Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jul 2024 | 21:09 |
Fotis Ioannidis está cada vez mais perto de ser reforço do Sporting. A informação está a ser avançada pelo Zerozero esta terça-feira, dia 16 de julho, que garante que o emblema de Alvalade já tem acordo com o Panathinaikos, recordando que a vontade do avançado grego é a de representar o Clube de Alvalade.
No entanto, ainda falta negociar com o Levadiakos, que conta com parte do passe de Fotis Ioannidis, sendo que falta chegar a acordo com a turma helénica. A mesma fonte indica que a contratação por parte do Sporting não será inferior aos 20 milhões de euros, aproximando-se dos 24 milhões de euros pagos por Viktor Gyokeres no verão de 2024.
O negócio ainda não está fechado, mas, segundo a mesma fonte, nesta altura existe confiança suficiente por parte da Direção verde e branca para acreditar que o avançado grego de 24 anos já não foge aos leões e que os próximos dias poderão ser decisivos para o desfecho das negociações entre todas as partes envolvidas.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Confronto entre monegascos e parisienses aconteceu no Stade Louis II, a contar para a 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões
18 Fev 2026 | 10:39 |
O Paris Saint-Germain abriu a terceira eliminatória exclusivamente francesa da história da Liga dos Campeões com um êxito no Mónaco (3-2). Nuno Mendes foi titular e ajudou a equipa de Luis Enrique ao triunfo no principado monegasco.
A equipa da casa adiantou-se com um bis do norte-americano Folarin Balogun (1 e 18 minutos) e viram o guarda-redes suíço Philipp Köhn defender um penálti do português Vitinha aos 22', titular a par do ex Sporting e João Neves.
Os parisienses perderam, depois, Ousmane Dembélé, por lesão, mas colmataram a aparente contrariedade do detentor da Bola de Ouro e do prémio The Best da FIFA com a entrada de Désiré Doué, providencial na reviravolta da sua equipa.
O avançado marcou dois golos (29 e 67 minutos) e assistiu para o tento do marroquino Achraf Hakimi (41), dando o triunfo ao PSG, que tinha perdido a liderança da Liga francesa no fim de semana para o Lens e beneficiou da expulsão do russo Aleksandr Golovin (48) no Mónaco, por entrada sobre Vitinha.
Vale lembrar que o PSG goleou em casa o Marselha, por 5-0, no passado dia 7 de fevereiro, sábado . A partida ficou marcada pelo domínio parisiense, protagonizado pelo bis de Ousmane Dembelé e um grande desempenho de Nuno Mendes.
Extremo brasileiro foi emprestado pelos leões ao emblema italiano no mercado de transferências do último inverno e já dá que falar
18 Fev 2026 | 10:27 |
À segunda partida pelo Napoli surgiu o primeiro golo. Alisson Santos, extremo de 23 anos cedido pelo Sporting aos campeões italianos, soma apenas 80 minutos com a camisola azul, mas começa já a justificar as expectativas criadas em torno da sua contratação.
No domingo, na jornada 25 da Serie A, marcou o segundo golo no empate (2-2) frente à Roma. Mais do que o remate certeiro, o brasileiro tem convencido pelo desempenho nos treinos e pela rápida integração no grupo, fatores que reforçam a intenção dos napolitanos de avançar para a aquisição em definitivo, sublinha o jornal A Bola.
O clube italiano pagou 3,5 milhões de euros pela cedência válida até ao final da temporada - um valor elevado para apenas meio ano, tendo em conta as limitações impostas pelo fair-play financeiro. O esforço financeiro demonstra, ainda assim, a clara intenção de investir no jogador.
A opção de compra está fixada nos 16,5 milhões de euros e pode ser acionada até ao termo da época. Caso tal aconteça, o Sporting encaixará, no total, cerca de 20 milhões de euros - tendo investido 2,1 milhões na contratação ao Vitória da Bahia - além de garantir 10% de uma eventual mais-valia numa futura transferência.
Alisson, que antes de rumar a Nápoles passou meia época emprestado ao UD Leiria, deverá assinar contrato válido por quatro ou cinco temporadas, até 2030 ou 2031. O salário anual poderá ascender aos 2,7 milhões de euros. Embora tenha vínculo com o Sporting até junho de 2030, tudo indica que o extremo brasileiro continuará a carreira em definitivo no emblema do sul de Itália.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.
Jogador encontra-se neste momento cedido ao Moreirense, orientado por Vasco Botelho da Costa, onde tem sido uma das peças de destaque
18 Fev 2026 | 10:12 |
Há uma ausência de peso nas opções de Vasco Botelho da Costa para a receção ao Sporting, referente à 23.ª jornada da Liga, marcada para sábado, às 18h00. Diogo Travassos, cedido pelo Clube de Alvalade ao Moreirense, não poderá defrontar a equipa detentora do seu passe.
A ausência ganha relevo face à época consistente que o jovem de 21 anos está a realizar no Minho, naquela que é a sua segunda cedência consecutiva, depois do empréstimo ao Estrela da Amadora em 2024/25. Por esta altura, os leões seguem atentamente a evolução do jogador.
Depois de uma pré-temporada sob as ordens de Rui Borges - período que culminou com a renovação de contrato e nova cedência para ganhar minutos - Travassos perspetiva um regresso a Alvalade com evolução clara, sobretudo na relação com o golo.
O Sporting tem-se mantido atento ao percurso do lateral, que deverá entrar nas contas para a próxima temporada, tal como avançou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino. Produto da formação leonina, voltou a ser emprestado por entender-se que esse seria o caminho mais adequado para potenciar o seu crescimento.
No plantel principal há concorrência - com Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis nas opções -, mas o futuro pode reservar mudanças, sobretudo tendo em conta o interesse que espanhol tem despertado junto de clubes espanhóis e italianos. O sonho do jovem espanhol passa por chegar à seleção principal do seu país, o que também poderá influenciar o mercado.
Vale lembrar que o Sporting renovou o contrato de Diogo Travassos contrato até 2030, fixando uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sinal claro da confiança da estrutura no potencial de um jogador que continua a crescer e a justificar a aposta.