Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

POTE E TRINCÃO FICAM EM CASA, MAS DEFESA DA FORMAÇÃO DO SPORTING APONTA À SELEÇÃO

Atleta acredita que pode vestir a camisola da Equipa das Quinas

  |

Icon Comentário0

Depois da não convocatória de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, o defesa-direito formado no Sporting, Ricardo Pereira, que atua ao serviço do Leicester City, analisou a sua possibilidade de regressar à seleção de Portugal, numa entrevista prestada ao jornal espanhol Marca, na passada sexta-feira, dia 1 de junho.


"Era importante jogar uma época inteira, sem lesões. Não sei se a minha versão atual é melhor do que a de 2019, porque jogo em posições diferentes e é difícil comparar... mas estou mais perto do que nunca do meu melhor nível. Seleção? Na segunda divisão não se tem tanta visibilidade, mas se continuar a jogar bem, posso ter a minha oportunidade", começou por dizer o antigo internacional português formado no Sporting.


"Tirei um peso de cima dos meus ombros. Era importante subir à Premier League. Recebi algumas propostas e a minha ideia, no início, era sair, mas a pré-época começou e a minha cabeça, pouco a pouco, fez clique. Vi algo diferente: gostei da equipa, do novo treinador.... Além disso, havia uma parte de mim que queria levar o Leicester de volta ao sítio onde merece estar. No futebol nunca se sabe, mas estou mais tranquilo do que há um ano", acrescentou sobre o regresso do Leicester à Premier League.


Nesta temporada, Ricardo Pereira - avaliado em 8 milhões de euros - alinhou em 45 partidas: 39 no Championship, três na Taça da Inglaterra e três na Taça da Liga, totalizando 3.662 minutos. O lateral registou ainda quatro golos e três assistências.

O atleta passou na formação do Sporting entre 2004 e 2010, representando os leões até aos juvenis. Depois da saída dos verdes e brancos, o defesa passou pelo Vitória Guimarães, pelo Porto, pelo Nice e chegou ao Leicester City em 2018/2019.



Futebol

"ESTÃO INCLINADOS A..." - PILARES DO PLANTEL DO SPORTING JÁ DECIDIRAM SOBRE CONTINUIDADE

Plantel leonino pretende estar preparado caso exista alguma saída até ao final do mercado de transferências

Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande pretendem continuar no Sporting
Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande pretendem continuar no Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande são dois dos principais ativos do Sporting que ainda podem causar dores de cabeça a Rúben Amorim neste defeso, uma vez que continua a existir a possibilidade de algum tubarão europeu os 'caçar'. Ainda assim, os jogadores estão seguros em permanecer em Alvalade.


Segundo revela o jornal Record, na sua edição desta terça-feira, dia 23 de julho, os dois defesas "estão inclinados a permanecer pelo menos mais um ano" de leão ao peito, o que alivia o técnico verde e branco e a estrutura que, em caso de saída de algum destes elementos, teria de regressar ao mercado.


Depois das saídas de Sebastián Coates, Luís Neto e Rafael Pontelo, o Sporting acabou por se reforçar com Zeno Debast - que deverá somar alguns minutos ainda hoje -, com quem pretende 'fechar' o setor ofensivo do plantel de Rúben Amorim, isto se não existirem mais surpresas até ao final de agosto.


No que toca a Inácio, o jogador está satisfeito em Alvalade, tendo agora sido promovido ao lote de capitães da equipa. O internacional português tem sido recorrentemente associado a emblemas como o Liverpool e o Manchester United, mas apenas poderá sair pela cláusula (60 milhões de euros), numa altura em que está avaliado em 45 milhões de euros.

Por seu turno, Diomande encontra a oportunidade de se destacar como um dos patrões da defesa verde e branca, ocupando o espaço deixado por Coates. Ainda assim, os leões não negam negociar o jogador por valores a abaixo da sua cláusula (80M). Em 2023/24, o costa-marfinense destacou-se na parte inicial da temporada, tendo somado 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. 



Futebol

RÚBEN AMORIM PODE ESTAR A PREPARAR SURPRESA AOS ADEPTOS PARA O SPORTING - SEVILHA

Leões enfrentam os espanhóis nesta terça-feira, pelas 20h30, no Estádio do Algarve

Amorim deverá colocar Debast a jogar pela primeira vez pelo Sporting, em dia de jogo com o Sevilha
Amorim deverá colocar Debast a jogar pela primeira vez pelo Sporting, em dia de jogo com o Sevilha

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast irá jogar, esta terça-feira, dia 23 de julho, os seus primeiros minutos como jogador do Sporting. Os leões terão duas partidas: de manhã com o Farense e, pela noite, com o Sevilha, podendo o técnico verde e branco mostrar o novo reforço da equipa aos adeptos leoninos no Estádio do Algarve, pelas 20h30.


No caso, o jornal Record garante que o internacional belga irá mesmo a jogo, mas não revela a qual. Enquanto isso, a defesa verde e branca parece estar fechada: com a contratação de Debast e o regresso de Gonçalo Inácio das férias - depois de ter representado Portugal no Euro'24 -, o técnico dos leões tem todas as condições para cimentar o setor, esperando-se que não existam mais saídas.


Por esta altura, o grupo de jogadores que Amorim levou até Lagos conta com oito centrais: João Muniz, Miguel Alves, Eduardo Quaresma, Debast, Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Matheus Reis. No entanto, o técnico dos leões tem em conta que não poderá contar nem com o neerlandês nem com o brasileiro para a Supertaça, podendo utilizar os próximos encontros particulares para testar a sua defesa de eleição para a partida com o Porto, a 3 de agosto.


O Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.

Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.


Confira aqui todas as informações sobre o Sporting - Sevilha desta terça-feira, dia 23 de julho, no Estádio do Algarve: transmissão, onze provável e muito mais.


Futebol

RICARDO, ANTIGO GUARDIÃO LEONINO, FALA DE JOGADOR DO SPORTING: "ELE TEM TALENTO..."

Ex-leão analisou o golo do último confronto dos verdes e brancos frente aos italianos da Atalanta

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ricardo Pereira, antigo guardião do Sporting e atual treinador de guarda-redes do Valladolid, conversou com o jornal 'A BOLA' sobre a fase de construção que começa com o guarda-redes, tendo como base o último golo do Sporting contra a Atalanta.


"Vejo no Sporting um modelo muito bem trabalhado, que estava a ser feito pelo Adán. É muito claro o que o Sporting faz e o que pretende do seu guarda-redes: que encontre um homem livre de forma direta ou indireta, com um terceiro homem, um médio, que vai buscar a bola para a transição.", começa por dizer.


"O Sporting aposta bem na bola batida no ponta de lança, que não seja a cair na sua frente, de modo que a possa rececionar e depois rematar. São movimentos muito bem identificados, tal como os movimentos do guarda-redes quando salta na presença com um ou dois jogadores, algo que vejo o Franco Israel a fazer bem. Parar a bola de sola e esperar para eliminar a primeira linha de pressão.", prossegue:


"Há uma capacidade de decisão muito acima da média face ao tempo de reação. É fruto do trabalho com os guarda-redes incluídos no processo de treino. As características de cada um pode potenciar a que a equipa saia melhor, o Adán tem mais experiência, mas o Franco Israel tem talento, à vontade e coragem. Acredito que de jogo para jogo o vá fazendo melhor, já teve três testes interessantes pela frente, com o da Atalanta a ser de fogo, e foi encontrando respostas.", afirmou Ricardo.

Quanto à estratégia da equipa em poder jogar com o guarda-redes quase como um central, Pereira diz: "O que vemos no Sporting, e noutras grandes equipas do Mundo, é atacar com onze. Permite a construção a três, ao contrário do passado em que tinha de baixar um médio. Com o guarda-redes a construir no meio de dois centrais fica mais difícil para o adversário numa pressão com dois, porque quem ataca fica em superioridade 3x2."


"É assim o modelo do Sporting e há até quem faça outra coisa, como aconteceu na minha passagem pelo Equador, no Independiente del Valle, em que usávamos o guarda-redes como central. Tem sempre que ver com o modelo de jogo, mas o guarda-redes é uma mais-valia quando assume esta construção, está envolvido, sabe posicionar-se e tem visão de jogo, permite quebrar uma ou outra linha de pressão, com o adversário a ficar logo com quatro ou cinco jogadores para trás.", conclui.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


AGORA É ISTO: VARANDAS QUER IOANNIDIS AO PANATHINAIKOS A 'LONGO-PRAZO', MAS GREGOS TORCEM O NARIZ
Futebol

AGORA É ISTO: VARANDAS QUER IOANNIDIS AO PANATHINAIKOS A 'LONGO-PRAZO', MAS GREGOS TORCEM O NARIZ

 

Icon Comentário0
"TRANSFERÊNCIA É FORTE HIPÓTESE" - ATACANTE DA PREMIER LEAGUE COM CAMINHO ABERTO PARA O SPORTING
Futebol

"TRANSFERÊNCIA É FORTE HIPÓTESE" - ATACANTE DA PREMIER LEAGUE COM CAMINHO ABERTO PARA O SPORTING

 

Icon Comentário0
23 MILHÕES: REFORÇO DO SPORTING PODE FICAR FECHADO POR ESTE VALOR, MAS HÁ PORMENOR IMPORTANTE
Futebol

23 MILHÕES: REFORÇO DO SPORTING PODE FICAR FECHADO POR ESTE VALOR, MAS HÁ PORMENOR IMPORTANTE

 

Icon Comentário0