Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Jun 2024 | 18:06 |
No dia 4 de junho Portugal começou a caminhada rumo ao Campeonato Europeu 2024 de uma grande maneira, com uma vitória, por 4-2, frente à Finlândia. Luís Mateus, jornalista do diário desportivo Record, deixou clara a sua opinião relativamente ao jogo, destacando a boa apresentação do antigo capitão do Sporting, Bruno Fernandes.
“A Finlândia saiu melhor do que a encomenda, com dois golos que irão certamente obrigar Roberto Martínez a rever com os jogadores o momento da pressão sobre o portador e o posicionamento de uma linha defensiva em que a expetativa é que englobe poucas unidades e mantenha o distanciamento correto entre todas estas para que não se torne permeável”, começou por declarar o jornalista.
“Numa partida sem grandes ideias ou fio condutor para lá do que Bruno Fernandes trouxe após o intervalo, não deixa de parecer crescer a responsabilidade de cada vez que se contam as opções para cada posição. Basta olhar para as laterais (...) onde antes havia lacunas. Nélson Semedo pode ser um defesa direito mais conservador ou uma adaptação à esquerda, Dalot e Cancelo medem-se pela profundidade que oferecem em cada uma das faixas – o do Man. United equilibrado entre abordagens defensiva e ofensiva, e o do Barcelona com capacidade de pisar terrenos mais próximos da baliza”, acrescentou ainda, salientado a performance do antigo jogador do Sporting.
“O primeiro mais para uma ideia de construção, o segundo para superioridades numéricas e finalização – e Nuno Mendes, além da tendência natural para alargar a frente de ataque pela esquerda, também se mostrou preocupado em apanhar desprevenidos os rivais na grande área em momentos sem bola e em atrair por dentro, com Leão aberto para o 1x1. Opções válidas e até divergentes que dão dinâmicas específicas a quem não tem muito tempo para trabalhá-las em contexto Seleção. E estamos só a falar de uma função específica”, completou.
Vale lembrar que com dois golos apontados, o internacional português que marcou pelo terceiro jogo consecutivo, entrou no ranking do top 10 dos melhores marcadores de sempre de Portugal, igualando Simão Sabrosa e Nené, com 22 remates certeiros. Na lista é ainda possível encontrar mais três antigos leões: Nani (24), Figo (32) e, na primeira posição, Cristiano Ronaldo (128).
Comandados de Rui Borges voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga
18 Fev 2026 | 11:07 |
O Sporting colocou, na última terça-feira, 17 de fevereiro, à venda os bilhetes para a deslocação a Moreira de Cónegos, no próximo sábado, para disputar o seu jogo da 23.ª jornada da Liga, a partir das 18h00. E nem foi preciso muito tempo para a venda total.
Foi necessária apenas meia hora para os leões anunciarem que os seus adeptos já tinham esgotado os ingressos para assistir ao encontro no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, onde, na época passada, perderam por 2-1.
Mesmo perante um número reduzido de entradas, os fãs verdes e brancos disseram "presente" e estão a mobilizar-se nas redes sociais, informando que nas bilheteiras dos cónegos podem ser adquiridos bilhetes para outras zonas do recinto.
Recorde-se que o Sporting regressa esta manhã de quarta-feira, 18 de fevereiro, aos treinos na Academia, após dois dias de folga concedidos por Rui Borges no rescaldo do encontro com o Famalicão. As atenções centram-se agora na possível reintegração sem limitações de Fotis Ioannidis nos trabalhos do grupo.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho, jogar-se-á às 18h, em Moreira de Cónegos.
'Camisola 8' do Clube de Alvalade apresentou várias queixas na fase final da partida dos leões diante do Famalicão, na qual fez o lugar de Luis Suárez
18 Fev 2026 | 10:50 |
Pedro Gonçalves foi a opção escolhida para substituir Luis Suárez no encontro frente ao Famalicão e, embora o Sporting tenha somado os três pontos, o internacional português enfrentou um desafio exigente a nível individual, atuando numa posição menos habitual.
Já nos minutos finais, o 'camisola 8' aproximou-se do banco a pedir a substituição e Rui Borges decidiu retirá-lo de imediato, prevenindo qualquer risco de lesão muscular. No final da partida, o treinador explicou a situação: "Saiu com cãibras, pois estava morto. Agora vai recuperar, pois está castigado para o jogo com o Moreirense. Vem de uma lesão mas é sempre um jogador diferenciado que pode resolver o jogo de um momento para o outro".
Após reavaliação clínica efetuada logo depois do apito final, ficou claro que o médio apenas necessita de repouso. Ainda assim, viu o quinto cartão amarelo frente aos minhotos e cumprirá um jogo de suspensão na deslocação a Moreira de Cónegos, onde os leões defrontam o Moreirense.
O regresso de Pote à competição está assim apontado para 27 de fevereiro, na receção ao Estoril, no Estádio José Alvalade. Esta pausa surge numa fase importante do calendário. Depois do embate com o Estoril, o Sporting recebe o Porto na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, marcada para 3 de março, seguindo-se uma deslocação a Braga para mais um compromisso da Liga.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 25 partidas realizadas. Nos 1.842 minutos disputados, o futebolista já apontou 11 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.
Confronto entre monegascos e parisienses aconteceu no Stade Louis II, a contar para a 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões
18 Fev 2026 | 10:39 |
O Paris Saint-Germain abriu a terceira eliminatória exclusivamente francesa da história da Liga dos Campeões com um êxito no Mónaco (3-2). Nuno Mendes foi titular e ajudou a equipa de Luis Enrique ao triunfo no principado monegasco.
A equipa da casa adiantou-se com um bis do norte-americano Folarin Balogun (1 e 18 minutos) e viram o guarda-redes suíço Philipp Köhn defender um penálti do português Vitinha aos 22', titular a par do ex Sporting e João Neves.
Os parisienses perderam, depois, Ousmane Dembélé, por lesão, mas colmataram a aparente contrariedade do detentor da Bola de Ouro e do prémio The Best da FIFA com a entrada de Désiré Doué, providencial na reviravolta da sua equipa.
O avançado marcou dois golos (29 e 67 minutos) e assistiu para o tento do marroquino Achraf Hakimi (41), dando o triunfo ao PSG, que tinha perdido a liderança da Liga francesa no fim de semana para o Lens e beneficiou da expulsão do russo Aleksandr Golovin (48) no Mónaco, por entrada sobre Vitinha.
Vale lembrar que o PSG goleou em casa o Marselha, por 5-0, no passado dia 7 de fevereiro, sábado . A partida ficou marcada pelo domínio parisiense, protagonizado pelo bis de Ousmane Dembelé e um grande desempenho de Nuno Mendes.
Exclusivo Leonino confirmado! Sporting já tomou decisão sobre futuro de Travassos
18 Fev 2026 | 10:12