
Modalidades
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
30 Mai 2020 | 10:50 |
“Foi sem espinhas”, é desta forma que Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP ao longo de 13 temporadas, recorda o triunfo na final da Taça Challenge diante do MMTS Kwidzyn, da Polónia, em 2010.
“Não foi fácil. Tivemos de ganhar a equipas bastante boas. É importante recordar que nunca uma equipa portuguesa tinha vencido uma competição europeia e, na altura, o nosso andebol ainda não estava tão evoluído em termos de competitividade como está hoje”, destacou o guardião.
Sobre a final, que se jogou a duas mãos, Ricardo Correia considerou que a excelente exibição dos leões na Polónia foi decisiva para o triunfo final: “O jogo da primeira volta correu-nos muito bem. Levávamos a lição muito bem estudada e aproveitámos algum cansaço deles”. Quanto ao jogo da segunda mão, em casa, o guarda-redes lembrou que a equipa conseguiu “uma vantagem inicial de sete ou oito golos” e que isso acabou por ser decisivo para o triunfo verde e branco.
“Jogo mais difícil foi nos quartos de final, com o Bacau”
Ricardo Correia confidenciou ao Leonino que a equipa do Dedeman Bacau, da Roménia, com que o Sporting CP jogou nos quartos de final, foi a que mais dificuldades causou aos leões: “Em casa, ganhámos por seis golos (30-24), mas sabíamos que, na Roménia, íamos passar muitas dificuldades até pelo ambiente terrível que íamos enfrentar. Acabámos por ter muita sorte no fim. Terminámos o jogo com quatro jogadores de campo e o Humberto (Gomes) na baliza”.
Sobre essa partida em particular, o guardião lembrou os segundos finais do encontro e a forma algo caricata como os leões acabaram por vencer: “Na última bola do jogo, quando faltavam pouco mais de cinco ou seis segundos para o fim, eles, de forma algo estranha, meteram a bola fora. Ficámos a olhar uns para os outros sem perceber muito bem o que tinha acabado de acontecer (risos), mas a verdade é que conseguimos seguir em frente”.
Ricardo Correia contou ainda ao Leonino algumas das peripécias aquando da deslocação dos leões à Roménia: “Fomos de autocarro de Bucareste até Bacau e são oito ou nove horas de viagem. Foi uma eternidade para lá chegarmos. No aeroporto, andávamos a comprar frangos para não termos fome até chegarmos a Bacau (risos)”.
“Dizíamos ao Carlos Galambas que ele era a mão fria”
O guarda-redes português não tem dúvidas de que a experiência dos jogadores mais velhos (Petric, Pedro Solha ou Carlos Galambas) aliada à juventude de nomes como Pedro Seabra Marques ou Pedro Portela, foi “muito importante para o triunfo final porque os mais velhos transmitiam muita segurança para os mais novos".
Por fim, Ricardo Correia revelou algumas das brincadeiras com Carlos Galambas: “Dizíamos ao Galambas que ele era a mão fria porque já tinha jogado duas finais (risos), mas que ia ser desta. Acabou por ser e foi um momento muito feliz para todos”.
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Emblema verde e branco atropelou turma do país vizinho e vai reencontrar equipa catalã, à semelhança do que sucedeu na temporada passada
30 Ago 2025 | 18:11 |
A equipa de andebol do Sporting está na final da Supertaça Ibérica, depois de derrotar o Ademar León por 42-27, este sábado, dia 30 de agosto. O Clube de Alvalade vai encontrar o Barcelona no derradeiro encontro da competição. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma verde e branca foi superior ao finalista vencido da última Taça do Rei e, ao intervalo, já levava uma vantagem de cinco golos (18-13). Os leões foram implacáveis no ataque e superaram, uma vez mais, a equipa adversária.
Na etapa complementar, o Sporting não desacelerou e continuou por cima da turma de Daniel Gordo, fechando o marcador com uma diferença de 15 golos entre as duas formações. Em 2024/25, a final ocorreu precisamente entre leões e Barcelona, mas a turma do país vizinho acabou por vencer por 38-33.
Com esta vitória - a segunda em dois jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa - vão tentar conquistar o troféu pela primeira vez. A final está marcada para domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, frente à turma catalã, que bateu o Porto por 28-25 na outra meia-final.
A Supertaça Ibérica é um formato que vai para a sua quarta edição e opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países.
Na semana passada, leões venceram a Supertaça nacional frente ao Porto: