Futebol
Fresneda mais longe do Barcelona? Há outro jogador adorado no Sporting nos desejos de Laporta
29 Out 2026 | 12:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jul 2024 | 15:50 | Por Redação
É oficial: O Leicester confirmou esta terça-feira, dia 16 de julho, a contratação de Abdul Fatawu em definitivo ao Sporting até junho de 2029. O jogador tinha sido emprestado pelos leões na última temporada e contribuiu para que o clube inglês regressasse à elite do futebol inglês, 'forçando' o clube a pagar 17 milhões de euros pela cláusula de compra.
Os leões terão de passar 50% da mais-valia do jovem promessa para o Steadfast, equipa onde se destacou antes de rumar ao Sporting em 2022/23, pelo que a expectativa é a de que, face aos custos do mecanismo de solidariedade e gastos de transferência, apenas cerca de 8 milhões cheguem aos cofres de Alvalade.
"Sinto-me fantástico. É muito bom estar de volta e estou a concentrar-me novamente na próxima época. Sinto-me muito motivado por estar na Premier League. É algo novo para mim. Vou esforçar-me por isso, com a equipa. Mal posso esperar para ver [os meus companheiros de equipa]. Senti muito a falta deles. Eles são como uma família agora. Pensei que não ia sentir a falta de alguns deles, mas quando me fui embora, senti mesmo a falta deles! Mal posso esperar para vê-los", disse, aos órgãos oficiais do clube.
Na última temporada, Abdul Fatawu - avaliado em 10 milhões de euros - alinhou em 43 partidas: 40 no Championship, duas na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga, totalizando 2.971 minutos. O extremo conseguiu marcar sete golos e fazer 13 assistências, ambos máximo de carreira.
O jovem ganês realizou 26 jogos entre a equipa principal do Sporting, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao conjunto que se sagrou campeão inglês, na temporada 2015/16. Por Inglaterra, o antigo 'camisola 18' dos verdes e brancos deu espetáculo e encantou os adeptos dos foxes.
Veja a publicação do Leicester:
Subdiretor do jornal Record mostrou-se particularmente incomodado com o ambiente vivido no Estádio José Alvalade na partida diante do Marítimo
29 Out 2026 | 17:41 | Por Redação
Vítor Pinto deixou fortes críticas à atitude dos adeptos do Sporting durante os minutos finais da vitória frente ao Marítimo, por 2-1, na Taça da Liga. O subdiretor do jornal Record mostrou-se particularmente incomodado com os assobios vindos das bancadas, sobretudo pelo facto de a equipa leonina contar com vários jovens e jogadores pouco habituados ao contexto da equipa principal.
Vítor Pinto: "Meteu-me nojo, é a única expressão que consigo encontrar"
No programa ‘Mercado’, da CMTV, o jornalista não escondeu a revolta com o ambiente vivido em Alvalade. “Meteu-me nojo, é a única expressão que consigo encontrar, ver Sportinguistas a assobiar uma equipa nos minutos finais, que tinha em campo Eduardo Felicíssimo, que tinha zero minutos pela equipa principal esta época, o Zekri já tinha saído, mas foi titular com zero minutos, estava em campo Rodrigo Dias, que tinha jogado na 1.ª jornada, estava em campo Samuel Justo - que perde a bola no lance que dá o golo do Marítimo -, estava o Paulo Cardoso - um dos melhores jogadores da equipa B -, estava Mauro Couto - que não conseguiu controlar a bola nos lances de perigo do Marítimo naquela tremedeira final - e estava em campo Rafael Nel, que esta época tinha 15 minutos pela equipa principal".
Vítor Pinto sublinhou precisamente a quantidade de jovens que estavam em campo e que acabaram por ser atingidos pelo descontentamento geral das bancadas. “Viste a quantidade de jovens que referi? Jovens promessas do Sporting”, questionou, entendendo que o ambiente de contestação a Rui Borges acabou por extravasar para jogadores que pouco ou nada têm a ver com o momento de tensão vivido em Alvalade.
O jornalista criticou ainda a falta de apoio quando o Marítimo cresceu nos minutos finais e colocou a vantagem leonina em risco. “Então, o apoio que foi dado à equipa na reta final quando o jogo se complicou e a um miúdo como o Samuel Justo, que não é treinado pelo Rui Borges na maior parte das vezes, ou a um miúdo como o Mauro Couto, foram assobiados pela nação leonina, que já não consegue discernir o que está em causa”.
Para Vítor Pinto, os adeptos podem manifestar desagrado com o treinador, mas devem separar essa contestação do apoio às jovens promessas do Sporting. “Já nem consegue perceber que até pode não gostar do treinador, mas que não esteja a assobiar as jovens promessas do clube”, concluiu.
Imprensa encontra-se a avançar uma verdadeira bomba, colocando o treinador português como a principal opção para o lugar de Rui Borges
29 Out 2026 | 17:08 | Por Redação
Paulo Fonseca está no topo da lista de treinadores referenciados pelo Sporting para uma eventual sucessão de Rui Borges. O técnico português, de 53 anos, cumpre a terceira temporada ao serviço do Lyon e reúne o perfil definido pela SAD liderada por Frederico Varandas para assumir o comando dos leões caso seja necessária uma mudança.
Segundo o ‘Flashscore’, Paulo Fonseca tem contrato com o Lyon até junho de 2027, pelo que uma eventual contratação obrigaria o Sporting a chegar a acordo com o emblema francês. Existe, porém, uma situação financeira pendente entre os dois clubes: o Lyon ainda deverá 6,4 milhões de euros aos verdes e brancos relacionados com a transferência de Afonso Moreira para o Bayer Leverkusen.
O antigo jogador do Sporting tinha sido vendido ao Lyon por 2 milhões de euros, antes de seguir para a Alemanha por 33,6 milhões. Os leões conservaram 20% de uma futura mais-valia, além dos valores relativos ao mecanismo de solidariedade, o que elevou para 6,4 milhões de euros o montante ainda por liquidar pelo clube francês.
Paulo Fonseca agrada também pela experiência acumulada em diferentes campeonatos e pelo profundo conhecimento do futebol português. O treinador passou por Paços de Ferreira, Porto e Braga, antes de construir uma carreira internacional com experiências no Shakhtar Donetsk, Roma, Lille, Milan e Lyon, acumulando títulos e presença regular nas competições europeias.
No Lyon desde janeiro de 2025, Paulo Fonseca terminou essa temporada no quinto lugar da Ligue 1 e levou a equipa à quarta posição na época seguinte. Atualmente, os franceses ocupam o quinto posto do campeonato, enquanto o técnico surge agora como uma das principais opções estudadas pelo Sporting para um eventual cenário de saída de Rui Borges.
Mensagem foi passada através das redes sociais, alguns dias após o resultado que acabou por ser bastante desfavorável para o Clube de Alvalade
29 Out 2026 | 16:18 | Por Redação
Georgia Eaton-Collins deu a cara depois da pesada derrota do Sporting frente ao Benfica, por 4-1, no dérbi disputado no Estádio da Luz. A capitã das leoas pediu desculpa aos adeptos pelo resultado e deixou uma mensagem forte ao grupo, apelando à responsabilidade de representar a camisola verde e branca.
Através das redes sociais, a defesa do Sporting assumiu que a equipa tem de refletir sobre aquilo que correu mal. “De cabeça fria após este derby onde não correu como queríamos, há que perceber que camisola trazemos vestida, sentir o seu peso e honrar a sua história. Perceber também onde erramos e fazer jus ao lema do nosso clube, Esforço, Dedicação, Devoção para no final alcançarmos a Glória".
Georgia Eaton-Collins dirigiu-se depois diretamente aos Sportinguistas que acompanharam a equipa e assumiu o pedido de desculpas em nome do plantel. “Agradecer aos adeptos e familiares por todo o apoio dado, seja onde for. Quero pedir desculpa, em nome da equipa, pelo mau resultado, mas que vamos fazer de tudo para voltarmos ao lugar onde deve estar o Sporting Clube de Portugal".
O desaire teve também consequências importantes nas contas da Liga BPI. O Benfica passou a somar 12 pontos e ultrapassou o Sporting, que permanece com 10, assumindo a liderança com dois pontos de vantagem e tendo ainda um encontro em atraso para disputar.
As leoas continuam, assim, sem conseguir vencer o rival desde agosto de 2024, data do último triunfo sobre as encarnadas. Depois do resultado pesado na Luz, Georgia Eaton-Collins procurou unir equipa e adeptos em torno da reação, terminando a publicação com uma mensagem simples: “Sporting Sempre!💚”.
Confira a publicação:
Fresneda mais longe do Barcelona? Há outro jogador adorado no Sporting nos desejos de Laporta
29 Out 2026 | 12:25
Última hora! Vítor Matos na 'shortlist' do Sporting para suceder a Rui Borges
29 Out 2026 | 15:28
Debast falha Casa Pia - Sporting, mas há data provável para voltar às opções
29 Out 2026 | 11:19