Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Fev 2025 | 15:05 |
É oficial. O Botafogo anunciou a contratação de Renato Paiva para o comando técnico. Através das redes sociais, o emblema brasileiro anunciou a chegada do treinador português, que recentemente saiu do Toluca. Esta é a segunda passagem de Renato Paiva pelo Brasil, depois da aventura ao serviço do Bahia.
O treinador português assinou contrato por dois anos, até dezembro de 2026, e vai ser apresentado ainda esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, como sucessor do campeão Artur Jorge, que deixou o Botafogo para ir treinar o Al-Rayyan (Qatar). No currículo, o técnico de 54 anos tem uma Liga do Equador, conquistada ao serviço do Independiente del Valle.
"Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo! Português de 54 anos foi o escolhido para dar continuidade ao projeto alvinegro. Seja bem-vindo!", lia-se numa publicação do emblema do Rio de Janeiro nas redes sociai." De recordar que, numa entrevista recente, Renato Paiva diz que "treinaria o Sporting", se surgisse a oportunidade.
O técnico, que esteve várias temporadas nos escalões de formação do Benfica, referiu, em entrevista ao jornal O Jogo, orientar o Clube de Alvalade num futuro próximo. "Treinaria tanto o Sporting como o Porto. Agora, não sei é se eles quereriam dadas as minhas raízes. Vejo sempre os outros como rivais e não como inimigos", explicou o treinador (Recorde AQUI).
No final do jogo com o Racing (derrota por 2-0 na segunda mão da Recopa Sul-americana), John Textor, dono norte-americano do Botafogo, explicou a sua aposta em Renato Paiva: “A temporada começa agora. Lembrem-se: nós também construímos este plantel no início da temporada em 2024 e ganhámos o título da Libertadores e do Brasileirão. Estou sempre a trabalhar e nós estamos sempre a crescer. Não quero saber destas taças de marketing”, começou por dizer Textor à ESPN, desvalorizando a sua segunda final perdida este ano, após a Supertaça do Brasil, perante o Flamengo.
Treinador que passou pelas camadas jovens do Benfica trabalhou com o ponta de lança internacional português no Toluca, do México
06 Fev 2026 | 16:12 |
Paulinho trocou o Sporting pelo Toluca em julho de 2024, num negócio que colocou um ponto final na trajetória do avançado português nos leões, Clube pelo qual conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Allianz Cup e uma Supertaça ao cabo de três épocas e meia. Na altura, a mudança deu-se pela mão do treinador Renato Paiva, que revelou que o internacional português saiu do Sporting devido a... Viktor Gyokeres.
"É uma história muito curiosa. Estou um dia em casa e o representante do Paulinho liga-me a perguntar se eu precisava de um 9. Disse-lhe: "Temos aqui um jogador quase fechado, mas diz-me quem é, por curiosidade". Ele disse-me que era o Paulinho. E eu: "Paulinho?". "Sim, Paulinho do Sporting", disse. E eu: "Ups... Paulinho do Sporting?". E ele: "Sim, Paulinho do Sporting. Ele quer sair porque o Gyokeres é titular indiscutível, está a marcar muitos golos e o Paulinho não está a jogar tanto", revelou, em entrevista ao diário "AS" mexicano.
O técnico de 55 anos disse como convenceu a estrutura do clube a contratar o ponta de lança. "Na última reunião o Santiago San Román (vice-presidente do Toluca) disse-me: Por nós ok, a decisão é tua, estás 100% seguro que é o homem que precisamos?". E eu respondi: "Não estou 100, estou 200% seguro", pode ler-se.
A transferência pelo jogador entre leões e Toluca acabou por ser consumada. No fim de contas, o internacional português de 33 anos custou 7,75 milhões de euros aos cofres do emblema mexicano, num negócio com outros 250 mil euros mediante objetivos.
Ao serviço da equipa do Toluca, Paulinho - avaliado em 6 milhões de euros - já leva 48 golos e 10 assistências em 71 jogos disputados, isto além de ter conquistado uma Liga mexicana clausura, outra Liga mexicana apertura e uma taça dos campeões do México.
Jogador está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa
06 Fev 2026 | 15:59 |
Salvador Blopa está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa. O jovem ala, de 18 anos, que tem um problema muscular num gémeo, vai ser reintegrado na equipa B do Sporting, sob as ordens de João Gião.
O jogador - que renovou recentemente - sofreu o problema físico na véspera do encontro frente ao Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga, disputado a 2 de janeiro, em Barcelos, que terminou empatado a uma bola. Desde então, o ala ficou de fora de vários jogos, nomeadamente Taça da Liga, Liga Portugal Betclic, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Depois de semanas marcadas por ausências forçadas, o cenário começa a inverter-se em Alvalade e, após a tempestade, a bonança começa a instalar-se no plantel de Rui Borges. Para já, só Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis encontram-se entregues ao departamento médico.
O próximo compromisso da equipa B do Sporting está agendado para terça-feira, dia 8 de fevereiro, no Estádio Capital do Móvel, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 21.ª jornada da Liga 2, jogo que poderá servir de preparação para o regresso pleno do jovem.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 20 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.266 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Jogadores mais utilizados frente ao AFS SAD fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente
06 Fev 2026 | 15:36 |
O Sporting regressou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, ao trabalho já com o foco no duelo com o Porto, no Estádio do Dragão, o grande jogo da 21.ª jornada da Liga. Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão entregues ao departamento médico.
O avançado grego e o central belga encontram-se ao cuidado da Unidade de Performance, recuperando respetivamente de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e de outra lesão no joelho esquerdo. Por sua vez, o ala de 18 anos recupera em Londres de uma fratura do quinto metatarso do pé direito.
Depois da vitória sobre o AFS SAD (3-2), num jogo dos quartos de final da Taça de Portugal que só ficou resolvido no prolongamento, os jogadores mais utilizados fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente, às ordens de Rui Borges.
Os leões voltam ao trabalho este sábado, dia 7 de fevereiro, com mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, marcada para o período da manhã. O Sporting chega a esta jornada a quatro pontos do líder Porto, mas com a possibilidade de reduzir a diferença para apenas um na luta pelo primeiro lugar.
Esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting (Saiba mais AQUI).