
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Oficial: O Sporting anunciou, esta quinta-feira, 9 de maio, que vai estrear, na partida frente ao Chaves - última jornada da Liga - a tecnologia NFC no acesso ao Estádio José Alvalade, tornando-se o primeiro emblema em Portugal a fazê-lo.
“Com esta tecnologia vai ser possível a passagem nos torniquetes apenas com a aproximação de qualquer dispositivo móvel que suporte a tecnologia NFC e tenha a Gamebox adicionada na wallet”, pode ler-se num comunicado publicado no site dos verdes e brancos.
De resto, o Sporting explica que “a ativação da tecnologia é automática bastando apenas para isso o Sócio ter as atualizações automáticas ativadas no seu dispositivo” e que este teste piloto “vai estar disponível em todas as portas de acesso ao estádio”.
Com o objetivo de permitir “uma melhor experiência aos Sócios”, os verdes e brancos veem nesta ação mais um passo da Nova Era 2.0, mas as novidades prometem não ficar por aqui, numa altura em que nos aproximamos a passos largos para o final da época.
Joaquim Silva, sócio fundador da Feeders, empresa que desenvolveu a estrutura da festa do Sporting no Marquês de Pombal, revelou, em declarações ao jornal Record, que na 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, também irão existir surpresas.
"Ficámos muito entusiasmados com este desafio, em que tivemos de pensar num cenário que, além de conservar toda a autenticidade do clube, estivesse pronto para os festejos num dia, mas cuja estrutura tivesse flexibilidade para ser desmontada e reposta noutra jornada, caso o campeonato não ficasse decidido naquela data", afirmou.
Recorde-se, ainda, que o Sporting irá receber o troféu de Campeão Nacional frente ao Chaves, no Estádio José Alvalade, em partida que marca o final da competição. A partida será disputada no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, mas ainda sem data e hora oficial.
Antigo jogador do Clube de Alvalade concedeu uma entrevista ao nosso Jornal, onde considera que verdes e brancos foram uns justos vencedores do título
|
José Dominguez, antigo jogador do Sporting, concedeu uma entrevista, em Exclusivo ao nosso Jornal. Entre vários temas abordados, o técnico de 51 anos analisou a temporada do Clube de Alvalade e, apesar dos contratempos vividos em 2024/25, nomeadamente a onda de lesões que assolou o plantel, bem como as saídas de Ruben Amorim e João Pereira, considera que os verdes e brancos foram uns justos vencedores do Campeonato Nacional e aponta ainda um futuro muito risonho a Conrad Harder.
"Foi uma época muito atípica. O Sporting perdeu Ruben Amorim, que era o treinador e o principal responsável por esta estabilização do Clube. Quando se perde uma pessoa tão marcante, acaba por ser complicado substitui-lo. Depois de ter anunciado que queria ficar para o bicampeonato.... já sabemos que estas coisas no futebol são sempre imprevisíveis", começa por dizer.
José Dominguez: "João Pereira? Teve muita infelicidade. Entrou numa fase complicada, com jogos de alto grau de dificuldade"
O treinador, que abandonou recentemente o comando técnico do APOEL (Chipre), lamenta que a chegada de João Pereira à equipa A não tenha surtido os efeitos desejados: "Teve muita infelicidade. Entrou numa fase complicada, com jogos de alto grau de dificuldade. Era importante entrar e conseguir ganhar ali três ou quatro jogos. E isso não aconteceu. Houve erros também de arbitragem que não ajudaram muito". Ainda assim, considera que Frederico Varandas encontrou uma boa solução.
"Rui Borges estava a fazer um grande trabalho no Vitória de Guimarães. Quando chegou ao Sporting teve uma série de lesões de jogadores importantíssimos. Só com um grupo muito forte é que foi possível conseguir-se, com tanta adversidade, chegar ao título que foi mais do que justo", aponta José Dominguez.
José Dominguez sobre Viktor Gyokeres: "Se ficar, é fantástico, mas é difícil"
Relativamente à permanência de Viktor Gyokeres (que continua na mira do Arsenal), o técnico, que orientou a equipa B do Sporting em 2012/13, considera ser improvável que o sueco fique em Alvalade: "Se ficar, é fantástico, mas é difícil. Obviamente que perdendo uma peça fulcral, o Sporting vai tentar encontrar alguém com um perfil parecido. O Clube estará a estudar bem o mercado, mas, a perder um ponta de lança que com mais de 50 golos por época... arranjar alguém que pegue de estaca no onze vai ser tarefa complicada", salienta.
José Dominguez: "Gosto muito do compromisso do Harder. É um jogador muito interessante e com instinto de matador"
No entanto, os jogadores do plantel dão confiança ao antigo extremo dos leões: "O Trincão é um finalizador nato. O Pote, apesar da lesão, é um jogador com golo. Gosto muito do compromisso do Harder. É um jogador muito interessante e com instinto de matador. É muito jovem e vai evoluir ainda mais, portanto a eventual substituição do Gyokeres pode passar não por um jogador em concreto, mas por dois ou três", termina.
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pela massa associativa, o brasileiro vê agora os adeptos atribuírem-lhe mais uma distinção
|
Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pelos adeptos do Rio Ave, o jogador vê agora a massa associativa vilacondense atribuir-lhe mais uma distinção. O jogador - que vem sendo associado a uma possível transferência para o Sporting. venceu o prémio de melhor golo, que foi marcado precisamente... frente aos leões.
O golo em questão foi marcado na primeira jornada da competição nacional, numa partida contra o Sporting no Estádio José Alvalade, que os leões venceram por 3-1 com um bis de Pedro Gonçalves (6’ e 26’) e um remate certeiro de Viktor Gyokeres (63’).
O golo em questão foi apontado aos 90 minutos, quando Clayton invadiu a grande-área do Sporting, puxando a bola para dentro com a canhota e com o seu pé direito apontou um remate em força, deixando o guardião Vladan Kovacevic sem hipóteses de defesa. Com este tento, o Rio Ave reduziu a desvantagem para 3-1.
Vale a pena recordar que, nos últimos tempos, o atleta tem sido apontado a uma possível mudança para o Sporting, mas Frederico Varandas não está sozinho na corrida pelo jogador brasileiro. Para além dos leões, Porto, Benfica, Torino e Zenit estão interessados em contratar o avançado do Rio Ave.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Futebolista da equipa verde e branca foi titular na equipa das quinas, mas não conseguiu evitar desaire na Liga das Nações (3-0)
|
Fátima Pinto era o rosto da desilusão da Seleção Nacional de futebol feminino após a derrota (3-0) com a Bélgica, que ditou a descida de Portugal à Liga das Nações B. A jogadora do Sporting refere que a falta de eficácia esteve na origem do desaire pesado.
O empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência. Além de não conseguir sequer pontuar, a equipa das quinas saiu vergada a mais uma derrota pesada e desceu à Liga B. Na ótica da jogadora nacional, as comandadas de Francisco Neto não estiveram ao melhor nível na segunda parte.
Fátima Pinto: "No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer"
"No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer. Entrámos bem no jogo, mas na segunda já não tão bem, começámos a bater muito a bola. Fomos nos duelos físicos e nós somos boas com a bola no chão. Agora é corrigir os erros e pensar no próximo», assinalou, na zona de entrevistas rápidas do Canal 11.
Fátima Pinto: "Queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês"
O duelo com a Bélgica já faz parte do passado: "Temos noção de que o Europeu será difícil, vamos jogar contra equipas de grande nível tal como também já jogámos nesta Liga das Nações, mas queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês", terminou.
Agora, ficam a faltar poucas semanas para o começo do próximo Campeonato Europeu, onde Portugal não terá vida nada facilitada, uma vez que vai voltar a enfrentar Bélgica e Espanha - dois adversários desta Liga das Nações -, mas também a seleção de Itália.