Futebol
Após bis no Arouca - Sporting, Luis Suárez destaca-se na luta pela Bota de Ouro
26 Jan 2026 | 17:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Dez 2025 | 17:52 |
Carlos Xavier considera "bastante positivo" o primeiro ano de Rui Borges à frente da equipa técnica do Sporting. O antigo capitão do Clube de Alvalade fala num profissional “muito humilde, trabalhador e cumpridor” e desvalorizou as críticas ao discurso do técnico, mencionando o nome de Eusébio como alguém que falava pouco, mas que brilhava dentro das quatro linhas.
C. Xavier: "Teve uma estreia auspiciosa, ganhando ao Benfica e relançando a equipa para o bicampeonato"
"Rui Borges chegou ao Sporting num momento conturbado, em que não se ganhava e em que eram sofridas derrotas impensáveis. Teve uma estreia auspiciosa, ganhando ao Benfica e relançando a equipa para o bicampeonato", referiu o ex médio, em entrevista ao jornal 'Record', salientando que o mesmo apresentou trabalho desde cedo.
"Prometeu trabalho e apresentou-se com uma frase que se tornou viral: 'Se faltar a inspiração que não falte atitude'. E, verdade seja dita, vemos uma equipa sempre com grande atitude", destacou o ex-leão, encontrando semelhanças entre Rui Borges e a glória do Benfica.
C. Xavier: "O Eusébio também não tinha um grande discurso, pouco falava, mas, depois, dentro do campo, era um fora de série"
"O Eusébio também não tinha um grande discurso, pouco falava, mas, depois, dentro do campo, era um fora de série. Os treinadores têm é que treinar, não têm que ser uns papagaios. Rui Borges é um treinador muito humilde, trabalhador e muito cumpridor".
Carlos Xavier destacou ainda a forma como o treinador - que pode vir a ter proposta para renovar - tem demonstrado ser capaz de lidar com as contrariedades: "Teve algum azar com as lesões de jogadores importantes e que, com a CAN, também ficou privado de outros igualmente importantes. Consegue arranjar sempre soluções, o que demonstra que é um bom profissional, um bom treinador e um bom condutor de homens. Vê-se que tem o grupo na mão", terminou.
Internacional moçambicano é visto como um dos ativos mais preciosos às ordens de Rui Borges, que quer 'agarrar' o jogador a Alvalade
27 Jan 2026 | 03:00 |
O processo de extensão contratual de Geny Catamo com o Sporting está fechado. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, a oficialização do novo vínculo deverá ocorrer nos próximos dias. A SAD verde e branca segurou o extremo, garantindo a continuidade de um dos ativos mais valiosos e desequilibradores do atual plantel.
O internacional moçambicano já tinha recebido a proposta para prolongar a ligação antes de partir para a Taça das Nações Africanas. Agora, as negociações passaram das intenções à prática, selando o acordo que estende o compromisso atual. A vontade mútua permitiu acelerar o desfecho positivo deste dossiê considerado prioritário pela estrutura do futebol.
Os novos termos preveem uma duração até 2030 e uma subida substancial da cláusula de rescisão, passando dos 60 para os 80 milhões de euros. Além disso, o canhoto auferirá um aumento salarial significativo, refletindo a importância no grupo e servindo como resposta direta à cobiça demonstrada pelo mercado internacional.
Ainda assim, uma eventual transferência no verão não está totalmente descartada pelo Sporting, apesar de ir contra a vontade de Rui Borges. Emblemas como Fenerbahçe e Aston Villa já sondaram Geny Catamo, mas sem convencer. Para iniciar conversas, a administração exigiu, no mínimo, 20 milhões de euros, valor base para negociar a saída do jogador caso surjam propostas financeiras irrecusáveis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 23 partidas. Nos 1.353 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com cinco golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Equipa do Clube de Alvalade voltou a não conseguir conhecer o sabor da vitória em partida disputada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro
26 Jan 2026 | 20:01 |
A equipa B do Sporting perdeu, por 3-1, frente à UD Leiria, esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, em partida a contar para a 19.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os verdes e brancos voltaram a ser derrotados e continuam sem quebrar a série de seis jogos sem pontuar na competição.
Numa partida disputada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foram os jovens leões a chegar ao 1-0, fruto de um golo monumental de Lucas Anjos na primeira aproximação do Sporting à baliza adversária (8’). A UD Leiria reagiu prontamente, de bola parada, depois de um desvio ao primeiro poste de Zé Pedro (11’). A cambalhota do marcador para os leirienses surgiu pouco depois, aos 18’, com um movimento à ponta de lança de Juan Muñoz.
Na segunda parte, os leões mostraram-se mais agressivos, mas foram desperdiçando algumas oportunidades. Apesar disso, a equipa da casa acabou por dilatar o resultado à entrada para a meia hora de jogo (71'), com Muñoz a bisar no encontro e acabar por completo com as aspirações do Sporting no encontro.
Com esta derrota – a oitava em 19 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no quarto lugar da tabela classificativa, com 29 pontos, os mesmos do Torreense. Em primeiro está o Marítimo, com 40 pontos. A próxima partida está marcada para domingo, 1 de fevereiro, frente à Oliveirense, pelas 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diego Callai, João Muniz, Rômulo JR, David Moreira, José Silva, Flávio Gonçalves, Rayan Lucas, Lucas Anjos, Gabriel Silva, Manuel Mendonça (C) e Samuel Justo.
Após golaço, relativo à 23.ª jornada do campeonato inglês, antigo jogador do Clube de Alvalade ‘pisca‘ olho ao técnico da equipas das quinas
26 Jan 2026 | 18:11 |
A temporada do West Ham não está, de todo, a ser famosa pela quantidade de bons resultados, mas a série mais recente de resultados tem vindo a ser notada pela imprensa internacional, que destaca Mateus Fernandes, na tarefa de Nuno Espírito Santo, tal como referiu o diário AS, nesta segunda-feira.
O médio ex Sporting tem sido um dos pilares da equipa do técnico luso na Premier League, que está numa sequência de três vitórias consecutivas, e para pôr a cereja no topo do bolo, o mesmo fez um autêntico golaço no mais recente triunfo, por 3-1, frente ao Sunderland.
Estas exibições, em que tem sido o líder do miolo da turma do West Ham, comandada por NES, deram destaque ao jogador em Espanha, que considera que o jovem de 21 anos poderá ser uma surpresa para a convocatória de Roberto Martínez, para o Campeonato do Mundo de 2026, que se realizará nos meses de junho e julho.
O AS admite que Mateus Fernandes "estaria rodeado por figuras estabelecidas na seleção portuguesa, como Bruno Fernandes, Rúben Neves e Bernardo Silva, mas poderia ser uma opção capaz de dar energia e profundidade como uma 'arma secreta' a partir do banco de suplentes". Esta publicação espanhola afirma mesmo que Roberto Martínez estará a "monitorizar o progresso de Mateus Fernandes para uma possível convocatória para o Campeonato do Mundo deste verão".
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, Mateus Fernandes - avaliado em 32 milhões de euros - cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros, num negócio que, com bónus, ainda pode ascender aos 20M.