
Futebol
Lamine Yamal marca golo incrível no Espanyol - Barcelona e ex Sporting é campeão da La Liga (Vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Beto, antigo guarda-redes do Sporting, é admirador de Anatoliy Trubin, guardião do Benfica. O ex 'camisola 34' dos verdes e brancos destaca, principalmente, as recentes grandes penalidades defendidas pelo colega de posição, deixando bastantes elogios.
“Sem dúvida. Ele é muito explosivo para a estatura que tem. Não é normal que um guarda-redes com aquela altura tenha tanta explosão. Trubin tem uma capacidade reativa muito elevada e possui um instinto muito feroz. Se a bola for para o lado onde ele vai, é muito difícil que seja golo, a não ser que seja aquele remate para a parte interior da malha lateral, ou que bata no poste e entre”, começa por afirmar o ex-Sporting.
“Em tudo isto há a parte física, a parte do estudo, a matemática, mas ele tem um instinto muito forte, ele acredita que vai mesmo defender. Eu defendi muitos penáltis na minha carreira porque acreditava mesmo que era capaz”, defende Beto.
“Há guarda-redes para quem não defender pouco importa porque aconteça o que acontecer o trabalho dele está feito e pouco tem a perder, mas eu acreditava sempre e nota-se que o Trubin também acredita muito. O penálti que ele defendeu frente ao Vizela é muito mérito dele e pouco demérito do avançado [Essende], porque a bola foi bem colocada. Ele tem muita explosão, é muito feroz na forma de se atirar para a bola”, atira o antigo guardião.
Por fim, Beto, recorda a sua passagem pelo Sporting: “Tive essa felicidade, sim. Ajudei a ganhar muitos troféus na defesa de penáltis, essa contra o Benfica é marcante, claro, mas também me lembro de num jogo frente ao Belenenses no Restelo, ao serviço do Porto, ter defendido sete penáltis, naquela célebre eliminatória que bateu o recorde de penáltis em Portugal. Foram marcados 30 e vencemos o jogo [2-2 no final dos 120 minutos, 10-9 para os dragões, a 20 de janeiro de 2010, oitavos de final]”, concluiu.
'Camisola 42' falou com companheiros de equipa na Academia Cristiano Ronaldo, numa altura em que campeonato está prestes a terminar
|
Morten Hjulmand deu um aperto aos companheiros. O capitão do Sporting aproveitou o facto de estar ausente da última jornada da Liga, por acumulação de amarelos, e pediu ao plantel verde e branco para acreditar até ao fim e lutar para vencer o campeonato.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Hjulmand pediu "foco e responsabilidade", tendo um papel crucial mesmo sem entrar em campo, uma vez que fará todas as rotinas habituais, à exceção daquelas que são comuns em dia de jogo no Estádio José Alvalade.
Hjulmand treina com a equipa e fará estágio, mas está impedido de entrar no balneário, pelo que Gonçalo Inácio, dono da braçadeira no próximo encontro, terá a pressão de ser capitão de equipa num jogo decisivo, 'carregando' as palavras do dinamarquês e o grito de guerra do balneário, revela o diário desportivo.
Na presente temporada, Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 46 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.767 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Presidente verde e branco apresentou proposta ao goleador sueco, que terá rejeitado e explicado os motivos que o levaram a tomar tal decisão
|
Viktor Gyokeres não quis renovar com o Sporting, apesar de existir uma proposta de Frederico Varandas. O avançado entendeu ser hora de deixar Alvalade e o Presidente leonino, bem como restante estrutura verde e branca, entenderam a decisão do jogador.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a SAD apresentou ao sueco uma revisão contatual com o Sporting, prevendo um aumento salarial para 1,5 milhões de euros líquidos por ano, mas o 'camisola 9' terá negado a abordagem e explicado os motivos.
Viktor Gyokeres pediu a Frederico Varandas para facilitar uma possível saída, caso os gigantes europeus mostrassem interesse, em detrimento de melhorar as condições contratuais, podendo rumar a um clube das principais ligas por menos do que 100 milhões de euros.
O Arsenal lidera, de momento, a corrida pelo avançado, que, com o acordo de cavalheiros alcançado junto de Frederico Varandas, abdicou de um aumento salarial substancial esta temporada para poder mudar-se para um dos campeonatos mais competitivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Clube de Alvalade tinha sido autuado depois de declarações menos felizes do antigo jogador verde e branco, que se retratou rapidamente
|
Boas notícias para o Sporting! O Supremo Tribunal Administrativo decidiu anular a multa aplicada à Sporting SAD, no seguimento das declarações de Carlos Xavier acerca de Mehdi Taremi, antigo avançado do Porto. O caso remonta a outubro de 2023, quando os leões tinham sido condenados a pagar um valor superior a 15 mil euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade.
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Lamine Yamal marca golo incrível no Espanyol - Barcelona e ex Sporting é campeão da La Liga (Vídeo)