Diogo Leitão
Biografiado Autor

10 Mai 2020 | 16:58

Icon Comentário 1
Diogo Leitão

Sei que esta decisão tem de passar pelos sócios, mas somos certamente dos 3 grandes o que tem mais potencial e melhores condições para seguir este caminho.

Decorreram mais de dois meses desde o último jogo de futebol em Portugal, e, se tudo como se prevê regressar no próximo dia 30 de maio, significa que foram quase 3 meses sem qualquer jogo oficial no nosso país. Não chegam a 3 meses, mas estamos todos certamente convencidos que nada será igual. Existirá um antes e um depois.


Poderia debruçar-me sobre o que irá mudar nas regras do jogo, nas transferências, nos dirigentes e entidades envolvidas no mundo do futebol, mas importa avaliar o todo e não a parte. O futebol, se já estava entregue a uma dezena de clubes com potencial financeiro para dominar nos próximos anos, mais ficará entregue a esses clubes que irão esmagar e criar um fosso entre todos os outros.

Não é de estranhar que cada vez mais se fale na venda das SAD’s dos grandes clubes em Portugal. Terá de ser esse o caminho para que se volte a colocar o nosso Sporting no topo das melhores equipas do mundo? É certo que a oportunidade existe pois acredito que é nas adversidades que podemos olhar para a situação como uma oportunidade e não como uma fatalidade.


Li o recente artigo de mais um grande Sportinguista Tomás Froes e fiquei convencido que não existe outra alternativa. Sempre fomos um clube pioneiro e há muitos anos que o deixámos de ser. Coincidência ou não, o certo é que quando deixámos de o ser, também deixámos de ser campeões. A última grande mudança na gestão do nosso clube aconteceu na denominada era José Roquette e, quer queiramos ou não, nos primeiros 4 anos, fomos 2 vezes campeões. Se nos países onde está o poder económico os clubes que querem ser campeões da europa precisam de um acionista, em Portugal certamente não existirá outra solução.

E é aqui que teremos de ser arrojados e corajosos. Ficarmos agarrados ao associativismo numa indústria com a dimensão do futebol, é sermos redutores e não olharmos para o futuro sem medo. Clubes como o Liverpool, PSG, Man. United, etc. não deixaram de ter os seus adeptos e o seu amor ao clube. Antes pelo contrário. Usando como exemplo o Liverpool que está há mais anos do que nós sem ser campeão, é neste momento um dos clubes, senão mesmo o clube, que mais fãs tem no mundo inteiro. Criou uma equipa de sonho e até nós seguimos os seus jogos.


Sei que esta decisão tem de passar pelos sócios, mas somos certamente dos 3 grandes o que tem mais potencial e melhores condições para seguir este caminho.  Primeiro porque somos o que temos menos a perder pois temos uma equipa claramente inferior aos dois rivais. Segundo, porque nada ganhamos e pior é impossível. E por último, temos os adeptos mais fiéis do mundo. Apelo á atual direção que avalie esta possibilidade, se é que já não está a avaliar.

Acredito que é este o momento certo para lançarmos este desafio a todos os Sportinguistas. Que se encontre um ou mais investidor (não será fácil pois o mercado nacional é muito pouco apelativo), e que se proponha esta solução. Com rigor, transparência e rodeado dos melhores profissionais, de modo a levar o nosso Sporting CP para o topo do futebol mundial. Caso os sócios não queiram esta solução (há que respeitar a decisão da maioria) então que se aposte 100% na formação (não vendam por exemplo o Palhinha mas sim o Bagtaglia). Mas aí os que escolherem esta opção não se enganem, e não peçam o título e a liga dos campeões. Que assumam que deixaremos de ser um dos 3 grandes de Portugal....

+ opinião
Diogo Leitão
Bruno Mascarenhas

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

+ opinião
Bruno Mascarenhas
Bruno Mascarenhas

Grandes, mas inevitáveis novidades…

Troca no comando técnico nesta fase iria seguramente desfocar a equipa e também aqui, no meu entender, os interesses do Clube estão a ser salvaguardados

02 Nov 2024 | 17:40

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

Saída de Rúben Amorim do Sporting? Frederico Varandas tem culpas no cartório

Consequências da renovação em novembro de 2022 revelaram-se catastróficas para o Clube de Alvalade, com o técnico a abandonar os verdes e brancos

30 Out 2024 | 14:26

Icon Comentário0
Bruno Sorreluz
Bruno Sorreluz

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO SPORTING, FREDERICO VARANDAS!

Nem está tudo bem quando se ganha, nem tudo mal quando se perde! Chega de lutas de egos, chega de falar do passado e casos mal resolvidos, chega do eu em vez do nós.

19 Jul 2024 | 15:49

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER