Futebol
Iturralde González destaca erro grave que prejudicou o Sporting com o Gil Vicente
04 Jan 2026 | 09:56
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mai 2025 | 23:54 |
Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa, após a vitória suada do Sporting frente ao Gil Vicente (2-1), em Alvalade. O treinador, entre vários temas abordados, mandou uma boca a César Peixoto, técnico dos minhotos, referindo que se a turma gilista tivesse "esta atitude competitiva noutros jogos, teria mais pontos" na Liga.
"A equipa adversária, se tivesse esta atitude competitiva noutros jogos, de certeza absoluta que teria mais pontos no campeonato"
"Há uma equipa do outro lado que jogou também em cima da área, defendendo contra os nossos jogadores. Isso justifica, é tão simples quanto isso. Não é possível fazer cinco golos todos os jogos. A equipa adversária, se tivesse esta atitude competitiva noutros jogos, de certeza absoluta que teria mais pontos no campeonato", começou por dizer o técnico.
"Estivemos menos inspirados, é certo. São humanos, não vão estar sempre a 100%"
Rui Borges, no entanto, reconheceu que os leões não estiveram ao melhor nível: "Percebemos que tivemos poucos remates enquadrados com a baliza, mas vencemos, porque esse era o objetivo. Estivemos menos inspirados, é certo. São humanos, não vão estar sempre a 100% naquilo que é a tomada de decisão".
O treinador dos leões refere que a equipa adversária também pouco fez a nível ofensivo: "O golo do Gil Vicente, na única aproximação que teve à nossa baliza, no lance do penálti, acabou por nos deixar algo tensos, algo intranquilos. Fomos, ao longo da primeira parte, criando pouca mobilidade, com decisões muito erradas, os mesmos passes, às vezes até as mesmas tomadas de decisão, sem necessidade nenhuma, a bola muito lenta.
O timoneiro do Clube de Alvalade não esconde alguma "tensão" nos seus pupilos: "Notava-se que estávamos tensos, notava-se que nos faltava ali alguma inspiração também. Ao intervalo tentámos ajustar um ou outro comportamento, conseguimos, e é certo que o Gil jogou no último terço quase a segunda parte toda."
Confira as declarações de Rui Borges após a vitória frente ao Gil Vicente:
Futebolista que vai ser oficializado como novo jogador do emblema verde e branco falou sobre médio do Benfica, a quem reconhece talento
04 Jan 2026 | 11:10 |
Luís Guilherme já está em Lisboa para reforçar o Sporting. O avançado brasileiro chegou ao Aeroporto Humberto Delgado durante e saiu da zona de desembarque pouco depois das 17 horas. O jogador já aponta ao tricampeonato e elogiou Richard Ríos, médio com quem partilhou balneário no Palmeiras.
L. Guilherme: "Se acredito que vou ser campeão? Com certeza, vou acreditar até ao fim"
"Estou muito feliz por estar a vestir esta camisola. Espero poder ajudar o mais rapidamente possível, porque acredito que vai ser uma grande jornada que vamos viver juntos. Se acredito que vou ser campeão? Com certeza, vou acreditar até ao fim. Sabemos que o campeonato português é difícil, mas estamos preparados para, se Deus quiser, conquistar este título", disse.
L. Guilherme: "Ríos? É um grande jogador, mas agora defendo a camisola do Sporting"
Luís Guilherme seguiu sempre em passo rápido e confirmou que falou com Mateus Fernandes: "Sim, ele apresentou-me o Clube, disse-me que é muito acolhedor, elogiou muito a cidade. Richard Ríos? Não, não falei com ele. É um grande jogador, mas agora defendo a camisola do Sporting", referiu.
O negócio entre emblema verde e branco e ingleses do West Ham deverá rondar os 17 milhões de euros, sendo que, após exames médicos, o jogador deverá ser apresentado nas próximas horas como nova aquisição para o plantel orientado por Rui Borges.
Na presente temporada desportiva, Luís Guilherme - avaliado em 10 milhões de euros - soma cinco partidas oficiais com a camisola do West Ham. O internacional sub-20 brasileiro regista, até ao momento, apenas 121 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Jogador cedido pelos leões abriu o marcador ainda na primeira parte, aos 12 minutos, ajudando a equipa a interromper uma série de cinco jogos sem vencer
04 Jan 2026 | 10:48 |
Diogo Travassos marcou um dos golos da vitória do Moreirense na vitória diante do AVS SAD (2-0), este sábado, dia 3 de janeiro. O jogador emprestado pelo Sporting abriu o marcador ainda na primeira parte, aos 12 minutos, ajudando a equipa a interromper uma série de cinco jogos sem vencer no campeonato.
O segundo golo apareceu aos 50 minutos por Guilherme Schettine. A vitória na casa do último classificado não só consolidou a recuperação dos cónegos na tabela, levando-os provisoriamente ao 7.º lugar, como também restabeleceu confiança num momento em que estavam longe dos lugares europeus.
A atuação de Diogo Travassos na Vila das Aves teve grande destaque entre os adeptos, especialmente pela forma como liderou a equipa na fase ofensiva e ajudou a desbloquear o marcador. O internacional sub-21 português tem sido um dos nomes mais elogiados nas últimas semanas.
Nas redes sociais, muitos adeptos têm pedido o regresso do ala ao Sporting em 2026/27 defendendo que o seu crescimento competitivo o tornam num ativo valioso para o futuro do Clube de Alvalade. O empréstimo ao emblema minhoto termina no final da época.
Na presente temporada desportiva, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - continua à procura de ganhar mais ritmo de jogo e bagagem competitiva. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas (1.019 minutos de utilização) e três golos, o último havia sido marcado ao Estoril.
Veja o golo:
Técnico leonino poderá recorrer ao jogador por alguns minutos na meia-final da Taça da Liga, ajudando-o a ganhar ritmo de jogo depois da recuperação
04 Jan 2026 | 10:26 |
Zeno Debast pode ser opção no jogo da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães nas meias-finais da competição. Depois de uma lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro contra o Marselha, o central não jogava há cerca de dois meses e meio, tendo falhado 15 encontros devido à paragem forçada.
A recuperação do jogador de 22 anos chega numa altura em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.
No entanto, o técnico leonino poderá recorrer a Zeno Debast apenas por alguns minutos, ajudando-o a ganhar ritmo de jogo depois da recuperação, com a perspectiva de que esteja mais capaz caso o Sporting chegue à final da Taça da Liga, onde estará o Benfica ou o Braga.
Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.