
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres deixou Alvalade em delírio. O avançado sueco, de 26 anos, fez uma temporada de sonho com a camisola do Sporting: 39 golos apontados na Liga Portugal, um feito que o coloca entre os maiores goleadores de sempre no futebol português. Contratado em 2023 ao Coventry City, o camisola '9' confirmou todo o seu valor e, em apenas duas épocas, entrou para a história do Clube.
Gyokeres mostrou ao que vinha logo nas primeiras jornadas da Liga Portugal Betclic. Frente ao Farense, na 3.ª ronda, marcou um hat-trick e não mais parou. Foi decisivo na vitória por 2-0 frente ao Porto, na 14.ª jornada, e brilhou com o primeiro póquer ao serviço dos leões na goleada por 5-1 ao Estrela da Amadora. No empate com o Vitória de Guimarães (4-4), voltou a assinar um hat-trick que demonstrou toda a sua frieza na hora da finalização.
A regularidade de Gyokeres foi impressionante. Entre a 24.ª e a 27.ª jornada, marcou dois golos em três jogos consecutivos: frente ao Estoril, Casa Pia e novamente ao Estrela da Amadora. Já perto do fim da temporada, somou mais um hat-trick contra o Moreirense e novo poker no Bessa, diante do Boavista. O 39.º golo surgiu na derradeira jornada, diante do Vitória de Guimarães, selando a vitória por 2-0 em Alvalade, que consagrou o bicampeonato nacional ao Sporting, pela primeira vez em 71 anos.
O sueco marcou praticamente a todas as equipas do campeonato: Rio Ave, Nacional, Farense, Porto, Arouca, Aves, Casa Pia, Famalicão, Estrela da Amadora, Moreirense, Boavista, Guimarães, Estoril e Braga. Só Benfica, Santa Clara e Gil Vicente escaparam ao faro goleador do camisola '9'. O domínio ofensivo foi tão evidente, que voltou a sagrar-se o melhor marcador da Liga, tal como já tinha acontecido na temporada 2023/24.
Com a época terminada, os rumores de saída voltam a ganhar força. Depois de duas épocas inesquecíveis, o nome de Gyokeres está na mira de vários tubarões europeus. Certo é que, independentemente do futuro, os adeptos leoninos jamais esquecerão o homem que fez vibrar Alvalade com 39 golos numa só temporada. Na sua totalidade, o internacional sueco, terminou a sua época a marcar 53 golos em todas as competições, mais 10 que a época anterior.
Equipa verde e branca sagrou-se bicampeã nacional, tendo apontado um total de 88 remates certeiros no campeonato nacional
|
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional, terminando a temporada no primeiro lugar da classificação da Liga Portugal Betclic, com 82 pontos. Além da conquista do título, a equipa verde e branca foi o melhor ataque do campeonato, com 88 golos marcados, nas 34 jornadas da competição.
A campanha do Sporting começou com uma vitória caseira frente ao Rio Ave, por 3-1, no dia 9 de agosto. Em Alvalade, os leões inauguraram o marcador, aos 6 minutos, com um golo de Pote, a passe de Viktor Gyokeres. Aos 27’, o internacional português bisou, na sequência de um má reposição de bola do guarda-redes dos vilacondenses. Já na segunda parte, Gyokeres marcou o terceiro golo dos verdes e brancos.
Em setembro, na quarta jornada, o Sporting recebeu e venceu o Porto, por 2-0, no primeiro clássico do campeonato. Aos 72 minutos, Gyokeres - que foi o melhor marcador da Liga Portugal Betlclic, pela segunda época consecutiva - inaugurou o marcador, na conversão de uma grande penalidade, e, aos 90+3’, Geny Catamo dilatou a vantagem, depois de uma boa jogada individual.
No dia 10 de novembro, o Sporting deslocou-se a Braga, no jogo que marcou a despedida de Ruben Amorim do comando técnico dos leões. Ao intervalo, os bracarenses venciam por 2-0, mas, na segunda parte, os verdes e brancos conseguiram a reviravolta no marcador, com golos de Hidemasa Morita (68’), Morten Hjulmand (81’) e Conrad Harder (89’ e 90+4’). No final de dezembro, o Sporting venceu o dérbi frente ao Benfica, por 1-0, em Alvalade, na estreia de Rui Borges ao leme da equipa leonina. O encontro foi decidido com um golo de Geny Catamo, aos 29 minutos, após assistência de Gyokeres.
Já na reta final da temporada, destaque para a receção ao Gil Vicente, na qual o Sporting esteve muito tempo em desvantagem e conseguiu a reviravolta, graças a dois golos nos últimos 10 minutos. Aos 81’, Maxi Araújo fez o 1-1 e, num dos últimos lances do encontro, Eduardo Quaresma fez o 2-1, com um grande remate de fora da área. Por fim, na 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 2-0, no jogo do título. Em Alvalade, os verdes e brancos marcaram os dois golos na segunda parte, por intermédio de Pote (55’) e Gyokeres (83’).
Confira, abaixo, os 88 golos do Sporting no campeonato:
Clube de Alvalade já prepara o novo ano e, ao que parece, não é apenas no que diz respeito aos assuntos relacionados com o mercado de transferências
|
O Sporting está a apenas um jogo de dar por terminada a temporada 2024/25, o que significa que é já tempo de preparar o próximo ano. Assim sendo, e provando que não é apenas nas questões de mercado que a direção está focada, parece ser já conhecida a 'nova pele' do leão.
De acordo com imagens que estão a circular pelas redes sociais, é muito provável que já seja possível vislumbrar o equipamento escolhido para a época 2025/26, com a camisola a contar com o visual mais Sporting de sempre: apenas as Listadas verdes e brancas.
Ao peito, como tem sido habitual nas últimas épocas, o equipamento deverá continuar a contar com o patrocínio da Betano, sendo o mesmo produzido, uma vez mais, pela Nike. Assim sendo, o Sporting desfaz-se da cor preta que dominou a última escolha.
O emblema de Alvalade, até ao momento, ainda não confirmou se esta é, de facto, a nova camisola do Clube, ainda que o Leonino saiba que as camisolas gigantes que se encontravam a expor os equipamentos da época que agora se encontra perto do fim, junto ao estádio, já tenham sido retiradas.
Vale lembrar que a equipa orientada por Rui Borges irá colocar um ponto final nesta época com um dérbi lisboeta, diante do Benfica, numa partida que será jogada no Estádio Nacional do Jamor, a partir das 17h15 do próximo domingo, e que será válida para a final da Taça de Portugal, podendo assim o Sporting chegar à desejada dobradinha.
Confira, abaixo, as imagens que estão a circular do novo equipamento:
Bernardo Topa foi atingido com uma bala de borracha e perdeu parcialmente a visão, tendo já apresentado queixa formal contra a PSP e o Estado português
|
O que se previa ser uma celebração inesquecível para os adeptos do Sporting acabou por ganhar contornos dramáticos, pelo menos na vida de Bernardo Topa, jovem de 28 anos que, em pleno Saldanha, viu a sua vida mudar de forma irreversível ao ser atingido por uma bala de borracha disparada por agentes da PSP, numa ação de controlo de multidão que o levou a ficar cego de um olho. A vítima, entretanto, já reagiu ao sucedido.
"Eu estava com amigos. À nossa volta, estava tudo a abrir fogo de artifício e engenhos pirotécnicos. Como já tinha a experiência do ano anterior, e sabia que a Polícia podia intervir com cassetetes, procurei afastar-me tanto quanto pude", começou por relatar o Adepto, que prosseguiu.
"De repente vi agentes armados com shotgun a disparar sobre a multidão e o que aconteceu foi que uma bala perdida acertou-me no olho esquerdo e fiquei cego", completou Topa. O incidente, recorde-se, ocorreu momentos antes da passagem do autocarro do plantel leonino, que seguia em direção ao Marquês de Pombal.
"A bala destruiu o olho. Saí dali a correr desesperado com dores e a escorrer sangue. Depois a ambulância ainda demorou a chegar, mas acabei por ser transportado para o Hospital de São José, onde fui operado para retirar os estilhaços e continuo internado", fez notar, por fim, o jovem natural do Porto.
A gravidade da lesão levou Bernardo, segundo o jornal Record, a apresentar uma queixa formal contra a PSP e o Estado português, alegando negligência na forma como foi conduzida a intervenção policial. O mesmo jornal ainda tentou uma reação oficial da PSP, mas não obteve qualquer resposta.