
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial! Mats Hummels é reforço da Roma para a nova temporada. O experiente central, campeão do Mundo pela seleção da Alemanha, assina a custo zero com o emblema liderado por Daniele De Rossi, uma vez que tinha acabado contrato com o Borussia Dortmund. O Sporting tentou contratar o defesa, mas sem sucesso.
O interesse do Clube de Alvalade foi noticiado por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Além dos leões, a fonte em questão revelou cobiça de Bolonha, West Ham, Leverkusen, Ajax, Maiorca, Real Sociedad e emblemas sauditas. No entanto, Hummels escolheu a Roma.
Com as saídas de Antonio Adán, Sebastián Coates ou Luís Neto, o plantel do Sporting ficou órfão de alguns dos seus principais líderes. Para lá da qualidade dentro do campo – Hummels foi peça chave na chegada do Dortmund à final da Liga dos Campeões –, os leões estariam, ainda, à procura de colmatar essa falta de experiência da turma de Rúben Amorim, isto apesar da chegada de, por exemplo, Zeno Debast, que viveu momentos complicados na sua estreia pelos leões.
Em 2023/24, com a camisola do Dortmund, Mats Hummels – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 40 encontros: 25 na Bundesliga, 13 na Liga dos Campeões e dois na DFB Pokal (Taça da Alemanha). Nos 2.931 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central apontou quatro golos (PSG, Eintracht Frankfurt e bis diante do Friburgo) e fez uma assistência (Atlético de Madrid).
Na sua carreira, para lá das 14 temporadas ao serviço do Dortmund (508 partidas, 38 golos e 19 assistências), Mats Hummels realizou 11 épocas pelo Bayern Munique (118 encontros, oito golos e seis assistências). Na sua sala de troféus, o alemão, agora com 35 anos, conta com um Campeonato do Mundo (2014), seis Bundesliga (2007/08, 2010/11, 2011/12, 2016/17, 2017/18 e 2018/19), quatro Supertaças (2013, 2016, 2017 e 2018) e quatro DFB Pokal (2007/08, 2011/12, 2018/19 e 2020/21).
Assista à apresentação do jogador:
Com passagem de vários anos por Alvalade, antigo pilar dos verdes e brancos garante que campeonato pode acabar na posse do clube da Luz
|
Filipe Çelikkaya não consegue decidir quem será campeão entre Sporting e Benfica. O antigo treinador da equipa B do Sporting, 'corrido' no final da última temporada por Frederico Varandas - que tem parte do castigo levantado -, tem ligações aos dois rivais e está aberto a que o título fique de qualquer um dos lados da Segunda Circular.
"Sporting ou Benfica? Não consigo escolher"
"Vai ser muito renhido até final. Como tenho amigo nos dois lados, não consigo escolher um", garantiu, à Rádio Renascença, mostrando-se indeciso quanto ao desfecho do campeonato nacional, numa altura em que ambos os emblemas estão com os mesmos pontos (69), mas o Sporting está na frente graças à vantagem no confronto direto e maior diferença de golos.
"Amorim tem tempo para mostrar potencial"
No mesmo momento, o antigo treinador da equipa B do Sporting foi questionado sobre o futuro de Ruben Amorim em Inglaterra, admitindo que confia no sucesso do técnico: "Numa liga tão intensa, já com a carruagem em andamento, é natural que tenha alguns problemas", admitiu.
"(Amorim) terá tempo para demonstrar o seu potencial. No próximo ano terá uma palavra a dizer! Espero que vença a Liga Europa, também precisa de uma pontinha de sorte", atirou. Importante recordar que o triunfo na prova é a única forma de o Manchester United disputar as competições da UEFA na próxima temporada.
Filipe Çelikkaya foi adjunto foi adjunto dos juniores do Sporting entre 2015 e 2017 e regressou ao Clube de Alvalade em 2020 para assumir o comando técnico da equipa B. No total, o treinador orientou 112 jogos pela turma secundária, tendo vencido 53 empatado 24 e perdido 35.
Antigo avançado internacional espanhol, que chegou a representar os merengues, afasta transferência no próximo mercado de verão
|
Bruno Fernandes foi recentemente apontado ao Real Madrid. Com várias épocas consecutivas de grande nível, o antigo capitão do Sporting viu-se colocado na rota do gigante espanhol. No entanto, Fernando Morientes, x-avançado internacional pela La Roja, descarta uma mudança para os merengues.
"Não, não me parece, e não vejo que seja viável. Ele tem um perfil interessantes, mas não me parece que o Real Madrid esteja interessado, neste momento", disse o já retirado futebolista, em declarações prestadas às plataformas oficiais da bet365, casa de apostas britânica.
"Bruno Fernandes? Real Madrid procura defesas"
Para Morientes, o ex Sporting "não é a prioridade do Real Madrid", uma vez que os blancos "estão a pensar muito mais noutras posições". Apesar de haver alguns médios "que possam estar a terminar carreira", como é o caso de Luka Modric, o antigo avançado do dos merengues sente que Florentino Pérez e Carlo Ancelotti estarão "mais à procura de defesas".
Esta temporada, o internacional português - que fez 137 jogos no Sporting - já participou em 47 jogos do Manchester United, tendo marcado 16 golos e feito 16 assistências. É, por isso, uma peça fundamental na estratégia de Ruben Amorim, no atual 14.º classificado da Premier League. No emblema inglês, o jogador de 30 anos já conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra.
Os red devils ocupam posição delicada na tabela da Premier League e apenas no caso de vencerem a Liga Europa terão oportunidade de disputar as competições da UEFA na próxima temporada. Ruben Amorim tem tido vida difícil desde que deixou o Sporting e é alvo de muitas críticas.
Jogador que teve início de temporada algo atribulado afirma-se como um dos mais importantes do plantel verde e branco e Varandas exulta
|
O Sporting pagou 15,5 milhões de euros por Zeno Debast no mercado de verão. O belga começou a temporada de forma algo atribulada, cometendo um erro direto que resultou num golo do Porto na Supertaça. No entanto, o 'camisola 6' está em crescendo, sendo um dos jogadores mais importantes do plantel, o que fez aumentar a sua cotação no mercado.
Avaliado pelos especialistas em 22 milhões de euros quando chegou a Alvalade, o central, que tem sido utilizado como médio graças à falta de opções no meio campo, disparou para os 26M, um aumento de qualquer coisa como 18,1818%, o que agrada aos responsáveis do Sporting.
De todos os reforços desta temporada, Debast é o mais utilizado, com 41 jogos e 2.783 minutos. Em segundo lugar surge Maxi Araújo, lançado em 39 partidas e perfazendo um total de 2.558 minutos. O 'recorde' pessoal do internacional pela Bélgica deu-se em 2022/23, com 49 encontros pelo Anderlecht.
Além de ter aumentado o valor de mercado, Zeno apresenta-se com um dos atletas mais polivalentes do plantel de Rui Borges. Esta temporada, o jogador já atuou em cinco posições - central pela direita, esquerda e meio e no centro do terreno a '6' e a '8' -, mostrando-se coeso em várias zonas do terreno de jogo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 41 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.783 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.