Pedro Geada
Biografiado Autor

15 Nov 2021 | 10:52

Icon Comentário 0
Pedro Geada

SANTOS DA CASA NÃO FAZEM (MAIS) MILAGRES!

Fernando Santos tem sido mais um gestor de sensibilidades e equilíbrios, quase que “políticos”, e menos um treinador capaz de maximizar uma seleção.

Ontem, em mais um jogo decisivo para a Seleção, o Estádio da Luz revelou, de novo, ser um palco azarado, tal como o foi na final do Euro 2004. Não obstante entrar a vencer no jogo, com o golo de Renato, a equipa portuguesa deixou-se sempre ser “empurrada” e andar “encolhida” o jogo todo. E aqui, sejamos claros, não obstante as lacunas táticas que Fernando Santos tem, não se compreende a forma medrosa e nervosa como os jogadores de Portugal estavam em campo. Com mais de 60 mil pessoas a apoiar, jogadores habituados a grandes palcos, que jogam nos melhores clubes europeus não podem tremer como varas verdes como aconteceu ontem! Nem que tivessem o pior treinador do mundo no banco..


O prenúncio do resultado de ontem começa no jogo com a Irlanda, também muito medroso, pouco afirmativo, que culminou, para infortúnio português, com a ausência de Pepe para o jogo de ontem devido a expulsão. E aqui deixo uma questão: Para aqueles que acham que dispomos do melhor lote de jogadores de sempre, porque razão é um defesa central de 38 anos o líder daquela defesa? João Moutinho continua, aos 35 anos, a ser o médio português mais capaz de ter um jogo regular, qual metrónomo, cerebral e fiável. A esta altura alguns leitores perguntar-me-ão se estou a defender o selecionador. Não! Fernando Santos tem muitas responsabilidades, sobretudo pela ideia que passa em que convoca pelos nomes dos jogadores (havendo quem diga que os seus empresários também entram na equação) e pelos clubes que representam. Ao fazer isso, junta um lote de jogadores que não consegue formar uma equipa eficaz, sólida e coesa que é o fundamento básico duma equipa vencedora. Fernando Santos tem sido mais um gestor de sensibilidades e equilíbrios, quase que “políticos”, e menos um treinador capaz de maximizar uma seleção. Como contraponto, Scolari teve a coragem de riscar alguns nomes das convocatórias, demonstrando autoridade e liderança, algo pouco visto até então na Seleção, rompendo com a tradicional cultura dos “grupinhos à portuguesa”. Terá Fernando Santos esse golpe de asa, bem como respaldo da FPF para o fazer, assegurando o apuramento via playoff?

Já que falamos de FPF, parece que a comissão técnica da mesma já concluiu os trabalhos relativamente a questão da equivalência dos Campeonatos de Portugal conquistados pelo Sporting, e outros, a títulos de Campeão Nacional (1). Segundo consta, a decisão será tomada em Assembleia Geral da FPF, no início do próximo ano. Aguardemos pois…


Nota ainda para a saborosa vitória do andebol do Sporting, no pavilhão da Luz. Afinal, mudaram os órgãos sociais do Benfica, em eleições recentes, mas como demonstrou o folhetim do não envio de bilhetes para os adeptos Sportinguistas (2), os maus vícios e a forma de estar belicosa no desporto mantém-se, independentemente do presidente daquela agremiação ser um empresário do ramo “pneumático” ou um ex-jogador da Fiorentina… Palmas pois para a equipa de Ricardo Costa. Venham mais destas!

  1. https://leonino.pt/decisao-dos-titulos-do-sporting-para-breve/
  2. https://leonino.pt/benfica-nega-bilhetes-para-o-derbi-de-andebol/

+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER