Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“NO AEROPORTO, ANDÁVAMOS A COMPRAR FRANGOS PARA NÃO TERMOS FOME NA VIAGEM”

Em declarações ao Leonino, Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP que conquistou a Taça Challenge, em 2010, contou algumas das peripécias do percurso europeu dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Mai 2020 | 10:50 |

Icon Comentário0

“Foi sem espinhas”, é desta forma que Ricardo Correia, guarda-redes da equipa de andebol do Sporting CP ao longo de 13 temporadas, recorda o triunfo na final da Taça Challenge diante do MMTS Kwidzyn, da Polónia, em 2010.


“Não foi fácil. Tivemos de ganhar a equipas bastante boas. É importante recordar que nunca uma equipa portuguesa tinha vencido uma competição europeia e, na altura, o nosso andebol ainda não estava tão evoluído em termos de competitividade como está hoje”, destacou o guardião.


Sobre a final, que se jogou a duas mãos, Ricardo Correia considerou que a excelente exibição dos leões na Polónia foi decisiva para o triunfo final: “O jogo da primeira volta correu-nos muito bem. Levávamos a lição muito bem estudada e aproveitámos algum cansaço deles”. Quanto ao jogo da segunda mão, em casa, o guarda-redes lembrou que a equipa conseguiu “uma vantagem inicial de sete ou oito golos” e que isso acabou por ser decisivo para o triunfo verde e branco.


“Jogo mais difícil foi nos quartos de final, com o Bacau”

Ricardo Correia confidenciou ao Leonino que a equipa do Dedeman Bacau, da Roménia, com que o Sporting CP jogou nos quartos de final, foi a que mais dificuldades causou aos leões: “Em casa, ganhámos por seis golos (30-24), mas sabíamos que, na Roménia, íamos passar muitas dificuldades até pelo ambiente terrível que íamos enfrentar. Acabámos por ter muita sorte no fim. Terminámos o jogo com quatro jogadores de campo e o Humberto (Gomes) na baliza”.


Sobre essa partida em particular, o guardião lembrou os segundos finais do encontro e a forma algo caricata como os leões acabaram por vencer: “Na última bola do jogo, quando faltavam pouco mais de cinco ou seis segundos para o fim, eles, de forma algo estranha, meteram a bola fora. Ficámos a olhar uns para os outros sem perceber muito bem o que tinha acabado de acontecer (risos), mas a verdade é que conseguimos seguir em frente”.

Ricardo Correia contou ainda ao Leonino algumas das peripécias aquando da deslocação dos leões à Roménia: “Fomos de autocarro de Bucareste até Bacau e são oito ou nove horas de viagem. Foi uma eternidade para lá chegarmos. No aeroporto, andávamos a comprar frangos para não termos fome até chegarmos a Bacau (risos)”.

“Dizíamos ao Carlos Galambas que ele era a mão fria”

O guarda-redes português não tem dúvidas de que a experiência dos jogadores mais velhos (Petric, Pedro Solha ou Carlos Galambas) aliada à juventude de nomes como Pedro Seabra Marques ou Pedro Portela, foi “muito importante para o triunfo final porque os mais velhos transmitiam muita segurança para os mais novos".

Por fim, Ricardo Correia revelou algumas das brincadeiras com Carlos Galambas: “Dizíamos ao Galambas que ele era a mão fria porque já tinha jogado duas finais (risos), mas que ia ser desta. Acabou por ser e foi um momento muito feliz para todos”.


Modalidades

Sporting vence histórico e lidera a Liga... Com menos um jogo

Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional

Sporting entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional
Sporting entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para defrontar uma equipa com muita história no desporto nacional

07 Dez 2025 | 16:37 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu, o ABC, por 43-28, este domingo, dia 7 de dezembro. Em duelo da 14ª. jornada da fase regular do campeonato nacional, o Clube de Alvalade voltou às vitórias, depois de uma derrota dura de digerir, fora de casa, na Liga dos Campeões.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting entrou com tudo no encontro. Os leões passaram para a frente do marcador cedo na partida, e foram aumentando a vantagem ao longo do jogo. Ao intervalo, os verdes e brancos lideravam por 21-16.


A segunda parte manteve o registo dos primeiros 30 minutos. A superioridade verde e branco foi ficando cada vez mais clara à medida que os minutos iam passando. A vantagem aumentou, sem que o ABC conseguisse por em causa a vitória do Sporting. No final da partida, o placar apontava 43-28.


Com esta derrota - a 20ª em 26 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no primeiro lugar do campeonato nacional, de forma isolada, apesar de terem menos um jogo que o segundo classificado. Os leões somam 39 pontos - um a mais que o Porto, que ocupa a segunda posição, mas com mais um jogo que os verdes e brancos.

O Sporting mantém, agora, o foco no campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 15ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Porto. O encontro tem apito inicial às 20h00, e joga-se no reduto adversário.



Modalidades

Sporting desperdiça vantagem de dois golos na Liga dos Campeões e perde em casa de gigante europeu

Clube de Alvalade esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória que seria preciosa

Sporting esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória na Liga dos Campeões
Sporting esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória na Liga dos Campeões

04 Dez 2025 | 19:29 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu, com o Veszprém, por 32-31, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Em duelo da 10ª. jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Clube de Alvalade não conseguiu repetir o feito que tinha alcançado no Pavilhão João Rocha, depois de ter esmagado o Avanca no último fim-de-semana.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca sentiu algumas dificuldades na primeira parte. O Veszprém entrou com tudo no encontro, e acabou por ganhar vantagem de cinco golos no final da primeira meia hora de jogo (19-14).


A segunda parte foi uma história completamente diferente. O Sporting veio com tudo, determinado a equilibrar a partida que parecia muito complicada. Os leões conseguiram uma recuperação incrível, e chegaram a estar com dois golos de vantagem nos últimos 10 minutos. No entanto, os húngaros foram superiores nos instantes finais, e passaram para a frente no seu último ataque do jogo, ditando, assim, a derrota verde e branca. 


Com esta derrota - a quinta em 25 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no quarto lugar do grupo A da Liga dos Campeões. Os leões somam 10 pontos, e estão já sete pontos atrás do Aalborg, equipa que ocupa o segundo lugar nesta fase da competição, que dá acesso direto à fase seguinte da prova.

Os leões voltam, agora, a virar atenções para o campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 13ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para o próximo domingo, dia 7 de dezembro, frente ao ABC. O encontro tem apito inicial às 15h00, e joga-se no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Dirigente do Barcelona aborda interesse em prodígio do Sporting: "Bom bacalhau"

Responsável do emblema da Catalunha foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros verdes e brancos em breve

Responsável do Barcelona foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros do Sporting
Responsável do Barcelona foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros do Sporting

04 Dez 2025 | 18:31 |

Icon Comentário0

Joan Marín deixou em aberto uma possível investida do Barcelona por Kiko Costa, jovem prodígio da equipa de andebol do Sporting. O jogador verde e branco tem sido apontado à saída de Alvalade de forma insistente, depois de demonstrar um nível tremendo nas últimas temporadas.


Joan Marín sobre Kiko Costa: "Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar"


Dika Mem, lateral-direito do Barcelona, está em vias de deixar o emblema da Catalunha. Joan Marín, diretor do clube espanhol, foi questionado acerca dessa possível mudança no plantel blaugrana, acabando, depois, por falar também nos substitutos em vista.


"Dika Mem está a avaliar uma mudança na carreira, não é questão de dinheiro. Vai ter de decidir se quer continuar ou não. Só queremos que cumpra o seu contrato até final", explicou Joan Marín, depois do jogo que o andebol do Barcelona disputou com a equipa do PSG.

O diretor do Barcelona foi, depois, questionado sobre a possibilidade de Kiko Costa, e até do seu irmão, Martim Costa, reforçarem o emblema catalão em 2027. Sem querer abrir o jogo, acabou por dar uma resposta que pode indicar mudanças no Sporting em breve.


"Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar, mas também há outros sítios", disse Joan Marín, ao jornal catalão 'Sport'. Relembrar que, nos últimos meses, Kiko Costa tem sido um dos nomes que mais vezes foi mencionado, em relação a uma reconstrução do plantel do clube espanhol.

Confira, aqui, mais um golaço de Kiko Costa:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Capitão do Sporting deixa aviso sério antes de embate com gigante europeu
Modalidades

Capitão do Sporting deixa aviso sério antes de embate com gigante europeu

03 Dez 2025 | 21:23

Icon Comentário0
Selecionador Nacional fala do interesse do Barcelona em prodígio do Sporting: "É algo natural"
Modalidades

Selecionador Nacional fala do interesse do Barcelona em prodígio do Sporting: "É algo natural"

02 Dez 2025 | 19:16

Icon Comentário0
Lateral do Sporting colocado mais perto do Barcelona; Varandas toma providências
Modalidades

Lateral do Sporting colocado mais perto do Barcelona; Varandas toma providências

02 Dez 2025 | 07:56

Icon Comentário0