Modalidades
Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27
16 Jun 2026 | 13:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
14 Fev 2024 | 14:46 |
É oficial! Benjamin Jakobsen é reforço do Aalborg. O pivô chegou esta temporada ao Sporting, com estatuto de contratação de peso, mas acabou por abandonar o andebol verde e branco, alegando motivos pessoais que o fizeram voltar à Dinamarca, o seu país natal. Agora, prepara-se para uma nova aventura, no clube que representou antes de chegar ao conjunto leonino.
"Adivinhem quem está de volta. O Aalborg assinou um contrato com o jogador Benjamin Jakobsen para o resto da temporada. O 'Ben' está pronto para jogar já esta quinta-feira", anunciou o emblema nórdico, nas redes sociais, junto de um vídeo do atleta.
“Apesar de curta, a passagem de Benjamin pelo Sporting ficou marcada pela seriedade, pela honestidade e pelo profissionalismo e, como não poderia deixar de ser, o Clube apoia o atleta na sua decisão de regressar a casa para estar mais próximo da família neste momento complicado da sua vida”, pode ler-se, numa nota emitida pelos meios de comunicação do Clube de Alvalade, aquando da saída do jogador.
Depois do Sporting, Jakobsen também abordou a sua saída de Alvalade, deixando uma mensagem aos adeptos: "Quero que os Sportinguistas saibam que, apesar do pouco tempo que estive no Sporting, levo no meu coração, o Clube, os adeptos e os meus colegas, que estiveram sempre do meu lado e me apoiaram neste momento e decisão tão difíceis na minha vida. Vou ser mais um adepto a apoiar e a festejar o nosso sucesso".
Recorde-se que Jakobsen tinha ingressado em Alvalade no mercado de transferências de verão oriundo precisamente dos dinamarqueses do Aalborg. De leão ao peito, o pivô somou ainda seis golos em cinco jogos disputados, mas foi obrigado a deixar precocemente a turma de Ricardo Costa.
Confira:
Treinador dos leões e o jogador sentiram-se indispostos antes do início do encontro na Dragão Arena e tiveram de receber assistência médica
21 Jun 2026 | 15:23 |
André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus principais rivais e voltou a criticar duramente o Sporting. O presidente portista falou do polémico clássico de andebol, alegando que tudo não passou de uma invenção do Sporting.
De recordar que o treinador dos leões, Ricardo Costa, e o jogador Christian Moga sentiram-se indispostos antes do início do encontro e tiveram de receber assistência médica. Também uma delegada presente no local necessitou de apoio dos bombeiros, o que levou ao atraso do jogo em cerca de 15 minutos (Recorde AQUI).
A. Villas Boas: "Caso inventado pelo Sporting"
"O Sporting ultrapassou todos os limites do razoável. O Porto já deu todos os documentos bem sustentados ao Ministério Público, e o mais provável é acontecer um arquivamento desse caso inventado pelo Sporting. E, a partir daí, o Porto irá com tudo contra o Sporting", disse ao jornal 'O Jogo'.
Sobre a relação com o Benfica, o presidente portista destacou o respeito institucional existente entre ambos os clubes: "Houve mais exageros da minha parte, enquanto presidente do Porto, no sentido de Rui Costa, do que o contrário. Até já fiz recentemente um 'mea culpa'. Tento retratar-me sempre que posso e faço-o novamente aqui. Há uma rivalidade histórica com o clube líder no número de campeonatos nacionais - não no número de títulos nacionais e internacional de futebol, que esse é nosso - mas que o Porto quer ultrapassar o mais rapidamente possível".
Relativamente ao Clube de Alvalade, o líder azul e branco deixou fortes críticas à direção leonina: "A liderança do Sporting, neste momento, entra por um patamar de injúria, calúnia e vitimização com o Porto que nós não podemos tolerar. E, apesar de haver alguma unificação do ponto de vista estratégico sobre o que o futebol português precisa, a realidade é que, fruto dessa vitimização permanente, das calúnias, das injúrias que semanalmente invocam contra o Porto, não há relação possível, nem pode haver relação possível".
Com uma temporada desportiva de grande nível coletivo e individual, os atletas verdes e brancos ganham destaque no continente europeu
18 Jun 2026 | 16:43 |
Depois de já terem sido nomeados em 2025 para os prémios de melhor lateral direito e melhor lateral esquerdo, respetivamente, os irmãos Francisco Costa e Martim Costa, jogadores do Sporting, voltam a estar entre os possíveis vencedores para o prémio de melhor jogador europeu das suas respetivas posições.
Na participação no Campeonato da Europa de 2026, em que Portugal conseguiu um inédito quinto lugar, Francisco Costa foi eleito o melhor jogador jovem e o melhor lateral direito, para além de, com 61 golos, ter batido o recorde de golos de um português num campeonato continental.
Salvador Salvador, capitão dos leões e peça fundamental na estrutura de Ricardo Costa - que deverá continuar como técnico verde e branco -, está nomeado para melhor defensor de 2026, um prémio que já venceu no Europeu. Também Luís Frade, ex-Sporting, que venceu a Liga dos Campeões pelo Barcelona, está entre os candidatos ao galardão para pivô.
Depois uma temporada desportiva de grande sucesso, onde conquistaram o terceiro triplete consecutivo em Portugal e com um enorme percurso na EHF Champions League, o Sporting continua a destacar-se a nível europeu, no mundo do andebol e entre as melhores equipas da atualidade.
Desta forma, a votação irá ser realizada na aplicação da EHF, entre dia 17 e 21 junho. Os adeptos poderão votar e as suas decisões serão combinadas com as de treinadores, jogadores, jornalistas e, ainda, representantes da EHF. Os vencedores serão conhecidos a 23 e 24 de julho.
Treinador faz parte dos quadros do Clube de Alvalade e, em comunicado, Federação de Andebol de Portugal divulgou o seu mais recente cargo
17 Jun 2026 | 16:05 |
Ricardo Candeias vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo. O até então treinador adjunto de Ricardo Costa - que ficará em Alvalade - na equipa do Sporting dá assim mais um passo na carreira e prepara-se para viver a primeira experiência como responsável máximo por uma equipa principal.
A confirmação foi feita pela própria Federação de Andebol de Portugal, que optou por promover uma solução interna para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens da seleção nacional.
"A continuidade do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais jovens ficará entregue a Ricardo Candeias, atual treinador adjunto de Carlos Martingo, que rumou ao Porto", pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que tutela a modalidade.
A Federação destaca ainda o conhecimento acumulado pelo técnico ao longo dos últimos anos junto das seleções nacionais. "Depois de ter acompanhado de perto este percurso e o trabalho diário da equipa técnica, Ricardo Candeias assumirá a liderança no novo ciclo, assegurando uma transição natural e dando seguimento ao projeto competitivo e formativo desenvolvido nos últimos anos", acrescenta o comunicado.
Antes de integrar a estrutura federativa, Ricardo Candeias construiu parte da carreira em França, onde desempenhou funções de treinador adjunto e de guarda-redes no Chartres. Posteriormente regressou a Portugal para integrar a equipa técnica do Sporting, Clube onde continuou a consolidar a sua experiência ao mais alto nível.
Festa do triplete:
Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27
16 Jun 2026 | 13:42
Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono
12 Jun 2026 | 16:47
Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"
09 Jun 2026 | 11:49