
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Travassos considera que a gestão que Frederico Varandas tem feito dos principais ativos do Sporting tem sido bastante inteligente. Num artigo de opinião, o chefe de redação do jornal A Bola aborda as eventuais saídas de Viktor Gyokeres - que voltou a dar que falar - e Morten Hjulmand do Clube de Alvalade.
Nuno Travassos: “Simpatizantes do Sporting estão preocupados com a porta de saída de Alvalade”
“Se os adeptos de Benfica e Porto têm os olhos focados na porta de entrada, à espera de reforços entusiasmantes para atenuar a desilusão da época passada, os Sócios e simpatizantes do Sporting estão mais preocupados com a porta de saída de Alvalade, perante o cenário de despedida de figuras fulcrais da dobradinha 2024/25”, começa por referir Nuno Travassos.
O jornalista aborda, logo de seguida, dois casos em concreto: “Se Viktor Gyokeres já estava mais fora do que dentro, tal a pressão exercida para que a transferência para o Arsenal seja concretizada, agora é a cobiça a Morten Hjulmand que rouba horas de sono aos adeptos leoninos nas noites quentes de verão”.
Nuno Travassos elogia estratégia de Frederico Varandas no Sporting: “Tremendamente fiel”
“A cobiça ao médio dinamarquês era inevitável, tal a influência que assumiu na equipa leonina, dentro e fora do campo. Se Gyokeres foi indiscutível protagonista principal nos dois últimos capítulos do futebol português, Morten Hjulmand é merecedor do prémio de Melhor Ator Secundário pelo papel desempenhado neste Sporting. Uma saída já deixará marca, duas seriam golpe assinalável na ambição leonina”, argumenta Nuno Travassos, falando do capitão e do ponta de lança dos leões.
Por fim, Nuno Travassos deixa elogios ao Presidente do Sporting: “O interesse agora associado ao dinamarquês - por parte da Juventus, mas não só - mostra quão ingrata pode ser a intenção de segurar as maiores estrelas, perante os argumentos desportivos e financeiros de outros campeonatos, mas Frederico Varandas tem sido tremendamente fiel à estratégia delineada. E se esta ameaça está sempre ao virar da esquina é o preço do sucesso, sempre preferível ao custo do fracasso”.
Negociações entre portugueses e ingleses continuam num impasse, mas o Clube de Alvalade não pretende abdicar de um cêntimo pelo sueco
|
O Arsenal deverá fazer uma nova investida por Viktor Gyokeres nos próximos dias. Segundo as últimas informações, os gunners querem fechar o mais rapidamente possível o negócio com o Sporting e, para tal, devem aceder às exigências impostas por Frederico Varandas no que à dificuldade dos objetivos em causa diz respeito.
Depois de o empresário de Viktor Gyokeres, Hasan Çetinkaya, ter abdicado dos 7 milhões de euros de comissão, Sporting e Arsenal chegaram a um entendimento pela verba fixa (63,5 milhões de euros). Contudo, o grau de dificuldade dos 10 milhões em objetivos é agora o que está a gerar a discórdia.
Ao que parece, o Sporting pretende receber 2,5 milhões de euros por cada 20 jogos que Gyokeres realizar ao serviço do Arsenal, até um limite de 60. Nesta fatia, estão, portanto, 7,5M, a que se juntariam mais 2,5M caso a turma de Mikel Arteta consiga a qualificação direta para a Liga dos Campeões 2025/26. Porém, os ingleses não estarão satisfeitos com estes objetivos e pretendem aumentar o grau de dificuldade dos mesmos.
Em paralelo, o Sporting continua a trabalhar no substituto de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, do Almería, é o principal alvo dos responsáveis verdes e brancos. O Clube de Alvalade estará disposto a chegar a uma verba semelhante à que pagou pelo sueco, ou seja, quase 25 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Avançado colombiano do Almería é o principal alvo dos leões para suceder a Viktor Gyokeres na frente de ataque da turma de Rui Borges
|
Depois de ter feito uma primeira proposta formal por Luis Suárez, o Sporting está agora preparado para subir mais um degrau pelo internacional colombiano do Almería. Ao que tudo indica, o Clube de Alvalade deve ir ao encontro das pretensões do emblema espanhol e chegar aos 25 milhões de euros.
De acordo com informações avançadas pelo jornal Record na edição desta terça-feira, Luis Suárez pode custar aos cofres 20 milhões fixos, mais 5 por objetivos, algo que está dentro dos limites definidos pelos responsáveis do Sporting para o ponta-de-lança de 27 anos, que deverá suceder a Gyokeres.
Recentemente, Luis Suárez viveu um momento conturbado no Almería. É que, no meio desta novela com o Sporting, a casa do internacional colombiano foi assaltada. Na noite do passado domingo, dois ladrões subiram à varanda da habitação do ponta-de-lança e tentaram abrir uma janela com o auxílio de um objeto metálico.
Caso as negociações com o Almería não cheguem a bom porto, o Sporting já tem mais alguns nomes em carteira, nomeadamente Franjo Ivanovic. Ao que parece, o internacional croata pode custar uma verba semelhante à de Luis Suárez e é um nome que agrada bastante à estrutura do futebol dos leões.
Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências, sendo a grande figura do emblema de nuestros hermanos.
De acordo com o regulamento interno do Clube de Alvalade, leões toleram apenas cinco faltas injustificadas consecutivas; Sueco já leva 11
|
Viktor Gyokeres já poderia ter sido despedido pelo Sporting, uma vez que, de acordo com o regulamento interno, os leões toleram apenas cinco faltas injustificadas consecutivas. O sueco não se apresentou nos trabalhos de pré-temporada e soma 11 faltas, o que daria o direito ao conjunto de Frederico Varandas de libertar o avançado. Apesar de esse cenário estar fora de hipóteses, o Clube pondera punir severamente o jogador.
Ao que o nosso Jornal apurou, caso o Arsenal não feche a contratação do goleador sueco, a SAD verde e branca admite aplicar uma multa pesada ao jogador de 27 anos. Além do mais, a intransigência do jogador em rumar ao Manchester United pode agravar ainda mais a sua situação.
O jogador mantém-se firme na intenção de rumar ao Arsenal e recusa jogar em Old Trafford. O sueco só pensa nos 'gunners' e encara, tal como os seus agentes, entre eles Hasan Cetinkaya, as notícias sobre os red devils como pressão imposta pelos leões. No entanto, o entendimento entre os leões e o clube de Ruben Amorim está alinhavado, o que faz prever novos capítulos desta novela.
O Manchester United tem reservados entre 70 a 80 milhões de euros para tentar contratar o ainda pupilo de Rui Borges, sendo que as negociações com o Sporting estão próximos, já que o desenho da operação vai ao encontro do desejado pelos verdes e brancos.
O internacional sueco tem contrato com o Sporting até 2028, blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, tendo registado um total de 97 golos e 27 assistências em 102 encontros disputados de leão ao peito nas últimas duas temporadas. Comparecer nos trabalhos do Sporting poderá resolver o problema, no entanto, a contínua ausência dos trabalhos tenderá em alimentar uma polémica sem fim à vista.