Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

Pinotes Batista critica dualidade de critérios entre Sporting e Benfica: "Cobardia"

No seu habitual espaço de opinião, o conhecido adepto do Clube de Alvalade analisou dois casos semelhantes, julgados de forma oposta

Num espaço de opinião da sua autoria, André Pinotes Batista mostrou dualidade de critérios em casos de Sporting e Benfica
Num espaço de opinião da sua autoria, André Pinotes Batista mostrou dualidade de critérios em casos de Sporting e Benfica

02 Jul 2025 | 18:40 |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista acusa os adeptos e comentadores associados ao Benfica de “clubite”. No seu espaço de opinião, o deputado do PS pôs em causa a dualidade de critérios no ajuizamento público do lance de Matheus Reis na final da Taça de Portugal, do Sporting, em contraste com o pisão de Andrea Belotti no Mundial de Clubes e as palavras de Raúl Moreira após a conquista encarnada do campeonato de futsal, referindo que a "cobardia é sorrateira".


André Pinotes Batista: "A clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros"


“A língua portuguesa é traiçoeira, a clubite é um verbo reflexo que se conjuga sempre e apenas com os outros. Na final da Taça de Portugal, o desequilíbrio de Matheus Reis com um pisão a Belloti fez correr tanta tinta que se temeu o fim da escrita. Perante centenas de milhares de pessoas, exortei Matheus a pedir desculpa e exortei o Sporting a condenar a frase infeliz, mesmo tendo sido proferida por alguém gravado sem consentimento”, revelou no jornal Record, antes de falar da diferença da perceção dos casos dos dois clubes.


“A cobardia é sorrateira, mas a convicção não se encolhe, nem se esconde na algibeira de peito do equipamento do clube do nosso coração. No Mundial de Clubes, quis o destino que Belloti, talvez sem intenção, concedo, pontapeasse uma cabeça e acabasse expulso. Um daqueles lances que, em Português de manhosa moral, só ‘acontecem a quem anda lá dentro’. E é verdade”, acrescentou.

André Pinotes Batista: "É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nosso que estão errados"


De seguida, o deputado do Partido Socialista falou acerca das palavras de Raúl Moreira, onde o atleta encarnado foi visto proferir um cântico que vangloriava assassinatos: “Um mês mais tarde, no Pavilhão da Luz, o futsal do Benfica comemorava um título suadíssimo, mas justo. Entre sorrisos, medalhas e cerveja a correr pelos flancos, surge Raúl Moreira cantando, em plenos pulmões, que ‘ou ganha o Benfica ou matamos alguém’”.

Pinotes Batista fala num ensinamento, que pode ser aplicado aos adeptos, comentadores e profissionais associados ao Benfica: “O fascínio pela superioridade moral é antigo e infeliz. Se pisar era grave ontem, 'matar' não pode ser, hoje, força de expressão. Em Português, 'pisar' é transitivo, 'matar' é figurado e a moral, pelos vistos, é opcional. A clubite é o único idioma em que a decência é sempre estrangeira. É sempre mais difícil fazer o certo quando são os nossos que estão errados”. 


Modalidades

Sporting dá tareia no Rio Ave e goleia por 9-0

Clube de Alvalade não deu hipóteses ao adversário em Vila do Conde; Rta final revelou-se num autêntico festival de golos para os leões

Sporting voltou a triunfar, desta feita frente ao Rio Ave, depois da vitória na última ronda contra o Braga
Sporting voltou a triunfar, desta feita frente ao Rio Ave, depois da vitória na última ronda contra o Braga

28 Set 2025 | 19:36 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu o Rio Ave por 9-0, este domingo, dia 28 de setembro, em jogo da terceira jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, os leões voltaram a triunfar, depois da vitória na última ronda contra o Braga.


Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou à vantagem por Taynan, que marcou de grande penalidade, aos 8 minutos. O Rio Ave respondeu de forma tímida, com Pedro Rodrigues em evidência, mas sem conseguir materializar em golos as oportunidades criadas.


Na segunda parte, o Sporting entrou decidido a resolver o encontro. Com uma sequência rápida de golos, iniciada por Diogo Santos (21') e seguida por Taynan (23'), os leões dilataram a vantagem. Rocha (28') ampliou para 4-0. A reta final revelou-se um autêntico festival de golos. Tomás Paçó (32' e 36'), Wesley (33'), Rúben Freire (35') e Bruno Pinto (39') também faturaram na partida.


Com esta vitória – a quarta em quatro jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam 12 pontos e estão no primeiro lugar da tabela. O Benfica tem seis, mas menos uma partida disputada, uma vez que só entra em campo na próxima segunda-feira.

O emblema verde e branco vira atenções para a quarta jornada da Liga portuguesa. O Clube de Alvalade vai defrontar o Ferreira do Zêzere. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Coelho está marcado para sábado, dia 4 de outubro, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.


Golos do Sporting na vitória ao Braga:


Modalidades

Tomás Paçó revoltado; Fixo do Sporting aponta "descredibilização" na entrega de prémio

Internacional português é muito utilizado por Nuno Dias, mas não concorda com distinção e dá mérito a companheiro de equipa

Tomás Paçó foi eleito o melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25, mas fixo do Sporting não concorda
Tomás Paçó foi eleito o melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25, mas fixo do Sporting não concorda

26 Set 2025 | 21:45 |

Icon Comentário0

O prémio de melhor jogador português da Liga Placard em 2024/25 foi entregue a Tomás Paçó. O fixo da equipa de futsal do Sporting mostrou-se algo indignado com a distinção, uma vez que somou poucos minutos ao longo da temporada passada.


Tomás Paçó: "Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado"


"Não quero que me levem a mal. Fui considerado o melhor português no campeonato e passei a época quase toda lesionado. Fiz 15 jogos em 36. É um pouco falta de respeito a todos os outros jogadores que fizeram 35, 36 jogos", começou por dizer, no podcast Bola Lá.


Sem concordar com o prémio, Tomás Paçó reconheceu o trabalho de Diogo Santos, que acabou de renovar com os leões: "Tem jogadores, por exemplo, o Diogo Santos, que fez uma época fenomenal e é um jovem muito talentoso. Acaba por descredibilizar os outros jogadores e o futsal".

"E desses 15 jogos que fiz, nove foram no playoff, mesmo na fase final. Comentei também nas redes sociais a dizer que era estranho (vencer o prémio), mas pronto", terminou o internacional português, que tem sido um dos jogadores mais regulares desde que se estreou pela equipa principal do Sporting.


Esta temporada, com a Listada verde e branca, Tomás Paçó leva três jogos, participando em todos os encontros oficiais da turma de Nuno Dias. O fixo do Sporting já apontou quatro golos e é, de momento, o melhor marcador da equipa, seguido de Bruno Pinto (três), Taynan, Diogo Santos e Wesley (dois).


Modalidades

Oficial! Contrato de Diogo Santos no Sporting sofre alteração

Ala tem sido muito utilizado por Nuno Dias na equipa de futsal dos leões e admite ter sonho de voltar a vencer a Liga dos Campeões

É oficial! Diogo Santos, ala internacional português, renovou contrato com a equipa de futsal do Sporting
É oficial! Diogo Santos, ala internacional português, renovou contrato com a equipa de futsal do Sporting

26 Set 2025 | 21:41 |

Icon Comentário0

O Sporting renovou o contrato de Diogo Santos. Após terem prolongado a ligação de Bernardo Paçó, os responsáveis pela equipa de futsal dos verdes e brancos mostraram confiança no internacional português, que irá continuar no Pavilhão João Rocha.


Diogo Santos: "Realizado por poder renovar por mais anos com o Clube do meu coração"


"Sinto-me bastante feliz e concretizado por saber que posso contar com o apoio do Mister, que ele conta com o meu trabalho, e realizado por poder renovar por mais anos com o Clube do meu coração", começou por dizer o ala, aos meios de comunicação dos leões.


Diogo Santos reforçou que "a ambição e os objetivos são sempre os mesmos" para esta temporada: "Como qualquer jogador que joga neste Clube, tenho de ter a ambição de ganhar todos os títulos. Mas, com certeza, o meu maior objetivo é voltar a ganhar a UEFA Futsal Champions League com este Clube, algo que nos tem faltado nos últimos anos. Com o trabalho que temos feito, vamos dar uma boa resposta aos Sportinguistas".

Diogo Santos: "Tenho aprendido imenso todos os anos"


"Tenho aprendido imenso todos os anos. São colegas novos que entram e colegas que saem, mas que me ensinam bastante. Tenho a certeza de que a ajuda que o Mister me dá todos os dias, as dores de cabeça que tenho para evoluir, me fazem ser um novo jogador e um melhor homem também", acrescentou Diogo Santos.

Para terminar, o 'camisola 7' do Sporting descreveu-se como sendo "um jogador com muita ambição, com muita vontade de ganhar e muita agressividade", destacando o facto de ser ambidestro: "Tenho uma boa arma, que é poder jogar com os dois pés. Por isso, acho que é continuar o meu trabalho, e ter o apoio dos Sportinguistas é um motivo de orgulho enorme".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Craque do Sporting indignado com prémio de melhor jogador: "Estive a época toda lesionado"
Modalidades

Craque do Sporting indignado com prémio de melhor jogador: "Estive a época toda lesionado"

26 Set 2025 | 20:45

Icon Comentário0
Oficial! Sporting renova com internacional português: "Clube do meu coração"
Modalidades

Oficial! Sporting renova com internacional português: "Clube do meu coração"

26 Set 2025 | 19:22

Icon Comentário0
Tomás Nogueira brilha no Sporting e é comparado a craque vencedor de meia dezena de Bolas de Ouro
Modalidades

Tomás Nogueira brilha no Sporting e é comparado a craque vencedor de meia dezena de Bolas de Ouro

24 Set 2025 | 22:55

Icon Comentário0