
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Gonçalves e Nuno Santos destacam-se como peças fundamentais do Sporting, com uma média impressionante de 27 golos (juntos) por época nas quatro temporadas completas em que estiveram ao serviço do Clube. Juntos, somam ainda 22 assistências por temporada, números que sublinham a sua relevância no ataque leonino desde a chegada a Alvalade na temporada 2020/21. A influência destes dois jogadores vai muito além dos números, como destacou recentemente João Pereira em conferência de imprensa.
O técnico, referindo-se à ausência de ambos, apontou a importância de Pedro Gonçalves e Nuno Santos durante o período em que Ruben Amorim esteve à frente da equipa. O treinador lembrou que, nas últimas três a quatro épocas, os dois jogadores foram responsáveis por 25 golos e várias assistências, embora a análise tenha ficado aquém dos números reais. No total, contabilizam 109 golos e 90 assistências, o que reforça o seu papel determinante na dinâmica ofensiva do Sporting.
Pote destacou-se desde a sua chegada, assumindo um papel de protagonista ao tornar-se o melhor marcador da Liga na época 2020/21 com 23 golos. Por outro lado, o 'camisola 11', atuando em posições mais recuadas, manteve-se como um assistente regular e confiável para os seus colegas de ataque. Em 2023/24, Nuno Santos atingiu o seu máximo de assistências numa temporada, com 16 passes certeiros, um marco significativo na sua carreira.
Atualmente, ambos enfrentam desafios clínicos significativos. Pedro Gonçalves sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante o jogo contra o Braga, a 10 de novembro, e só deverá regressar aos relvados em 2025. Já Nuno Santos teve uma lesão ainda mais grave, com uma rutura do tendão rotuliano no joelho direito, que exigiu cirurgia e o afastará do resto da época. Até ao momento, o ala disputou apenas 10 jogos, com um golo e uma assistência, enquanto o internacional português soma 12 partidas, cinco golos e seis assistências.
Estas ausências são um duro golpe para o Sporting, que perdeu dois dos seus melhores jogadores numa altura crucial do campeonato, agravado pelo contexto de uma troca de treinador. No entanto, João Pereira também referiu que as lesões abrem a porta a outros atletasdo plantel.
Médio do Vitória de Guimarães é muito cobiçado por vários emblemas, depois de uma grande temporada ao serviço do emblema minhoto
|
Tomás Handel é um dos alvos do Sporting para o meio-campo. Rui Borges é conhecedor das características do médio, com quem trabalhou em Guimarães, e vê com bons olhos a contratação do internacional jovem português. No entanto, o Besiktas poderá avançar brevemente pelo jogador.
Na Turquia, avançam que o emblema de Istambul está disposto a contratar Handel, tendo feito uma proposta de empréstimo, com taxa de pagamento imediato ao Vitória de Guimarães. No entanto, os minhotos não estarão abertos a ceder temporariamente o médio.
O jornal A Bola garante que, apesar do interesse crescente em Handel, a direção vimaranense ainda não recebeu qualquer oferta formal, mas que no D. Afonso Henriques se pensa numa possível venda por valores avultados, à semelhança do que se sucedeu nos últimos tempos com as saídas de Alberto Costa e Jota Silva, ambos referenciados pelo Sporting, além de Manu Silva, que rumou ao Benfica.
Tomás Handel tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2029, estando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, que protege os interesses do clube. O jogador é visto como o maior ativo da equipa e a saída não será facilitada.
Em 2024/25, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
Médio do Flamengo chega a Alvalade muito brevemente e leões poderão ficar detentores de apenas 70% do passe do internacional sub-20 brasileiro
|
Rayan Lucas vai ser reforço do Sporting. O médio do Flamengo chega a Alvalade nos próximos dias, num negócio que prevê um empréstimo de uma temporada, com os leões a ficarem com possibilidade de contratar o futebolista de 20 anos por 4 milhões de euros.
O valor do internacional sub-20 pelo Brasil levanta algumas questões entre adeptos, uma vez que, num plano inicial, Rayan Lucas irá ficar ao serviço da equipa B. Todavia, caso o Sporting exerça a opção de compra, o canarinho custará mais do que Hidemasa Morita (3,45M), habitual titular dos verdes e brancos.
O jornal A Bola garante que os 4 milhões de euros correspondem a 70% do passe de Rayan Lucas, com o Flamengo a ficar detentor dos restantes 30%. Num primeiro momento, o médio junta-se à equipa B, comandada por João Gião, mas será observado por Rui Borges.
O Sporting arranca a preparação da nova temporada a 1 de julho, com a equipa principal a partir para estágio em Lagos a 12. Caso Rayan Lucas impressione o técnico leonino nas primeiras semanas, é possível que faça a pré-época com o plantel prinical.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 23 jogos: 19 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.
'Camisola 17' de Rui Borges tem vários interessados na sua contratação e Clube de Alvalade teve de tomar decisão no mercado de transferências
|
Francisco Trincão terá mudanças no contrato vai renovar com o Sporting até 2030. O avançado tem tudo acordado para prolongar a ligação ao Clube de Alvalade, assinando um vínculo de longa duração, uma vez que é um dos grandes projetos da SAD para o plantel orientado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Trincão reuniu com responsáveis do Sporting durante a última semana, tendo o acordo ficado fechado. A oficialização deverá acontecer muito brevemente, no início da pré-temporada, que arranca a 1 de julho.
A mesma fonte garante que o objetivo do Sporting é que Trincão seja uma referência do Clube e não só da equipa de futebol. Fora o desempenho desportivo, os leões veem o canhoto como grande exemplo fora do campo, representando os valores pelos quais os verdes e brancos se regem.
Trincão terá ainda um aumento salarial e entrada no lote de capitães da próxima temporada, tendo em conta o que significa para a equipa. Em equação está também uma troca de camisolas, com o internacional português a envergar a '10' na próxima temporada.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.