Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Saná Fernandes marcou o seu primeiro golo enquanto sénior ao serviço dos neerlandeses do NAC Breda. O antigo jogador do Sporting - atualmente emprestado à turma da Eredivisie pelos italianos da Lazio - fez o gosto ao pé no encontro da 17.ª jornada da competição.
Embora o jovem atleta tenha assinado o único golo da equipa, este acabou por não ser suficiente para garantir a vitória. O NAC Breda foi superado pelo Go Ahead Eagles, que venceu por 2-1. Com esta derrota, a nona na temporada 2024/25, Saná Fernandes e a sua equipa ocupam o nono lugar da tabela classificativa, com 22 pontos.
Esta época, Saná Fernandes já soma 10 partidas, contabilizando 407 minutos, com um golo e outra assistência. Em 2021/22, o jogador – avaliado em 800 mil euros – contabilizou 21 jogos pelos juvenis do Sporting e, ao todo, nos 1.317 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou 10 golos.
Recorde-se que o atleta seguiu para a Lazio no verão de 2022, depois de ter recusado renovar pelo Sporting. Na altura, o jovem concedeu uma entrevista ao ‘WTransfers7’, portal especializado no mercado de transferências, onde afirmou que "não deu" para permanecer em Alvalade, mas expressou o desejo de regressar aos leões num futuro próximo.
O jogador português rumou, assim, à capital italiana a custo zero. No entanto, atualmente encontra-se emprestado por uma temporada, com opção de compra, ao NAC Breda. Importa ainda referir que o atleta chegou a ter vários clubes de topo do futebol europeu interessados, entre os quais o Barcelona.
Técnico continua a enfrentar dificuldades no comando técnico do Clube de Alvalade, mas recebe mensagem de esperança para o futuro
|
0Luís Mateus tem confiança de que João Pereira vai conseguir dar a volta ao momento atribulado vivido pelo Clube de Alvalade. O editor executivo do jornal A Bola deixa ainda duras críticas a Frederico Varandas pelo recente discurso do Presidente na Gala dos Prémios Stromp.
"As duas vitórias, ainda que sofridas, fizeram bem a João Pereira no plano comunicacional. Viu-se maior à-vontade na troca de palavras com os jornalistas durante a antevisão ao difícil encontro de Barcelos com o Gil Vicente, o que não pode ser dissociado de um ambiente menos carregado, somado ao trabalho que tem feito junto do departamento de comunicação dos leões para ajustar o discurso ao contexto", garante, ao jornal A Bola.
Quanto à explicação do técnico acerca da gestão recente, Luís Mateus crê que "sobretudo na questão da aposta de Quenda como falso extremo esquerdo, as ideias ainda pareçam um pouco confusas". No entanto, compara o discurso de João Pereira com "a inconsistência das palavras do seu Presidente".
"Passou de 'um treinador de um grande clube europeu em dois ou três anos' a alguém que recebeu 'um presente envenenado' ao ser convidado para ser agora o treinador principal", recorda o jornalista. "Claro que lhe era impossível recusar, como afirmou, todavia, na imagem passada por Varandas passou de estar preparado para a missão a alguém que, afinal, não o estava. Presidente do Sporting, esse sim, e já não é de hoje, mostrou que não tem ido às aulas".
Para terminar, Luís Mateus dá um voto de confiança ao técnico verde e branco, admitindo haver "há humildade suficiente" para "dar volta às dificuldades". Sobre Frederico Varandas, revela ver "o lado de um dirigente, que, depois de ter recalcado com Rúben Amorim muitas das intervenções do passado, ainda não terá encontrado sozinho o equilíbrio que lhe permitiria saber sempre evitar danos colaterais. Há algo de moralizador a extrair das suas palavras? É possível que inspirem alguém? Só os jogadores e treinadores saberão".
Imprensa britânica coloca atual pupilo de João Pereira como possível alvo de emblema da liga inglesa num futuro próximo
|
0O Manchester United, de Ruben Amorim, continua a fazer mira a Geovany Quenda. A temporada realizada pelo jovem ala de 17 anos do Sporting não passa despercebida aos grandes clubes europeus, sendo que o emblema de Old Trafford olha para o atual pupilo de João Pereira como possível alvo.
A informação foi avançada pelo diário britânico Mirror, que revela que o técnico solicitou ao Manchester United a criação de uma rede de observação para sondar o futebol profissional português, com o objetivo de encontrar uma nova versão do astro português formado no Clube de Alvalade.
O desejo de Ruben Amorim surge da sua convicção de que os responsáveis pelo emblema inglês realizam poucas negociações e não atribuem a devida importância aos jogadores que competem no campeonato português. Além disso, considera que muitas das estrelas promissoras do seu país natal acabam por se transferir para os rivais.
Na mesma publicação, do Mirror, são apontados jogadores como Geovany Quenda, do Sporting, e António Silva do rival, Benfica. Assim sendo, o ex-leão não esconde que ambos os jovens estão à altura de dar o próximo passo e integrar a Premier League muito em breve.
Recorde-se que atualmente o Manchester United ocupa a 13.ª posição da tabela classificativa da Premier League. Os comandados de Ruben Amorim somam cerca de 22 pontos em 17 jogos disputados, fruto de seis vitórias, sete derrotas e quatro empates.
Clube de Alvalade não foi além da igualdade no encontro diante da turma minhota e segue no terceiro lugar da tabela classificativa
|
0A equipa de futebol feminino do Sporting empatou, este domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Braga (1-1), em jogo a contar para a 10.ª jornada da Liga BPI. Micael Sequeira, antigo técnico-adjunto de Ruben Amorim no Braga, somou o primeiro encontro sem vencer no novo cargo.
Em duelo disputado no Estádio Municipal 1.º de Maio, foram as leoas foram as primeiras a marcar, logo aos 29 minutos, por intermédio de Maiara Niehues, mas o lance foi invalidado pelo VAR. No entanto, ainda antes do intervalo, Dolores Silva desfez o nulo para a equipa da casa, aos 39 minutos.
Na etapa complementar, o Clube de Alvalade carregou em busca do golo e acabou por repor a igualdade à passagem dos 51 minutos, na sequência de um remate certeiro de Fátima Pinto (51'), que só parou no fundo da baliza de Patrícia Morais, antiga guardiã das leoas.
Com este empate – o primeiro em 18 jogos na presente temporada –, as agora comandadas por Micael Sequeira afastam-se do primeiro lugar e estão na terceira posição da Liga BPI com 25 pontos. O Benfica lidera a prova com 30 pontos seguidas do Braga, que tem 26.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no domingo, dia 5 de janeiro, frente ao Marítimo, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O encontro diante da formação insular - a contar para a jornada 11 do Campeonato Nacional - está marcado para as 11h00.