Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Out 2025 | 13:27 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a décima jornada do Campeonato Nacional.
O treinador dos leões vai repetir a linha defensiva que iniciou a partida com o Tondela, uma vez que Zeno Debast continua indisponível. Diomande continuará a ocupar o lugar do belga e a fazer parceria com Inácio. Fresneda e Maxi voltam a ocupar os corredores e Rui Silva é dono e senhor da baliza.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com João Simões, depois de Hidemasa Morita e Giorgio Kochorashvili terem jogado para a Taça da Liga. Geny Catamo regressa à direita, para o lugar de Geovany Quenda - também titular na última terça-feira. Pote regressa à meia-esquerda, com Trincão no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h15.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 22 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 21, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 25 pontos.
Treinador dos verdes e brancos realizou a antevisão à partida frente ao Alverca, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic
30 Out 2025 | 13:07 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Alverca, esta quinta-feira, dia 30 de outubro. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Análise ao Alverca
"É um jogo diferente, com mudanças de parte a parte. Dentro das características individuais, os jogadores têm dinâmicas diferentes, história diferente. É um jogo de campeonato, a motivação também deve ser outra. Vamos estar dentro do que nós somos, acredito que entraremos com a mesma energia que entrámos na terça-feira".
Mudanças no onze
"O onze base... Todos eles já foram titulares, não sei o que é o onze base. Não tivemos 48 horas de descanso, mas amanhã a nossa ideia é perceber que jogadores estarão preparados para entrar de início. A malta que tem entrado no decorrer dos jogos tem dado uma resposta fantástica, dentro das escolhas estou tranquilo. Claro que haverá muitas mudanças, não sou hipócrita, é impossível não haver um ou outro jogador mais desgastado, mas estou confiante".
Suárez ou Ioannidis
"Tem sido mais o Suárez o escolhido, o Fotis também chegou mais tarde... Tem crescido imenso, o grupo reconhece-lhe muita qualidade. O Luis tem dado resposta, o Fotis também, está superligado no Sporting e isso é importante. Está motivado, super feliz, sabe que terá as oportunidades dele. E o Luis sabe que tem alguém à perna. Os dois têm dado resposta. São jogadores diferentes, o Fotis dá mais profundidade, o Luis dá-nos um jogo de apoio, também tem melhorado a profundidade. Mas são dois grandes jogadores que felizmente estão do nosso lado".
Estreia de Salvador Blopa
"Regresso foi para a equipa B, é o maior chamar à terra que podia existir. Hoje treinou com a equipa B. Tem um potencial enorme, terá um futuro risonho, está no crescimento dele, de repente está na equipa principal. Aconteceu tudo muito depressa, mas vejo-o muito equilibrado, focado e estou tranquilo nesse sentido. Agora tem de continuar a dar resposta no seu escalão para ter mais oportunidades. Correspondeu e muito à expectativa. Acho que ele nem pensava jogar. Ao Simões perguntei 'estás cagado'?' Ele respondeu 'não mister'. Têm de sentir que têm de dar resposta para quem quer uma oportunidade, eles serviram de exemplo. Fez um bom jogo, mas por experiência própria, temos de os chamar à terra. Tal como faço com o meu filho, puxá-los um bocadinho para perceberem que para chegar ao topo é preciso trabalhar imenso".
Mercado de janeiro
"Sentei-me à mesa para comer, como bom transmontano. Não me passa pela cabeça. A melhor resposta para essa pergunta foi o jogo de terça-feira. Os miúdos estão aí para ajudar e dar resposta. O Sporting é um dos melhores clubes do mundo em termos de formação, só assim os clubes em Portugal vão poder continuar a crescer. Não pensei no mercado de janeiro".
Gestão e 'azias'
"Azia vai haver sempre, desde que não seja de uma forma negativa. Quem não se sente não é filho de boa gente. Mas têm de transportar esse desconforto para provar ao treinador que merecem jogar. Tenho a sorte de ter um grupo que reconhece a qualidade uns dos outros. Às vezes não é só o ego, o estatuto também existe. Não tive essa luta, mas eles respeitam-se mutuamente e isso ajuda-me a controlar as azias. Se calhar foi o que aconteceu na terça-feira. Há jogadores que têm jogos, não apenas minutos. Eles isso e que é importante darem resposta. Por mais que custe perceber a rotação de um ou outro jogador para fora, eles percebem. Ninguém está à espera de ser titularíssimo. Espero que quem jogue amanhã esteja ligado porque a malta que jogou na terça jogou bem. Estão todos ligados, veem qualidade uns nos outros e sabem que a qualquer momento podem jogar. O Simões faz um jogaço do caraças em Nápoles, mas depois não joga logo a seguir... Mas como treinador sou muito ligado, pode haver azia, mas a equipa dá resposta e para mim é importante. sentem-se todos úteis, todos têm a oportunidade de jogar, seja o miúdo de 18 seja o de 25. Todos sabem que podem ser titulares, estão todos ligados. Sabem que têm de dar à perna, todos estão com energia boa".
Rayan Lucas
"A resposta tem sido fantástica, treina connosco todos os dias e baixa para jogar na equipa B. É internacional brasileiro sub-20, falamos de um país que tem milhares de jogadores. Tem condições muito boas para ser um grande jogador, ainda tem vícios de futebol brasileiro, mas tem capacidade para melhorar. Poderá ter um futuro muito bom, tem crescido connosco em treino. É um bom menino, chamo-lhe 'brasileiro malandro', gosta de ouvir, aceita, respeita muito os colegas e isso é bom. Sabe que aos poucos vai melhorar, tem um potencial enorme para ser um grande jogador".
Técnico do Clube de Alvalade foi questionado sobre o avançado colombiano em relação a Fotis Ioannidis e acabou por explicar a sua resposta
30 Out 2025 | 12:50 |
Rui Borges foi novamente questionado sobre como escolhe entre Luis Suárez e Fotis Ioannidis para a frente de ataque do Sporting. Em antevisão à partida frente ao Alverca, válida para a Taça da Liga, o treinador dos leões explicou o motivo para optar mais vezes pelo avançado colombiano.
Rui Borges: "O Luis [Suárez] sabe que tem alguém à perna"
"Tem sido mais o Suárez o escolhido, o Fotis também chegou mais tarde... Tem crescido imenso, o grupo reconhece-lhe muita qualidade. O Luis tem dado resposta, o Fotis também, está superligado no Sporting e isso é importante. Está motivado, super feliz, sabe que terá as oportunidades dele. E o Luis sabe que tem alguém à perna", começou por dizer.
Rui Borges: "São dois grandes jogadores que felizmente estão do nosso lado"
De seguida, Rui Borges explicou as diferenças entre ambos: "Os dois têm dado resposta. São jogadores diferentes, o Fotis dá mais profundidade, o Luis dá-nos um jogo de apoio, também tem melhorado a profundidade. Mas são dois grandes jogadores que felizmente estão do nosso lado".
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 22 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 21, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 25 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h15.
Treinador dos verdes e brancos realizou a antevisão à partida válida para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, frente aos ribatejanos
30 Out 2025 | 12:39 |
Rui Borges confirmou que fará várias alterações no onze inicial do Sporting para a partida diante do Alverca, válida para a décima jornada da Liga Portugal Betclic. Em antevisão ao encontro, o treinador dos leões explicou as suas decisões.
Rui Borges: "A nossa ideia é perceber que jogadores estarão preparados"
"O onze base... Todos eles já foram titulares, não sei o que é o onze base. Não tivemos 48 horas de descanso, mas amanhã a nossa ideia é perceber que jogadores estarão preparados para entrar de início. A malta que tem entrado no decorrer dos jogos tem dado uma resposta fantástica, dentro das escolhas estou tranquilo", atirou.
De resto, Rui Borges voltou a referir o desgaste físico de alguns dos seus atletas nesta fase: "Claro que haverá muitas mudanças, não sou hipócrita, é impossível não haver um ou outro jogador mais desgastado, mas estou confiante".
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 22 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 21, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 25 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h15.