Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ricardo Pereira: de herói em Alkmaar a vilão na Luz! Guardião dividiu paixões no Sporting

Com a Listada verde e branca, antigo internacional português realizou 158 encontros, mas nunca foi consensual entre os adeptos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Fev 2025 | 15:22 |

Icon Comentário0

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, mais conhecido como Ricardo, nasceu no Montijo, a 11 de fevereiro de 1976 e celebra 49 anos esta terça-feira. O guarda-redes dividiu paixões no Sporting, tendo sido herói em Alkmaar - juntamente com Miguel Garcia -, nas meias-finais da Taça UEFA, em 2005, mas vilão no jogo do título, no reduto do Benfica, num lance com Luisão, que ainda hoje não gera consenso entre os adeptos do Clube de Alvalade e os do eterno rival. 


Aos 19 anos, foi descoberto por Manuel José, que o levou para o Boavista, onde se estabeleceu como titular. Foi em 2001, com as panteras negras, que conquistou o Campeonato Nacional, além de uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A sua boa forma fez com que fosse convocado para a Seleção Nacional, onde se tornou uma figura central, destacando-se principalmente na histórica campanha do Euro 2004.


Em 2003, o destino de Ricardo mudou, tendo assinado pelo Sporting, que venceu a corrida e garantiu a sua contratação. Chegado aos leões, o guardião rapidamente se tornou titular da baliza verde e branca. Ao longo das suas quatro épocas em Lisboa, Ricardo viveu momentos de glória, como a chegada à final da Taça UEFA em 2005 e a conquista da Taça de Portugal em 2007. No entanto, a sua estadia em Alvalade também foi marcada por altos e baixos, nomeadamente no jogo do título da temporada 2004/05, no reduto do Benfica, num lance dividido com Luisão.


No Sporting, Ricardo viveu um dos pontos altos da sua carreira, tornando-se no jogador com mais internacionalizações pelo Clube, com 47 das suas 79 aparições pela Seleção a acontecerem enquanto vestia a Listada verde e branca. Embora tenha sido por vezes alvo de críticas e contestação, o guardião sempre se impôs como um líder, tendo sido nomeado capitão e distinguido com o Prémio Stromp em duas ocasiões, em 2004 na categoria Especial Europeu e em 2006 na categoria Futebolista, recebendo ainda o Leão de Prata.

A sua carreira internacional também foi repleta de feitos notáveis. No Campeonato da Europa de 2004 e no Mundial de 2006, Ricardo esteve em destaques, defendendo três penáltis contra a Inglaterra nas meias-finais (Mundial), levando Portugal a ficar entre os quatro melhores da competição. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi a defesa histórica, sem luvas, de um penálti contra a Inglaterra no Euro 2004, além de converter com sucesso uma grande penalidade que selou a qualificação para a final.


Após uma passagem pelo Bétis de Sevilha, onde viveu momentos difíceis, Ricardo viu-se relegado para o banco de suplentes de uma equipa que desceu de divisão, sendo depois transferido para o Leicester City, em Inglaterra. Curiosamente, o Sporting contratou em janeiro o guarda-redes Rui Silva ao clube espanhol, que recentemente se estreou na Liga dos Campeões. O regresso ao futebol português deu-se pelo Vitória de Setúbal e, mais tarde, pelo Olhanense, onde terminou a sua carreira profissional.

Ao todo, com a camisola do Sporting, Ricardo Pereira realizou 158 encontros durante quatro temporadas (2003/04 a 2006/07). Em Alvalade, o antigo internacional português - que hoje é treinador de guarda-redes da Seleção Nacional - nunca conseguiu ser unânime, sendo que a perda do título da época 2004/05, no reduto do Benfica, marcou a carreira do guardião.


Futebol

Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC

Treinador dos verdes e brancos abordou a meia-final da Taça da Liga, assim como o recente despedimento do ex-técnico leonino

Rui Borges realizou a antevisão ao  Sporting - Vitória SC, na qual abordou o mercado de transferências e o despedimento de Ruben Amorim
Rui Borges realizou a antevisão ao Sporting - Vitória SC, na qual abordou o mercado de transferências e o despedimento de Ruben Amorim

05 Jan 2026 | 13:19 |

Icon Comentário0

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O encontro da Taça da Liga está marcado para a próxima terça-feira, às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que abordou as lesões, calendário e o tema do dia: o despedimento de Ruben Amorim.


O que pode dar Luis Guilherme?


"Em relação ao Luis, é um jogador que identificámos. É um jogador de imediato, mas acima de tudo de futuro. Vemos muito potencial nele, pode dar-nos soluções em mais do que uma posição e acrescenta ao grupo em termos de qualidade técnica e personalidade, caráter. Acho que tem muito a ver com o nosso grupo e a nossa equipa".


Vitória de Guimarães diferente do jogo da Liga?

"Será diferente do jogo do campeonato. É um jogo a eliminar e o Vitória vai querer disputar a final da Allianz Cup, ganhar um troféu, até pela massa associativa e grandeza do clube. Será um jogo muito competitivo e diferente. Acredito que em alguns momentos mais calculado, porque ambas as equipas querem estar na final. É um Vitória que está a fazer um belíssimo campeonato e isso dita bem da 1.ª volta que estão a fazer apesar de todas as mudanças. Foi a única equipa que ganhou ao FC Porto internamente. Vai ser um jogo competitivo, diferente daquele do campeonato e que vai exigir muito de nós. E nós, dentro do que temos disponível, faremos um jogo bom e bastante competente, não fugindo ao que gostamos de ter qualidade de jogo e ser donos do jogo, tendo bola e produzindo muito".


Lesão de Ricardo Mangas

"Não sei dizer ao certo o tempo. Vou atirar um bocado para o ar, e se calhar o doutor vai matar-me, mas talvez três a quatro semanas. Não adianta pensar muito".

Ruben Amorim despedido do Manchester United

"Solidário em relação ao Ruben, como com qualquer outro treinador. Infelizmente o futebol é feito disto. Por mais que queira falar ou dar opinião, não vou fazê-lo. É um colega de profissão que estava em 5.º ou 6.º. É um grande treinador e terá grandes projetos e grandes clubes para continuar o seu trabalho".

Debast ainda pode recuperar?

"Não, o Zeno não estava no treino. Está no processo final da recuperação e acredito que volte a treinar nos próximos dias. Dentro das opções, chegaremos sempre a uma solução. Há os miúdos da B que têm feito um belíssimo campeonato e estão preparados para dar resposta".

Regresso de Daniel Bragança à competição

"Fico muito feliz, penso que todo o grupo estava lá no momento em que ele entrou. E isso exemplifica bem este grupo, a amizade que existe. Feliz por vê-lo voltar bem, acredito que nos ajudará no futuro. Já está a treinar connosco há alguns dias, mas estar preparado para jogo... Tem a ver com o ganhar confiança e perder o receio que pode existir, que é natural. E estes minutos foram importantes para isso. Nos próximos tempos, com toda a certeza, estará disponível para a nossa exigência".

Incidente de Luis Suárez em Barcelos

"Em relação ao Luis, também li nos jornais a primeira vez. Pode ter sido algo a quente, não vou entrar muito nisso. Não houve qualquer tumulto com árbitros ou equipa adversária, zero".

Gestão de calendário

"Os que demoram mais a recuperar são lesões traumáticas que não controlamos. O máximo a que podemos olhar é às lesões musculares. E não temos tido muitas. O Pote teve agora uma que vai demorar um bocadinho mais, mas tirando isso... É um jogo de contacto, que às vezes cria estes problemas. Esta época temos a CAN também, que condicionou com dois jogadores importantes. Há coisas que não controlamos. O que não controlamos, controlamos e muito bem. O staff, a estrutura da performance, o departamento médico têm sido excecionais. O que controlamos, tentamos ao máximo ser melhores. Mas o que não controlamos... É seguir, acreditar nos que estão e continuar a trabalhar. A gestão nesta fase é difícil haver muita. Além de não termos essas soluções todas, estamos na fase mais crítica da época. Muitos jogos, o acumular de alguma fadiga, e pode haver esse risco maior de lesão. Esta época acho que é diferente da passada. Aqui tem muito mais a ver com o trauma, com a CAN, do que propriamente com as lesões em si. É o que é, é o futebol. Temos de contrariar essas coisas menos positivas e temos feito isso muito bem. A equipa tem dado uma boa respostas e isso deixa-me feliz acima de tudo".


Futebol

Arbitragem no Sporting? Rui Borges deixa farpa a Porto e Benfica

Técnico do Clube de Alvalade realizou a antevisão à partida diante do Vitória de Guimarães, válida para a meia-final da Taça da Liga

Jornalistas voltaram a fazer questões relacionadas com arbitragem a Rui Borges e o treinador do Sporting acabou por deixar uma farpa a Porto e Benfica
Jornalistas voltaram a fazer questões relacionadas com arbitragem a Rui Borges e o treinador do Sporting acabou por deixar uma farpa a Porto e Benfica

05 Jan 2026 | 12:52 |

Icon Comentário0

Rui Borges realizou, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro, a conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, para a Allianz Cup. O treinador dos leões acabou por ser novamente questionado sobre arbitragem, tendo em conta o jogo frente ao Gil Vicente, e a resposta envolveu uma farpa em relação à diferença de tratamento dos jornalistas em comparação com os técnicos de Porto e Benfica.


Rui Borges: "Não vou falar de arbitragens"


"Não vou falar de arbitragens. Por mais que, das outras partes, possam falar, tento abstrair-me ao máximo. Todos erram. Jogadores, treinadores, árbitros... Faz parte. Sou daqueles que acredita sempre na parte boa das coisas. Espero, e volto a dizer, que o ruído não se faça sentir e que se valorize mais o futebol português, o nosso campeonato. Mais do que qualquer ruído que possa condicionar jogadores, treinadores ou árbitros. Não me vou alongar muito", começou por responder.


Rui Borges: "Só a mim é que perguntam no final dos jogos se vi os lances duvidosos"

"Casos? Tenho notado algo diferente. Tenho visto que só a mim é que me perguntam no final dos jogos se vi os lances duvidosos. Mas dentro disso... É focar no que controlamos. No nosso jogo. Outras vezes melhor, outras não tão bem, mas que sejamos competentes para continuar o nosso trajeto", atirou Rui Borges.


Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Futebol

Rui Borges comenta despedimento de Amorim e situação no Sporting: "Terá grandes..."

Antigo treinador dos leões saiu do comando técnico do Manchester United e o técnico atual dos verdes e brancos foi chamado a comentar o tema

Rui Borges foi questionado sobre a situação de Ruben Amorim, ex Sporting que foi despedido do comando técnico do Manchester United
Rui Borges foi questionado sobre a situação de Ruben Amorim, ex Sporting que foi despedido do comando técnico do Manchester United

05 Jan 2026 | 12:43 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim foi despedido do comando técnico do Manchester United esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. À margem da antevisão ao Sporting - Vitória de Guimarães, Rui Borges foi chamado a comentar esta notícia e mostrou-se "solidário" com a situação do antigo treinador dos leões.


Rui Borges: "Ruben Amorim? É um grande treinador"


"Solidário em relação ao Ruben, como com qualquer outro treinador. Infelizmente o futebol é feito disto. Por mais que queira falar ou dar opinião, não vou fazê-lo. É um colega de profissão que estava em 5.º ou 6.º. É um grande treinador e terá grandes projetos e grandes clubes para continuar o seu trabalho", começou por responder aos jornalistas presentes.


Rui Borges: "Mangas? Não sei dizer ao certo o tempo"

Na mesma pergunta, Rui Borges também foi questionado sobre a lesão de Ricardo Mangas, mas não foi capaz de dar grandes previsões: "Não sei dizer ao certo o tempo. Vou atirar um bocado para o ar, e se calhar o doutor vai matar-me, mas talvez três a quatro semanas. Não adianta pensar muito".


Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Confira o vídeo do momento:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges comenta chegada de Luis Guilherme ao Sporting e faz revelação
Futebol

Rui Borges comenta chegada de Luis Guilherme ao Sporting e faz revelação

05 Jan 2026 | 12:35

Icon Comentário0
Último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães tem más notícias para Rui Borges
Futebol

Último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães tem más notícias para Rui Borges

05 Jan 2026 | 11:00

Icon Comentário0
Última hora! E se corre mal? Ruben Amorim despedido do Manchester United
Futebol

Última hora! E se corre mal? Ruben Amorim despedido do Manchester United

05 Jan 2026 | 10:14

Icon Comentário0