Futebol
Tiago Gabriel está na mira do Sporting, mas Barcelona e Bayern também estão na corrida
04 Jan 2026 | 11:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Out 2025 | 23:22 |
João Simões não foi convocado por Rui Borges para o Sporting - Braga (1-1). Carlos Xavier falou sobre a gestão feita pelo técnico do Clube de Alvalade e diz que a ausência do médio do jogo diante da equipa de Carlos Vicens "causou estranheza".
João Simões? Carlos Xavier: "Causou estranheza"
"É um jogador para o futuro. É verdade que depois de um bom jogo com o Napoli, não ir sequer para o banco com o Sporting de Braga causou estranheza. Mas o técnico tem a sua estratégia. Nesse jogo, o Morita foi titular e o Kochorashvili era a segunda opção. Talvez, não fazia sentido ter o João Simões na convocatória", comentou o antigo médio dos verdes e brancos, em declarações ao Desporto ao Minuto.
Carlos Xavier: "Haverá rotação e João Simões tem de aproveitar"
De seguida, Carlos Xavier acabou por falar da competição que o jovem jogador tem na equipa: "O miúdo tem de continuar a trabalhar. Tem menos experiência em relação à concorrência, mas eles não vão aguentar os jogos todos. Haverá rotação e o João Simões tem de aproveitar para deixar a sua marca. Entendo que tem capacidade para poder acrescentar mais que o Kochorashvili em termos ofensivos".
Quaresma? Carlos Xavier: "Raramente aguenta os 90 minutos"
De resto, o antigo jogador do Sporting também falou sobre outra gestão que é tema em Alvalade: a de Eduardo Quaresma. "O Quaresma 'desapareceu' da equipa também e é outro jogador que dá garantias na bola parada. No entanto, já reparei que tarda em afirmar-se. Raramente, aguenta os 90 minutos sem cãibras ou problemas físicos e só tem 23 anos de idade. Tem de trabalhar esse aspeto, pois é um jogador importante como vimos na época passada".
Carlos Xavier: "Ainda bem que estamos na paragem de seleções"
Para finalizar, Carlos Xavier deixou críticas à abordagem do Sporting na partida frente ao Braga, que terminou em empate (1-1): "Ainda bem que estamos na paragem para as seleções. A equipa, além de apresentar fadiga, tem de trabalhar urgentemente os lances de bola parada, que 'é um ai jesus'. Os jogadores envolvidos no processo defensivo parecem ter medo do contato, de irem ao choque com o adversário. Há que rever esse aspeto negativo. A ausência do Diomande não pode servir de justificação, embora dê mais segurança nesse tipo de lances".
Incidente no último encontro está agora a ser analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
04 Jan 2026 | 14:22 |
Depois do episódio em Barcelos, onde Luis Suárez partiu uma porta de vidro no Estádio Cidade de Barcelos, a grande questão passa agora pelas consequências que o jogador pode enfrentar. O avançado do Sporting não corre risco de suspensão de jogos, mas deve ser punido com uma multa.
O caso está agora a ser analisado com base no Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, organismo tutelado por Pedro Proença. A atitude do ponta de lança colombiano foi considerada como um comportamento reprovável, mas não violento.
A expetativa é de que o jogador receba apenas uma punição, que pode variar entre valores mínimos e máximos estipulados pelo regulamento. Estima-se que a coima fique entre algumas centenas a alguns milhares de euros, dependendo da decisão final dos órgãos disciplinares.
Os estragos foram reportados aos delegados da Liga até por se terem verificado numa zona onde se encontravam várias pessoas. Recorde-se de que após o apito final, gerou-se enorme confusão no relvado, com Tiago Aguiar, adjunto de Rui Borges, a desentender-se com Rodrigo Fernandes, adjunto de César Peixoto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.019 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 19 golos e fez três assistências.
Clube de Alvalade voltou a somar novo desaire e cai para o terceiro lugar da tabela classificativa; Leões averbaram terceiro deslize consecutivo
04 Jan 2026 | 13:01 |
A equipa B do Sporting perdeu (2-1) frente ao Académico de Viseu, este domingo, dia 4 de janeiro, em partida a contar para a 17.ª jornada da Liga 2. Os verdes e brancos voltaram a ser derrotados, depois de também terem perdido no encontro da última ronda diante do Benfica. A boa notícia foi o regresso aos relvados de Daniel Bragança, quase um ano depois.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foram os leões a entrar melhor. Aos 8', após combinação entre Manuel Mendonça e Rafael Nel, a bola sobrou para Paulo Cardoso que, em grande velocidade, recebeu de forma orientada e finalizou de pé direito para o 1-0. O golo dos visitantes apareceu aos 14'. David Moreira fez um mau passe, a bola sobrou para André Clóvis, que à meia volta rematou para defesa de Diego Callai e, na recarga, Cihan Kahraman atirou para o empate.
Na segunda parte, destaque para o minuto 62, marcado pela entrada de Daniel Bragança para o lugar de Manuel Mendonça, tendo sido muito aplaudido por parte das bancadas. Apesar da entrada em campo, foi o Académico de Viseu a marcar. Aos 70', João Guilherme apareceu ao segundo poste para finalizar um cruzamento rasteiro de Messeguem, mas ficam muitas dúvidas em relação a um toque com a mão do jogador que faz a assistência.
Com esta derrota – a quinta em 16 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no terceiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos, os mesmos do Académico de Viseu. Em primeiro está o Marítimo, com 33 pontos. A próxima partida está marcada para domingo, dia 11 de janeiro, frente ao Porto B, às 15h30, no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), José Silva, Rafael Mota, Lucas Taibo, David Moreira, Eduardo Felicíssimo, Kauã Oliveira, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Rafael Nel.
Leões acreditam no potencial do jogador, mas existe uma distância significativa entre valor pedido e aquilo que Clube de Alvalade está disposto a pagar
04 Jan 2026 | 11:54 |
O Sporting está ativo no mercado de inverno a tentar reforçar o ataque e tem colocado os olhos em Souleymane Faye, extremo de 22 anos que representa atualmente o Granada, clube espanhol da Segunda Divisão. O jogador tem-se destacado na equipa andaluza.
Nas últimas semanas, Bernardo Palmeiro tem mantido contactos na tentativa de aproximar posições, mas as negociações têm esbarrado nos valores pedidos pelo clube espanhol. Enquanto o Granada exige cerca de 10 milhões de euros pela transferência do senegalês, o Sporting não tem intenção de ir muito além dos 5,5.
Apesar disso, o emblema verde e branco não pretende inflacionar demasiado a operação, sobretudo num mercado de inverno em que já assegurou a contratação de Luís Guilherme para a frente ofensiva, numa negociação com o West Ham que poderá chegar aos 17 milhões de euros.
A possível chegada do driblador a Alvalade está, por isso, dependente de um entendimento entre clubes. O Sporting acredita no potencial do extremo, mas, neste momento, há uma distância significativa entre o que os espanhóis pedem e aquilo que os leões estão dispostos a pagar, deixando o futuro da transferência em aberto.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e dois na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Tiago Gabriel está na mira do Sporting, mas Barcelona e Bayern também estão na corrida
04 Jan 2026 | 11:35
Próximo reforço do Sporting elogia Richard Ríos: "É um grande jogador"
04 Jan 2026 | 11:10
Emprestado pelo Sporting marca ao AVS SAD e adeptos pedem o seu regresso (Vídeo)
04 Jan 2026 | 10:48