Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O duelo do Sporting em Arouca para a 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic já lá vai, mas o Conselho de Disciplina, revelou, esta quinta-feira, que o Clube de Alvalade será sancionado com uma coima de 3.190 por conta dos comportamentos elaborados na bancada destinada aos adeptos verdes e branco.
A multa dos leões deve-se essencialmente à utilização de engenhos pirotécnicos, dos quais petardos, flashlights, um pote de fumo e três tochas incandescentes, que foram deflagrados ao longo dos 90 minutos da partida realizada no Estádio Municipal de Arouca.
Na presente temporada, os leões têm sido altamente penalizados com sanções do Conselho de Disciplina por conta dos comportamentos, não só fora de portas, como no Estádio José Alvalade. A nível europeu, o Sporting está mesmo em alerta para ter uma partida à porta fechada.
Recorde-se que a turma de Alvalade venceu por 3-0 os lobos com golos de Viktor Gyokeres, Geny Catamo e Morten Hjulmand e consolidou a liderança isolada da Liga Portugal Betclic. Benfica e Porto completam, atualmente, o pódio da competição, com menos um e sete pontos, respetivamente.
A turma de Rúben Amorim enfrenta, esta quinta-feira, 14 de março, a Atalanta, numa partida relativa à segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. De realçar que, as duas formações já mediram forças por três ocasiões, com dois empates e uma derrota.
Depois do embate internacional, o Clube de Alvalade irá virar atenções para a partida da 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Boavista. Os leões encontram-se atualmente no primeiro posto da competição e este será mais uma partida impactante na luta dos lugares cimeiros do torneio. Na primeira volta, o Sporting levou a melhor sob o Boavista, no Estádio do Bessa, depois de ter vencido por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves e Geny Catamo.
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Órgão que tutela o futebol em Portugal tem sido useiro e vezeiro em aplicar coimas pesadas ao Clube de Alvalade desde o início da última época
|
0A Federação Portuguesa da FPF, presidida por Fernando Gomes, voltou a multar o Sporting. Desta feita está em causa o comportamento dos adeptos verdes e brancos, na deslocação a Arouca, que terminou com uma vitória da formação de Rúben Amorim, por 3-0.
O Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma coima total no valor de 16.774 euros, sendo que grande parte do valor deriva do uso de material pirotécnico. 1.400 euros pela "utilização de objetos não autorizados numa Zona ZCEAP" e 4.460 euros pelo uso de engenhos pirotécnicos.
"Aos minuto 72 os adeptos, do Sporting, melhor identificados pelas camisolas, cachecóis e cânticos de apoio, situados na bancada poente setor B inferior, fora da ZCEAP, deflagraram três flashlights, tendo uma sido arremessado para o retângulo de jogo, não provocando qualquer interrupção do mesmo, nem atingido qualquer agente desportivo. Os adeptos foram identificados e levantado auto de contra-ordenação, conforme indicação do Comandante da Força Policial", lê-se, no mapa de castigos, e resulta numa coima de 10.200 euros.
Frederico Varandas vai ainda desembolsar 714 euros, justificados da seguinte forma: "Ao minuto 64 os adeptos, do Sporting, melhor identificados pelas camisolas, cachecóis e cânticos de apoio, situados na Bancada Poente Setor B , fora da ZCEAP, entoaram em uníssono, "Oh Pinheiro vai para o c*******", ao minuto 65 e 82 "Em cada Lampião há um c*****" e ao minuto 83 "Simão vai para o c******"".
O Sporting volta a entrar em campo no próximo fim de semana frente ao AVS, em jogo relativo à sexta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma recém promovida à Liga Portugal Betclic jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h30 de domingo, dia 22 de setembro.