
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O momento de festa do primeiro Clássico da época, rapidamente se tornou numa situação trágica e que deixou marcas físicas e psicológicas em Rita, a adepta do Sporting de 22 anos que ficou ferida no encontro da Supertaça, que ditou derrota dos verdes e brancos diante do Porto por 4-3. Em declarações concedidas aos meios de comunicação, o pai da Sportinguista revelou que a mesma se encontra “muito fragilizada”.
Tal como já noticiado, a adepta foi atingida na cabeça por estilhaços, tendo ficado internada no hospital de Aveiro e sido obrigada a levar 30 pontos. José Teixeira contou, em conversa com o diário desportivo Record, que Rita “está a recuperar dentro do possível. Pedimos que fosse transportada do hospital de Aveiro para Lisboa, mas não foi possível devido ao risco e por motivos de segurança e de stress. Está num ambiente difícil”.
O pai e a filha têm a tradição de seguir os verdes e brancos sempre que possível, contudo, José não hesitou em confessar que “ficou traumatizada e já nem quer ir ver mais jogos do Sporting no futuro. Ela está mal. Costumamos ir ver jogos do Sporting a todo o lado. Ela tem lugar cativo em Alvalade e, neste momento, não quer pensar nisso. Só quer que isto tudo passe para voltar a casa, em Lisboa”.
Recorde-se que, segundo testemunhas oculares, o incidente teve origem num movimento brusco de Nuno Santos, que num ato de frustração partiu um vidro do camarote onde se encontrava. Isto num momento em que a equipa leonina deixava escapar por entre os dedos uma vantagem de três golos. O Porto viria mesmo a operar a reviravolta e a vencer por quatro bolas a três.
Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.
Comentador desportivo elege craque da equipa verde e branca como melhor jogador da Liga Portugal Betclic e os motivos são claros
|
Viktor Gyokeres realizou mais uma excelente temporada ao serviço do Sporting. Bruno Prata não tem dúvidas de que o goleador internacional sueco foi “o melhor e o mais influente” jogador da Liga Portugal Betclic. O comentador desportivo destaca ainda Rui Borges, como melhor treinador, e Geovany Quenda, como atleta revelação do Campeonato Nacional.
Bruno Prata: "Viktor Gyokeres foi, claramente, o jogador supremo"
“Ninguém discute que Viktor Gyokeres foi, claramente, o jogador supremo, com muita vantagem sobre Hjulmand, Trincão, Pavlidis e Carreras, príncipes num reino em que o nórdico foi o verdadeiro soberano”, começa por referir Bruno Prata, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
Para o comentador, os golos marcados pelo camisola 9 tornam-no, não só no jogador “mais influente”, como também no MVP da liga portuguesa: “Ora, a grande prova de que Gyokeres é uma escolha pacífica e consensual resulta de ele reunir a unanimidade nos dois planos. O sueco foi o melhor marcador da Liga (39 golos e mais 7 assistências), tendo somado, no conjunto das provas, 54 golos e 12 assistências, em 52 jogos”.
Bruno Prata: "Rui Borges acabou por ser reconhecido como o treinador do ano"
Por outro lado, Bruno Prata considera também que Rui Borges foi o melhor treinador do campeonato, deixando, ainda assim, uma ressalva: “Rui Borges acabou por ser reconhecido como o treinador do ano, da mesma forma que Bruno Lage o seria se o Benfica não tivesse falhado nos derradeiros ‘match points’. Têm méritos indiscutíveis, mas nenhum deles se afirmou de forma incontestável”.
A terminar, Bruno Prata destaca Geovany Quenda - que alcançou registos impressionantes, em 2024/25 - como “revelação do ano”, a par de Rodrigo Mora, do Porto: “O sportinguista brilhou a grande altura na primeira metade da época, antes de ter uma quebra natural que coincidiu com a assinatura do contrato que o irá levar, em 2026/27, para o Chelsea”.
Depois do antigo jogador dos leões dar nega a mudança para o futebol saudita, emblema do Médio Oriente perto de contratar novo treinador
|
Com a iminente chegada de um novo treinador ao Al Hilal, surge agora a informação de que um dos nomes em mente para ocupar a antiga posição ocupada por Jorge Jesus foi Abel Ferreira. Apesar do emblema de Riade oferecer um aumento substancial do seu salário anual, o técnico português preferiu continuar no Palmeiras.
Segundo informações avançadas pela ESPN, Abel Ferreira recusou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros por temporada para treinar o Al Hilal, valores que são consideravelmente superiores ao seu salário no Palmeiras, que ronda a casa dos 3M.
Apesar de recusar a proposta do Al Hilal, Abel Ferreira continua com participação assegurada no Mundial de Clubes FIFA, onde o Palmeiras faz parte do Grupo A da competição, em conjunto com as formações do Porto, Al Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA).
Já o Al Hilal, em papel, tem uma missão mais difícil que a formação de Abel Ferreira na competição de clubes jogada nos Estados Unidos. O emblema saudita integra o Grupo H, onde terá como adversários o Real Madrid, Red Bull Salzburg e o Pachuca.
O futuro do emblema dos azuis de Riade deverá passar por Simone Inzaghi. São várias as notícias que aproximam o técnico italiano ao Al Hilal e com a recente rescisão do Inter de Milão após a derrota na final da Liga dos Campeões, os rumores têm ganho cada vez mais força.
Jornalista reconhece as qualidades do atleta do Clube de Alvalade, mas deixa alguns reparos à sua atitude do futebolista em campo
|
Conrad Harder chegou ao Sporting no final de agosto de 2024 e assumiu-se como uma das figuras de destaque da equipa verde e branca. O avançado internacional dinamarquês somou 47 jogos, 11 golos e sete assistências, na temporada que agora termina. Ainda assim, Rui Dias considera que o jovem de 20 anos precisa de melhorar a sua atitude em campo e apela à intervenção de Rui Borges.
Rui Dias: "Harder é um jovem em permanente estado de ansiedade"
Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o jornalista começa por afirmar que o jovem “constitui um dos principais trabalhos de Rui Borges para a próxima época”, explicando a ideia: “Harder é um jovem em permanente estado de ansiedade, que precisa ser colocado ao serviço do bem superior que é a equipa. Não está em causa reprimir a natureza do jogador, beliscar o instinto, a liberdade, muito menos a felicidade; trata-se de aproveitar as qualidades individuais e torná-las solúveis na expressão global”.
O jornalista defende que o ‘camisola 19’ deve melhorar a sua tomada de decisão nos jogos: “Harder terá de entender que o mérito de sacrifício e voluntarismo não é infinito e, mesmo que seja comovedor ver alguém acreditar que pode fazer golo de cada vez que toca na bola, esteja a 5, 10, 40 metros da baliza, isolado ou perante montanha de adversários pela frente, isso não é atacar bem e raramente cumpre a exigência da eficácia”.
Rui Dias: "Harder terá de entender que o mérito de sacrifício e voluntarismo não é infinito"
Rui Dias considera também que Harder - que é um dos nomeados para o prémio Golden Boy - ainda está muito longe de Viktor Gyokeres: “É compreensível e aceitável que Harder pretenda seguir as pisadas demolidoras e aclamadas de Gyokeres. Mas o sueco está muito à frente na consolidação como avançado de topo. A vocação solitária de Conrad Harder afasta-o muitas vezes da realidade, indiferente às vantagens do jogo combinado”.
A terminar, Rui Dias reitera a expetativa de ver o jovem atacante melhorar o seu jogo, na próxima época: “Harder desafia o senso comum com os impulsos infantis de arrancadas desgovernadas e remates disparatados […]. Falta valorizar os benefícios da surpresa e entender as vantagens de inteligência, serenidade e sentido estratégico. Deve agora manter os sentidos despertos e cumprir a sua parte no plano. Porque, para o sucesso, é tão importante o conselho quanto a resposta do aconselhado”.