Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, Miguel Garcia celebra o seu 42.º aniversário, o que nos leva a recordar uma carreira repleta de momentos marcantes no futebol. Natural de Moura, o ex jogador do Sporting iniciou a sua formação no clube ainda na fase de iniciados, onde rapidamente se destacou pela sua capacidade e dedicação. Começou como central, mas foi na lateral direita que encontrou o seu espaço, logo nas camadas jovens.
Miguel Garcia foi integrado na equipa B do Sporting antes de subir à equipa principal em 2003/04, na qual rapidamente se estabeleceu como titular no lado direito da defesa. Durante três temporadas, o lateral fez parte de uma equipa que lutava por títulos e participou ativamente nas competições europeias, incluindo a famosa Taça UEFA de 2005. Nesse torneio, viveu um dos momentos mais emocionantes da sua carreira, ao marcar o golo que garantiu ao Sporting um lugar na final da competição e que lhe valeu, desde então, a alcunha de 'herói de Alkmaar', dado que o golo que carimbou a passagem foi apontado diante dos neerlandeses do AZ Alkmaar.
Em 2004, Miguel Garcia recebeu o Prémio Stromp na categoria "Especial Europeu", após ter feito parte da Seleção Nacional Sub-21 que ficou em 3º lugar no Campeonato da Europa da categoria, disputado na Alemanha. O seu impacto tanto no Sporting quanto na Seleção refletia o talento e a consistência que o caracterizavam como jogador.
Na sua quarta época ao serviço do Sporting, sob o comando de Paulo Bento, o lateral teve menos espaço, participando apenas em nove jogos. Contudo, fez parte do grupo que conquistou a Taça de Portugal, em 2007. No final da temporada, Miguel Garcia foi dispensado, marcando o fim da sua passagem pelo clube que o viu crescer.
Após sair do Sporting, Miguel Garcia fez carreira no exterior. Transferiu-se para a Itália, onde jogou no Reggina, mas uma grave lesão afastou-o dos campos por um longo período. Mais tarde, regressou a Portugal para representar o Olhanense e, posteriormente, foi chamado pelo Sp. Braga para substituir João Pereira, que tinha vindo para o clube de Alvalade. Em Braga, Miguel teve um papel fundamental nas campanhas históricas que levaram a equipa à final da Liga Europa em 2011 e ao 2º lugar no campeonato.
Após o sucesso em Portugal, o lateral seguiu para a Turquia, jogando pelo Orduspor e, mais tarde, para o Maiorca em Espanha. Apesar das dificuldades, Miguel Garcia sempre se manteve competitivo, fazendo ainda uma breve passagem pela Índia, onde jogou no North East United e no Sporting de Goa.
Hoje, ao celebrar mais um aniversário, Miguel Garcia é recordado por ser uma figura importante na história do Sporting e pela sua contribuição tanto a nível nacional quanto internacional. Com uma carreira rica em experiências e conquistas, Garcia continua a ser uma referência para muitos no mundo do futebol.
Jogador português que fez a formação na Academia Cristiano Ronaldo, transferiu-se, na janela de inverno, para um dos clubes mais ricos da europa
|
0Dário Essugo foi, talvez, o grande destaque do último dia da janela de transferências de inverno, no que ao Sporting diz respeito. Os leões, que tinham o médio defensivo emprestado ao Las Palmas, da La Liga, decidiram vender o jogador ao Chelsea, por valores a rondar os 25 milhões de euros.
Já se sabe que a equipa da capital de Inglaterra vai deixar o jogador português no clube espanhol até ao fim da temporada - como estava, de resto, já acordado com o Sporting - e apenas depois rumará Essugo até aos blues, para integrar a equipa à ordens de Enzo Maresca na próxima temporada 25/26.
Tendo em conta estes moldes do negócio, não era ainda percetível quando é que os verdes e brancos iriam receber os 25 milhões de euros que o jovem médio custou aos cofres do Chelsea. Esta informação, no entanto, já foi avançada. Os leões vão receber a totalidade do valor da transferência que levou Dário Essugo para o clube de Londres brevemente, e o exercício ainda contará para as contas da época 24/25.
Tal acontece, apesar do jogador só se transferir, efetivamente, para o Chelsea, no final da presente temporada. Dário Essugo tinha um contrato válido com o Sporting até junho de 2027, e estava blindado com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Sabe-se, agora, que nem o jogador vai cumprir o contrato até ao fim, nem o clube vai receber o valor da rescisão, ficando-se por um número cerca de 20 milhões mais baixo.
Durante a época 24/25 que agora se disputa, o jogador ainda fez dois jogos oficiais pelos verdes e brancos, no arranque da temporada, antes de ser emprestado ao Las Palmas. Desde então, tinha realizado 14 encontros pelos insulares, tendo apontado um golo em vários desempenhos positivos que lhe valeram a atenção de West Ham United, Borussia Dortmund e Real Sociedad, para além do Chelsea.
Extremo brasileiro de 23 anos chega a Alvalade oriundo do Bahia e pretende seguir pisadas de nomes como Polga ou Liedson
|
0Biel Teixeira é o mais recente reforço do Sporting, contratado ao Bahia neste último mercado de inverno, e certo é que o emblema de Alvalade está muito familiarizado com o 'samba no pé' que os jogadores brasileiros costumam trazer para Portugal. O extremo, que custou cerca de 6 milhões de euros aos cofres, é o 337.º atleta canarinho a envergar a Listada verde e branca.
Na longa história dos leões, vários foram os atletas brasileiros que foram recebidos com entusiasmo e expetativa no Clube verde e branco, sendo que alguns deles fazem mesmo parte do conjunto de jogadores com mais partidas somados pelo Sporting. Nota para o facto de, atualmente, Matheus Reis ser o terceiro jogador canarinho com mais encontros pelo emblema de Alvalade.
A chegada de Biel Teixeira leva-nos a recordar, abaixo, a lista dos 10 brasileiros com mais jogos disputados pelo Sporting, sendo a mesma liderada pelo eterno capitão Anderson Polga. Há que destacar, ainda, nomes como Marco Aurélio ou Liedson, este último que mais tarde viria a rumar ao Porto.
10.º - Wágner Canotilho (116 jogos)
Nascido em São Paulo, chegou ao Sporting vindo do Vitória de Setúbal e antes disso, também em Portugal, havia representado o Leixões. Wágner Canotilho brilhou, acima de tudo, na época 1973/74, com uma participação crucial nas conquistas do campeonato nacional e da Taça de Portugal (vitória diante do Benfica, na final, por 2-1).
9.º - Géo Carvalho (121 jogos)
O avançado do Recife teve no Sporting a sua primeira experiência 'fora de portas' e em Alvalade chegou aos 121 jogos realizados, com 22 golos apontados. Foi precisamente de verde e branco que Géo Carvalho pôs fim à carreira como futebolista.
8.º - Douglas (124 jogos)
O médio natural de Belo Horizonte deixou o Portuguesa para assinar pelo Sporting, na época 1988/89. Douglas despediu-se em 1992, para regressar ao Brasil, mas antes marcou 14 golos.
7.º - Jefferson (126 jogos)
O lateral esquerdo é o primeiro nome da história recente do Sporting a surgir nesta lista. Jefferson mudou-se na época 2013/14, depois de uma época exímia no Estoril, ao serviço de Marco Silva, e já se encontra afastado dos relvados.
6.º - Manoel Costa (149 jogos)
Chegou ao Sporting proveniente do América-RJ e, ao todo, apontou 56 golos. Na época 1979/80, o avançado Manoel Costa foi determinante para a conquista do campeonato nacional.
5.º - João Luís (152 jogos)
Apesar de nem sempre ter sido um titular indiscutível em Alvalade, o defesa João Luís, vindo do emblema brasileiro Inter de Limeira, fez duas épocas de elevado nível, em 1987/88 e 1988/89, tendo somado 44 partidas em ambas as temporadas.
4.º - Marco Aurélio (172 jogos)
Transferido do União Madeira para o Sporting, em 1994, o defesa canarinho Marco Aurélio jogou quatro épocas e meia de verde e branco antes de rumar a Itália, para representar o Vicenza Calcio.
3.º - Matheus Reis (183 jogos)
O defesa esquerdo é um dos elementos à disposição de Rui Borges e está no Sporting desde a época 2020/21. Apesar de ter chegado por empréstimo, Matheus Reis foi comprado em definitivo no ano seguinte e já chegou ao pódio dos jogadores brasileiros com mais partidas realizadas no clube.
2.º - Liédson (313 jogos)
Natural do Brasil, o avançado carinhosamente tratado por 'levezinho' pelos adeptos apontou 172 golos pelo Sporting. Ao todo, Liédson representou o clube por sete épocas e meia. Pelo meio, internacionalizou-se português e vestiu a camisola da equipa das quinas por 15 ocasiões (com quatro golos marcados).
1.º - Anderson Polga (342 jogos)
Chegou a Alvalade acabado de ser campeão do mundo, sob orientação de Scolari, e tardou a impor-se na equipa. Ainda assim, quando o fez, Polga não mais parou e foi-lhe, até, confiada a braçadeira de capitão.
Artigo atualizado a 4 de fevereiro de 2025*
Jogador brasileiro que atuava na América do Sul mudou-se para Alvalade já no fecho da janela de transferências, mas deixou assuntos por resolver no antigo clube
|
0Gabriel Teixeira - conhecido no mundo do futebol como Biel - foi o grande trunfo do Sporting no fecho do mercado de transferências de inverno. Os leões conseguiram a contratação do extremo ao Bahia, do Brasil, por valores que podem chegar aos oito milhões de euros. No entanto, nem tudo terá corrido de feição na despedida do jogador ao seu antigo clube.
Devido à transferência iminente para o Clube verde e branco, Gabriel Teixiera já não jogou pelo Bahia na partida do dia 1 de fevereiro, que o clube brasileiro disputou frente ao Vitória. Acontece que o extremo iria realizar, nesse mesmo dia, o jogo 100 com a camisola do seu antigo emblema, uma marca importante na carreira de qualquer atleta.
O Bahia tinha, inclusivamente, uma celebração preparada para homenagear Gabriel Teixeira por ter atingido essa merca mítica dos 100 jogos no mesmo clube. Como se sabe, o jogador acabou por nunca realizar esse centenário de partidas, não recebendo também a homenagem de clube e adeptos.
Nas redes sociais surgiu, entretanto, uma fotografia onde é visível a camisola que seria oferecida a Biel pelos responsáveis do Bahia no jogo contra o Vitória. Nas costas, por baixo do nome do jogador, está o número 100, em menção aos jogos realizados pelo extremo no clube brasileiro que representou antes de rumar ao Sporting.
Tal situação pode significar que Biel foi uma opção de última hora, talvez adiantada pela lesão que obrigou Geny Catamo a sair de campo frente ao Farense. A operação também poderá estar ligada com a saída de Marcus Edwards do Clube, uma vez que Rui Borges afirmou por mais do que uma vez que só haveria entradas caso antes existissem saídas do plantel verde e branco.