Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ousmane Diomande tem lugar garantido no Sporting - Porto, mas dupla pode mudar

Internacional costa-marfinense é um dos pilares defensivos da equipa de Rui Borges, que soma três jornadas consecutivas na Liga sem sofrer golos

Ousmane Diomande é uma das peças-chave para a solidez defensiva do Sporting, mas pode fazer dupla com Eduardo Quaresma no Sporting - Porto
Ousmane Diomande é uma das peças-chave para a solidez defensiva do Sporting, mas pode fazer dupla com Eduardo Quaresma no Sporting - Porto

02 Mar 2026 | 10:43 |

Icon Comentário0

Muito se tem destacado a variabilidade ofensiva do Sporting orientado por Rui Borges, mas, na antecâmara de mais um Clássico frente ao Porto, para a Taça de Portugal, emerge outro dado relevante: o reencontro da equipa com a solidez defensiva. Um processo que tem em Ousmane Diomande uma figura central.


O defesa-central de 22 anos voltou a assumir-se como peça estruturante do setor recuado leonino, sobretudo após o regresso da Taça das Nações Africanas. Os efeitos são visíveis: o Sporting soma atualmente três jornadas consecutivas da Liga sem sofrer golos, diante de Famalicão, Moreirense e Estoril, algo que não acontecia há vários meses.


Para encontrar uma sequência superior é necessário recuar a agosto de 2024, ainda sob orientação de Ruben Amorim, quando os leões alcançaram sete jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato, sendo esta a referência máxima recente em termos de consistência defensiva.


A influência de Diomande - que pode ter saída facilitada no verão - vai além da perceção visual. Nos cinco jogos realizados pelo central na Liga em 2026, o Sporting marcou 11 golos e sofreu apenas dois, indicadores que espelham maior estabilidade coletiva e permitem à equipa crescer em organização e confiança.

Dos 13 encontros do campeonato terminados com a baliza inviolada esta temporada, o internacional costa-marfinense participou em sete. Considerando todas as competições, esteve presente em oito partidas sem golos sofridos, confirmando o peso específico no equilíbrio da equipa do Sporting.


Apesar das possíveis alterações pensadas por Rui Borges para o encontro em Alvalade, Ousmane Diomande deverá manter-se como pilar defensivo. Tudo indica, contudo, que possa formar dupla com Eduardo Quaresma, cenário que permitiria gerir fisicamente Gonçalo Inácio, tendo em vista a sequência exigente frente ao Braga, para a Liga, e ao Bodø/Glimt, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.


Futebol

Daniel Bragança pode fazer história no Sporting e jogo com o Santa Clara ganha outro peso

Médio português está muito perto de atingir um momento simbólico ao serviço do Clube de Alvalade e pode acontecer já nesta sexta-feira

Daniel Bragança pode atingir os 150 jogos pelo Sporting, diante do Santa Clara, em jogo da 28ª jornada da Liga
Daniel Bragança pode atingir os 150 jogos pelo Sporting, diante do Santa Clara, em jogo da 28ª jornada da Liga

02 Abr 2026 | 13:12 |

Icon Comentário0

Daniel Bragança aproxima-se de um marco simbólico com a camisola do Sporting e poderá atingi-lo no próximo encontro diante do Santa Clara. Caso seja utilizado pelo treinador Rui Borges, o médio chegará aos 150 jogos ao serviço da equipa principal


Formado na Academia de Alcochete, Daniel Bragança estreou-se pela equipa principal em 2020. O primeiro jogo aconteceu frente ao Aberdeen, numa vitória por 1-0 na terceira eliminatória da Liga Europa. O médio ganhou protagonismo sob o comando de Ruben Amorim, treinador com quem realizou a maioria das partidas. Ao longo desse período, consolidou-se como uma opção regular no meio-campo.


Mesmo com mudanças técnicas e algumas lesões graves, Daniel Bragança manteve-se relevante no plantel do Sporting. A transição para Rui Borges não alterou o estatuto do jogador, que continuou a somar minutos e importância. O médio tem demonstrado capacidade de recuperação física e rendimento competitivo.


O médio de 26 anos já arrecadou vários troféus pelo Sporting. O palmarés inclui três Ligas, duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal. Estes títulos reforçam o impacto do médio na última fase vitoriosa do clube. O possível jogo frente ao Santa Clara - que tem arma secreta -  poderá assim ficar ligado a um momento especial na carreira do jogador

Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança - avaliado em 10 milhões de euros - soma três golos em 13 encontros, contribuindo também para a dinâmica ofensiva da equipa. No total da carreira com o leão ao peito, contabiliza 14 golos e 16 assistências. 



Futebol

Ex Sporting dá "espetáculo" após apuramento histórico e momento viraliza (vídeo)

Antigo jogador do Clube de Alvalade protagonizou um momento insólito após uma qualificação que não acontecia há mais de cinco décadas

Yannick Bolasie, antigo avançado do Sporting, festejou o apuramento da RD Congo para o Mundial com uma dança
Yannick Bolasie, antigo avançado do Sporting, festejou o apuramento da RD Congo para o Mundial com uma dança

02 Abr 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

O apuramento histórico para o Campeonato do Mundo desencadeou celebrações intensas e uma delas teve como protagonista um antigo jogador do Sporting. O momento foi partilhado nas redes sociais e rapidamente ganhou destaque entre adeptos e curiosos. A reação espontânea do ex-leão tornou-se viral, acompanhando a euforia em torno da qualificação


O ex Sporting em causa é Yannick Bolasie, que representou a seleção da República Democrática do Congo até 2022. O jogador somou 52 internacionalizações e nove golos ao serviço da formação africana. Apesar de já não integrar o grupo atual, o extremo não escondeu a satisfação com a qualificação.


Num vídeo divulgado pelo próprio, que atuou em Alvalade durante a época de 2019/2020, surge a dançar com a bandeira da RD Congo nas costas, junto a uma piscina. A celebração prolonga-se por alguns instantes, com o ex-jogador a mostrar entusiasmo e energia. No final, acaba por mergulhar-se, arrancando reações divertidas entre quem assistia. 


A qualificação dos africanos tem contornos históricos, já que a última presença em Mundiais remontava a 1974, realizada na Alemanha Ocidental. O apuramento foi confirmado após a vitória sobre a Jamaica, garantindo lugar na fase de grupos. O feito é visto como um marco para o futebol do país. 

Vale lembrar que Portugal - onde Trincão brilhou - será um dos adversários da RD Congo na fase de grupos, aumentando o interesse em torno da equipa africana. O momento protagonizado pelo ex-Sporting acabou por dar ainda mais visibilidade à qualificação.


Veja a dança de Bolasie:


Futebol

Alexandre Pereira critica exibição de titular do Sporting no EUA - Portugal

Diretor-adjunto do jornal A Bola fez comentários sobre o jogo da seleção nacional e não poupou nos julgamentos a jogador do Clube de Alvalade

Alexandre Pereira apontou os erros de construção de jogo do atleta do Sporting , Gonçalo Inácio, no EUA - Portugal
Alexandre Pereira apontou os erros de construção de jogo do atleta do Sporting , Gonçalo Inácio, no EUA - Portugal

02 Abr 2026 | 12:37 |

Icon Comentário0

Alexandre Pereira, diretor adjunto do jornal A BOLA, fez uma análise à vitória de Portugal nos Estados Unidos (2-0), nas passada quarta-feira. O jornalista fez comentários negativos sobre a exibição de Gonçalo Inácio, que errou muitos passes.
Alexandre Pereira: "Gonçalo Inácio fez um jogo muito abaixo daquilo que é habitual"


"Na primeira parte, Portugal não conseguiu suster os primeiros minutos dos Estados Unidos, em que eles criaram não necessariamente grandes oportunidades, mas boas situações de remate. Portugal teve erros de passes que não são comuns, nomeadamente, por exemplo, em Gonçalo Inácio, fez um jogo muito abaixo daquilo que é habitual", disse, em programa da BOLA TV.


O comentador reforçou a sua tomada de opinião. "Sobretudo a esse nível (Passes). Ele passa bem a bola, que é conhecido por ser bom nesse aspeto. Mas, teve erros de passes sucessivos que não estavam no programa", comentou.


Vale lembrar que outro jogador do Sporting brilhou no embate frente aos norte - americanos. Francisco Trincão finalizou com sucesso uma jogada ofensiva da formação lusa, com tremenda assistência de Bruno Fernandes, fazendo o 1-0 nesse encontro.

Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 40 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 3.350 minutos em 38 jogos, nos quais já conseguiu fazer dois golos e três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Revelados os bastidores da fotografia viral de Gyökeres após apuramento para o Mundial (vídeo)
Futebol

Revelados os bastidores da fotografia viral de Gyökeres após apuramento para o Mundial (vídeo)

02 Abr 2026 | 12:18

Icon Comentário0
Juventus olha para titular do Sporting como possível substituto de Cambiaso
Futebol

Juventus olha para titular do Sporting como possível substituto de Cambiaso

02 Abr 2026 | 11:47

Icon Comentário0
Atenção, Sporting! Santa Clara ganha 'arma' inesperada antes de duelo decisivo
Futebol

Atenção, Sporting! Santa Clara ganha 'arma' inesperada antes de duelo decisivo

02 Abr 2026 | 10:31

Icon Comentário0