
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Cardoso ficou bastante agradado com a estreia de Kauã Oliveira pela equipa principal do Sporting. O médio brasileiro foi lançado por Rui Borges na Taça de Portugal, diante do Gil Vicente, e o antigo treinador-adjunto dos B's deixou rasgados elogios aos primeiros minutos do jovem de 21 anos.
"O Kauã pareceu-me desinibido, numa altura em que era preciso gerir o resultado. Esteve bem com bola e, salvo o erro, não errou qualquer passe, o que é significativo, tendo em conta que esta época tem poucos minutos de jogo", disse ao jornal Record o antigo braço direito de Filipe Çelikkaya.
Quanto à estreia, Nuno Cardoso crê que "se os jogadores se encontram na equipa B do Sporting é porque a estrutura entende que têm condições de poderem lutar por uma vaga na equipa principal". No entanto, "se lá chegam ou não vai depender de múltiplos fatores", explica o técnico, atualmente sem clube.
Questionado sobre um lugar definitivo de Kauã na equipa principal, o treinador diz que o canarinho "é um jogador com boa qualidade de passe, boa capacidade de finalização e grande disponibilidade para trabalhar", apesar da realidade diferente da que tinha no Ibrachina, do Brasil. "Chegar à Academia de Alcochete, que tem excelentes condições e profissionais de topo, talvez lhe tenha dado maior força e motivação para alcançar o sonho dele, que é ser jogador profissional de futebol", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Kauã Oliveira soma oito encontros pela equipa B, nos quais disputou 180 minutos - média de 22,5 por partida - e marcou um golo. O médio esteve parado devido a uma fratura no perónio, que o obrigou a ficar de fora durante cerca de três meses. No plantel principal tem oito minutos de jogo.
Antigo atleta da formação leonina é reforço do clube dos Emirados Árabes Unidos e encontra um histórico dos verdes e brancos no plantel
|
Rami Rabia é reforço do Al Ain e junta-se a um histórico do Sporting. O defesa central, que representou os leões na época 2014/15, trocou os egípcios do Al-Ahly pelo clube dos Emirados Árabes Unidos. Concretizada a transferência, o atleta de 32 anos já será opção para o treinador Vladimir Ivic nos jogos do Mundial de Clubes.
Numa publicação nas redes sociais, o novo emblema de Rabia oficializou a contratação do ex Sporting. O central internacional egípcio prestou também as primeiras declarações como jogador do emblema dos Emirados Árabes Unidos: “Estou muito feliz por estar no Al Ain. É um grande clube, com muitos adeptos”.
De resto, Rabia integrou de imediato a comitiva do Al Ain, que já seguiu viagem para os Estados Unidos da América, onde se disputa o Mundial de Clubes, entre os próximos dias 15 de junho e 13 de julho. Os árabes estão inserido no grupo G da prova, no qual irão defrontar Manchester City, Juventus e Wydad Casablanca.
Vale lembrar que Rabia teve uma passagem discreta pelo Sporting, em 2014/15. Contratado ao Al Ahly, a troco de 750 mil euros, o central realizou, nessa temporada, 21 jogos ao serviço da equipa B verde e branca, na Segunda Liga, e foi opção na formação principal em apenas três encontros, todos referentes à Taça da Liga.
Numa entrevista concedida em 2023, o jogador reconheceu que “a decisão de sair do Sporting foi errada”, explicando que, na altura, recusou “ser suplente” na equipa principal verde e branca e, por isso, regressou aos egípcios do Al-Ahly, no verão de 2015. Rabia admitiu também o sentimento de “tristeza” por não ter jogado mais pela equipa A dos leões. Apesar de não ter tido minutos na Taça de Portugal, Rabia integrou o plantel do Sporting que conquistou a prova rainha, em 2014/15.
Avançado camaronês do Brentford já terá dado o 'sim' para a transferência e Clube de Alvalade aguarda novidades quanto ao jogador
|
O Manchester United de Ruben Amorim está a atacar em força o mercado de transferências deste verão. Depois da oficialização de Matheus Cunha, os red devils têm olhos postos em Bryan Mbeumo do Brentford, como uma alternativa mais económica face a Viktor Gyokeres, que é incomportável para a direção dos red devils.
Segundo informações avançadas por David Ornstein do jornal The Athletic, o Manchester United faz avanços para a contratação de Bryan Mbeumo. Apesar do assédio de outros clubes como Newcastle, Tottenham e Aston Villa, o avançado camaronês deu prioridade à formação orientada por Ruben Amorim.
Assim, Bryan Mbeumo poderá ganhar a corrida para a frente de ataque da equipa de Old Trafford, fazendo com que o histórico inglês não avance por Ruben Amorim. O técnico tem desejo de voltar a trabalhar com o sueco, mas a situação não é favorável a que tal se suceda na próxima temporada.
Apesar do Manchester United ser um dos principais candidatos à contratação de Viktor Gyokeres, os red devils não têm as condições económicas financeiras para levar o avançado do Sporting, visto que o Presidente Frederico Varandas pretende um encaixe financeiro entre os 65 e os 80 milhões de euros pelo ponta-de-lança.
Na temporada 2024/25, Bryan Mbeumo foi uma das figuras principais da linha ofensiva do Brentford. Com um valor de mercado de 55 milhões de euros, o camaronês de 25 anos jogou 3.577 minutos distribuídos por 42 jogos para todas as competições. No total, apontou 20 golos e nove assistências.
Evolução espetacular do jovem jogador da equipa verde e branca, que bateu vários recordes, surpreendeu muito os responsáveis do Clube de Alvalade
|
Geovany Quenda realizou uma temporada muito positiva no Sporting. Na época de estreia na equipa principal verde e branca, o ala de 18 anos foi uma das figuras da campanha que culminou na conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal. O 'camisola 57' bateu alguns recordes e a sua evolução surpreendeu toda a estrutura do Clube de Alvalade, valendo uma transferência milionária para o Chelsea.
A época 2024/25 começou mais cedo para Geovany Quenda. O internacional sub-21 português apresentou-se na Academia de Alcochete duas semanas antes dos restantes colegas, em junho do ano passado, poucos dias depois de ter participado no Europeu sub-17. O empenho do jovem ala foi reconhecido por Ruben Amorim que o chamou para o estágio de pré-temporada e, em agosto, lançou-o a titular no jogo da Supertaça, contra o Porto, no qual marcou um golo.
A partir daí, Geovany Quenda - que foi muito elogiado por Carlos Forbs - fixou-se entre as primeiras escolhas de Ruben Amorim e, mais tarde, de João Pereira e Rui Borges. Com a chegada do antigo treinador do Vitória de Guimarães, em dezembro de 2024, o ala passou a jogar numa posição mais adiantada do terreno, no lado esquerdo do ataque, como extremo. No total, o jovem jogador foi recordista de jogos em 2024/25, com 54 encontros realizados – tantos quantos Francisco Trincão -, nos quais assinou três golos e seis assistências.
No capítulo dos recordes, Geovany Quenda tornou-se, em dezembro, no jogador mais novo de sempre do Sporting a ser titular num dérbi frente ao Benfica, com apenas 17 anos, 10 meses e dois dias, ultrapassando Cristiano Ronaldo. Já em abril, o internacional sub-21 passou a ser o atleta mais jovem da história a completar 50 jogos com a camisola da equipa principal do Clube de Alvalade, com 17 anos, 11 meses e 27 dias, marca que pertencia a Litos.
De resto, vale lembrar que o Chelsea reparou na qualidade de Geovany Quenda e apressou-se a garantir a sua contratação, em março, a troco de aproximadamente 51 milhões de euros. A mudança para Stamford Bridge apenas se efetuará no final da época 2025/26, mas é certo que o jovem de 18 anos já é o jogador formado na Academia de Alcochete a render a quantia mais avultada aos cofres do Sporting.