar e venceram os húngaros do Veszprém na Liga dos Campeões. Os leões ocupam o primeiro posto do grupo A da prova europeia, com seis pontos conquistados. Veszprém e Dínamo de Bucareste (quatro), são segundos classificados, com Fuchse Berlin, PSG (dois), Wisla Plock, Fredericia e Pelister (zero) a fecharem as contas.

O Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai preparar o duelo do próximo sábado, diante do Belenenses. O dérbi lisboeta está agendado para as 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa, e é válido para a quinta jornada do Campeonato Placard.



Modalidades

"Até podiam ter ganho por..." - Técnico adversário dá a mão à palmatória sobre Sporting

Turma leonina garantiu uma vitória imperial na competição europeia, não deixando margem para dúvidas quanto à sua qualidade

Xavier Pascual elogiou a exibição do Sporting na Liga dos Campeões
Xavier Pascual elogiou a exibição do Sporting na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

O Sporting alcançou um triunfo histórico ao derrotar os húngaros do Veszprém por 39-30, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol, no Pavilhão João Rocha, esta quarta-feira, 25 de setembro. A equipa comandada por Ricardo Costa foi superior durante todo o jogo e conseguiu assim consolidar a sua liderança no Grupo A, alcançando uma das maiores vitórias de um clube português na prova europeia.


O treinador do Veszprém, Xavier Pascual, não poupou críticas à própria equipa e reconheceu a superioridade leonina: "Parabéns ao Sporting. Mereceram a vitória e até podiam ter ganho por uma margem maior. O nosso jogo foi um desastre, e isso reflete a nossa realidade. A qualidade do Sporting não me surpreendeu, mas surpreendeu os meus jogadores. A culpa da derrota é minha, e temos que trabalhar mais para resolver os problemas que surgiram", afirmou o técnico espanhol.


Apesar de terem entrado a perder, os comandados de Ricardo Costa foram superiores durante todo o encontro e ao intervalo já venciam por seis golos de diferença, graças a uma enorme eficácia ofensiva e a uma brilhante exibição do guarda-redes Andre Kristensen. Os irmãos Kiko e Martim Costa, que apontaram sete golos cada, terminaram no topo da lista de melhores marcadores do encontro. É de relembrar que o Veszprém era uma das equipas favoritas a estar na final four da competição europeia. 


Com este resultado, o Sporting continua invicto na prova e isola-se na liderança do Grupo A com seis pontos, mais dois do que Veszprém e Dinamo Bucareste, que tem um jogo a menos. Na próxima jornada, os leões enfrentam o Eurofarm Pelister, na Macedónia, uma equipa que ainda não pontuou na competição. A equipa soma assim a sua terceira vitória consecutiva, um feito inédito para uma equipa portuguesa nesta fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em Portugal, a formação verde e branca mantém os ótimos resultados: mantém-se invencível no Campeonato Placard, segurando o primeiro lugar da competição. Ainda antes de se deslocarem à Macedónia, a equipa enfrenta o Belenenses já no próximo sábado, 28 de setembro, pelas 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa. 



Modalidades

Diretamente para os livros! Andebol do Sporting faz história e vence Veszprém na Liga dos Campeões

Exibição monstruosa da turma orientada para Ricardo Costa catapulta Clube de Alvalade para a elite europeia com triunfo diante de um gigante da modalidade

Sporting bate Veszprém na Liga dos Campeões de andebol
Sporting bate Veszprém na Liga dos Campeões de andebol

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu o Veszprém, por 39-30, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Numa partida histórica, que entrará diretamente nos livros, os leões de Ricardo Costa foram gigantescos. Veja AQUI como decorreu o encontro.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca arrancou o encontro olhos nos olhos com a equipa húngara, gigante da modalidade. Desde cedo, os leões conseguiram pegar nas rédeas do encontro e, com uma enorme eficácia na parte inicial do duelo, aliada a uma grande exibição de Andre Kristensen, venciam ao intervalo, por 23-17.


Os últimos 30 minutos foram avassaladores e catapultaram o Sporting para uma vitória histórica diante da formação que é uma das candidatas a vencer a prova. Martim e Kiko Costa foram os melhores marcadores do encontro, com sete golos cada. Orri Thorkellson (seis) também esteve em bom plano. Destaques para João Gomes, Salvador Salvador e Andre Kristensen.


Com esta vitória - a nona em dez jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa conquistam mais um triunfo na Liga dos Campeões e ocupam o primeiro posto do grupo A, com seis pontos. Veszprém e Dínamo de Bucareste (quatro), são segundo, com Fuchse Berlin, PSG (dois), Wilsa Plock, Fredericia e Pelister (zero) a fecharem as contas.

O Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai preparar o duelo do próximo sábado, diante do Belenenses. O dérbi lisboeta está agendado para as 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa, e é válido para a quinta jornada do Campeonato Placard.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Liga dos Campeões de andebol: Sporting - Veszprém ao minuto
Modalidades

Liga dos Campeões de andebol: Sporting - Veszprém ao minuto

 

Icon Comentário0
"Temos uma palavra a dizer" - Treinador do Sporting lança partida contra verdadeiro gigante
Modalidades

"Temos uma palavra a dizer" - Treinador do Sporting lança partida contra verdadeiro gigante

 

Icon Comentário0
“Achávamos que o Benfica ia dar uma resposta forte" - Técnico do Sporting deixa dica após humilhação
Modalidades

“Achávamos que o Benfica ia dar uma resposta forte" - Técnico do Sporting deixa dica após humilhação

 

Icon Comentário0