Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

PERCURSO EUROPEU CONTINUA NA HUNGRIA

Sporting CP joga esta terça-feira, pelas 18h00, frente ao Pénzügyőr SE

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Fev 2020 | 17:36 |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol do Sporting CP continua a sua caminhada europeia e é já esta terça-feira, 25 de fevereiro, pelas 18h00, que volta a entrar em campo. Em jogo relativo à primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup, os leões defrontam os húngaros do Pénzügyőr SE.


Após a vitória caseira diante da AJ Fonte Bastardo, por 3-1, o conjunto de Gersinho vira agora atenções para o confronto europeu. Exceção feita à derrota diante do BV Kladno, por 3-2, mas que aconteceu em circunstâncias especiais visto que o Sporting CP já tinha a qualificação garantida, a turma de Alvalade vai numa série de sete vitórias consecutivas.


No Campeonato Honda, os rapazes de verde e branco ocupam o segundo lugar, com 60 pontos, e por lá deverão ficar até ao final da fase regular porque o primeiro classificado, o SL Benfica, tem 65 pontos e, teoricamente, não deverá ceder qualquer ponto até final. Ainda no panorama interno, os comandados de Gersinho estão nas meias-finais da Taça de Portugal, na qual irão defrontar a AA de São Mamede, no próximo dia 21 de março. Na final da prova rainha, jogarão, muito provavelmente, diante do eterno rival, SL Benfica.


No que concerne ao trajeto europeu, o Sporting CP até começou com uma derrota, por 3-1, na Eslovénia, frente ao Calcit Kamnik. Todavia, na casa das modalidades, os rapazes de verde e branco triunfaram por 3-0 e, no subsequente golden set, por 15-8, seguindo, assim, para os oitavos-de-final da CEV Challenge Cup. Na ronda seguinte, os leões tiveram pela frente os checos do BV Kladno. Contrariamente ao que se tinha passado na ronda anterior, os comandados de Gersinho começaram a eliminatória da melhor maneira e venceram, na República Checa, por 3-0. Na segunda mão, no Pavilhão João Rocha, ao fim de três sets, o Sporting CP já tinha garantido a qualificação e, fruto de alguma descompressão, acabou por sair derrotado por 3-2, mas o mais importante estava feito.

No capítulo individual, o destaque vai quase todo para Ángel Dennis. O cubano de 42 anos é o melhor marcador da equipa, com 274 pontos concretizados. Thiago Sens, com 163, Renan da Purificação, com 157, André Brown, com 131, e Athos Costa, com 127, são os senhores que se seguem. Nota ainda para Miguel Maia, que, apesar dos seus 48 anos, continua a servir os seus colegas da melhor maneira.


Húngaros somam apenas duas derrotas esta temporada

Relativamente ao Pénzügyőr SE, a verdade é que, na presente época, apenas por duas vezes foram derrotados. O último desaire aconteceu mais recentemente e foi precisamente na CEV Challenge Cup. Em jogo relativo aos oitavos-de-final da competição europeia, os húngaros saíram derrotados, por 3-1, diante dos belgas do Haasrode Leuven, por 3-1. No entanto, no golden set, venceram por 15-12 e marcaram encontro com o Sporting CP. Antes disso, deixaram pelo caminho os cipriotas do AS Omonoia, com duas vitórias por 3-0.

No Campeonato Nacional, o conjunto de Zoltán Jókay terminou a fase regular no primeiro lugar, com 30 pontos, e 11 vitórias em tantos jogos disputados, tendo perdido apenas seis sets. Na fase de apuramento do campeão, que ainda decorre, o Pénzügyőr SE também já é líder, com 20 pontos. Em sete partidas disputadas, os húngaros venceram sete e cederam somente cinco sets.

Na vertente individual, nota para Willian Reffatti, que contabiliza 71 ataques certeiros. O brasileiro de 32 anos, que representou o SL Benfica em 2012/2013, é uma das referências do Pénzügyőr SE. No capítulo da receção, Bruno Feliciano Jorge, com 26% de sucesso a receber serviços adversários, é o elemento com maior eficácia neste momento do jogo. No aspeto defensivo, o central Márton Szabó, com 36,4% de eficácia no bloco, é dos jogadores em maior destaque.

Sporting CP e Pénzügyőr SE defrontam-se esta terça-feira, pelas 18h00, na Hungria.


Modalidades

Última hora! Sporting anuncia saída inesperada de treinador e explica motivo

Decisão apanhou muitos de surpresa e acontece numa altura crucial da temporada; Clube de Alvalade já reagiu oficialmente

Rui Pedro Silva, treinador da equipa feminina do voleibol, sai do Sporting por motivos pessoais e João Macedo é o seu substituto
Rui Pedro Silva, treinador da equipa feminina do voleibol, sai do Sporting por motivos pessoais e João Macedo é o seu substituto

19 Mar 2026 | 17:47 |

Icon Comentário0

O Sporting confirmou uma saída inesperada na sua equipa feminina de voleibol, numa altura particularmente sensível da temporada. A decisão foi justificada com motivos pessoais, deixando o grupo em fase de reajuste competitivo. Fala-se de Rui Pedro Silva.


Em comunicado oficial do Clube, é revelado que a saída do técnico de 55 anos estava inicialmente prevista apenas para o final da época. A mudança surge de forma repentina e obriga a uma reorganização imediata, mas que já está definida. Vale lembrar que no setor masculino, Gonçalo Sousa renovou contrato


Para garantir estabilidade até ao final da temporada, o comando técnico passa agora para João Macedo, que até aqui desempenhava funções de treinador-adjunto e conhece bem a estrutura e o grupo de trabalho da equipa que terminou a fase regular no terceiro lugar.


Os leões não deixaram de agradecer o trabalho desenvolvido pelo técnico ao longo do seu percurso, destacando o profissionalismo, dedicação e empenho demonstrados durante o tempo em que Rui Pedro Silva liderou a equipa feminina.

Esta alteração acontece numa fase decisiva, com a equipa a preparar o arranque dos quartos de final do playoff do Campeonato Nacional, frente ao Colégio Efanor, o que aumenta a pressão sobre a nova liderança técnica numa etapa crucial da época.



Modalidades

Oficial! Campeão nacional renova com o Sporting: "Prometo trabalho"

Jogador do Clube de Alvalade estendeu o seu vínculo com os leões e mostrou-se feliz em continuar a fazer parte do projeto leonino

Gonçalo Sousa, líbero da equipa de voleibol do Sporting, prolongou o seu contrato com os leões e garante trabalho forte
Gonçalo Sousa, líbero da equipa de voleibol do Sporting, prolongou o seu contrato com os leões e garante trabalho forte

19 Mar 2026 | 12:04 |

Icon Comentário0

Gonçalo Sousa estendeu a ligação ao Sporting. O líbero expressou contentamento por continuar a fazer parte do projeto de voleibol do Clube de Alvalade. Em declarações aos órgãos de comunicação dos leões, o atleta mostrou gratidão e admitiu que a renovação foi muito positivo para si


Gonçalo Sousa: "Agradeço este voto"


"Antes de mais, agradecer pela confiança depositada em mim para mais esta renovação e dizer que estou muito feliz. Agradeço este voto do Sporting , de toda a gente que contribuiu para que isto acontecesse, porque me sinto bem cá, gosto muito do Clube, gosto muito do que tem sido feito, principalmente no voleibol, nestes anos em que aqui estou. É bom esta renovação, foi natural. Prometo trabalho", disse, aos meios de comunicação do Clube.


 As ambições do líbero de 24 anos são claras. "O objetivo é manter e, se calhar, ganhar um bocadinho mais de estabilidade ainda, podermo-nos afirmar como o maior clube português de voleibol, continuar a participar nas competições em que participámos este ano, sempre com o objetivo de ganhar e para além disso acreditar no trabalho que tem sido feito dia-a-dia, todas as semanas, com este grupo de trabalho, com as pessoas que nos acompanham, porque tem sido um trabalho bem feito e os resultados estão à vista", pode ler-se.

Gonçalo Sousa: "Continuarem a acreditar em nós"


Para concluir, Gonçalo Sousa deixou uma mensagem aos Sportinguistas. "Primeiro, prometer trabalho e a mesma forma de estar que entreguei nestes últimos anos e também pedir para continuarem a acreditar em nós e a comparecer nos pavilhões pelo país fora para nos apoiarem, porque esse apoio é sempre sentido e muito bem vendo", expressou.

Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Gonçalo Sousa leva 32 encontros disputados: 21 no Campeonato Nacional, seis na CEV Champions League, quatro na Taça de Portugal e um na Supertaça. Recentemente, Gonçalo Sousa venceu a Taça de Portugal contra o Benfica


Modalidades

Ex central do Benfica eufórico por ter vencido Taça de Portugal pelo Sporting: "Merecemos muito"

Antigo jogador das águias destacou o espírito de sacrifício e a união do emblema verde e branco para conseguirem vencer troféu

Sporting venceu a Taça de Portugal de voleibol depois de derrotar o Benfica por 3-2; Keltom Tavares mostrou-se muito feliz
Sporting venceu a Taça de Portugal de voleibol depois de derrotar o Benfica por 3-2; Keltom Tavares mostrou-se muito feliz

16 Mar 2026 | 15:42 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu a Taça de Portugal de voleibol depois de derrotar o Benfica por 3-2. A partida foi marcada por grande intensidade e emoção até ao final, com o set decisivo a terminar em 23-21 a favor dos leões. No final do encontro, Kelton Tavares, antigo jogador das águias, destacou o espírito de sacrifício e a união.


“A equipa chegou a uma altura em que era preciso toda a gente dar um passo à frente, subir o nível, porque ou era sacrifício máximo ou não conseguíamos o resultado”, disse à Sporting TV. O atleta frisou ainda que a confiança do grupo nunca desapareceu, mesmo quando a situação parecia complicada no set decisivo.


Kelton Tavares: “Fiquei muito feliz porque nenhum de nós deixou de acreditar"


“Fiquei muito feliz porque nenhum de nós deixou de acreditar. Estávamos todos conscientes de que éramos capazes de virar o set, apesar da diferença muito grande, e ninguém deu o jogo por acabado”. No final, Kelton Tavares mostrou-se satisfeito pela forma como o Sporting conseguiu garantir o troféu.

O central internacional português de 26 anos de idade admitiu que este era um momento merecido para o emblema leonino: “Muito feliz pela forma como conquistámos este título, e agora é descansar, celebrar. Acho que nós merecemos muito isto”.


Com este triunfo, os comandados de João Coelho somam agora a sétima vitória consecutiva frente ao rival encarnado, sendo a quarta já esta temporada, depois dos triunfos nos dois jogos na fesa regular do Campeonato Nacional e na Supertaça.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogadores de volei do Sporting gozam com o Benfica com cânticos sobre César Boaventura (Vídeo)
Modalidades

Jogadores de volei do Sporting gozam com o Benfica com cânticos sobre César Boaventura (Vídeo)

16 Mar 2026 | 13:37

Icon Comentário0
Sporting bate Benfica em jogo dramático e conquista Taça de Portugal (3-2)
Modalidades

Sporting bate Benfica em jogo dramático e conquista Taça de Portugal (3-2)

15 Mar 2026 | 19:19

Icon Comentário0
Sporting vence 3-1 e deixa Benfica com menos seis pontos
Modalidades

Sporting vence 3-1 e deixa Benfica com menos seis pontos

28 Fev 2026 | 17:26

Icon Comentário0