
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O passe de Geny Catamo continua a ser um problema para o Sporting. O Amora detém a grande parte dos direitos económicos do jogador e, face à grande valorização do canhoto, fez exigências milionárias à Direção de Frederico Varandas. De momento, o 'camisola 21' está em Moçambique, país natal, e Junaide Lalgy revelou não haver qualquer entendimento nos valores do atleta. “O direito para comprar perdeu validade. Neste momento, as partes interessadas têm de se sentar para chegar a um acordo”, garantiu o presidente da Associação Black Bulls, afirmando que Frederico Varandas terá um problema em mãos. Vale recordar que o futebolista chegou ao Sporting a custo zero, com possibilidade de os leões resgatarem os 75% ao clube do Seixal por 600 mil euros, de forma faseada. No entanto, o prazo expirou e o moçambicano ganhou destaque na equipa. Agora com cláusula de 60 milhões de euros, se saísse no inverno, os leões só recebiam 25%. Dos 75% em posse do Amora, os Black Bulls detém 85% do valor económico.
Em 2023/24, Geny Catamo – avaliado em 8 milhões de euros – leva 41 jogos ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.401 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. Apesar de ter ‘oferecido’ a vantagem aos dragões, aproveitada por Evanilson, o jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadas três pontos importantes para as contas do título.
O jogador de 23 anos estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028.
Recorde este golo épico de Geny Catamo, ao som de "O Mundo Sabe Que":
Lateral direito dos leões viveu um momento insólito na última partida e foi castigado, decisão com a qual o Clube de Alvalade não concorda
|
O Benfica - Sporting, dérbi de Lisboa que se jogou na 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com empate a uma bola, mas com algumas más notícias para os leões, como a expulsão de Ricardo Esgaio. Frederico Varandas estará, no entanto, a ponderar recorrer do castigo, uma vez que discorda da decisão de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio viu cartão vermelho após ter o confronto com o defesa dos encarnados, Otamendi. Aquilo que parecia ser apenas uma provocação entre os dois jogadores, resultou numa suspensão por dois jogos ao lateral leonino, pelo Conselho de Disciplina da Federação . O relatório do árbitro de Braga, refere que o camisola '47' dos verdes e brancos, se dirigiu ao adversário de uma maneira ofensiva: "Falas muito, chupa ca****", escreveu.
Além do 'bate-boca' que os rivais acabaram por trocar no final da partida, o jogador natural da Nazaré, teve outro comportamento inusitado. Após o Benfica ter empatado aos 63 minutos, Esgaio, voltou-se para os adeptos encarnados que estavam atrás do banco de suplentes, e fez o gesto do dedo do meio. Esta situação também está escrita no relatório de João Pinheiro.
Ricardo Esgaio está castigado por dois jogos, ficando assim de fora da última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Guimarães e da final da Taça de Portugal frente ao Benfica a 21 de maio, no Estádio do Jamor. Duas grandes finais, nas quais são importantes poder contar com todo o plantel leonino. O assunto está entregue ao departamento jurídico da Sporting SAD, que pondera intervir de forma a pelo menos, tentar reduzir a pena.
O Sporting tem casa cheia na receção à equipa de Luís Freire, que promete vir a Alvalade para conquistar os três pontos, com o objetivo de assegurar o quinto lugar do campeonato. O Clube de Alvalade já não é bicampeão há 71 anos, e Rui Borges, pretende quebrar o jejum e conquistar a dobradinha esta temporada. Reveja aqui, o possível onze para a última jornada da I Liga.
Elemento importante dos quadros dos vimaranenses vai defrontar a turma verde e branca este sábado, dia 17 de maio, em jogo da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães no jogo que pode valer o bicampeonato aos leões. Luís Freire, treinador dos vimaranenses, não quer dar essa alegria aos adeptos verdes e brancos, como explicou em conferência de imprensa: "É um jogo de extrema exigência, que pode dar o título ao adversário, mas também nos pode dar muita coisa a nós. Está toda a gente ligada ao jogo."
Na antevisão da 34ª jornada da Liga, Freire destacou a preparação focada e tranquila da sua equipa: "Encaramos os jogos sempre com a perspetiva de sacar aquilo que nos interessa mais, a vitória. Foi uma semana muito tranquila na preparação do jogo." Apesar de o Sporting ser o atual líder, o técnico acredita no plano traçado: "Temos o nosso plano, focados no que temos de fazer em campo e no que é importante perceber para ganhar o jogo."
Questionado sobre possíveis ausências influentes, o treinador foi claro: "Só posso falar pelo meu jogador. Todos fazem falta, o Händel, o Relvas, o Samu e o Rivas. O Händel não foge à exceção. Não me compete falar sobre os outros." Também garantiu que o Vitória não precisa de provocações externas para se motivar: "O Vitória é uma equipa muito grande, um clube com uma dimensão enorme, não precisa de motivação extra ou ser picado por nada."
O técnico recusou olhar para os outros resultados antes do apito final: "O nosso jogo vai ditar o nosso futuro, acreditamos nisso." E lembrou o excelente percurso da equipa nos últimos jogos: "Temos esse bom registo em jogos de dimensão superior, em que nos batemos sempre muito bem fora de casa."
Sobre a ameaça Gyökeres, Freire respondeu com confiança no coletivo: "Temos formas de encarar cada jogo. Somos uma equipa que procura sempre jogar, ser agressiva. Temos a nossa estratégia, sabemos que o Gyökeres tem feito muito a diferença. Tem de ser pelo talento, mas também pela estratégia coletiva que tentaremos anular o Sporting e procurar o nosso jogo". O Sporting recebe o Vitória de Guimarães em Alvalade, amanhã às 18h. Reveja aqui, as informações atualizadas sobre a última jornada da Liga Portugal Betclic.
Vitória suada diante do Gil Vicente pode sair cara aos leões: CD investiga episódio insólito que envolveu até lesionados em campo
|
O Sporting está de novo debaixo da mira do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. A autoridade disciplinar abriu um processo ao clube de Alvalade na sequência do jogo da 32.ª jornada da Liga, frente ao Gil Vicente, que decorreu no passado dia 4 de maio e terminou com uma vitória dos leões por 2-1. Embora a razão concreta da instauração do processo não tenha sido divulgada, os indícios apontam para comportamentos que escapam ao regulamento e que agora serão analisados em detalhe.
O mapa de castigos divulgado esta quinta-feira indica que o Sporting já tinha sido multado em 18.560 euros na sequência da receção aos gilistas. Parte desse valor está relacionada com a entrada em campo de jogadores não convocados após o apito final. Entre eles, estiveram três atletas lesionados: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, que se juntaram aos colegas nas comemorações com os adeptos no relvado de Alvalade.
Segundo o relatório do Conselho de Disciplina, a presença de jogadores não inscritos na ficha técnica dentro da zona técnica e do relvado constitui uma infração. O documento é claro ao referir: "Após o final do jogo os jogadores não convocados e não inscritos em ficha técnica Daniel Santos Bragança com a licença 912634, o jogador Nuno Miguel Gomes dos Santos com a licença 820756, e o jogador João Pedro Arnauth Barrocas Simões com a licença 1145255 acederam a zona técnica e ao retângulo de jogo". A atitude valeu sanções individuais: 230 euros para Nuno Santos e Simões, e 510 euros para Bragança.
Apesar de parecer um gesto espontâneo de celebração com os adeptos, o episódio não passou despercebido às autoridades. A abertura de um novo processo poderá levar a mais consequências, dependendo das conclusões da investigação. A presença não autorizada de elementos no relvado é uma violação do regulamento de segurança e disciplina da Liga.
O Clube de Alvalade ainda não reagiu publicamente à abertura do processo, mas é expectável que acompanhe a situação com atenção, sobretudo numa fase tão decisiva da temporada. O Sporting recebe o Vitória de Guimarães, amanhã às 18h, naquela que será a grande final do I Liga. A equipa de Rui Borges, apesar de ter os mesmos pontos que o Benfica (79), segue na liderança no campeonato devido à vantagem do confronto direto. Com uma verdadeira final a poucas horas, os jogadores estão mais unidos do que nunca, e adeptos ajudam na luta pelo bicampeonato.