Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

Oficial! Pérola do Sporting sai em definitivo aos 20 anos e ruma ao Portimonense

Percurso do jogador ficou marcado pela ligação ao emblema verde e branco, onde chegou à equipa principal entre 2023 e 2025

É oficial! Portimonense garantiu uma contratação de peso para a nova temporada de futsal, com Andriy Dzyalo a deixar o Sporting
É oficial! Portimonense garantiu uma contratação de peso para a nova temporada de futsal, com Andriy Dzyalo a deixar o Sporting

15 Jul 2026 | 12:55 |

Icon Comentário0

É oficial. O Portimonense garantiu uma contratação de peso para a nova temporada, com Andriy Dzyalo a deixar o Sporting em definitivo para ser anunciado como reforço da equipa algarvia. O pivot internacional sub-23 português chega para ajudar o conjunto alvinegro no regresso à Liga Placard.


Aos 20 anos, o jogador prepara-se para viver uma nova experiência no principal escalão, depois de ter representado o Leões Porto Salvo na última temporada por empréstimo do Clube de Alvalade. O jogador destacou-se como uma das jovens promessas da modalidade e chega a Portimão com o objetivo de continuar a evoluir.


O percurso do pivot ficou marcado pela ligação ao Sporting, onde chegou à equipa principal entre 2023 e 2025, depois de se afirmar nos escalões de formação. Antes dessa etapa, já tinha tido contacto com o futsal sénior ao serviço da Burinhosa, tendo começado a dar nas vistas ainda no Telheiro.


O atleta conquistou o Campeonato da Europa de sub-19 em 2023, reforçando o estatuto de talento emergente da modalidade. No Algarve, encontrará um projeto que combina a base da equipa que venceu a segunda divisão com novos elementos capazes de acrescentar experiência ao plantel.

Além do pivot, o Portimonense já apresentou Adaílton, proveniente do Viseu 2001, e Rui Moreira, que chega do Fundão, como reforços para a nova época. A equipa algarvia garantiu ainda a continuidade de vários jogadores, como Tomás Reis, Vitinho, Afonso Serra, Filipinho, André Rochato, Montanha, Pedro Senna, Gui Marques, Santiago, Pedro Afonso e Juan Pinheiro. Quanto a entradas no plantel do Sporting, os leões vão ter um novo guarda-redes.



Modalidades

Bomba! Internacional português admite que podia ter sido desviado do Benfica pelo Sporting

Jogador que se encontra ao serviço das águias revelou alguns bastidores sobre a sua transferência para a Luz, que poderia ter sido para Alvalade

O Sporting esteve entre as hipóteses para o futuro de André Coelho quando o internacional português decidiu regressar ao país, acabando no Benfica
O Sporting esteve entre as hipóteses para o futuro de André Coelho quando o internacional português decidiu regressar ao país, acabando no Benfica

16 Set 2026 | 12:24 |

Icon Comentário0

O Sporting esteve entre as hipóteses para o futuro de André Coelho quando o internacional português decidiu regressar ao país após cinco anos no futsal espanhol. O fixo acabou por voltar ao Benfica, mas admitiu que o destino poderia ter sido Alvalade.


Em entrevista ao ‘Zerozero’, durante o Open Day da Federação Portuguesa de Futebol, André Coelho explicou que o regresso a Portugal foi uma decisão tomada em conjunto com a mulher e que, naquele momento, não existia uma garantia absoluta de voltar às águias.


André Coelho: "Poderia ter voltado para o Sporting também”


“Eu e a minha mulher sentimos que estava na altura de voltar. Falta-me um grande objetivo na minha carreira, que é ganhar uma Liga dos Campeões pelo Benfica. Estive fora cinco anos e o Sporting foi muito dominador. Não havia 100 por cento de certeza que voltava para o Benfica e, sendo um profissional, poderia ter voltado para o Sporting também”, confessou.

Ainda assim, André Coelho manteve sempre uma ligação emocional ao Benfica e admitiu que ficou com a sensação de ter deixado trabalho por concluir. “Estando por fora, ficava sempre aquele gostinho um dia que gostava de regressar”, referiu.


O internacional português recordou ainda a saída para o Barcelona, onde cumpriu um dos grandes objetivos da carreira. “Quando saí para o Barcelona, senti que o meu trabalho não estava 100 por cento feito no Benfica. Saí campeão, estive cá duas épocas, a primeira perdemos no quinto jogo e na segunda fomos campeões. Quando saí ficou aquele gostinho que o meu trabalho no Benfica não estava feito, mas fui cumprir mais um sonho que era ir jogar em Espanha e jogar no Barcelona”, concluiu.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas não cede e Sporting perde maior promessa da formação

Plano não correspondeu às expetativas do jogador, que pretendia ter perspetivas mais concretas de conquistar espaço e assumir um papel relevante

Exclusivo Leonino - Tomás Nogueira deixou Sporting depois de não ter sido alcançado um acordo com Frederico Varandas
Exclusivo Leonino - Tomás Nogueira deixou Sporting depois de não ter sido alcançado um acordo com Frederico Varandas

16 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Tomás Nogueira deixou a equipa de futsal do Sporting depois de não ter sido alcançado um acordo para a assinatura de um contrato profissional de longa duração, sabe o Leonino. As divergências entre as duas partes estiveram sobretudo relacionadas com a valorização do jogador, o seu estatuto dentro da estrutura leonina e as perspetivas de utilização na equipa A.


Considerado uma das maiores promessas da formação, tendo sido comparada a Cristiano Ronaldo, o jovem fixo de 18 anos entendia que o novo vínculo deveria refletir esse estatuto. Nesse sentido, foram procuradas garantias, tanto a nível contratual como financeiro, que correspondessem ao patamar que o jogador tinha atingido nos últimos tempos.


Do outro lado, o Sporting, ao que o nosso Jornal apurou, manteve a política interna definida para a gestão e progressão dos jovens jogadores. A estrutura leonina não aceitou avançar para aquilo que considerou serem exigências excessivas face à realidade interna, preferindo manter a sua grelha salarial e o modelo de evolução estabelecido para atletas oriundos da formação.


Também a questão desportiva pesou no desfecho. A concorrência na posição de fixo levou o Clube a projetar uma integração progressiva do atleta no plantel principal. O plano não correspondeu às expetativas do jogador, que pretendia ter perspetivas mais concretas de conquistar espaço e assumir um papel relevante a curto prazo.

Sem entendimento entre as partes, o processo acabou por resultar na saída de Tomás Nogueira de Alvalade. O jogador vê assim terminar a ligação ao Sporting numa fase em que era apontado como uma das principais promessas da formação leonina, ficando agora livre para definir o próximo passo da carreira.



Modalidades

Sporting vence, mas leva puxão de orelhas de figura-chave: "Exibição tão pobre"

Verdes e brancos acabaram por arrancar o triunfo, mas forma como a equipa se comportou durante o encontrou não agradou em Alvalade

A equipa de futsal do Sporting entrou a vencer na Liga Placard, ao bater o Portimonense por 1-0, mas Nuno Dias não ficou nada satisfeito
A equipa de futsal do Sporting entrou a vencer na Liga Placard, ao bater o Portimonense por 1-0, mas Nuno Dias não ficou nada satisfeito

12 Set 2026 | 11:51 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting entrou a vencer na Liga Placard, ao bater o Portimonense por 1-0, mas Nuno Dias não ficou nada satisfeito com aquilo que viu da equipa leonina. Apesar dos três pontos, o treinador dos verdes e brancos classificou a exibição como pobre e deixou um aviso claro para o futuro.


Nuno Dias: "Mesmo com a equipa a fazer uma exibição pobre"


Em declarações ao Canal 11, Nuno Dias começou por destacar o apoio dos adeptos do Sporting. "A minha primeira palavra é para os adeptos, se calhar, juntamente com a equipa do Portimonense, foram os melhores elementos no Pavilhão João Rocha hoje, estiveram muito bem, e agradecer o apoio que eles nos deram, mesmo com a equipa a fazer exibição pobre, nunca pararam de nos apoiar".


O técnico leonino deixou também elogios ao adversário. "A segunda palavra é para o Portimonense, dar os parabéns pela forma como se bateu, a forma como nos incomodou e na forma até como podia agora na parte final, ou até antes, ter feito um resultado diferente. Estiveram muito bem e espero que assim continuem e que mantenham esta intensidade competitiva e este espírito competitivo que tiveram hoje".

Nuno Dias: "Para nós, foi uma má exibição"


Depois, Nuno Dias foi particularmente duro com o rendimento do Sporting: "Para nós, foi uma má exibição. Primeiro cinco minutos bons, acho que podíamos ter feito resultado logo bem volumoso, temos duas/três chances muito boas para marcar, mas depois desaparecemos do jogo, fomos pouco intensos, pouco competitivos, movimentámo-nos devagar, o 1x1 nunca saiu, nunca desequilibrámos, os nossos pivôs também pouco fizeram ou nada".

O treinador não quer, por isso, que o encontro seja simplesmente esquecido. "Foi exibição para analisar, não é daquelas para esquecer, temos é de analisar o que é que aconteceu para termos feito exibição tão pobre e tão pouco daquilo que nós normalmente somos".

A fechar, Nuno Dias deixou um aviso direto ao plantel do Sporting, focado na identidade competitiva da equipa: "Se normalmente achamos que a nossa atitude competitiva, e aquilo que nos fazer ser uma grande equipa, o nosso ADN, vamos tendo ao longo dos anos característica nossa que mantemos bem vincada, e se isso nos falhar, estamos a ir contra aquilo que é a nossa identidade, isso é inegociável e não podemos voltar a fazê-lo".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting define conquista da Taça Intercontinental como grande objetivo
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting define conquista da Taça Intercontinental como grande objetivo

11 Set 2026 | 14:41

Icon Comentário0
Craque do plantel tem um sonho: "Quero ganhar a Liga dos Campeões pelo Sporting"
Modalidades

Craque do plantel tem um sonho: "Quero ganhar a Liga dos Campeões pelo Sporting"

10 Set 2026 | 10:46

Icon Comentário0
André Lima diz que melhor jogador português da atualidade joga no Sporting
Modalidades

André Lima diz que melhor jogador português da atualidade joga no Sporting

07 Set 2026 | 12:54

Icon Comentário0