Futebol
Maxi Araújo toma posição no Sporting durante contestação de Rui Borges: “Juntos sempre!"
22 Set 2026 | 10:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Mai 2024 | 11:03 |
Pedro Gonçalves foi considerado pela EA Sports FC um dos melhores jogadores da presente época na Liga Portugal Betclic. O Sporting não deixou passar em branco a conquista e assinalou-a com uma publicação nas redes sociais. “O nosso Pedro Gonçalves marca presença na campanha #TOTS do #FC24 como Objective Player!”, pode ler-se na partilha. Não é, contudo, a primeira vez nos tempos mais recentes que Pote foi distinguido com uma menção de destaque devido ao seu desempenho desportivo. Já na passada terça-feira, 14 de maio, antes de ser incluído pela EA Sports na lista ‘Team of the Season’, o ‘camisola 8’ do Sporting foi eleito pela Liga o melhor médio a atuar no campeonato nacional durante o mês de abril. De facto, o médio que integra o plantel dos campeões de 2023/24 tem contribuído de forma significativa para os resultados da turma de Amorim. Só para a Liga, Pedro Gonçalves disputou já, esta época, 31 encontros. Ao longo dos 2500 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o médio fez 11 remates certeiros e 12 assistências. Ao somar os duelos para todas as competições do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva já, na presente temporada, 47 encontros, contabilizando um total de 3.420 minutos. Em todos esses jogos, o médio leonino conseguiu 18 finalizações certeiras e fez 17 passes para golo. O jogador português continua a ser uma das peças-chave para Rúben Amorim e um dos favoritos dos adeptos do Clube de Alvalade. Desde que chegou ao Sporting, em 2020, oriundo do Famalicão, Pedro Gonçalves contabiliza um total de 176 encontros, 76 golos, 42 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), sendo uma das figuras da era Rúben Amorim. Confira a publicação:
O nosso 🦁 Pedro Gonçalves marca presença na campanha #TOTS do #FC24 como Objective Player! 🙌 @EASPORTSFC pic.twitter.com/5KjkUQGWtj
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) May 15, 2024
Estado do tapete do reduto dos verdes e brancos tem merecido algumas críticas e problema está encontrado, com os leões a iniciarem o tratamento
22 Set 2026 | 13:48 |
O relvado do Estádio José Alvalade tem apresentado sinais de desgaste nas últimas semanas, sobretudo junto às balizas e no corredor central. O Sporting já identificou a origem do problema: a presença de alguns fungos no tapete verde.
A situação já está a ser tratada, embora a intervenção mais profunda esteja prevista apenas depois da receção de Portugal ao País de Gales, marcada para quinta-feira, às 19h45. O encontro assinala a estreia de Jorge Jesus no comando da Seleção Nacional e será ainda disputado no atual relvado.
Depois desse compromisso, o Sporting terá uma janela importante para intensificar os trabalhos. Alvalade só volta a receber um encontro a 21 de outubro, frente ao LASK, para a Liga dos Campeões, proporcionando várias semanas para recuperar as zonas mais afetadas.
Para já, está afastada a possibilidade de uma substituição integral do relvado. Os responsáveis leoninos acreditam que o tratamento em curso será suficiente para devolver ao terreno as condições consideradas adequadas para a prática de futebol ao mais alto nível.
Uma mudança completa poderá, contudo, acontecer no final da temporada. O atual tapete foi instalado em 2025, na sequência do rebaixamento da estrutura que o suporta, integrado no plano de requalificação do Estádio José Alvalade.
O concerto de Plutónio, agendado para 5 de junho, já depois de terminada a época desportiva, poderá acelerar essa decisão. Com o relvado ocupado pelos milhares de fãs esperados para o espetáculo, o Sporting poderá aproveitar o momento para levantar o atual tapete e instalar um novo tendo em vista 2027/28.
Comentador desportivo deixou a sua visão sobre as recentes declarações do Presidente dos leões no que ao seu treinador diz respeito
22 Set 2026 | 13:04 |
Tomás da Cunha reagiu às declarações de Frederico Varandas sobre Rui Borges e colocou o foco naquilo que entende dever ser a principal questão para o Sporting: não o passado do treinador, mas aquilo que este poderá oferecer ao Clube daqui para a frente.
“Ouvi Varandas e já tinha ouvido Rui Borges lembrar o que conseguiu no Sporting. Está exactamente aí a questão: o clube precisa de pensar no que Rui Borges consegue fazer no futuro, não no que fez lá atrás”, afirmou o comentador desportivo.
A opinião surge depois de Frederico Varandas ter garantido que o lugar de Rui Borges nunca esteve em causa, desmentindo a existência de qualquer reunião da administração da SAD para discutir o futuro do treinador após os últimos resultados.
O Presidente do Sporting aproveitou ainda para defender o trabalho do técnico através de vários números. Varandas destacou as vitórias em casa na Liga dos Campeões, a sequência de triunfos em Alvalade, a percentagem reduzida de derrotas e os 82 pontos alcançados em cada uma das duas épocas referidas.
O dirigente reconheceu, ainda assim, o dado relativo às 17 ocasiões em que o Sporting perdeu vantagens durante o período de Rui Borges no comando. “É um facto, não há como desmentir”, afirmou, embora tenha relativizado o peso desse registo perante aquilo que considera serem os restantes resultados alcançados.
Treinador dos verdes e brancos recebeu um voto de confiança da Direção após os dois empates consecutivos para a Liga, mas precisa de reagir
22 Set 2026 | 12:28 |
O Sporting precisa de uma verdadeira terapia de choque depois dos empates com Famalicão e Arouca, da crescente contestação dos adeptos e das dúvidas em torno de Rui Borges. O problema é que o treinador terá enormes dificuldades para trabalhar de forma incisiva nessa reação durante a pausa FIFA: apenas seis jogadores do plantel principal estarão em Alcochete.
Rui Borges contará no regresso aos treinos com Kaique, Eduardo Quaresma, João Simões, Pedro Lima, Luís Guilherme e Sergi Altimira. Entre todos, apenas o médio espanhol tem sido presença habitual no onze inicial do Sporting, o que limita bastante a possibilidade de corrigir coletivamente os problemas apresentados nas últimas jornadas.
A situação surge num momento particularmente sensível. Os leões deixaram escapar vantagens diante de Famalicão e Arouca, somaram dois empates consecutivos e Rui Borges viu crescer a contestação em seu redor, embora tenha recebido entretanto um voto de confiança da administração liderada por Frederico Varandas.
A pausa poderia, em condições normais, ser utilizada para trabalhar de forma profunda a gestão dos momentos de jogo, os equilíbrios defensivos e a capacidade da equipa para não perder controlo depois de se colocar em vantagem. Só que 17 jogadores foram chamados às respetivas seleções, deixando o treinador praticamente sem a base habitual do Sporting.
Entre as ausências está Iván Fresneda, promovido à seleção principal de Espanha depois da lesão de Pedro Porro. O lateral-direito celebrou a primeira chamada ao escalão máximo da Roja, classificando o momento como “um sonho realizado” e deixando também uma mensagem de apoio ao antigo jogador leonino.
Issa Doumbia também estará fora de Alcochete depois da chamada à seleção italiana. A convocatória do médio do Sporting teve eco em Itália, onde foi recordado o percurso partilhado com Mohamed Ali Zoma desde os tempos de formação no Albinoleffe.
Rui Borges deverá, por isso, recorrer a vários jovens da Academia para completar os trabalhos durante este período. A intenção passa por iniciar desde já a preparação da deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro, mas a desejada terapia de choque ficará inevitavelmente limitada até ao regresso dos internacionais.
Maxi Araújo toma posição no Sporting durante contestação de Rui Borges: “Juntos sempre!"
22 Set 2026 | 10:52
Titular do Sporting recebe oportunidade que esperava e admite: “Um sonho”
22 Set 2026 | 10:04
Bruno Sá aponta 'tática' de Varandas no Sporting: “Preparar Rui Borges para pagar sozinho a fatura”
22 Set 2026 | 09:51