Modalidades
Exclusivo Leonino - Exibições do camisola 2 do Sporting despertam interesse no Brasil
06 Set 2026 | 16:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
14 Jul 2026 | 15:00 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27, reforçando a aposta no futuro do andebol leonino. Os dois atletas, de 16 anos, deixam o Levada/Marítimo para rumar a Lisboa.
"Sendo o Sporting um grande clube, vir para cá permitiria evoluir muito mais e fazer o que mais gosto em vários escalões. Seria muito melhor para mim ter uma carreira aqui. (…) Espero, no futuro, ser um grande jogador de andebol e evoluir muito neste clube, ganhando muitos títulos", afirmou Enzo Santos aos meios de comunicação.
O lateral esquerdo acredita que a mudança para Alvalade será determinante para o seu crescimento: "Sou um jogador rápido, inteligente, que sabe jogar e que se adapta a vários tipos de jogo. Espero tornar-me um jogador muito mais completo. Espero poder corrigir os meus erros e poder melhorar ao longo do tempo aqui, no Sporting. Espero que acreditem em mim. Se os responsáveis do Clube acreditaram, vou dar o máximo e espero que estejam a torcer por nós", acrescentou.
Também Salvador Santos mostrou enorme entusiasmo por concretizar o sonho de representar os leões: "Sempre tive o sonho de jogar num clube grande como o Sporting. Agradeço muito a oportunidade e a confiança de me trazerem da Madeira para melhorar e ajudar a realizar o meu sonho. (…) Tenho um orgulho imenso em usar esta camisola. Vai ser importante para o desenvolvimento da minha carreira", referiu o lateral direito.
C. Carneiro: "Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas"
Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou que a chegada dos dois jovens faz parte da estratégia de preparar o futuro: "Ainda muito novos, mas temos condições para acelerar os seus processos. Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas. Estamos sempre a preparar o futuro e penso que podem ser peças muito importantes para o Sporting. Precisamos de ter talento, ajudar o andebol português com jogadores acima da média, e penso que eles podem ser atletas de topo", concluiu.
Veja a publicação:
Depois dos rumores das eventuais saídas do Clube de Alvalade no final da presente temporada desportiva, os seus caminhos já estão definidos
13 Set 2026 | 17:31 |
A equipa de andebol do Sporting vai perder mais duas peças importantes da equipa de andebol no final da temporada. Edy Silva e Orri Thorkelsson têm a saída encaminhada para 2027/28, reforçando PSG e Gummersbach, respetivamente.
Segundo o jornal ‘O Jogo’, Edy Silva, que cumpre a sexta temporada de leão ao peito, já assinou contrato com o PSG, embora a mudança ainda não tenha sido oficializada. Já Thorkelsson tem igualmente tudo acertado para prosseguir a carreira no Gummersbach, rumor que surgiu também recentemente.
As duas saídas juntam-se às de Martim e Kiko Costa, cuja transferência para o Flensburg já tinha sido anunciada pelo emblema alemão este verão. O Sporting prepara, assim, uma profunda reconfiguração do plantel para a próxima temporada.
Ricardo Costa já tinha admitido que a estrutura leonina estava preparada para este cenário. “Querem-nos a todos, é normal. O Sporting está a trabalhar há dois anos no plano B. Estou a trabalhar como nunca na reconfiguração de um Sporting que não sei qual é, mas que será a minha identidade e aquilo de que eu gosto”, afirmou o treinador.
Com quatro saídas de peso já encaminhadas, o Sporting terá agora de reconstruir boa parte da equipa sem perder competitividade. A Direção e a equipa técnica trabalham há vários meses em alternativas para responder à debandada anunciada no final de 2026/27.
Na antevisão ao encontro da primeira jornada, craque do Clube de Alvalade assumiu a ambição dos leões em somar primeiros pontos na prova
09 Set 2026 | 15:22 |
O Sporting prepara a estreia na nova edição da Liga dos Campeões de andebol e recebe esta quinta-feira o GOG, da Dinamarca, às 19h45, no Pavilhão João Rocha. Na antevisão ao encontro da primeira jornada do Grupo D, Martim Costa - que vai rumar ao Flensburg no fina da época - assumiu a ambição dos leões de darem um passo em frente na competição, depois de terem chegado aos quartos de final nas duas últimas temporadas.
Martim Costa: “Estamos super-motivados e prontos por começar a Liga dos Campeões"
O lateral esquerdo reconheceu a enorme exigência do desafio, mas deixou claro que o objetivo passa por começar a caminhada europeia com um triunfo. “Estamos super-motivados e prontos por começar a Liga dos Campeões. É a melhor competição do Mundo de Clubes, portanto com muita ambição de fazer melhor do que temos feito. Chegámos aos quartos-de-final nas duas últimas edições, este ano queremos ir à final-four, não podemos esconder isso, temos essa ambição, obviamente sabemos da dificuldade que é esta competição e temos um jogo já na quinta-feira frente ao GOG, uma grande equipa, com grandes jogadores”.
Martim Costa destacou ainda a qualidade do conjunto dinamarquês, sobretudo no ataque e nas situações de um contra um: “Vai ser um jogo de extrema dificuldade, mas que temos de estar no nosso melhor e acredito que, no João Rocha, com o Pavilhão cheio, com os nossos adeptos, possamos levar os dois pontos, que é o mais importante e começarmos bem a Liga dos Campeões”.
Nesse sentido, o internacional português considera praticamente obrigatório vencer em casa: “A competição alterou, são quatro equipas no grupo [além de Sporting e GOG, estão o Pick Szeged e o Kristianstad] e passam as duas primeiras, portanto cada jogo é um final e estando em casa, contra o GOG, que também tem as ambições de passar o grupo, é praticamente obrigatório ganharmos o jogo, é super-importante e é com essa mentalidade de exigência máxima que vamos entrar em campo, fazer os possíveis para ganhar e mostrar o que valemos”, reforçando: “Quatro equipas, só passam duas, portanto a margem de erro é muito menor e temos de estar super-alerta em todos os jogos, principalmente os jogos em casa temos de os ganhar, é praticamente obrigatório, portanto é uma ‘final’, jogamos em casa e queremos entrar da melhor maneira na Liga dos Campeões”.
O lateral deixou ainda um apelo aos adeptos leoninos: “O ano passado e há dois anos, sem dúvida que muitas das vitórias que tivemos no Pavilhão João Rocha foi por culpa dos adeptos, ajudaram-nos muito a atingir os nossos objetivos e esta época contamos com eles, mais uma vez, já quinta-feira contra o GOG encherem o Pavilhão João Rocha, para se tornar um pouco mais fácil, ganhar o jogo e ajudarem-nos daqui para a frente no Campeonato e na Liga dos Campeões. São essenciais os adeptos, sem dúvida".
Aos 27 anos, jogador atravessa terceira temporada ao serviço dos leões e continua a afirmar-se como uma das principais referências ofensivas
09 Set 2026 | 13:26 |
Orri Thorkelsson está na mira do Gummersbach, da Bundesliga. O ponta esquerda islandês do Sporting, que foi uma das peças importantes na conquista do triplete pelo emblema verde e branco, despertou o recente interesse do clube alemão.
Aos 27 anos, o jogador atravessa a terceira temporada ao serviço dos leões e continua a afirmar-se como uma das principais referências ofensivas da equipa. No início desta época, soma já 93 golos em 31 partidas, números que ajudam a explicar a atenção que tem recebido além-fronteiras.
Desde que chegou a Alvalade, o ponta esquerda tem apresentado uma produção ofensiva de grande nível. Ao serviço dos tricampeões nacionais, contabiliza 972 golos em 261 encontros e foi uma das figuras do conjunto leonino que na última temporada conseguiu conquistar os três principais títulos.
Segundo a informação avançada pelo site especializado RTHandball, o interesse do Gummersbach surge num período em que os clubes alemães têm demonstrado particular atenção aos jogadores do Sporting. O emblema germânico, atualmente no nono lugar da Bundesliga, já contratou João Gomes, antigo jogador leões, em 2025. O português viria posteriormente a transferir-se para o Porto.
A possível investida por Orri Thorkelsson não é, contudo, a única movimentação envolvendo jogadores do Sporting e clubes alemães. No final da presente temporada, os irmãos Kiko Costa e Martim Costa vão rumar ao Flensburg na próxima temporada.
Exclusivo Leonino - Exibições do camisola 2 do Sporting despertam interesse no Brasil
06 Set 2026 | 16:22
Técnico do Sporting viu cartão vermelho e critica arbitragem: "Exigimos respeito"
06 Set 2026 | 09:58
Sporting não resiste ao poderio do Barcelona e perde final da Supertaça
05 Set 2026 | 21:35