Modalidades
Oficial! Há novo reforço no Sporting; Varandas garante craque de 25 anos que vem da Bélgica
15 Ago 2026 | 10:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
24 Fev 2020 | 17:36 |
A equipa de voleibol do Sporting CP continua a sua caminhada europeia e é já esta terça-feira, 25 de fevereiro, pelas 18h00, que volta a entrar em campo. Em jogo relativo à primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup, os leões defrontam os húngaros do Pénzügyőr SE.
Após a vitória caseira diante da AJ Fonte Bastardo, por 3-1, o conjunto de Gersinho vira agora atenções para o confronto europeu. Exceção feita à derrota diante do BV Kladno, por 3-2, mas que aconteceu em circunstâncias especiais visto que o Sporting CP já tinha a qualificação garantida, a turma de Alvalade vai numa série de sete vitórias consecutivas.
No Campeonato Honda, os rapazes de verde e branco ocupam o segundo lugar, com 60 pontos, e por lá deverão ficar até ao final da fase regular porque o primeiro classificado, o SL Benfica, tem 65 pontos e, teoricamente, não deverá ceder qualquer ponto até final. Ainda no panorama interno, os comandados de Gersinho estão nas meias-finais da Taça de Portugal, na qual irão defrontar a AA de São Mamede, no próximo dia 21 de março. Na final da prova rainha, jogarão, muito provavelmente, diante do eterno rival, SL Benfica.
No que concerne ao trajeto europeu, o Sporting CP até começou com uma derrota, por 3-1, na Eslovénia, frente ao Calcit Kamnik. Todavia, na casa das modalidades, os rapazes de verde e branco triunfaram por 3-0 e, no subsequente golden set, por 15-8, seguindo, assim, para os oitavos-de-final da CEV Challenge Cup. Na ronda seguinte, os leões tiveram pela frente os checos do BV Kladno. Contrariamente ao que se tinha passado na ronda anterior, os comandados de Gersinho começaram a eliminatória da melhor maneira e venceram, na República Checa, por 3-0. Na segunda mão, no Pavilhão João Rocha, ao fim de três sets, o Sporting CP já tinha garantido a qualificação e, fruto de alguma descompressão, acabou por sair derrotado por 3-2, mas o mais importante estava feito.
No capítulo individual, o destaque vai quase todo para Ángel Dennis. O cubano de 42 anos é o melhor marcador da equipa, com 274 pontos concretizados. Thiago Sens, com 163, Renan da Purificação, com 157, André Brown, com 131, e Athos Costa, com 127, são os senhores que se seguem. Nota ainda para Miguel Maia, que, apesar dos seus 48 anos, continua a servir os seus colegas da melhor maneira.
Húngaros somam apenas duas derrotas esta temporada
Relativamente ao Pénzügyőr SE, a verdade é que, na presente época, apenas por duas vezes foram derrotados. O último desaire aconteceu mais recentemente e foi precisamente na CEV Challenge Cup. Em jogo relativo aos oitavos-de-final da competição europeia, os húngaros saíram derrotados, por 3-1, diante dos belgas do Haasrode Leuven, por 3-1. No entanto, no golden set, venceram por 15-12 e marcaram encontro com o Sporting CP. Antes disso, deixaram pelo caminho os cipriotas do AS Omonoia, com duas vitórias por 3-0.
No Campeonato Nacional, o conjunto de Zoltán Jókay terminou a fase regular no primeiro lugar, com 30 pontos, e 11 vitórias em tantos jogos disputados, tendo perdido apenas seis sets. Na fase de apuramento do campeão, que ainda decorre, o Pénzügyőr SE também já é líder, com 20 pontos. Em sete partidas disputadas, os húngaros venceram sete e cederam somente cinco sets.
Na vertente individual, nota para Willian Reffatti, que contabiliza 71 ataques certeiros. O brasileiro de 32 anos, que representou o SL Benfica em 2012/2013, é uma das referências do Pénzügyőr SE. No capítulo da receção, Bruno Feliciano Jorge, com 26% de sucesso a receber serviços adversários, é o elemento com maior eficácia neste momento do jogo. No aspeto defensivo, o central Márton Szabó, com 36,4% de eficácia no bloco, é dos jogadores em maior destaque.
Sporting CP e Pénzügyőr SE defrontam-se esta terça-feira, pelas 18h00, na Hungria.
Clube de Alvalade anunciou a chegada de atleta sul-americano e jogador já deixou as suas primeiras palavras de leão ao peito
21 Ago 2026 | 17:30 |
Oficial! Emiliano Molini é reforço da equipa masculina de voleibol do Sporting. O central argentino, de 21 anos e 1,98 metros, chega ao Pavilhão João Rocha depois de percurso interessante ao serviço do Leixões e no River Plate.
E. Molini: "Sei que o Sporting é um clube muito grande"
"Sei que o Sporting é um clube muito grande, com muita História, por isso estou muito entusiasmado. Estou consciente de que é um grande passo na minha carreira e quero corresponder da melhor maneira", sublinhou aos meios de comunicação do Clube.
O atleta sul-americano ficou totalmente convencido com a decisão tomada. "Quando chegou a proposta não tive de pensar muito. Queria muito jogar num clube tão grande", acrescentou Emiliano Molini, que já conta com a vantagem de uma época em Portugal.
E. Molini: "Ele disse-me que gostou muito de jogar aqui e que foi muito feliz"
No seu país cresceu ao serviço do River Plate e por lá coincidiu com um ex Sporting, o também central Imanol Tombion - saiu do Clube em 2024 -, e por isso chega com algumas referências a esta nova aventura que se abre no Pavilhão João Rocha. "Falei muito com ele, somos amigos. Ele disse-me que gostou muito de jogar aqui e que foi muito feliz durante o tempo que esteve aqui, por isso estou muito entusiasmado", revelou.
À margem desta contratação, João Fidalgo, coordenador da modalidade Leonina, justificou a contratação pelas características já identificadas em Emiliano Molini antes da sua ida para o Leixões. "É um atleta que no ano passado estreou-se no campeonato português ao serviço do Leixões e fez uma época muito interessante mesmo", destacou o dirigente.
Confira o anúncio do Sporting:
Atleta prolongou vínculo com Clube leonino e prepara-se para cumprir a terceira época consecutiva em Alvalade, depois de ter chegado do Minho
16 Ago 2026 | 16:22 |
É oficial. Jéssica Carriel vai continuar a representar a equipa de voleibol feminina do Sporting na próxima temporada. A zona 4 brasileira, de 28 anos, renovou o contrato com o Clube leonino e prepara-se para cumprir a terceira época consecutiva em Alvalade, depois de ter chegado em 2024 proveniente do Vitória de Guimarães.
J. Carriel: "É o terceiro ano seguido, sou muito feliz aqui"
A jogadora não escondeu a satisfação por prolongar a ligação aos verdes e brancos: "Estou muito feliz por continuar no Sporting. É o terceiro ano seguido, sou muito feliz aqui. Adoro os adeptos e o pessoal que trabalha aqui, pelo que é muito bom continuar mais um ano", afirmou aos meios de comunicação oficiais.
Carriel mostrou-se igualmente confiante perante o novo projeto da equipa feminina para 2026/27: "O Sporting é um clube gigantesco e estar aqui é o sonho de qualquer atleta. Este ano temos um projeto diferente, com meninas muito novas, mas com muito potencial. Estou muito confiante, acho que tem tudo para correr muito bem".
A atleta brasileira estabeleceu ainda metas ambiciosas para a temporada: "O objetivo é ganhar e melhorar nas competições europeias e domésticas", afirmou, garantindo aos adeptos que podem esperar "muita vontade, garra e entrega".
Também João Fidalgo, coordenador do voleibol, valorizou a continuidade da jogadora, destacando o conhecimento que acumulou do campeonato português. O dirigente salientou ainda o "espírito bem positivo" de Carriel e a sua capacidade para procurar "a sua melhor versão" em cada jogo. Sol Onofri foi recentemente anunciada como reforço.
Atleta de 24 anos de idade não escondeu satisfação por esta nova etapa na carreira e destacou dimensão do emblema verde e branco
16 Ago 2026 | 09:58 |
É oficial. A equipa feminina de voleibol do Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e garantiu mais uma contratação. Sol Onofri, líbero argentina de 24 anos, chega para reforçar o plantel de Tiago Sineiro, confirmando-se assim mais um Exclusivo do nosso Jornal do passado dia 24 de maio.
A jogadora, que jogou as últimas três épocas no Clube K, não escondeu a satisfação por esta nova etapa e destacou a dimensão do emblema leonino: “Estou muito feliz e entusiasmada por fazer parte do Sporting”, afirmou, considerando esta mudança “um grande passo” na carreira e uma oportunidade para continuar a evoluir.
Apesar da mudança, a adaptação deverá ser facilitada pelo conhecimento que já possui do campeonato. A nova líbero também já conhece o Pavilhão João Rocha, onde teve oportunidade de jogar como adversária: “É incrível. Jogar aqui, mesmo que não com a camisola do Sporting, já é maravilhoso”, reconheceu.
S. Onofri: “Sou uma jogadora muito aguerrida"
Quanto às suas características, Sol Onofri apresentou-se como uma atleta de grande entrega e espírito coletivo: “Sou uma jogadora muito aguerrida, que nunca vai dar uma bola por perdida e, no fundo, vou dar tudo de mim para colocar o Sporting no lugar mais alto”, garantiu.
João Fidalgo, coordenador do voleibol, explicou a aposta na atleta: “Seguíamos o seu percurso e achamos que este era o momento para dar este passo com ela”, afirmou, considerando que Sol Onofri tem capacidade para se afirmar “num registo competitivo mais ambicioso” e realçando o seu “espírito muito positivo e contagiante”.