Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ricardo Pereira: de herói em Alkmaar a vilão na Luz! Guardião dividiu paixões no Sporting

Com a Listada verde e branca, antigo internacional português realizou 158 encontros, mas nunca foi consensual entre os adeptos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Fev 2025 | 15:22 |

Icon Comentário0

Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, mais conhecido como Ricardo, nasceu no Montijo, a 11 de fevereiro de 1976 e celebra 49 anos esta terça-feira. O guarda-redes dividiu paixões no Sporting, tendo sido herói em Alkmaar - juntamente com Miguel Garcia -, nas meias-finais da Taça UEFA, em 2005, mas vilão no jogo do título, no reduto do Benfica, num lance com Luisão, que ainda hoje não gera consenso entre os adeptos do Clube de Alvalade e os do eterno rival. 


Aos 19 anos, foi descoberto por Manuel José, que o levou para o Boavista, onde se estabeleceu como titular. Foi em 2001, com as panteras negras, que conquistou o Campeonato Nacional, além de uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A sua boa forma fez com que fosse convocado para a Seleção Nacional, onde se tornou uma figura central, destacando-se principalmente na histórica campanha do Euro 2004.


Em 2003, o destino de Ricardo mudou, tendo assinado pelo Sporting, que venceu a corrida e garantiu a sua contratação. Chegado aos leões, o guardião rapidamente se tornou titular da baliza verde e branca. Ao longo das suas quatro épocas em Lisboa, Ricardo viveu momentos de glória, como a chegada à final da Taça UEFA em 2005 e a conquista da Taça de Portugal em 2007. No entanto, a sua estadia em Alvalade também foi marcada por altos e baixos, nomeadamente no jogo do título da temporada 2004/05, no reduto do Benfica, num lance dividido com Luisão.


No Sporting, Ricardo viveu um dos pontos altos da sua carreira, tornando-se no jogador com mais internacionalizações pelo Clube, com 47 das suas 79 aparições pela Seleção a acontecerem enquanto vestia a Listada verde e branca. Embora tenha sido por vezes alvo de críticas e contestação, o guardião sempre se impôs como um líder, tendo sido nomeado capitão e distinguido com o Prémio Stromp em duas ocasiões, em 2004 na categoria Especial Europeu e em 2006 na categoria Futebolista, recebendo ainda o Leão de Prata.

A sua carreira internacional também foi repleta de feitos notáveis. No Campeonato da Europa de 2004 e no Mundial de 2006, Ricardo esteve em destaques, defendendo três penáltis contra a Inglaterra nas meias-finais (Mundial), levando Portugal a ficar entre os quatro melhores da competição. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi a defesa histórica, sem luvas, de um penálti contra a Inglaterra no Euro 2004, além de converter com sucesso uma grande penalidade que selou a qualificação para a final.


Após uma passagem pelo Bétis de Sevilha, onde viveu momentos difíceis, Ricardo viu-se relegado para o banco de suplentes de uma equipa que desceu de divisão, sendo depois transferido para o Leicester City, em Inglaterra. Curiosamente, o Sporting contratou em janeiro o guarda-redes Rui Silva ao clube espanhol, que recentemente se estreou na Liga dos Campeões. O regresso ao futebol português deu-se pelo Vitória de Setúbal e, mais tarde, pelo Olhanense, onde terminou a sua carreira profissional.

Ao todo, com a camisola do Sporting, Ricardo Pereira realizou 158 encontros durante quatro temporadas (2003/04 a 2006/07). Em Alvalade, o antigo internacional português - que hoje é treinador de guarda-redes da Seleção Nacional - nunca conseguiu ser unânime, sendo que a perda do título da época 2004/05, no reduto do Benfica, marcou a carreira do guardião.


Futebol

Oficial! Pote renova contrato com o Sporting; Saiba os detalhes do novo contrato do craque

Nas primeiras palavras depois de assinar novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado com os leões

Após renovar contrato com o Sporting, Pote disse que o tricampeonato é o grande objetivo dos leões para esta época
Após renovar contrato com o Sporting, Pote disse que o tricampeonato é o grande objetivo dos leões para esta época

06 Out 2025 | 19:28 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting renovou o contrato de Pedro Gonçalves até 2030, mantendo a cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Nas primeiras palavras depois de assinar o novo vínculo, o internacional português de 27 anos mostrou-se "feliz" pelo acordo alcançado.


Pote: "É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting"


"É sempre um momento de orgulho renovar pelo Clube do coração e continuar a jogar pelo Sporting. Tenho sentido que o Clube, o Presidente e toda a gente envolvida gosta que faça parte desta história. Fico muito orgulhoso, é um Clube que adoro", referiu aos meios de comunicação dos leões.


O jogador contou que o caminho traçado em Alvalade foi muito melhor do que imaginava: "Não esperava, sequer, chegar a um Clube tão grande como o Sporting. Fico contente por fazer a minha história e o meu caminho. O mais importante é trazer troféus para o Clube e, um dia mais tarde, ir ao Museu Sporting e ver lá o meu nome".

Pote: "O Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa"


Pote destacou a evolução que se registou em diversas áreas ao longo dos últimos cinco anos: "Sentimos que está um Clube estável. Houve mudanças no Estádio José Alvalade, obras na Academia Cristiano Ronaldo. Mudou muita coisa, estou a ver o Clube a crescer e isso é o mais importante, até porque o Sporting tem de ser um dos melhores clubes de Portugal e da Europa", afirmou.

O 'camisola 8' - que foi chamado à Seleção Nacional - disse que o tricampeonato é o grande objetivo para esta época: "Vamos dar o nosso máximo para ganhar (...) Individualmente, tem sido uma boa época e um dos meus melhores arranques. Vou dar o meu melhor para continuar assim", referiu, deixando uma mensagem aos adeptos: "Que nos continuem a apoiar como têm feito até hoje. Que acreditem na equipa porque vão ser muito importantes ao longo da época. Precisamos de toda a gente connosco. Os adeptos são o lado mais forte do Clube", concluiu.

Veja a publicação:


Futebol

Iturralde diz que jogador do Braga simulou penálti contra o Sporting: "Não há nada de nada"

Ex juiz analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate dos leões frente aos minhotos

Iturralde diz que jogador do Braga tentou cavar penálti frente ao Sporting: "É uma simulação, pois não há nada de nada
Iturralde diz que jogador do Braga tentou cavar penálti frente ao Sporting: "É uma simulação, pois não há nada de nada

06 Out 2025 | 19:19 |

Icon Comentário0

Iturralde González analisou alguns dos principais casos da oitava jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com empate do Sporting frente ao Braga (1-1). O ex-juiz internacional refere que, num lance entre Maxi Araújo e Vítor Carvalho, o médio brasileiro tentou cavar uma grande penalidade.


Iturralde: "Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado"


"O que há aqui é um exagero do jogador brasileiro do Braga. É uma simulação, pois não há nada de nada. Há um agarrão e ele cai para trás como se o tivessem matado... É um exagero e grande do jogador”, disse ao jornal 'Record', esta segunda-feira, dia 6 de outubro.


Iturralde: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta"

Relativamente ao lance ao alegado braço aos 32 minutos de Maxi Araújo, o antigo árbitro não vê motivos para grande penalidade: "A mão do jogador que está no relvado está junto ao corpo e não ganha volumetria, nem ele a levanta. Maxi Araújo não a amplia para tocar na bola, é esta que lhe toca. Ou seja, não é punível, pelo que não é penálti”, apontou.


Os leões marcaram a meio da primeira parte por Luis Suárez, mas viram depois o adversário criar várias oportunidades para empatar e, quando parecia que iam resistir, Rodrigo Zalazar converteu uma grande penalidade cometida por Morten Hjulmand já nos descontos e ditou a igualdade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.


Futebol

Leão leva Allegri ao limite; Ex Sporting em momento de tensão com técnico do Milan

Jogador acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, treinador italiano criticou a prestação do seu pupilo

Rafael Leão, ex Sporting, foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0) e irritou Allegri
Rafael Leão, ex Sporting, foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0) e irritou Allegri

06 Out 2025 | 18:48 |

Icon Comentário0

Rafael Leão foi lançado no decorrer da segunda parte no empate entre Milan e Juventus (0-0). O antigo jogador do Sporting foi alvo de um curioso comentário por parte de Massimiliano Allegri, que se irritou com o internacional português na hora de proceder à substituição.


M. Allegri: "Rafa, oh Rafa, não me irrites"


Além disso, o técnico italiano fez um reparo sobre o eventual crescimento do português para que se torne um jogador de topo, em declarações à DAZN Itália proferidas no final da partida. "Rafa, oh Rafa, não me irrites", soltou o técnico italiano no momento em que pretendia agitar a partida o mais depressa possível.


M. Allegri: "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar"

Nos 27 minutos que realizou, o avançado acabou por desperdiçar duas oportunidades que teve para marcar e, no final, o técnico do Milan criticou a prestação de Rafael Leão. "Quando chega lá, um jogador como ele, com duas oportunidades, tem de marcar".


O técnico diz que o jogador ainda tem de evoluir: "Tem uma qualidade técnica excecional basta ver aquele remate do meio-campo, que é uma jogada de génio, mas precisa dar o próximo passo. Quando estiver à frente da baliza, ele tem de perceber que tem de ser decisivo, porque a equipa depende disso", frisou Allegri, depois de também Massimo Ambrosini ter criticado o atleta.

Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Titular do Sporting falha chamada à seleção e Rui Borges agradece
Futebol

Titular do Sporting falha chamada à seleção e Rui Borges agradece

06 Out 2025 | 18:09

Icon Comentário0
Ex Sporting que armou peixeirada com Amorim chamado para render João Neves na Seleção
Futebol

Ex Sporting que armou peixeirada com Amorim chamado para render João Neves na Seleção

06 Out 2025 | 17:47

Icon Comentário0
Jorge Faustino diz que médio do Braga poderia ter sido expulso frente ao Sporting aos 77 minutos
Futebol

Jorge Faustino diz que médio do Braga poderia ter sido expulso frente ao Sporting aos 77 minutos

06 Out 2025 | 16:45

Icon Comentário0