
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
No treino do Sporting, realizado esta segunda-feira de manhã, de preparação para o duelo com o Rio Ave, a contar para a primeira mão da Taça de Portugal, Pedro Gonçalves foi novamente ausência para Rui Borges, tal como Hidemasa Morita. Os dois jogadores continuam a trabalhar à parte da restante equipa, ou seja, ainda não tiveram luz verde para serem reintegrados.
Como é habitual na sessão de treinos imediatamente a seguir a uma partida, os jogadores que foram titulares contra o Estrela da Amadora fizeram trabalho de recuperação ativa no ginásio, e os restantes jogadores estiveram, como normal, às ordens de Rui Borges.
Do departamento médico, não há qualquer novidade positiva até esta segunda feira, dia 31 de março. Os mesmos cinco jogadores que estavam na enfermaria antes da partida com o Estrela continuam entregues aos médicos de Alvalade e sem data de regresso.
São eles Hidemasa Morita (traumatismo no pé esquerdo), Pedro Gonçalves (lesão muscular na perna direita), Nuno Santos (operado ao joelho direito, na sequência de uma rotura no tendão rotuliano), João Simões (operado devido a fratura do quinto metatarso do pé direito) e Daniel Bragança (operado ao joelho esquerdo devido a rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) - os três últimos de fora até ao fim da temporada.
Está agendada outra sessão de treinos para a manhã desta segunda feira, dia 31 de março. Os responsáveis leoninos têm alguma esperança de que já seja possível integrar alguns dos lesionados, como Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, nas sessões de trabalhos, mas sem nenhuma confirmação até ao momento.
Confira alguns dos melhores momentos de Pedro Gonçalves em 2023:
Jogador referenciado pelos leões está habituado a fazer todo o corredor destro, numa equipa cuja linha defensiva é composta por três centrais
|
O Sporting tentou reforçar a ala-direita no mercado de verão, mas sem sucesso. Os leões acabaram por continuar com Iván Fresneda, Geny Catamo e Geovany Quenda para a posição, sendo que, numa defesa a quatro, Eduardo Quaresma também foi utilizado. Anan Khelaili está na mira de Bernardo Palmeiro e Flávio Costa e pode rumar a Alvalade no verão.
O israelita de 20 anos destacou-se ao serviço do Union St-Gilloise, despertando atenção dos responsáveis do Sporting. Extremo-direito de raiz, o jovem fez praticamente toda a temporada como ala-direito numa linha defensiva composta por três centrais.
Apesar de Rui Borges procurar implementar as suas ideias de jogo, que não passam por manter o 3-4-3 deixado por Ruben Amorim, o treinador leonino poderá usar o sistema a espaços, abrindo espaço para Anan Khelaili brilhar. No entanto, o jogador também está habituado a atuar na frente, como fez em algumas ocasiões na temporada passada, ao serviço do Maccabi Haifa.
O Sporting procura fechar Khelaili em simultâneo com Franjo Ivanovic, possível substituto de Viktor Gyokeres. Segundo informações recentes, a SAD verde e branca oferece valores entre os 20 e os 22 milhões de euros, para tentar fechar a dupla do St-Gilloise.
Esta temporada, com a camisola do Union St-Gilloise, Anan Khelaili - avaliado em 5 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por quatro ocasiões, ao longo de 46 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.145 minutos, sendo o quinto jogador com mais partidas na equipa.
'Camisola 9' dos verdes e brancos deverá abandonar Alvalade no verão e responsáveis leoninos já procuram alternativas ao goleador-mor
|
Viktor Gyokeres vai, inevitavelmente, deixar o Sporting no verão. Com vários interessados, o destino mais provável do sueco é a Premier League, com Arsenal à cabeça. Para substituir o 'camisola 9', os leões estão no mercado e tentam saber as condições para contratar Franjo Ivanovic.
O croata de 21 anos fez uma grande temporada na Bélgica, ao serviço do Union St-Gilloise, e despertou interesse dos responsáveis verdes e brancos, que já estarão a negociar com a eventual chegada do avançado, que terá uma dura missão pela frente.
Informações recentes dão conta de que o negócio poderá ser feito em torno de um valor a rondar os 12 milhões de euros, mas que as conversações com o St-Gilloise não serão tarefa fácil, visto que Ivanovic é o ponta de lança titular e tem um papel importante na equipa.
Para já, o Sporting está muito atento e procura conseguir desde cedo fechar um substituto para Viktor Gyokeres, de modo a não 'alongar' uma novela de mercado e de dar a Rui Borges um plantel completo para que o técnico prepare a pré-época da melhor forma.
Esta temporada, com a camisola do Union St-Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 8 milhões de euros - fez 19 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa.
Emblema da Serie A atacou jogador muito bem referenciado pelo Clube de Alvalade, mas valor oferecido não chegou ao montante pretendido
|
O Torino terá tentado a contratação de Clayton, avançado do Rio Ave que está na lista do Sporting. No entanto, a proposta do emblema italiano terá sido rejeitada, uma vez que não chegavam ao valor pretendido pelos vilacondenses, para libertar o ponta de lança brasileiro.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Torino não chegou aos 15 milhões de euros já definidos pela SAD rioavista para venda do jogador. A mesma fonte diz que o clube detido por Evangelos Marinakis pagou 3M ao Vasco da Gama e pretende lucrar um montante acima dos 10M.
O diário desportivo recorda que o Sporting está muito atento à situação de Clayton, numa altura em que a saída de Viktor Gyokeres é praticamente certa. Além do brasileiro, os leões estudam ainda a contratação de Franjo Ivanovic, do Union St-Gilloise.
A permanência no Rio Ave não está totalmente descartada, caso não cheguem propostas no valor desejado. Sotiris Silaidopoulos, treinador grego de 46 anos, poderá substituir Petit e está bem encaminhado, visto pertencer ao Olympiacos, também detido por Marinakis.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - que também é pretendido pelo Porto - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.